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Re: Como fazer para melhorar o desempenho com GNV

Enviado: 19 Mai 2009, 00:44
por pccoelho52
O problema então começa por um fato físico: O GNV possui uma velocidade de queima SETENTA VEZES inferior àquela da gasolina, isto significa que quando a mistura gás/ar incendeia na câmara de combustão e empurra o pistão para baixo, antes que a totalidade da mistura pegue fogo, o pistão já deu a volta, a válvula se abre e os gases começam a ser empurrados para fora. A questão é que devido à velocidade de queima uma parte destes gases não tem tempo hábil para terminar a queima e terminam sendo expulsos pelo escapamento ainda em combustão. O resultado é que a explosão é mais fraca do que poderia ser e conseqüentemente o carro perde potência .

Além disto, a falta do variador pode ocasionar um outro grave problema, o back fire , isto acontece porque existe um determinado instante em que tanto a válvula de admissão quanto a de escape estão abertas ao mesmo tempo, ao final do ciclo.
Se neste momento há combustível em chamas dentro da câmara (devido a queima ser mais lenta), o combustível que está dentro do coletor entra em contato com ele, iniciando um processo de explosão que acontece dentro do coletor, podendo inclusive rompe-lo. Com o uso do variador, aumenta-se o tempo disponível para queima e quando chega o momento em que ambas as válvulas estão abertas, não há mais combustível em chamas, e o back fire não acontece.

Como resolver este dilema? Adiantando-se o ponto de ignição, cria-se mais tempo hábil para que a mistura queime da forma mais generalizada possível antes que o pistão comece a subir novamente aproveitando a força gerada pela explosão ao máximo e conseqüentemente perdendo-se menos potência. Além disto, a antecipação do momento da explosão gera um aumento virtual da taxa de compressão já que o pistão está prestes a terminar a subida completa até o PMS quando a explosão acontece.

O variador de avanço será o responsável direto pelo aumento de potência no uso do GNV e principalmente pela redução da possibilidade de back fire já que aumentando-se o tempo hábil para a queima do combustível, o risco de termos uma sobra de gás queimando dentro da câmara de combustão no momento da abertura da válvula de admissão reduz-se drasticamente. Esta é a principal causa deste efeito indesejado.

Conclusão: Variador de avanço é muito bom, seu carro fica mais forte e mais econômico. Funciona em praticamente todos os carros inclusive carburados. Somente alguns modelos não podem receber o equipamento. Consulte a GásPoint.

Re: Como fazer para melhorar o desempenho com GNV

Enviado: 19 Mai 2009, 20:23
por Cleber Brogni
Sobre o back fire isso acontece quando á falhas de ignição,( cabos e velas) quando acentelha fica fraca ou mau distribuição da alta corrente elétrica (distribuidor rachado ou com zinabres), o variador de avanço indenpende da marca sob o uso de sinal de sensor MAP ou RODA FONICA são obrigatórios, ex. um carro com aceleração mais lerda tem mais chance de causar back, enquando outro com variador tem aceleração rápida dificelmente ocorrera :smt023 sei o que falo pois trabalho com isso a 6 anos e ja vi cada coisa para ti ter uma idéia ja peguei carro com variador estalado mas não licado corretamente pq isso rapides na estalação os fios que deveriam ser licados apenas foram escondidos "falcatruas" isso é sem vergonhice :smt021

Re: Como fazer para melhorar o desempenho com GNV

Enviado: 20 Mai 2009, 20:32
por pccoelho52
Olá Alquini,

E como ficou a micro-chave do Variador de Avanço por bobina?
O meu é um T34 e na micro-chave, só a chave 5 está on - fazendo o com o angulo de avanço de 12º fique avançado em qualquer rotação.
A chave 6 está = OFF - Com avanço na marcha lenta, operando sempre avançado da marcha lenta até 5500 RPM.
E a chave 7 tbm está = OFF por RPM

Preferi deixar estas programação das micro chaves, mas não sei se é a ideal.
Antes de eu colocar o Variador, levei o carro numa loja de GNV para ajustá-lo.
Os caras deixaram o carro bom no GNV. Porém adiantaram o ponto mecanicamente, consequentemente o carro ficou adiantado na gasolina. Mas ficou sereninho e com mais arrancada e com velocidade de final, não passando de 140 Km/h.
Depois eu decidi colocar o variador de avanço, o que também ficou a principio legal - só que os caras não quiseram voltar o ponto mecanicamente, resolvendo deixa-lo como estava. Aí eu não entendi nada nesta atitude deles.
Fiquei super desconfiado do mal serviço. O que vc acha?





quote="alquini"]Coloque variador de avanço por bobina, eu tenho variador de avanço por MAP que é a mesma coisa que NADA.
Variador de avanço por MAP não ajuda muito, avança somente uns 6 ou 8 graus, e pro MONZA ficar bom ou quase bom no GNV tem que avançar quase 25 graus.
Variador por MAP custa 50 pila e por BOBINA custa 200 mas funciona bem.

Abraços[/quote]

Re: Como fazer para melhorar o desempenho com GNV

Enviado: 21 Mai 2009, 08:10
por MARCELO-MONZEIRODECRISTO
Na minha opinião eles deveriam ter voltado o ponto do distribuidor, já que foi instalado um variador de avanço.
Vou te dizer, é por isso, que é bom a gente ter o máximo de informações e analisar bastante, pq não dá pra confiar em alguns que se dizem: PROFISSIONAIS. :smt017 :smt017

Re: Como fazer para melhorar o desempenho com GNV

Enviado: 01 Jun 2009, 14:11
por ADILSON_MZ_1.8
OLA, GALERA SOU NOVO MAS QUERO TB. DAR MINHA CONTRIBUIÇÃO.
O MEU MONZA ESTAVA UNS QUATRO ANOS SEM VARIADOR DE AVANÇO,
PRECISEI FAZER UMA REV. GERAL E COLOCAR O VARIADOR DE AVANCO,
MELHOROU MUITO A POTENCIA E CONSUMO, OQUE DESCOBRI É QUE É QUE ALI NO TBI ,
É NECESSARIO UM DIAMETRO MAIOR, ALI LOGO DEPOIS ABAIXO DO BICO INJETOR , ESTE É NA VERDADE
UM PROBLEMINHA EM PARTICULAR DO MONZA,
UMA DAS MELHORES EQUIPES AQUI EM SÃO PAUL , ME FEZ ESTE SERVIÇO. ELE ME MOSTROU A PEÇA E TODO
O SERVIÇO,
O NEGOCIO E O SEGUINTE PARA VC. ENTENDER LOGO OQUE ACONTECE....
ABAIXO DO BICO INJETOR , EXISTE UMA PASSAGEM COM DIAMETRO X, POR ONDE ENTRA O ALCOOL QUE É INJETADOPELO
INJETOR QUE ESTA LOGO ACIMA, POREM ESTA PASSAGEM TEM QUE SER MAIOR , POIS O LEQUE DE COMBUSTIVEL PULVERIZADO PELO BICO É MAIOR DO QUE A PASSAGEM, OU SEJA , QUANDO O COMB. BATE NA QUELA BORDA ELE RETORNA
(COMBUSTIVEL) OU GNV, POR ISTO QUE EM MUITOS CASOS ALGUNS CASO ACONTECE O ESTOURO, E A LENTA FICA MUITO RUIM, ISTO É TANTO NO GNV, COMO ALCCOL,OU GASOLINA, COMO JÁ DISSE ELES DISSERAM QUE É UM CASO PARTICULAR DO MONZA, ELES ME DEVOLVERAM A PEÇA COM O DIAMETRO MENOR E FOI FEITA UMA EM PARTICULAR COM O DIAMEETRO ADEQUADO, É AQUELA BASE QIE FICA ENTRE O TBI E O COLETOR DE ADMISSÃO.....AGORA PENSA SÓ , SEM NADA DISSO NÃO´PODE FICAR 100% CONCORDA,,, ADOREI O SERVIÇO, ECONOMICO, SILENCIO,POTENCIA. OK......ESPERO QUE SIRVA..
ADILSON

Re: Como fazer para melhorar o desempenho com GNV

Enviado: 01 Jun 2009, 14:18
por MARCELO-MONZEIRODECRISTO
Adilson, como vai?
Bom, em primeiro lugar sem bem-vindo ao fórum.
VAleu pela - eu acho - a primeira contribuição e com ctza no item muito importante e também polêmico sobre o uso deste variador de avanço.
Haja, vista nem os próprios técnicos no assunto chegam numa conclusão de uso ou não deste item.
Lembrando a galera que há _ que eu saiba - dois tipos de variadores os que funcionam por MAP (T38), que ficam ali no corpo da TBI que fazem a mistura correta do combustível com AR e o que fica próximo a bobina (T34). Me disseram que este queima bastante a bobina e pode levar até o "falecimento" do distribuidor ou dano.
Eu ainda não tenho, vou colocar esta semana.
Adilson, valeu cara pela ajuda.
A gente vai se falando por fórum ou orkut ou msn...Ah!! Sou do RJ.
Abc

Re: Como fazer para melhorar o desempenho com GNV

Enviado: 18 Jun 2009, 23:33
por alquini
faz um chip....ja era problemas no gnv

Re: Como fazer para melhorar o desempenho com GNV

Enviado: 04 Dez 2010, 18:31
por limazeda
alquini escreveu:faz um chip....ja era problemas no gnv
Concordo monza chipado = problemas solucionados!!! :smt023 :smt023 :smt023