Re: Como fazer para melhorar o desempenho com GNV
Enviado: 19 Mai 2009, 00:44
O problema então começa por um fato físico: O GNV possui uma velocidade de queima SETENTA VEZES inferior àquela da gasolina, isto significa que quando a mistura gás/ar incendeia na câmara de combustão e empurra o pistão para baixo, antes que a totalidade da mistura pegue fogo, o pistão já deu a volta, a válvula se abre e os gases começam a ser empurrados para fora. A questão é que devido à velocidade de queima uma parte destes gases não tem tempo hábil para terminar a queima e terminam sendo expulsos pelo escapamento ainda em combustão. O resultado é que a explosão é mais fraca do que poderia ser e conseqüentemente o carro perde potência .
Além disto, a falta do variador pode ocasionar um outro grave problema, o back fire , isto acontece porque existe um determinado instante em que tanto a válvula de admissão quanto a de escape estão abertas ao mesmo tempo, ao final do ciclo.
Se neste momento há combustível em chamas dentro da câmara (devido a queima ser mais lenta), o combustível que está dentro do coletor entra em contato com ele, iniciando um processo de explosão que acontece dentro do coletor, podendo inclusive rompe-lo. Com o uso do variador, aumenta-se o tempo disponível para queima e quando chega o momento em que ambas as válvulas estão abertas, não há mais combustível em chamas, e o back fire não acontece.
Como resolver este dilema? Adiantando-se o ponto de ignição, cria-se mais tempo hábil para que a mistura queime da forma mais generalizada possível antes que o pistão comece a subir novamente aproveitando a força gerada pela explosão ao máximo e conseqüentemente perdendo-se menos potência. Além disto, a antecipação do momento da explosão gera um aumento virtual da taxa de compressão já que o pistão está prestes a terminar a subida completa até o PMS quando a explosão acontece.
O variador de avanço será o responsável direto pelo aumento de potência no uso do GNV e principalmente pela redução da possibilidade de back fire já que aumentando-se o tempo hábil para a queima do combustível, o risco de termos uma sobra de gás queimando dentro da câmara de combustão no momento da abertura da válvula de admissão reduz-se drasticamente. Esta é a principal causa deste efeito indesejado.
Conclusão: Variador de avanço é muito bom, seu carro fica mais forte e mais econômico. Funciona em praticamente todos os carros inclusive carburados. Somente alguns modelos não podem receber o equipamento. Consulte a GásPoint.
Além disto, a falta do variador pode ocasionar um outro grave problema, o back fire , isto acontece porque existe um determinado instante em que tanto a válvula de admissão quanto a de escape estão abertas ao mesmo tempo, ao final do ciclo.
Se neste momento há combustível em chamas dentro da câmara (devido a queima ser mais lenta), o combustível que está dentro do coletor entra em contato com ele, iniciando um processo de explosão que acontece dentro do coletor, podendo inclusive rompe-lo. Com o uso do variador, aumenta-se o tempo disponível para queima e quando chega o momento em que ambas as válvulas estão abertas, não há mais combustível em chamas, e o back fire não acontece.
Como resolver este dilema? Adiantando-se o ponto de ignição, cria-se mais tempo hábil para que a mistura queime da forma mais generalizada possível antes que o pistão comece a subir novamente aproveitando a força gerada pela explosão ao máximo e conseqüentemente perdendo-se menos potência. Além disto, a antecipação do momento da explosão gera um aumento virtual da taxa de compressão já que o pistão está prestes a terminar a subida completa até o PMS quando a explosão acontece.
O variador de avanço será o responsável direto pelo aumento de potência no uso do GNV e principalmente pela redução da possibilidade de back fire já que aumentando-se o tempo hábil para a queima do combustível, o risco de termos uma sobra de gás queimando dentro da câmara de combustão no momento da abertura da válvula de admissão reduz-se drasticamente. Esta é a principal causa deste efeito indesejado.
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