Reativando alarme original - por onde começar?
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Re: Reativando alarme original - por onde começar?
Po meu monza está com problema no modulo do vidro eletrico q fica localizado atras do porta luvas também vi q tem um chicote solto por acaso fui no ferro velho para ver se encontrava o modulo do vidro tinha um monza tubarão lá reparando com o cara do ferro velho vi q tinha um outro modulo lá to achando q é o modulo do alarme q o meu não tem tirei foto mas ainda não sei como postar mas tem uma numeração q vou passar pra vcs confirmarem se é o modulo do alarme 93 203 273 fico no aguardo pois se confirmarem vo lá comprar esse modulo abraços!!!
- Carlos A. Freire
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Re: Reativando alarme original - por onde começar?
O código 93 203 273 é do módulo de alarme anti-furto do Monza de 88 a 96.
Abs,
Carlos Freire
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- Raphael Ventura
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Re: Reativando alarme original - por onde começar?
pessoal, vocês viram meu comutador de ignição, tem alguma coisa ai que falta pra energizar o funcionamento do meu alarme?
Raphael Ventura
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http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
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Re: Reativando alarme original - por onde começar?
Cara, o ÚNICO fio que sai do comutador para o alarme, é o que faz "cortar" o alarme, quando ele dispara ou então naquele tempo de tolerância que você tem para ligar a ignicao, depois de abrir a porta, no caso seria um fio azul, que não vi no seu.Raphael Ventura escreveu:pessoal, vocês viram meu comutador de ignição, tem alguma coisa ai que falta pra energizar o funcionamento do meu alarme?
Olha, eu consegui ativar meu alarme original, depois de uma "peleja" grande

Fiz assim, retirei a sirene e testei fora do carro, não deu nada. Levei à um amigo meu, eletrônico, que a consertou, era apenas um transistor. Mas mesmo assim, o alarme nao funcionava. Testei o chicote da sirene e estava perfeito. Assim, constatei que meu módulo estava com defeito... e como o meu monza é um dos últimos (96) a placa do alarme já é daquelas que usam SMD... tentei medir algumas peças, mas sem sucesso... não consegui arrumar. Fui à uma sucata e o cara me deu um módulo desse q tava jogado por lá, achei que não ia prestar, pois a placa tava bem oxidada.. o módulo tava jogado no chão, pegando sol e chuva... Beleza, levei pra casa. A placa dele ainda era com resistores e diodos comuns (era de um GLS 94), mais fácil de ajeitar do que os SMD.... coloquei no lugar, não deu nada!!!!
Ai desisti de mexer e mandei o alarme pro Japa, lá ele testou e o alarme funcionou perfeitamente :smt017 mandou de volta pra mim, coloquei no lugar e nada. Fui testar o modulo na bancada, ligando-o diretamentem na fonte 12V, e a desgraça funcionou... fui procurar o defeito no chicote do meu carro, testando os fios, achei o problema, não tinha negativo no pino 10( fio marrom branco), Japa suspeitou que fosse do som original, peguei o manual do rádio original, e lá estava: "pino A1 terra do anti-furto"... então fiz uma ponte entre os pinos 10 e 17(terra consntante), fiz um JUMPER com um pedacinho de fio, unido os dois pinos. Levei pro carro, liguei... e FUNCIONOUUUU!! o problema, além do módulo e sirene, era a falta do rádio original, nada que um pedacinho de fio e solda nao resolvessem

Agora vou colocar o esquema da pinagem da tomada dos fios do alarme original, isso nos casos dos monzas de 93/94 à 96. Nos monzas de 88 à 93, o esquema está diponiblizado no manual de reparações do monza, que tem aqui no fórum.
Segue o esquema:
01 - 12V - (vermelho)
02 - Arranque - (preto listea vermelha)
03 - Seta - (preto listra verde)
04 - Seta - (preto listra branca)
05 - Ignição - (comutador) - (azul claro)
06 - Sensor magnético - (parabrisa) - (azul claro listra preta)
07 - Sensor - (mala) - (cinza listra preta)
08 - Sensor - (porta) - (cinza listra verde)
09 - NC
10 - Negativo - (Marrom listra branca) - (Sai do rádio)
11 - Roxo - (sirene)
12 - 12V-sirene - (vermelho)
13 - Arranque - (preto listra vermelha)
14 - Pos-chave - (preto)
15 - NC
16 – NC
17 - Negativo - (marrom)
18 – Capuz - (azul escuro)
19 – NC
20 – NC
21 – Amarelo - (sirene)
22 - Sensor magnético - (parbrisas) - (azul listra preta)
Espero que seja útil.
Abraços!
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Re: Reativando alarme original - por onde começar?
Opa, que bom que conseguiu arrumar o alarme original, heim Diego!
Agora ficou ainda melhor, que vc tem os 2 alarmes trabalhando em conjunto. Essa pinagem que vc descreveu, vai ajudar muitos que querem usar o chicote original para instalar outro alarme.
Provavelmente esse fio do som original deve ser um jumper que o próprio aparelho faz para chegar o sinal negativo no alarme. Não teria como vc usar esse fio, aterrando-o na carcaça do seu aparelho de som? Assim, caso ele seja furtado (espero que não aconteça), o alarme original dispararia.
Parabéns por conseguir ajeitar mais um detalhe no seu carro e por passar o esquema elétrico.
Agora ficou ainda melhor, que vc tem os 2 alarmes trabalhando em conjunto. Essa pinagem que vc descreveu, vai ajudar muitos que querem usar o chicote original para instalar outro alarme.
Provavelmente esse fio do som original deve ser um jumper que o próprio aparelho faz para chegar o sinal negativo no alarme. Não teria como vc usar esse fio, aterrando-o na carcaça do seu aparelho de som? Assim, caso ele seja furtado (espero que não aconteça), o alarme original dispararia.
Parabéns por conseguir ajeitar mais um detalhe no seu carro e por passar o esquema elétrico.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- Raphael Ventura
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Re: Reativando alarme original - por onde começar?
puxa vida!!! dois fios partidos atrás do rádio!!!
o meu tem dois fios marrons partidos atrás do rádio!
só pode ser isso!!!
vou testar tão logo quanto possível!
o meu tem dois fios marrons partidos atrás do rádio!
só pode ser isso!!!
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Raphael Ventura
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Re: Reativando alarme original - por onde começar?
Diego Paiva escreveu:Cara, o ÚNICO fio que sai do comutador para o alarme, é o que faz "cortar" o alarme, quando ele dispara ou então naquele tempo de tolerância que você tem para ligar a ignicao, depois de abrir a porta, no caso seria um fio azul, que não vi no seu.Raphael Ventura escreveu:pessoal, vocês viram meu comutador de ignição, tem alguma coisa ai que falta pra energizar o funcionamento do meu alarme?
Olha, eu consegui ativar meu alarme original, depois de uma "peleja" grande![]()
Fiz assim, retirei a sirene e testei fora do carro, não deu nada. Levei à um amigo meu, eletrônico, que a consertou, era apenas um transistor. Mas mesmo assim, o alarme nao funcionava. Testei o chicote da sirene e estava perfeito. Assim, constatei que meu módulo estava com defeito... e como o meu monza é um dos últimos (96) a placa do alarme já é daquelas que usam SMD... tentei medir algumas peças, mas sem sucesso... não consegui arrumar. Fui à uma sucata e o cara me deu um módulo desse q tava jogado por lá, achei que não ia prestar, pois a placa tava bem oxidada.. o módulo tava jogado no chão, pegando sol e chuva... Beleza, levei pra casa. A placa dele ainda era com resistores e diodos comuns (era de um GLS 94), mais fácil de ajeitar do que os SMD.... coloquei no lugar, não deu nada!!!!
Ai desisti de mexer e mandei o alarme pro Japa, lá ele testou e o alarme funcionou perfeitamente :smt017 mandou de volta pra mim, coloquei no lugar e nada. Fui testar o modulo na bancada, ligando-o diretamentem na fonte 12V, e a desgraça funcionou... fui procurar o defeito no chicote do meu carro, testando os fios, achei o problema, não tinha negativo no pino 10( fio marrom branco), Japa suspeitou que fosse do som original, peguei o manual do rádio original, e lá estava: "pino A1 terra do anti-furto"... então fiz uma ponte entre os pinos 10 e 17(terra consntante), fiz um JUMPER com um pedacinho de fio, unido os dois pinos. Levei pro carro, liguei... e FUNCIONOUUUU!! o problema, além do módulo e sirene, era a falta do rádio original, nada que um pedacinho de fio e solda nao resolvessem.
Agora vou colocar o esquema da pinagem da tomada dos fios do alarme original, isso nos casos dos monzas de 93/94 à 96. Nos monzas de 88 à 93, o esquema está diponiblizado no manual de reparações do monza, que tem aqui no fórum.
Segue o esquema:
01 - 12V - (vermelho)
02 - Arranque - (preto listea vermelha)
03 - Seta - (preto listra verde)
04 - Seta - (preto listra branca)
05 - Ignição - (comutador) - (azul claro)
06 - Sensor magnético - (parabrisa) - (azul claro listra preta)
07 - Sensor - (mala) - (cinza listra preta)
08 - Sensor - (porta) - (cinza listra verde)
09 - NC
10 - Negativo - (Marrom listra branca) - (Sai do rádio)
11 - Roxo - (sirene)
12 - 12V-sirene - (vermelho)
13 - Arranque - (preto listra vermelha)
14 - Pos-chave - (preto)
15 - NC
16 – NC
17 - Negativo - (marrom)
18 – Capuz - (azul escuro)
19 – NC
20 – NC
21 – Amarelo - (sirene)
22 - Sensor magnético - (parbrisas) - (azul listra preta)
Espero que seja útil.
Abraços!
Graças a essa dica valiosa, consegui arrumar o alarme do Monza de um amigo meu.
Ele possui um GLS ano 94, bem conservado e que só não funcionava o alarme.
Examinamos a fiação e realmente não havia terra no pino 10, pois seu rádio não é original.
Aterramos esse fio e o alarme funcionou normalmente. E para ficar mais original, depois aterramos o fio na carcaça do rádio. Assim se alguem tentar roubar o rádio... :smt031
Monza GL ano 1995 mod 96 4 portas, gasolina, EFI
- maguiar
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Re: Reativando alarme original - por onde começar?
bom topico vamo resgatar ele novament
tipo qual quer imâ q eu passa ali ira ativar o alarme para testes. um amigo ai disse e passou esquema dos fios sera q ele testou a sirene e qual fios ele ligou positivo pois meu monza es classic 88/89 se.
estarei desmontando direito para ver se ele esta com algum fio solto
agora se eu tiar modulo e o carro nao ligar ou as luzes nao acenderem meu modulo estaria bom ::????????

tipo qual quer imâ q eu passa ali ira ativar o alarme para testes. um amigo ai disse e passou esquema dos fios sera q ele testou a sirene e qual fios ele ligou positivo pois meu monza es classic 88/89 se.
estarei desmontando direito para ver se ele esta com algum fio solto

agora se eu tiar modulo e o carro nao ligar ou as luzes nao acenderem meu modulo estaria bom ::????????