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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Enviado: 07 Jun 2010, 23:37
por José Leal
Diego, amanhã eu posto umas fotos do meu sistema de partida a frio e veja se pode ajudar.

Estou pensando em quando for mexer no meu motor, já apelar de vez e mandar os pistões do Monza álcool, com as cavas das válvulas. Mas aí me bate uma dúvida: e quando o álcool subir? Com os pistões dos 2.0 141CV, ainda posso abastecer com gasolina...

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Enviado: 08 Jun 2010, 13:05
por 500EF
José Leal escreveu:Diego, amanhã eu posto umas fotos do meu sistema de partida a frio e veja se pode ajudar.

Estou pensando em quando for mexer no meu motor, já apelar de vez e mandar os pistões do Monza álcool, com as cavas das válvulas. Mas aí me bate uma dúvida: e quando o álcool subir? Com os pistões dos 2.0 141CV, ainda posso abastecer com gasolina...
Com eles, a taxa vai para 13:1, pelas minhas contas. Aí, com certeza é só álcool mesmo...

Com os do X20XEV (141cv), vai para 11,8:1. Pode ser que com esta taxa ele ande com gasolina. Só não sei se a IE vai precisar de atrasar muito o ponto e com isso, perder muito desempenho.

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Enviado: 08 Jun 2010, 13:51
por José Leal
Talvez se usar um octaner booster ou uma Pódium, a detonação não será tão grande.

Mas estou ancioso em ver esse seu "novo motor" funcionando. Vai ficar muito divertido.

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Enviado: 09 Jun 2010, 10:47
por 500EF
Eu também... mas está "osso" juntar o resto da grana... hehehe

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Enviado: 09 Jun 2010, 11:49
por Diego Rodrigues
valeu, Leal. fico no aguardo.

eu estava pensando em comprar um kit de partida a frio que tenha o reservatório de alumínio ou algo mais resistente. o que me desanimou foi a partida a frio mesmo. estou na cana de novo. rsrs!!!

cara, eu estou na iminência de levar o carro numa preparadora daqui, a street racing, e fazer um chip em tempo real. sei que na gasolina dá pra obter bons ganhos com esse acerto, pois com o chip original ele está andando bem, mas pode andar mais. só que fico com medo de detonação. o 4.1, assim como o 3.0, tem bloco e cabeçote de ferro. trabalha quente e pra bater pino é daqui prali, mesmo com as velas grau 7 que estou usando. aí fico matutando... pô, e quando for viajar e estiver com tanque nas últimas numa cidade que não tem podium??? nesse caso, teria que levar uns frascos de octane booster, mas nunca os utilizei e não sei se tem tanta eficiência assim.

o mais seguro é no álcool, mesmo que pague mais quando subir o preço. aí estou pensando em fazer um chip personalizado no álcool e, quaaaaando der, aumentar a taxa com mais rebaixamento ou troca de pistões, trocar bicos (isso tá difícil de achar) e fazer outro chip. ou me contentar com os +- 190~200cv que os bicos originais vão conseguir suprir. pra gerar os 165cv do 4.1 eles não abrem nem 75% dos bicos. por isso tem margem pra um ganho brutal na gasolina ou um ganho razoável no álcool. :)

olhem este link:

http://www.fueltech.com.br/calculo/1

calcula bicos e potência teórica. dá pra fazer umas simulações legais, claro não é nada exato, mas dá uma noção boa do necessário.

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Enviado: 09 Jun 2010, 19:25
por José Leal
Eu fiz umas contas absurdas, e para rodar com os 150CV previstos quando da colocação dos pistões X20XEV, os meus bicos vão ter que trabalhar quase 100% da capacidade. Muito estranho.

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Enviado: 10 Jun 2010, 08:18
por Diego Rodrigues
no álcool?

qual a vazão dos seus bicos??? uma coisa é certa: quanto menos cilindros maior vazão precisam ter os bicos para suprir a mesma potência.

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Enviado: 10 Jun 2010, 09:22
por 500EF
José Leal escreveu:Eu fiz umas contas absurdas, e para rodar com os 150CV previstos quando da colocação dos pistões X20XEV, os meus bicos vão ter que trabalhar quase 100% da capacidade. Muito estranho.
Não acho que este tipo de cálculo seja válido. Para aumentar a potência através da melhora na eficiência térmica do motor (aumento na taxa, por exemplo), você não vai precisar injetar mais combustível na câmara, pois ela não estará admitindo mais ar...

Se o aumento da potência fosse por sobrealimentação, ou por elevação da capacidade volumétrica do motor (de 2.2 para 2.4, por exemplo), aí sim teria que injetar mais.

Assim como com a troca de combustível de gasolina para álcool, por terem relações estequiométricas diferentes (aproximadamente de 13:1 para 9:1, em partes de ar para partes de combustível).

Isso sem falar que eu vou morrer sem entender estas medidas de vazão de bico que o pessoal usa. Mediram X libras/hora, ou ml/min, usando qual líquido? Simulando qual rotação do motor? Com qual pressão na linha? Qual a temperatura ambiente? Qual a altitude do local (pressão atmosférica)? Ou seja, estes números soltos assim, não querem dizer ABSOLUTAMENTE NADA!!!