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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 10 Jun 2010, 15:11
por José Leal
Diego, foram no álcool. Mas como disse, foram contas absurdas, sem qqer informação precisa da capacidade dos meus bicos.
Eduardo, sobre a relação estequimétrica, eu nunca compreendi o que os nºs significam: por exemplo, a taxa de compressão do nosso motor é de 9,6:1. No caso, seria 9,6 partes de ar para 1 parte de combustível? Se for assim, no seu projeto para o Vectra, aumentaria a entrada de ar, já que a taxa subiria para 11,8 partes de ar para 1 parte de combustível.
Na minha ignorância (e bota ignorância nisso), a relação seria 9,6 partes de combustível para 1 parte de ar ou 11,8 partes de combustível para 1 parte de ar.
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 10 Jun 2010, 17:07
por 500EF
É um erro muito comum, mas não confunda taxa de compressão com relação estequiométrica...
A taxa de compressão dos nossos Vectras é de 9,6:1. Isso quer dizer que a relação entre o volume do cilindro com o pistão em baixo e em cima é de 9,6:1. Ou seja, a mistura será comprimida nesta relação.
A razão de estequiometria é a quantidade de combustível que precisa ser injetada para formar a mistura com determinado combustível. Portanto, no caso do álcool, você precisa injetar X gramas de álcool para cada 9X gramas de ar, aproximadamente. Para a gasolina, X gramas de combustível para 13X gramas de ar, aproximadamente (obs: usei números redondos só para facilitar).
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 10 Jun 2010, 19:24
por José Leal
500EF escreveu:É um erro muito comum, mas não confunda taxa de compressão com relação estequiométrica...
A taxa de compressão dos nossos Vectras é de 9,6:1. Isso quer dizer que a relação entre o volume do cilindro com o pistão em baixo e em cima é de 9,6:1. Ou seja, a mistura será comprimida nesta relação.
Ah, tá! Deixa eu ver se entendi direito: nos nossos motores originais, quando o cilindro termina a fase de admissão, existe dentro dele ~550ml de mistura ar/combustível. Na fase de compressão, esses 550ml de mistura vão ficar em um espaço 9,6 vezes menor que o original. É isso mesmo?
A razão de estequiometria é a quantidade de combustível que precisa ser injetada para formar a mistura com determinado combustível. Portanto, no caso do álcool, você precisa injetar X gramas de álcool para cada 9X gramas de ar, aproximadamente. Para a gasolina, X gramas de combustível para 13X gramas de ar, aproximadamente (obs: usei números redondos só para facilitar).
Essa razão de quantidade de combustível injetada por partes de ar é sempre a mesma (1 parte de gasolina para 13 partes de ar e 1 parte de álcool para 9 partes de ar)?
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 11 Jun 2010, 10:40
por 500EF
José Leal escreveu:
Ah, tá! Deixa eu ver se entendi direito: nos nossos motores originais, quando o cilindro termina a fase de admissão, existe dentro dele ~550ml de mistura ar/combustível. Na fase de compressão, esses 550ml de mistura vão ficar em um espaço 9,6 vezes menor que o original. É isso mesmo?
A grosso modo, é isso aí... :smt023
Todo o conteúdo do cilindro será comprimido para a câmara do cabeçote (mais a espessura da junta).
Quando aumentamos a taxa de compressão (troca de pistões ou rebaixamento do cabeçote para diminuir o volume da câmara do cabeçote), o conteúdo do cilindro vai ser comprimido em um espaço ainda menor, melhorando a eficiência do motor.
O limite para isso é uma característica de cada combustível resistir à detonação. Para a gasolina é menor, para o álcool maior e para o GNV maior ainda.
Essa razão de quantidade de combustível injetada por partes de ar é sempre a mesma (1 parte de gasolina para 13 partes de ar e 1 parte de álcool para 9 partes de ar)?
Para mistura estequiométrica (nem pobre, nem rica) e usando números arredondados, sim.
Este é o trabalho da injeção: Tentar descobrir através dos sensores qual a massa de ar (MAP / temperatura do ar) está entrando no motor e calcular com base na rotação, posição da borboleta, temperatura da água, leitura da sonda, etc.. quanto de combustível deve ser injetado e quando liberar a centelha. :smt023
De "pé em cima", as mais novas adotam estratégias de ficar variando a mistura (por isso a leitura da sonda fica oscilando o tempo todo entre 0 e 850 mv) para obter mais economia e reduzir poluentes.
De "pé embaixo", pode ver que ela normalmente estabiliza a sonda em cerca de 860 mv, que é a região de mistura estequiométrica.
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 11 Jun 2010, 19:35
por José Leal
Beleza! Valeu demais pela explicação!
Ah, e eu não esqueci de postar as fotos da partida a frio. Só que vai ser fotos de celular, pois minha máquina não está aqui comigo.
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 13 Jun 2010, 09:36
por Diego Rodrigues
não se preocupe com isso, Leal. tá valendo!
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 21 Jun 2010, 20:24
por José Leal
Já que ninguém posta mais aqui, e para não cair no esquecimento, toma aí mais um post

! Desconsiderem a qualidade das fotos, pois são de celular.
Falando sério. Manual original do Vectra 98.

Estão inclusos tb os livretos "Manual Básico de Segurança no Trânsito" e livreto de Concessionárias, Oficinas Autorizadas, Show Rooms e Distribuidores de Peças e Acessórios.
Meu carro agora é de maior. Maior que 100000KM!
Vida longa ao Vectra e a todos os GM do Brasil!
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 22 Jun 2010, 10:15
por 500EF
Opa... o meu está quase lá também. Com uns 89.000 km (não está dando para ver direito porque a porcaria da luz de fundo do hodômetro resolveu apagar semana passada... ela já tinha feito isso uma vez e voltou a funcionar sozinha. Mas acho que agora morreu de vez... hehehe).
Quanto a não estar postando, aguarde... Novidades previstas para os próximos dias...
Se o alinhamento de saturno com jupter não mudar, semana que vem já pretendo encostar o vectra para a tão esperada cirurgia... hehehe