Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
JUCELIO
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 286mm 5x110 no Monza

Mensagem não lida por JUCELIO »

Olá Ronaldo e pessoal do Monza Clube tudo bem?

É o seguinte, eu tenho um vectra CD 1994 que já tem ABS, usa discos de 256mm na dianteira que considero "manco" para o peso do carro, isso é óbvio até se considerarmos que a GM usa discos maiores em carros bem mais leves de gerações mais recentes.

Eu estive pesquisando por possibilidades de upgrade e cheguei aqui nesse seu tópico, onde pegando sua informação de upgrade eu cheguei a uma outra hipótese..

Na traseira acho que os discos são auto suficientes, em tamanho são semelhantes aos de outros modelos como vectra B, então penso em mudar apenas a dianteira.

Pesquisando no site da fremax, ví que o disco que chega mais próximo ao que já uso alterando apenas o diâmetro externo são os dos Astras/Vectras a partir de 2005 (4 furos e 280mm) e pela nomenclatura parece até ser baseado no antecessor:

Vectra 2.0 GL/GLS/CD 8V 94>98 / Astra 94>96 / Calibra 2.0 16V - HF-25
Medidas
Diâmetro Externo (A): 256 mm
Espessura da Pista (B ) : 24 mm
Espessura mínima da Pista: 21,5 mm
Altura total ©: 41 mm
Diâmetro do Furo Central (D): 60 mm
Quantidade de Furos (E): 4

Astra 2.0 8V (2005>...) / Vectra 2.0 8V (2006>...) - HF-25E
Medidas
Diâmetro Externo (A): 280 mm
Espessura da Pista (B ) : 25 mm
Espessura mínima da Pista: 23 mm
Altura total ©: 42 mm
Diâmetro do Furo Central (D): 60 mm
Quantidade de Furos (E): 4

Parece , no meu caso ser a opção mais óbvia de escolha, a pergunta nesse caso é, será que as pinças usadas nos Astras/Vectras a partir de 2006 podem ser usadas no upgrade? Como a idéia seria optar por esse disco, acho que o ideal seria usar a mesma pinça, porem não sei se ela encaixaria. Eu não tenho na mão a dimensão de encaixe da pinça nesse momento que estou criando o tópico, mas vou tirar a roda lá para medir depois, mais ainda que seja compatível, fico na duvida se ela serviria... alguém teve alguma experiência em upgrade com esse tipo de freio?

Uma outra duvida que tenho é ref. o offset, 1 mm de diferença (a mais) na altura total do disco reduziria o offset de 49 para 48 ou meu calculo está errado?

Obrigado a todos.
Vectra CD 1994/95 8v C20NE
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Cara, o Diego Paiva aqui do fórum, trocou o disco e a pinça dianteira do Monza dele pelo do VEctra B, plug and play.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Ola JUCELIO, seja bem vindo!

Pelo que entendi, vc quer trocar apenas os discos, sem substituir as pinças?
se for isso não tenho essa informação, acredito eu que esse disco maior ira pegar na pinça, por isso ela deve ser subsistida.

Se for trocar as pinças, as únicas 4 furos e 270mm que da certo são do Vectra's 8V 97 a 2005, porque em 2006 alterou a distancia dos furos do parafuso da pinca.
ficou maior a distancia, como vc pode ver nessa imagem.
Imagem

O kit trazeiro e o dianteira do vectra 8v 97 a 2005 da certo! tem os astras tmb, mas nao lembro o ano corretamente.

Se for trocar, eu aconselho trocar os kits, dianteiros e os traseiros, pelo fato que ira desbalancear o seu sistema, se aumentar muito a frenagem dianteira acho que ira se comportar bem, eu não tenho certeza disso que estou dizendo, logo vem alguém com mais experiencia e te responde.

Boa Sorte ^^
Abrass
Editado pela última vez por dbzronaldo em 28 Abr 2014, 11:41, em um total de 1 vez.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

como o ronaldo ja explicou, disco e pinça de forma original(instalaçao) só da certo, 236,256,288mm nos modelos com layout de fixaçao curta que é o nosso caso aqui. apartir de 2006 a GM alterou a distancia entre os fixadores, dessa forma so adaptando.

uma saida limpa e segura somente nesses modelos que citei acima. e o modelo 288mm so tem 5 furos, teria que refurar o disco pra 4 furos.

ja a traseira nao é so vectra. da impressao que é so isso que existe rsrsrs
vectra,astra,zafira é tudo a mesma peça o kit freio traseiro 4(270mm) ou 5(286mm) furos atras, C/ ou S/ ABS é a mesma peça. e isso vai do vectra B ate a zafira 2012
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Não me referi aos outros pela salada que a GM faz, troca de um em um ano, no outro nao, e tals. srsr super confuso.
Mas é isso, se quiser discos grandões mesmo 288/286, tera q pegar o conjunto de freios do dianteiros do Vectra 16V 288mm, que por sinal é (super dificil de achar) e o trazeiro pode ser até 2011 286mm, 5 furos..
Se quiser os discos intermediários, tem q ir de vectras 8v, 4 furos de 97 a 2005, é o mais indicado pelo custo beneficio, senao tera q trocar as rodas e sairá caro.

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR

dbzronaldo escreveu:Não me referi aos outros pela salada que a GM faz, troca de um em um ano, no outro nao, e tals. srsr super confuso.
justamente por isso Ronaldo, pela parte tecnica é sempre a mesma coisa e nao muda, é que ja percebi que voces usam tudo "vectra" ou "astra" pra definir as coisa, da a impressao que so é de um modelo tendeu? se é projetado unicamente pra ele ok, mais nem sempre é assim. como é teu caso e o meu dos freios 288/286mm a peça é a mesma nao interessa o ano da aplicação e o modelo do carro. oque interessa é a parte técnica do negocio.

mesma coisa do motor N20XF, nao é motor de astra nao foi projetado pra ele, vejo muita gente aqui e la fora usando astra como referencia pra a peça, ta sao leigos, mais é sempre bom corrigir né. e a zafira como fica? vectra ? e S10(muda cil apenas) ? usam exatamente a mesma coisa, so muda onde é colocado o motor. por isso que é mais facil e profissional sempre usar os codiname e descriçao tecnica. eu por exemplo nao me refiro pelo apelido, podem notar. é quase sempre pela descrição técnica. esses dias falei sobre isso num topico de freios, o pessoal comprou uma peça que tinha aplicaçao pra outros carro "nao monza". outro exemplo é um das correia, o monza usa a mesma correia que a Ducato da fiat(aplicação tecnica é igual pra ambos). que agora eu tb uso pro meu alternador original do N20XF achei outra aplicação técnica idêntica pra essa correia :smt023 isso é normal em tudo dentro das montadoras.

no caso dos freios dianteiros esta certo, so saiu no vectra B e C ou so no B.
disco 288mm(todos os vectra 5F)
pinça 288mm layout antigo curto(somente no B 16V)

no caso dos traseiros nao é so vectra B.
disco,pinça,pastiha é tudo igual pra esses carros, vectra,astra,zafira 286mm 5F.

se alguem for procurar por "vectra" pelo apelido e linguagem de ferro velho é mais facil mesmo, mais nem as lojas quase usam isso, somente por codigos que elas pedem, justamente pra nao confundir.
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

hehe, sim.. entendo perfeitamente, é que é costume, ahshashu
pra mim, só de ser vectra é melhor, srsrsr O nome Vectra deixa mais bonito. asuhhushusahusa
Coisa de noob mesmo, sahuhusahu

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

notei, voces gostam de valorizar hehehehe uma TAG :D
Responder