Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
JUCELIO
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

Mensagem não lida por JUCELIO »

Olá Galera, obrigado pela resposta.

No caso, minha idéia inicial seria fazer o upgrade optando pelo conjunto do vectra B 16v com 5 furos, porem nesse caso teria um gasto um pouco maior, pois teria que trocar todo o conjunto...

Quando baixei o catalogo da fremax, eu fiz a pesquisa baseado nas características do disco do próprio vectra-A e o modelo que veio foi esse do vectra-c / astra >2005.
Como a diferença de mm é pouca em relação ao modelo de 288mm (280mm) achei um melhor custo beneficio!

E finalizei a idéia da opção pela troca total usando os cubos de 5 furos quando vi no catalogo que o conjunto traseiro dos vectras-A e B tem diferenças minimas de diametro em relação ao modelo de 4 furos, então nesse caso, acho que o balanceamento não faria tanta diferença, provavelmente se for para ocorrer, será na frente , de 256mm para 280mm a diferença é bem maior (como no caso de 288mm).

Eu iria trocar a pinça sim , justamente a dúvida era o encaixe

Eu dei uma pesquisada aqui e parece que a diferença padrão é de 8cm até 2004 e os novos usam pinça de 13cm entre furos é isso?

Nesse caso, acho que a opção seria usar os discos de 280mm dos modelos novos e a pinça de algum modelo anterior a 2005, por exemplo, a pinça usada nos modelos 16v até 2003 com os modelos >2005, comparando:

Astra 2.0 16V 99> (ARO 15)/ GSI (ARO 16) 2003> / Vectra 2.0/2.2 / Zafira - HF-26B
Medidas
Diâmetro Externo (A): 280 mm : 280 mm
Espessura da Pista (B ) : 25 mm : 25 mm
Espessura mínima da Pista: 22,5 mm : 23 mm
Altura total ©: 42 mm 42 mm
Diâmetro do Furo Central (D): 70 mm 60 mm
Quantidade de Furos (E): 5 - 4

o que vocês acham?
Vectra CD 1994/95 8v C20NE
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por Rafaelo »

Nesse caso, acho que a opção seria usar os discos de 280mm dos modelos novos e a pinça de algum modelo anterior a 2005, por exemplo, a pinça usada nos modelos 16v até 2003
agente nao pode te confirmar se realmente o disco 280mm 4 furos serve na pinça 288mm vectra B. eu sempre tive essa duvida. queira ou nao ate 1mm ja faz diferença dentro da mecanica. e estamos falando de 8mm oque é muita coisa. pode ocorrer do disco correr muito dentro da pastilha, ou seja, uma parte da pastilha vai comer e freiar e a outra parte vai ficar sem encostar no disco.

sinceramente nao sei se esse é o melhor caminho. ae é uma opniao minha, ou se faz completo ou nao faz. so a um jeito de saber isso, é colocando e testando. na pior das hipotese vai perde um par disco e ser obrigado a passar pra 5 furos de uma vez. ou entao como falei antes, pegar o disco 288mm original da pinça e refurar.

ao meu ver nao vale apena 280mm
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
JUCELIO
Membro GL (Ní­vel 2)

Olá Rafaelo, eu entendi o que você disse e tinha a mesma duvida... até que ví esse setup do Astra GSI, lá na comparação que fiz, mostra que o disco do Astra GSI tem 280mm!

Então, nisso podemos supor que a pinça seja a mesma! ou talvês possa até ser especifica, posso ver no CEP GM depois para tirar a duvida...

Para confirmar eu dei uma pesquisada no ML e os discos da MDS por exemplo seguem o mesmo padrão:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ca-mds-_JM

Montadora: GM

Veiculo: Astra 2.0 16V GSi Aro 16 Poleg. ano 2003 em diante.
Aplicação: Dianteiro
Tipo: Ventilado
Diâmetro externo (A): 280,0 mm
Altura total (B): 42,0 mm
Diamêtro Furo Piloto (C): 70,0 mm
Diamêtro Furo Piloto 2 (C): 0 mm
Nº de furos (E): 5
Espessura mínima (TH Min): 22,0 mm
Espessura pista (TH): 25,0 mm

Acho que vou tentar essa configuração, com disco >2005 e pinça <2004, se não der certo, o jeito será optar pela configuração de 5 furos mesmo, perderia o disco, mas as pinças já estariam garantidas se forem as mesmas do vectra-B
Rafaelo
MODERADOR

blz Jucelio, acabei de ver no CEPGM e tem uma unica aplicaçao lá das pinças 280mm pra astra GSI 16V mesmo. entao pela teorica sao diferentes as pinças 288mm como tinha imaginado. nao sei se essa pinça 280mm tem o layout de fixaçao antigo que é o nosso caso. pra te falar a verdade é duvidas nossas tb sou leigo ate esse ponto.

faça uma avaliaçao antes de comprar visitando uns ferrinho, se tiver um foto da pinça sei dizer so olhando se o padrao é antigo ou novo dos fixadores da pinça.

é, mais se as 280mm ja é 5 furos, poderia ir direto pras 288mm(15") qual tua limitaçao sao as rodas? pq 288 é melhor que 280.
JUCELIO
Membro GL (Ní­vel 2)

Olá, então os fatores são os seguintes, no momento eu uso rodas 14,as originais do vectra CD..vou comprar rodas 15, gosto muito daqueles modelos da meriva SS, então é o que eu pretendo usar.

Gosto da medida 15, acho que ela é o melhor custo beneficio para uso urbano, mantendo algum conforto frente aos nossos conhecidos buracos e imperfeições.

Como eu falei antes eu pretendia, a principio, usar o setup do vectra B com 5 parafusos por roda, porem, ao ver que havia essa configuração de 280mm com 4 furos, abortei a idéia, porque economizaria fazendo o upgrade apenas comprando os discos e as pinças dianteiras, onde o impecilho era a pinça, que é o que estamos aqui desvendendo agora...

Imagem

Disco do Vectra-A x Vectra C modelo de 4 furos.

outra opção é usar as pinças da Meriva que tambem usam discos de 280mm!

Não usar os discos da Meriva seria porque costuma dar problemas de desbalanceamento pelo que pesquisei nessas adaptações com Vectra...isso provavelmente por causa do setup do disco mesmo, que tem diferenças maiores frente ao do Vectra-A ou B até 98 comparado a esse do vectra/astra > 2005.

No caso da pinça do Astra GSI, por estar num disco de 5 furos e usa-la num disco de 4 furos em sí não seria um impecillho , seria? Exceto o fato da distancia entre os parafusos de encaixe tambem serem de 13cm por exemplo...
Editado pela última vez por JUCELIO em 29 Abr 2014, 01:16, em um total de 2 vezes.
Rafaelo
MODERADOR

legal, só uma correçao Jucelio nao é adaptaçao. tu nao precisa alternada nada. adaptação é quanto tu altera uma peça, nesse caso como explicamos é uma instalaçao, sao 2 coisa bem diferentes, so pra deixar esclarecido e nao confundir. é so tu tirar um e por o outro. no caso estou me referindo ao 288mm 5 Furos é so trocar as peças e instalar. adaptação é outra coisa, é bem facil a troca tu vai ver.

sim, nao bate a furaçao com 4 furos, o disco 5F foi projetado pra cubo 5F. e fora o centralizador ser maior no 5F. ae estaríamos no campo da adaptação!

a forma de uma instalaçao original sem modificaçao de peças é colocar 5F 288mm de uma vez, ja que pretente por 15" faça 288mm. vai ficar melhor e mais técnico do que adaptado.
JUCELIO
Membro GL (Ní­vel 2)

Rafaelo escreveu:legal, só uma correçao Jucelio nao é adaptaçao. tu nao precisa alternada nada. adaptação é quanto tu altera uma peça, nesse caso como explicamos é uma instalaçao, sao 2 coisa bem diferentes, so pra deixar esclarecido e nao confundir. é so tu tirar um e por o outro. no caso estou me referindo ao 288mm 5 Furos é so trocar as peças e instalar. adaptação é outra coisa, é bem facil a troca tu vai ver.

sim, nao bate a furaçao com 4 furos, o disco 5F foi projetado pra cubo 5F. e fora o centralizador ser maior no 5F. ae estaríamos no campo da adaptação!

a forma de uma instalaçao original sem modificaçao de peças é colocar 5F 288mm de uma vez, ja que pretente por 15" faça 288mm. vai ficar melhor e mais técnico do que adaptado.
Sim eu tinha entendido a diferença entre upgrade e adaptação, justamente o que eu não quero é ter dor de cabeça p/ ficar fazendo remendos rs, e tambem queria evitar mexer no freio todo tambem se fosse possivel, fazendo só a frente se no caso fosse possível. E em ultimo caso, fazer o conjunto todo se não houvesse jeito, até por isso cheguei nesse tópico, foi pesquisando por esse tipo de up.

A sua referencia 5F, seria 5 furos certo? Então em tese não poderia usar essa pinça.

se for para insistir nessa ideia, a unica chance provável seria usar então usar as pinças da meriva que usam discos de mesmo diâmetro (280mm) e 4 furos com os discos dos vectras/astra 4 furos > 2005 ou os discos da própria Meriva.

Fiz uma comparação com os 03 discos baseado no catalogo. imagem abaixo:

Imagem

Fica de referencia para quem quiser pesquisar futuramente essa opção.

Obrigado pela ajuda.
Rafaelo
MODERADOR

pois é, se fizer dessa forma que estamos te propondo nao precisa fazer nada, é so trocar as peças e literalmente instalar. a proposta é essa mesma, ser pratico e seguro ao mesmo tempo.

sim 5F = 5 furos

pra validar a instalação tem que obedecer alguns criterio mesmo, furaçao da pinça, numero de furos. batendo isso é so comprar as peças e usar, se tiver alguma novidade fica a vontade pra nos alertar, informaçao é sempre bem vinda.
Responder