Aproveitando o tópico, queria fazer um "offpost", umas fotos de um processo de adaptação de pinça que achei na minha pesquisa, onde nesse caso essas precisaram de uma boa mão de obra... é o caso que, graças a Deus a galera aqui não precisa rs
Eu, Leandro Castro, não duvidando do seu serviço, mas, acharia melhor colocar as pinças plug and play. É muito risco confiar nessa solda neste lugar que recebe tanta tensão. E, se em uma situação de emergência, ele vier a ter ruptura, é acidente na certa.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Eu concordo com Leandro. Eu jamais faria solda em componentes que envolvem a segurança. O que era apenas atualização como disse o Rafaelo, passou a ser adaptação.
também concordo com o pessoal. alterou a característica da peça original de muita importância como essa.
pois é, esse campo da adaptação que agente tinha falado antes que era bom evitar, eu como sendo de uma área mais técnica nao aprovo pq sei os riscos envolvidos e as técnica nescessarias, abaixo falo sobre eles. como tinha te explicado era mais seguro,original, menos custoso, mais praticidade, ter trocado a pinça pelo modelo correto no caso a 288mm GM modelo antigo se queria disco maior. se um dia tua torre estragar vai precisar refazer a adaptação... mais custo...
antes era uma instalação e agora virou adaptação. mais se esta satisfeito é oque importa. nao vou ta aqui julgando ninguém, meu papel aqui sempre foi de alertar/ajudar/informar/etc
agora a parte da tecnica: o Leandro falou de oque pode ocorrer nessa situaçao e esta certo.
* observo que nao foi usado maquina de solta apropriada como a TIG de alta precisao e controle na poça, nessas situações de corte e solda é preciso um processo melhor que o que foi usado. notei respingo de solda, pode ter sido MAG ou MMA(abominável pra essa aplicação)
* acredito que a pessoa que fez, nao deve ter feito o resfriamento progressivo da soldadura é critico nessa aplicaçao. logo apos a soldagem a peça precisa ser mergulhada num tanque de areia de fundição especial pra isso, e esfriar gradativamente pra nao trincar. e ficar pelo menos 40min descansando ate um nivel seguro e retirar de la. isso evita trinca com o ar frio do ambiente. isso é solda de precisão. mecanico nao é tecnico industrial não é culpa deles. são áreas diferentes. ele so fez oque foi ensinado.
obs1: a parte "boa" é que o rapaz que fez, teve o cuidado de chanfrar onde a solda se depositaria. e fresou a adição onde vai as face da pinça.
obs2: a suspensão de um carro é toda ela soldada(no monza tem varios pontos com cordões e ponto solda), isso nao é o problema. o problema é que a adaptaçao nao foram projetada pra isso, mecanico comum nao é tecnico em solda. a montagem de uma suspensão é feita por processo de resfriamento/soldagem controlado ate mesmo com ultra som é usado na finalizaçao.
outra problema nisso é que o material fica mais duro(amperagem errada pra aplicaçao) no local da soldadura que o restante e isso acaba criando trinca e onde tem trinca pode rupturar sem aviso. e se solda deu bolhas interna vai ta comprometida, dae entra o ultrasom pra buscar trincas e bolhas, e a solda usada gera isso... a TIG nao tem esse problema basicamente.
No kadetteiros, um user fez algo desse gênero, porem ele usinou um adaptador, sendo o adaptador parafusado no local onde deveriam ir as pinças, e as pinças parafusadas no adaptador.
me pareceu mais bacana...
a ideia desse user, foi de usar as pinças do astra/vectra mais novos, por serem mais novas, mais fácil de axar peca caso precise, e mais fácil e barato de axar a pinça e disco em si.
esse que soldou, é corajoso, mesmo fazendo todo o processo correto como o rafaelo falou, eu não teria coragem nao.
Ex Kadett sl/e 89
Ex Celta life 06 Ex Kadett gls 98 (saudades...) Ex Focus ghia 07 Ex 147 1.5 injetado (vai com deus!) Ex Ipanema sl 93 gás e gnv (eficiente e economica!) Kadett GSI 95 ( vai demorar pra ser ex!)
Porém fazendo um adaptador parafusado também não é a melhor opção, pois ira criar mais um ponto de apoio entre a torre e a pinça, o que não é legal....
Realmente eu acho esse processo mais complicado, não pensaria nunca em fazer, apenas coloquei como exemplo do que o pessoal faz por aí...
Minha idéia inicial realmente é fazer apenas a frente usando o sistema da meriva por exemplo ou em ultimo caso, fazer todo o sistema trocando pelo sistema de 5 furos, como feito no tópico.
Uma outra alternativa para frente tambem é o sistema da Power Brakes para GM 4 furos com discos de 284mm
Esse pelo menos é certeza que não haveria problema de compatibilidade...considerando que vem as pinças e pastilhas, nem é tão caro por R$680,00
só queria deixar claro ao pessoal que essas informações que coloquei foi apenas para mostrar outros exemplos do que encontrei enquanto eu pesquisava por soluções para melhorar os freios.