Vacuômetro

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Vacuômetro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O desafogador é um sistema que abre a borboleta do afogador, quando acelera o motor. Esse sistema tem ajuste para marcha lenta ficar estável mesmo com motor frio e afogador puxado. Na verdade esse sistema desafoga o motor.
A mangueira da capsula do desafogador vai a conexão indicada em azul, na foto que postou.

Tem algo estranho nessas imagens. Seu Monza SR está como modelo 86 e nesse ano não se utilizava o carburador Brosol 2E7.
O coletor me parece ser do Monza EFI.
Nos modelos carburados não tem flautinha, tem as conexões no coletor, uma no 4º cilindro e outra abaixo do carburador, perto da conexão do respiro do motor.

Sendo adaptação, por isso não tem as partes que está procurando.

Veja nesse link, como é o coletor do 2E para o Monza: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
mslemos
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza S/R
Motor: 1.8
Ano: 1986
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por mslemos »

Carlos A. Freire escreveu: 10 Jan 2019, 17:05 O desafogador é um sistema que abre a borboleta do afogador, quando acelera o motor. Esse sistema tem ajuste para marcha lenta ficar estável mesmo com motor frio e afogador puxado. Na verdade esse sistema desafoga o motor.
A mangueira da capsula do desafogador vai a conexão indicada em azul, na foto que postou.

Tem algo estranho nessas imagens. Seu Monza SR está como modelo 86 e nesse ano não se utilizava o carburador Brosol 2E7.
O coletor me parece ser do Monza EFI.
Nos modelos carburados não tem flautinha, tem as conexões no coletor, uma no 4º cilindro e outra abaixo do carburador, perto da conexão do respiro do motor.

Sendo adaptação, por isso não tem as partes que está procurando.

Veja nesse link, como é o coletor do 2E para o Monza: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1

Abs,

Carlos Freire
Boa noite!
Sim, ele não está com o motor original. Não tenho certeza se foi trocado apenas o cabeçote ou o motor inteiro por um EFI. Quando comprei o carburador, comprei junto uma admissão para 2E, no entanto não pude instalar pois o cabeçote não comporta, por isso a flange na admissão EFI.
Antes estava com um Carburador álcool rodando gasolina, por isso realizei a troca. Quando comprei, não sabia que havia variação do próprio carburador 2E também, mas tirei o carburador e a admissão de um Monza (caixote) SL/E em um ferro velho.

Pelo que entendi meu caburador está sem o desafogador então? Devo instala-lo?
Considerando a admissão de EFI, a melhor solução seria a flauta, correto? Onde ela vai ligada? É onde hoje está ligada a mangueira que vai pro respiro?
Monza S/R Vermelho 1986 - 1.8 2E (Tem carburador ou não tem carburador? Tem carburador!)
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

mslemos escreveu: 10 Jan 2019, 20:57
Antes estava com um Carburador álcool rodando gasolina, por isso realizei a troca.
Quando comprei, não sabia que havia variação do próprio carburador 2E também, mas tirei o carburador e a admissão de um Monza (caixote) SL/E em um ferro velho. [/quote]

Todo Monza SR fabricado aqui para o Brasil são álcool e até 86/86, todos são 1.8.
Não há variação em tamanho e forma para o Brosol 2E7. Todos são iguais, inclusive para outros modelos de carros e montadoras. A diferença vai estar no acerto da giclagem para cada motor, alguns itens para que entre na configuração exigida pelas leis vigente daquele ano. Mas todos tem a capsula desafogadora e a capsula do 2 estágio a vácuo.
O coletor de admissão do 2E7 não é o que está instalado no seu Monza e, pelo ano o original seria outro carburador e outro coletor. O carburador de duplo corpo para Monza com motor fase I é o Solex BLFA
Pelo que entendi meu carburador está sem o desafogador então? Devo instala-lo?
O ideal é deixar o mais original possível.

Considerando a admissão de EFI, a melhor solução seria a flauta, correto? Onde ela vai ligada? É onde hoje está ligada a mangueira que vai pro respiro?
Não sou a pessoal aqui mais indicada para falar sobre adaptações... Não gosto de adaptações e por isso nem costumo entrar em conversa sobre esse assunto, rs!

Como está o sistema Thermac?

A tomada do respiro deve ir o respiro.

A entrada da flautinha pode vir de qualquer lugar que tenha vácuo constante, até mesmo da mangueira do servo freio. Na foto que postou do carburador com coletor, no EFI ao lado direito do TBI (no seu caso o carburador) tem uma tomada onde na imagem mostra estar um parafuso fechando essa conexão. A flautinha recebe uma mangueira vinda desse ponto onde está fechado. Nesse ponto a conexão tem formato de "L".

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
mslemos
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza S/R
Motor: 1.8
Ano: 1986
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por mslemos »

Obrigado pelas respostas!

Também não sou fã de adaptações, mas como comprei o carro assim e por enquanto não tenho condições de voltar à especificação original, quero pelo menos deixar o melhor de como está.
Fazem algumas semanas que estou com o carro apenas, e por enquanto só me preocupei em deixar o carro rodando bem e confiável. Fiz uma extensa revisão de mecânica e elétrica, mas uma troca de cabeçote ou pior, de motor, vai ter que ficar para um próximo momento.

Eu acredito que estava com o BFLA, no entanto rodando gasolina, inclusive no documento consta gasolina e o tanque possui retorno de combustível, por isso fui à procura do 2E.
A válvula Thermac está presente, no entanto o defletor do escapamento não, vou realizar o "teste do pulmão" pra ver se está funcionando. :lol:

Mas vou procurar estes itens então (defletor, flauta, suporte da flauta, conexão da admissão e desafogador) para tentar deixar o mais próximo do funcionamento original, dentro do possível.
Monza S/R Vermelho 1986 - 1.8 2E (Tem carburador ou não tem carburador? Tem carburador!)
R Rodrigues
Ano: 1994
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por R Rodrigues »

Galera hoje eu estava mexendo no meu Monza e ele estava com problema no ponteiro do vacuômetro, quando eu ligava o carro ele ficava no nível pela metade e não abaixava, agora graças a vocês resolvi o problema!
Limpei uma peça que parece uma flauta e também as mangueiras que ligam nela! Sucesso! 8)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Responder