Waldmann escreveu:
Chico, acerca da lavagem a seco, nunca pensei nisso. O resultado é melhor que a lavagem tradicional? Teria como eu fazer lavagem a seco em casa? É válido ressaltar que meus bancos cinza estão quase pretos!
Cara, depende do estado do tecido e do grau de sujeira. Eu prefiro fazer limpeza a seco para não precisar desmontar o banco e porque, geralmente, lava rápido detona o tecido, com aquele jato forte de água. Além disso, as ferragens do banco podem enferrujar enquanto o banco, ainda montado, fica no sol aguardando a secagem.
Se o banco precisar de reparos na espuma, aí eu desmontaria tudo, trocaria espumas e lavaria as capas em separado. Fora isso, eu faria lavagem a seco. Sempre fiz em casa e sempre obtive ótimos resultados. Já fiz este tipo de higienização tanto no tecido cinza claro de um Fiesta, quanto no tecido cinza escuro de um Monza tubarão. No Monza, passei na casa de um amigo para irmos a um churrasco. Ele estava levando a grelha. Eu imaginei que ele tinha colocado a grelha atrás do banco do carona, devidamente encapada. Mas, quando chegamos ao local do churrasco, percebi que o cara colocou a grelha suja, desencapada, em cima do assento do banco traseiro, no lado direito. Resultado? ficou a marca certinha da grelha no banco, preta de gordura. E com a lavagem a seco deu tudo certo.
O ideia do Vaporeto é muito boa também. Mas, esta, eu só ouvi falar que é bom. Nunca testei.
Para esta finalidade, uso Vanish Karpex ou Vanish para roupa colorida,
sempre líquido. Passe um ar ou aspirador de pó no banco antes da lavagem a seco. Depois, faça uma solução de água com Vanish. Se estiver pouco sujo, a quantidade de Vanish é de 10%. Se estiver muito sujo, passe a quantidade de Vanish para 40%. Para ter certeza que não vai manchar o tecido, teste, antes, a solução, em uma parte escondida do tecido e espere secar. Se não manchar, faça no tecido todo. Faça a limpeza em áreas pequenas, equivalente a um palmo ou 10cm X 10cm.
Detalhe:
- para esfregar o tecido, use uma escovinha macia de lavar roupa.
- jamais ensope o tecido com a solução, pois a ideia é, no máximo, umedecer pouco o tecido, só para soltar a sujeira.
- jamais use produtos destinados a roupas brancas, já que estes contém quiboa e soltam toda a tinta do tecido colorido.
Nas minhas forrações de porta, fiz lavagem a seco na semana passada. Veja:
viewtopic.php?f=43&t=27843&start=300
Abraço