Instalando a Megasquirt no Monza! Diário de bordo

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Instalando a Megasquirt no Monza! Diário de bordo

Mensagem não lida por Rafaelo »

tranquilo, pode fazer quantas perguntas quiser, é so pra deixar organizado as postagem.

entao, ae vai depender de quem vai fazer, se o cara nao conheçe a MS certamente tera muita dificuldade a ponto de desistir e xingar a MS, hehehe tem varios casos por ae na net mesmo. mais fala ae é tu que vai fazer? ja tem uma experiencia em motores,regulagem,funcionamento? ou vai procurar um profissional da area? se for fazer por conta estude bem, eu estudei pelo menos 1 ano ate comprar o kit. e continuo estundando, tem muito conteudo essa ECU.

sobre o link ta muito caro. ja vi por 1k uma V3 MS2 usada... sobre teu objetido a resposta é sim serve pra isso que tu quer a do link. so acho caro

nao conheço muito de GNV mais é possivel tambem ja que é um sistema paralelo a ECU.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
lucas crill
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por lucas crill »

cara então. eu mesmo vou fazer pois aqui em salvador para achar mao de obra qualificada ta dificio
nao conheço uma oficina aqui com dinomometro (acho que é assim) .
muitos dos problemas do meu monza eu mesmo descubro pesquisando aqui no forum inclusive eu fiz o scaner e funciona perfeito (ja vi um eletricista testar modulo hei com aquele instrumento antigo com uma lampada na ponta hehehe)

por isso eu ja estou estudando o funcionamento da ms e de todos os sensores e atuadores
mais uma coisa tem como passar arquivos de ms pela net tipo configuração padrão só para ele funcionar e depois e fazendo os ajustes fino?
Rafaelo
MODERADOR

legal, vai te penar em tempo isso, porem certamente o conhecimento adquerido é melhor que pagar alguem e nao aprender nada.

se eu tenho um arquivo pre configurado? quem tem no momento é o luis. tem sim, é so puxar o arquivo no programa editor, gravar a ECU e fazer os ajuste. so lembro que os arquivos "doados" ter que ser da mesma versao da imagem. por exemplo MS2 ExtraCod 3.1 tanto na tua ECU como na do arquivo emprestado. e tambem tem que ver se o arquivo da .MSQ doador é o mesmo em configurações hardware onde vai ser "compilado"... ou seja tem que estar iquais ate nisso.

agora se esta falando de mapas esse pode ser qualquer versao de imagem,modelo de ms,e configuraçao.
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por lc_ss »

Imagem

- Desculpem o tempo afastando, tô meio sem tempo esses últimos meses mas vou atualizando esse tópico com informações novas. Esse gráfico é pra mostrar a aqueles que tem curiosidade em saber se o motor fica bom mesmo injetando e usando a megasquirt. O traçado em amarelo é a rotação do motor sendo elevada até uns 5 mil giros, a linha branca é a abertura do acelerador que ficou por volta dos 64% e a verde é como estava a mistura (leitura da sonda wide). Essa foi uma puxada que dei pra testar um mapa novo de ignição e dessa curva amarela, pela inclinação, dá pra ver que ficou muito bom! Só não subi mais o giro porquê mesmo de segunda marcha a velocidade foi um pouco elevada pra se rodar numa de bairro.

- Vou acrescentar o quanto antes imagens e informações sobre a adaptação que fiz do filtro de ar do kadett gsi e consequentemente do CAI original pra esse filtro.
Monza SL/E 90 AC/DH/VE 4 portas
MegaSquirt 2 + cabeçote roletado + escape 2" inox!
Rafaelo
MODERADOR

vou ajudar a analize do log do motor do luis nesse momento em especial.

pra voces verem como isso foi relativamente rapido eu selecionei o tempo que o carro dele saiu praticamente de 1100 pra 5050 rpm em 2° marcha. o TP(borboleta) estava só encostado a 8% aberto e foi ate 63%
percorreu 6.2 seg nessa puxada.
Imagem

ja mencionei pra ele fazer um 0-100 'logando' ele, assim tem o tempo exato das trocas de marcha e o momento certo que atingi 100 km/h fazendo a desaceleração da pra saber.

outro fato importante que ja o alertei é que a mistura nao esta ideal pra essa situaçao de carga total. reparem que a mistura ficou na media de 13 AFR o ideial seria media 11.5 AFR em 100% loaded, ou seja ele ta perdendo potencia e pode fazer a mesma coisa porem mais rapido do que antes.
Imagem

outro analize interessente, o motor pegou carga total 100% loaded - 100 kpa aos 2500 rpm bem na faixa torque. oque indica que esta com bom avanço de ignição. reparem que o avanço(campo sparkadv) é de 22.5° + avanço fixo, nesse momento.
Imagem

a megasquirt so é ruim pra que nao sabe usar. pra quem sabe é um exelente equipamento pra engenharia de motores.
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)

Excelente análise Rafaelo, por esses gráficos dá pra perceber como o sistema tá se comportando em diversos aspectos. Pelo MegaLog dá pra mapear o funcionamento do motor e perceber se aquela alteração na VE, na tabela de ignição ou mapa alvo da sonda resultou no ganho que se esperava ou não.

Pra quem não conhece, pelo Tuner Studio (programa que fica no pc ou notebook usado para configurar a megasquirt) você pode gerar um arquivo de log de um determinado percurso que você faça e selecionar quase todos os parâmetros que estão envolvidos no sistema para ser observado.

Uma mão na roda pra não ficar só no achômetro do pé direito!
Rafaelo
MODERADOR

verdade luis, o uso do log de motores como fator de ajuste é fundamental na eng de motores. é uma ferramenta fantastica. sem ele nao se sabe oque ta acontecendo(sensibilidade no pé nao é sensor rsrsrs). é visto os eng de formula 1,indy,etc todos eles sem exceção utilizam essa ferramenta pra melhorar oque ja tava bom. a telemetria é uma delas.

bom, no nosso caso mais perto é o mesmo, quem viu os primeiros logs desse motor a meses atras e o de agora sabe a diferença que foi, antes o carro nao tinha "rampa" nas acelerações,era muito timido, hoje tem um half de skate hehehe. e digo que ainda falta pra deixar esse motor afinado com alta eficiencia. é questao de tempo, de estudo dos log, de teste pratico, deixando ele bem afinado. estudando vai chegar la e esta perto disso. ate lenta closed ja ta quase perfeita, rotaçao lenta alvo fixada e tudo mais.

essa AFR da aceleraçao em 2° em carga foi de 13 AFR oque se fosse gasolina pura 99% estaria correto. mais no nosso caso temos que lembrar que a gasolina nao é pura, tem 30% alcool, entao segundo os calculos a AFR de potencia ficaria em 11 a 11.5 devido o acrecimo de alcool. isso com uns ajuste no mapa de combustivel manualmente e no mapa da AFR da sonda arruma facil. ae sim a sonda vai mostar uma AF/R ideal pra essa area em especifico.
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)

Lembrando que só podemos ter essa resposta rápida e confiável por estar usando sonda wide band, com a narrow comum seria impossível esse acerto. Fica a dica pra quem vai se aventurar em instalar uma injeção como a mega squirt: investir em uma sonda com controlador wide band é um dos melhores recursos que um sistema de injeção/ignição pode ter. Vale cada centavo!
Responder