Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Perua Envemo 1984 - 2 portas

Mensagem não lida por DÉCO »

Observações iniciais:
- Ontem dirigi o carro pela primeira vez desde o dia da compra. Gostei do conforto e da resposta do freio, mesmo não tendo revisado molas, amortecedores e pastilhas/lonas.
- O vidro do motorista não abre
- O vidro do passageiro só abre até a metade
- NENHUMA luz do painel de instrumentos funciona, exceto os leds do pisca, luz da bateria e luz de óleo
- Marcador de combustível danificado (Abasteci R$ 50,00 de gasolina e mal mexeu no ponteiro, como se eu tivesse colocado só 5 litros de gasolina)
- Marcador de temperatura desligado/danificado
- Ventilador funcionando, mas acionamento para 'desembaçador, difusores de ar' não funciona
- Volante desalinhado
- 3 pistões funcionando
- Vazamento de óleo por tudo, gerando uma fumaça que entra pra dentro da cabine e faz arder os olhos... cheguei em casa defumado ontem a noite e com os olhos lacrimejando, hahahhaha :lol:
- A tampa do porta-malas não fecha e quando passa em lombada/buraco bate de um jeito que parece que vai desmontar
- Algum forro traseiro está solto, pois também bate quando passa em asfalto irregular
- Motor está queimando óleo, mas pra descobrir só desmontando. Espero que seja somente vedadores de válvula, mas ainda corro o risco dos anéis dos pistões estarem encrencados

Abraços!
Danilo Mottin
[/quote]

VAMO LA MOTTIM :
baixar manual de manutençao (nao confunda com o do proprietario)
nele tambem tem o esquema eletrico (que eu nao sei ler :lol: ) :
procure aqui ou no Monza Clube, c nao achar me avisa que procuro pra vc, eu sei que ele esta no 4shared , c nao achar do ano do seu pega o do monza 90 que tem muita coisa igual ao seu.

http://www.4shared.com/office/ZIT4BdH1/ ... Monza.html

-Vidro motorista: tirar a foraçao da porta, com multimetro verificar c ta chegando corrente quando aciona, c nao tiver, alimente ele com + e - para ver c o motor ta funcionando, c tiver "correr" toda fiaçao começando pelo fusivel, fios quebrados, em mal estado, terminais...
-vidro passageiro: desmonte forraçao da porta e vefifique fixaçao dos trilhos, estado dos cabos e posicionamento de todo o sistema (me parece que ta facil)
-luz do painel: deve ser fusivel do painel, lampadas queimadas, verifique a "tomada" que vai no painel, trilhas quebradas, teste o circuito todo.
-marcador de combustivel: 2 caminhos, voce escolhe : tirar a boia e testar ela fora movimentando a aste dela, trocar todos terminais dela e de aterramento (que vai embaixo do carro lado passageiro proximo caixa de ar perto da roda) depois de trocados os terminais, "lixar" na lata onde o terminal olial vai conectado por um parafuso, testar a fiaçao com multimetro c ta alimentando estes fios a contento (da tambem, da pra "simular" o acionamento do ponteiro no painel atravez destes fios).
-marcador de temperatura: testar o funcionamento no painel atraves de emprego de energia no fio gradativamente, testar a "cebolinha" que fica no cabeçote abaixo do distribuidor, logico, verificar fusivel, fios, trocar conector, "lixar" a "cebolinha" - sensor de temperatura. Para isso eu utilizei um aparelho que vc regula e vai enviando voltagem gradativamente pro fio e o ponteiro vai "subindo" nao sei o nome do aparelho, só sei que é analogico, e pra conferir a aferiçao, use um termometro a lazer (foi o que eu fiz para ter uma certa noçao levando em conta o acionamento do eletro-ventilador - ventoinha - como parametro) .
-ventilador : (desembaçador), aparenta problema mecanico no sistema do "botao" de seleçao, pode ser que as "hastes" de acionamento estejam quebradas ou soltas (vai ter que tirar o console pra ver e desmontar uma parte do tabelier para acessalos) pode ser "dutos" do ar desconectados (soltos) ou quebrados.
-volante desalinhado alinhamento do carro depois colocaçao dele na posiçao correta (tem que ver suspençao, buchas, etc...)
-só 3 cilindros funcionando: deve ser sitema de igniçao, velas, cabos, tampa do distribuidor (tem que verificar tudo, um por um testando)
Só pra nao dizer que nao falei (sei que vc vai fazer) em cada local que vc abrir , mexer vai verificando, limpando tudo que tiver por perto pra tentar mexer no mesmo lugar o minimo possivel.

TENTEI TE AJUDAR COM O QUE SEI: fora o ventilador, no resto ja mexi em tudo, pessoalmente, meu carro tinha muitas gambiarras que fui eliminando aos poucos, tenho certeza que a grande maioria das coisas vc ja sabia o que fazer, mesmo assim espero ter ajudado em algo, pelo menos esta foi minha intençao :smt023

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Mottin
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Paraná-PR
Ano: 1984

Mensagem não lida por Mottin »

DÉCO escreveu:.
Mottin, daqui a pouco entro com mais tempo pra te ajudar nesta lista de problemas.
Nesta eu posso ajudar mesmo :D
Uma foto da Perua Monza gringa, que o Fabiano Sobral postou no face (só pra olhar) :
[img]https://scontent-a-iad.xx.fbcdn.net/hph ... _n.jpg[img]

ja ja volto, perai...
Beleuza!

Bah, Ascona Wagon é muito chique! Gostei do vidro traseiro e dos pára-barros! E agora estes faróis auxiliares me deram uma idéia, hehehe :!: :idea:
vrsilva escreveu:Como é linda a roda do SRi alí atrás... cromada... show demais...
Fora que este modelo em si é muito show! \O/
DÉCO escreveu: VAMO LA MOTTIM :
baixar manual de manutençao (nao confunda com o do proprietario)
nele tambem tem o esquema eletrico (que eu nao sei ler :lol: ) :
procure aqui ou no Monza Clube, c nao achar me avisa que procuro pra vc, eu sei que ele esta no 4shared , c nao achar do ano do seu pega o do monza 90 que tem muita coisa igual ao seu.

http://www.4shared.com/office/ZIT4BdH1/ ... Monza.html
Cara, muitíssimo obrigado por este link do manual de reparo! Será de muita valia para quando eu for começar a desmontagem das coisas! Muito obrigado mesmo! :smt023
-Vidro motorista: tirar a foraçao da porta, com multimetro verificar c ta chegando corrente quando aciona, c nao tiver, alimente ele com + e - para ver c o motor ta funcionando, c tiver "correr" toda fiaçao começando pelo fusivel, fios quebrados, em mal estado, terminais...
Tirei o forro de porta, e o motor está travado! Quando aperto o botão pra subir/descer o vidro, eu escuto o sinal de acionamento do motor, mas ele não se mexe por nada! Como não tive tempo de mexer com calma nisso (justamente por causa do evento GM Day), fechei tudo e deixei como estava!
-vidro passageiro: desmonte forraçao da porta e vefifique fixaçao dos trilhos, estado dos cabos e posicionamento de todo o sistema (me parece que ta facil)
Se eu te falar que depois do banho que dei no carro agora abre até o final? aheuehuhuahe, deveria ser só sujeira mesmo! Pena que as canaletas não estão muito boas e estão 'segurando' um pouco o vidro na hora de descer. Depois vou passar um silicone em spray que eu tenho pra isso, específico pra canaleta de vidro e bem melhor que grafite em pó (que funciona bem só depois de uns dias).
-luz do painel: deve ser fusivel do painel, lampadas queimadas, verifique a "tomada" que vai no painel, trilhas quebradas, teste o circuito todo.
Farei isto mais pra frente. Como estou trabalhando sábado não vou ter tempo de mexer nisso no próximo final de semana =(
-marcador de combustivel: 2 caminhos, voce escolhe : tirar a boia e testar ela fora movimentando a aste dela, trocar todos terminais dela e de aterramento (que vai embaixo do carro lado passageiro proximo caixa de ar perto da roda) depois de trocados os terminais, "lixar" na lata onde o terminal olial vai conectado por um parafuso, testar a fiaçao com multimetro c ta alimentando estes fios a contento (da tambem, da pra "simular" o acionamento do ponteiro no painel atravez destes fios).
Idem acima, terei que esperar =/
-marcador de temperatura: testar o funcionamento no painel atraves de emprego de energia no fio gradativamente, testar a "cebolinha" que fica no cabeçote abaixo do distribuidor, logico, verificar fusivel, fios, trocar conector, "lixar" a "cebolinha" - sensor de temperatura. Para isso eu utilizei um aparelho que vc regula e vai enviando voltagem gradativamente pro fio e o ponteiro vai "subindo" nao sei o nome do aparelho, só sei que é analogico, e pra conferir a aferiçao, use um termometro a lazer (foi o que eu fiz para ter uma certa noçao levando em conta o acionamento do eletro-ventilador - ventoinha - como parametro) .
Acho que preciso verificar primeiro a fiação, pois já tirei uns 10 metros de fios inúteis de debaixo do painel, provavelmente de alto-falantes antigos ou algum alarme inutilizado!
-ventilador : (desembaçador), aparenta problema mecanico no sistema do "botao" de seleçao, pode ser que as "hastes" de acionamento estejam quebradas ou soltas (vai ter que tirar o console pra ver e desmontar uma parte do tabelier para acessalos) pode ser "dutos" do ar desconectados (soltos) ou quebrados.
Isto vai dar mais trabalho do que imaginei. Quando é o próximo feriado mesmo? heheheheh
-volante desalinhado alinhamento do carro depois colocaçao dele na posiçao correta (tem que ver suspençao, buchas, etc...)
A ser verificado quando eu fizer a suspensão! Aí aproveito e já troco tudo que precisa ser trocado!
-só 3 cilindros funcionando: deve ser sitema de igniçao, velas, cabos, tampa do distribuidor (tem que verificar tudo, um por um testando)
Só pra nao dizer que nao falei (sei que vc vai fazer) em cada local que vc abrir , mexer vai verificando, limpando tudo que tiver por perto pra tentar mexer no mesmo lugar o minimo possivel.
4 velas, 4 cabos de velas, filtro de combustível, regulagem de carburador e colocado 1 litro de óleo. Na vela do primeiro cilindro foi colocado um 'extensor' porque estava subindo óleo. O motor tem que ser aberto, mas o meu amigo César (mecânico) fez isto para eu pelo menos ir no GM Day com o carro rodando. Como tenho outras prioridades agora (montar o motor 2.5 do "Bruce"), irei deixar pra desmontar tudo mais pra frente!
TENTEI TE AJUDAR COM O QUE SEI: fora o ventilador, no resto ja mexi em tudo, pessoalmente, meu carro tinha muitas gambiarras que fui eliminando aos poucos, tenho certeza que a grande maioria das coisas vc ja sabia o que fazer, mesmo assim espero ter ajudado em algo, pelo menos esta foi minha intençao smt023
abraço
Sei como é isso, muitas gambiarras já passaram por mim também, tanto no Chevette 1874 (Bruce) quanto no Opala do dia-a-dia! Muito obrigado pelas considerações e pela ajuda!

Pessoal, ainda não passei as fotos de sábado e domingo para o PC, mas depois da aula (lá pelas 23:00/23:30) eu copio pro PC e deixo pra editar amanhã e publicar aqui!

Abraços!
Danilo Mottin
Fotos e informações da minha Perua Monza Envemo 1984 >>> aqui! <<<
Chevette 1974 - "Bruce" > viewtopic.php?f=23&t=30156
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Tentei passar estas informaçoes, para uma ajuda "preliminar" tudo vai ter que ser mexido com tempo, e na devida hora, vou procurar acompanhar pra ajudar no que posso...
Realmente o manual de reparaçoes pra mim foi um "SEPARADOR DE AGUAS" !!!
Os mecanicos tem passado LONGE do meu carro :lol: ,e no seu caso de reforma vai fazer muita diferença, vai dar pra ver tudo, posiçoes de peças, etc.etc..

Passa sim as fotos MOTTIN !!

Mas conta tambem a experiencia das pessoas verem uma PERUA MONZA :shock: muitos devem ter ficado surpresos, nao é ?

conta aí esta experiencia pra nós to cuirioso pela "reaçao" das pessoas.

ACOMPANHANDO....

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Mottin
Membro GL (Ní­vel 2)

DÉCO escreveu:.
Tentei passar estas informaçoes, para uma ajuda "preliminar" tudo vai ter que ser mexido com tempo, e na devida hora, vou procurar acompanhar pra ajudar no que posso...
Realmente o manual de reparaçoes pra mim foi um "SEPARADOR DE AGUAS" !!!
Os mecanicos tem passado LONGE do meu carro :lol: ,e no seu caso de reforma vai fazer muita diferença, vai dar pra ver tudo, posiçoes de peças, etc.etc..

Passa sim as fotos MOTTIN !!

Mas conta tambem a experiencia das pessoas verem uma PERUA MONZA :shock: muitos devem ter ficado surpresos, nao é ?

conta aí esta experiencia pra nós to cuirioso pela "reaçao" das pessoas.

ACOMPANHANDO....

abraço
Opa, toda ajuda é bem-vinda! \o/ O manual vai ajudar bastante, assim que eu tiver um feriado pra poder começar a desmontagem :P

Estou editando as fotos, mas como segunda e ontem foram muito corridos pra mim, não tinha dado tempo de mexer com isso. Acho que até meio dia consigo, pois mexer com fotos enquanto trabalho é meio complicado... não fico muito na minha mesa, hehehehe

Todos ficaram surpresos, tinha gente que não acreditava e vinha falar comigo. Mas como eu tinha a revista 4 rodas de época, o pessoal ficava bobo e falavam: "eu nunca vi isso", "nem sabia que existia", "como que você fez?" hahahhaha, pensa na minha felicidade em ver que meu carro foi mais fotografado que camaro, impala e outros carros top do evento! Esse é o tipo de coisa que o dinheiro não compra! Fico imaginando a hora que eu reformar o carro e colocar uma carretinha pra carregar o Bruce (Chevette Tubarão 1974) nos eventos! Estou muito feliz com a aquisição! :D :D

Daqui a pouco fotos, aguardem!

Abraços!
Danilo Mottin
brunogutierre
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por brunogutierre »

Ah Mottin, mas isso eh de se esperar... Eu mesmo ficaria doido pra ir perguntar do carro...
Camaro e outros carros exóticos são conhecidos, a monza perua qse ninguém conhece! Cara, se seu despachante num conhecia eh provável q qse ninguém conheça... Kkkkkkkkk
Ex-Monza Class EFI 2.0, Cinza Haendel Metálico
Ex-Honda Civic LX 1.6 16v AT Preto

[b]Atual - Astra GLS 2.0 1999 Prata - T-800[/b]
Veja aqui: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36071
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Essas modificações eram caríssimas na época... Fazia o preço dos Monzas irem à valores sem lógica...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Mottin
Membro GL (Ní­vel 2)

brunogutierre escreveu:Ah Mottin, mas isso eh de se esperar... Eu mesmo ficaria doido pra ir perguntar do carro...
Camaro e outros carros exóticos são conhecidos, a monza perua qse ninguém conhece! Cara, se seu despachante num conhecia eh provável q qse ninguém conheça... Kkkkkkkkk
ahuehuhuheueh, verdade! Teve até um latoeiro que ficou meia hora olhando pro teto e imaginando onde seriam as emendas, até chegar à conclusão que o teto era inteiro e as soldas eram feitas nas colunas. Ele até mostrou onde poderiam ser as soldas, que não mexeriam com a estrutura do teto. Muito bacana! Ele falou assim: "Ainda bem que vi seu carro aqui, porque de resto não vi graça nenhuma. O evento só valeu a pena por causa dele" :shock:
vrsilva escreveu:Essas modificações eram caríssimas na época... Fazia o preço dos Monzas irem à valores sem lógica...
Era praticamente 50% do valor de um carro, então realmente saíram poucas unidades =(

---[ Atualização: FOTOS, fotos, fotos! ]---

Comprei querosene pra tirar a cola dos adesivos que removi do teto, capô, caixa de ar e caixas de rodas... pensa num trabalho pra remover isso. Resolvi limpar também a travessa do painel frontal, até que ficou limpa! :P
Estou com os braços doendo até agora de tanto que esfreguei essa lataria, hahaha! :smt015

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Cupim, cupim, cupim!

Imagem Imagem ImagemImagem

Hora do banho (Nas 3 últimas fotos aparecem meu Opala e o Chevette Tubarão que está na oficina dese meu amigo, o César):

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Achei estranho uns pontos amarelos no retrovisor e resolvi puxar pra ver o que era... aehuheauaehaeuaehuahaeu

Imagem Imagem

Aqui já no evento GM Day, com o Chevette SL 1987 e a Perua Envemo 1984:

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Mostrando a perua pro amigo Antonio Simiao, do Astra Club de Curitiba!

Imagem

Descansando um pouco na hora do almoço, já que o sol não deu trégua! hehehe

Imagem

Fiquei surpreso com a visita dos meus pais neste evento, foi a primeira vez que meu pai e minha mãe foram em um evento automotivo que eu participo. Eles nunca me apoiaram quando eu decidia comprar carro velho, mas acredito que agora que tenho 4 eles estão mudando de opinião, hehehe. Minha mãe falou assim: "Você sempre tira foto dos carros mas nunca de você com os carros né? Vamos ali tirar uma foto sua com seus carros!" Aí meu pai tirou a foto abaixo:

Imagem

Abraços!
Danilo Mottin
brunogutierre
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por brunogutierre »

Boa! Já deu outra cara pra Vera Fischer! Kkkkkkkkkkkkkkkkk

Gostei das fotos, e nada como um porta malas de uma wagon pra cochilar né? Kkkkkkkkk
Abraço! :smt023
Ex-Monza Class EFI 2.0, Cinza Haendel Metálico
Ex-Honda Civic LX 1.6 16v AT Preto

[b]Atual - Astra GLS 2.0 1999 Prata - T-800[/b]
Veja aqui: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36071
Responder