Da roça p/ cidade - MONZA SL/E 1.8 1990 - Mais fotos

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Fabio_gonzatto
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Da roça p/ cidade - MONZA SL/E 1.8 1990 - Mais fotos

Mensagem não lida por Fabio_gonzatto »

é melhor ir aos poucos mesmo amigo, deixe o vicentão impecável de mecânica, e depois vá para a estética.. sobre as velas e cabos, coloque tudo da marca NGK são muito melhores que as bosch... e se vc quiser deixar ele com a queima muito melhor, coloque a bobina do Gol Mi 2 fios, fiz isso e nosso amigo deco tbm deve ter feito, melhora muito a queima, o carro fica até mais espertinho :smt023 qualquer coisa te passo umas dicas se vc quiser fazer essa adaptação :smt024
MLKDINO
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por MLKDINO »

Fabio_gonzatto escreveu:é melhor ir aos poucos mesmo amigo, deixe o vicentão impecável de mecânica, e depois vá para a estética.. sobre as velas e cabos, coloque tudo da marca NGK são muito melhores que as bosch... e se vc quiser deixar ele com a queima muito melhor, coloque a bobina do Gol Mi 2 fios, fiz isso e nosso amigo deco tbm deve ter feito, melhora muito a queima, o carro fica até mais espertinho :smt023 qualquer coisa te passo umas dicas se vc quiser fazer essa adaptação :smt024
Beleza FÁBIO....?

Amigo, obrigado pelos comentários. Vamos trabalhando devagar no carango pois, como dizia o profeta, "devagar é que se vai ao longe"...rsrrsss :smt024

Nooooosa meu, vc já é o 2º Monzeiro que não gosta das velas/cabos BOSCH..... Putz, agora já era Amigão, não dá para trocar porque já abri as embalagens e instalei o conjunto..... De qualquer forma vale a dica, eu estava exatamente entre a BOSCH e NGK, acabei optando por conta do preço, embora a diferença nem fosse tanta coisa assim.... Bom, vamos ver no que dá..... :smt021

Cara, essa de troca da bobina vou ver mais pra frente, pois, a minha tá sem problema nenhum e, como disse anteriormente, vou focar nos itens de segurança... então, essa fica para o ano que vem. Obrigado mesmo assim e, se um dia for fazer a conversão, peço as dicas de quando vc alterou a sua....!!!

Segue acompanhando o tópico ai....beleza...? :smt024

Abração.
Imagem

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=32512

SL/E-1990-Vermelho-Rodes-1.8-álcool-2p-Udi/MG

Praia?huuum, Noronha; Comida?A mineira, pode ser; Um lugar?Paris até que é bonita; CARRO? MOOOONZA, mas só se for Hatch, Caixote ou Tuba............!!!
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Legal cara :smt023

Pra mim carro tem que andar, parar e ir longe, o resto é maquiagem, pintura original :D . . . poe em ordem, em outro momento c pinta

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Fala Lourenço!

Sabe quando você vê um tópico e fica com medo de dar palpite ou comentar ? foi o meu caso com o seu. Antes de você visitar o meu, eu ja tinha lido todo o seu, de ponta a ponta! rs

A história dos nossos carros é semelhante. O meu eu comprei de um encarregado muito judiado, no dia 10 de julho de 2014:
Imagem
Imagem

A intenção era pegar um antigo, de manutenção facil, confiável, e que eu mesmo pudesse mexer em algumas coisas, um projeto tipo 'do it youself'. Eu queria um EFI 93 Alcool ou um GLS 96. Alguns amigos me ponderaram a respeito do HEI e eu resolvi encarar esse SL/E 91 caburado, e hoje, qse um ano depois, ele ta assim:
Imagem

Então, com empenho e dedicação a gente chega la!

Investe na segurança e na mecânica do carro primeiro, depois parte pra estética. Teu carro ta muito alinhado de lata, inclusive até mais do que o meu que tem um pequeno empeno na tampa da mala por causa do som.

E parabéns pelo bebezinho! Constituir família é uma dadiva de Deus, um dia eu chego la.

Abraços!
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
MLKDINO
Membro SR (Ní­vel 4)

Faaaaaala MATHEUS,
Já tinha visto as fotos do início do seu tópico, de quando vc comprou o Monzão.....quanta diferença agora hein....?/?/?????

Nada que um dono dedicado não consiga fazer para levantar o astral do carango....tá muito bonito agora!!! :smt020

Amigo, obrigado pelos comentários e pelas boas-vindas ao pequeno Gabriel...tenho bons pressentimentos de que ele vai querer o "Vicentão" como herança qdo crescer, porque tenho um outro de 13 anos e ele não quer nem saber do carro.......azar dele e sorte do Gabriel, talvez um dia ainda descubra o prazer que é dirigir um carro como o Monza....e vamos q vamos!!! :smt031

Fiq com Deus e grande abraço!!!

Lourenço.
Imagem

Praia?huuum, Noronha; Comida?A mineira, pode ser; Um lugar?Paris até que é bonita; CARRO? MOOOONZA, mas só se for Hatch, Caixote ou Tuba............!!!
MLKDINO
Membro SR (Ní­vel 4)

DE VOLTA AOS TRABALHOS, GALERA!!!

Caros Amigos Monzeiros,

Andei um tempo sumido desse espaço, mas apenas deixei de publicar, pois, sempre estou acompanhando as novidades!!!

O "Vicentão" ficou 40 dias sem ser ligado (desconectei a bateria), pois tive que trabalhar em BH. Quando retornei ele pegou na 3a batida, mas ficou engasgando por um tempo.... queria levar para uma limpeza no carburador, mas o carro voltou a funcionar normal, ou quase, pois sei que terá que passar por uma boa revisão no carbura (o consumo está um pouco elevado, pelo que constatei)..... mas isso é algo que vai ficar para mais à frente... Agora, as prioridades são outras.

Bem, antes de viajar eu mesmo realizei a troca de velas, cabos de vela, filtro de ar e de combustível. Já a troca de óleo e do filtro de óleo foi feita junto com a troca do cárter, pois, embora quizesse fazer eu mesmo, acabei por desistir porque não tenho um lugar para manutenir o carango.... Acabei por fazer a coisa certa, pois como não sei nada de mecânica, achei um pouco complicado e, sem um elevador deu para perceber que é bem complicado mexer na parte baixa do carro....!

Vamos então às fotos.......tenham um pouco de paciência comigo, pois gosto de fotos com abundÂncia e, Amigos, fiquem à vontade para sugerir, opinar e também para criticar..... não me incomodo pois, se algo estiver sendo feito de maneira inadequada, conto com a preciosa colaboração dos Amigos Monzeiros para melhorar cada vez mais esse Monzaão......ok?

Gambiarra detected...!!!!!!!!!! Não sei se dá para distinguir, mas esse cabo de vela vermelho é de AUDI....rsrsrsrrssss
Imagem

Mais gambiarra..........agora das brabas..... meu primo Lelei "bolou" esse grampo de cabos..... coitado, deve ter levado um dia inteiro para fazer essa caca, mal sabia ele que a peça custava a fortuna de R$ 2,00....!!!!
Imagem

Sem uma furadeira no momento..... suei para arrancar essa poha do suporte do grampo.....fui gastando no arrebite com um canivete suiço/paraguaio....que luta...!!!
Imagem

Um pouco de zinabre no polo não....??? Algum Monzeiro poderia dizer o diagnóstico para estar assim???
Imagem

Amigos de Uberlândia, Sr. EBER e Sr. HUBERT... boníssimas personas aos quais muito estimo!
Imagem

Olha isso Amigos...... eh, a coisa tava brava lá pelas bandas de Carneirinho/MG.....rsrsrsssssss
Imagem

Reservatório agora com a tampa nova.....
Imagem

Filtro de combustível antigo..... à espera da substituição.....
Imagem

Tampa do distribuidor......
Imagem

E então Galera..... tá meio zoado não? Aconselham substituir algo?
Imagem

Com a mão na massa....heheheheeee. Uma pena, mas não disponho de uma garagem para mexer no carango (moro em apÊ)....
Imagem

As velas dos cilindros 1, 2, 3 e 4.....
Imagem

Uma mais perto à espera do diagnóstico dos Amigos Monzeiros.... dá para arriscar algo sobre a saúde do motor, a quantas anda, etc etc.... Opiniões, por favor!!!
Imagem

Velas montadas, mas o torque foi no braço mesmo.... ainda não disponho de um torquímetro!!!
Imagem

Jogo de cabos instalados..... espero não ter problemas com eles, pois alguns Amigos do fórum não se deram bem com cabos e velas Bosch.....
Imagem

Gambiarra devidamente deletada..........!!!
Imagem

Imagem

Filtro de ar velho....... parecia ainda em bom estado mas, como se trata de peça barata não vale a pena manter....economia porca mantê-lo ali.
Imagem

Filtro novo no devido lugar. Alguma ressalva com relação à marca, Amigos?????? Realmente não manjo muita coisa.....jejejejejeee
Imagem

Filtro de combustível novo.
Imagem

Freio carneiro (alguém aí já ouviu falar????? Já foi muito famoso aqui pelo triângulo, pois era de Uberlândia)..... como não funcionava, estava querendo há um bom tempo retirar essa joça daí......
Imagem

Um pouco do que sobrou do velho freio Carneiro.....o próximo a rodar vai ser o reboque, não aguento mais ver aquela m.... na traseira do carro..jejejeeee
Imagem

Para arrancar o Carneiro foi necessário fazer a sangria do fluido de freio, pois esse tipo de alarme funciona ligado ao sistema de freio do veículo....
Imagem

É............realmente não sobrou muito. Já vai tarde amigo, cumpriu o seu papel nesse mundo cão!!! Não deixou que esse Monza querido fosse um dia parar nas mãos de "amigos do alheio", pois, com certeza, não teriam dó nenhuma do carango e, provavelmente, ele teria virado um monte de peças jogadas num FV qualquer!!!!
Imagem

PanorÂmica da parte inferior..... esse vazamento no cárter realmente tava me incomodando muuuuito..... era chegar da rua e ensebava a garagem novinha do prédio, não muito, mas sempre sobravam umas gotas no cimento recém-pintado....jejejjejeeee
Imagem

Olha o estado dessa tampa do cárter....acho que agora os Amigos entenderam o porquê do meu tópico "Da Roça para a Cidade"..... resultado de muitos facões na estrada, algumas galhadas, pedaços de pau etc etc....
Imagem

Meu mecânico e amigo de infância, TORINO, mandando ver na retirada do cárter.... desculpem pela "qualidade" da foto.....kkkkkkkk
Imagem

Parte interna da tampa do cárter, logo após ser retirada..... R. LOTT, ao menos não tinha limalha, mas as borras estão bem presentes. Amigos: diagnóstico sincero, por favor!!!
Imagem

Mais do mesmo....
Imagem

Imagem

Nessa foto não dá para perceber mas, verdade seja dita, a junta que estava aí, ao que me consta, havia sido recortada de câmara de pneu de bicicleta.... não, não estou brincando Amigos. É a coisa tava feia mesmo.....Uma pena não ter uma foto mais próxima para mostrar....!!!
Imagem

Imagem

Defletor não foi substituído, ao menos por enquanto, é que faltou tem$$$$po....rsrsrrsrssss. Seria bom já ter colocado outro???
Imagem

Cárter novo....é paralelo, custou R$ 71,00.........se quizesse original eram 210 dilmas e demorava uns 30 dias para chegar.... então fui de paralelo mesmo...rsrrsss
Imagem

Cárter e filtro de óleo novos..... parece que tá faltando uma pequena limpeza, não Amigos....kkkkkkk
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Amigos, faltou postar os valores de peças e mão-de-obra. Fico devendo por ora, mas não tardará!!!!

Abraços a todos e, por favor, fiquem à vontade para tecer comentários, críticas ou sugestões....

Abraços a todos!!!
Imagem

matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Lourenço, reparei que vc mora em Uberlândia, sabe o que é aquele 'zinabre' nos cabos de vela e na tampa do distribuidor?! MINÉRIO! Pode acreditar, isso é característica dos carros dessa região.
Muito cuidado com a poluição por minério nas peças de ignição, e especialmente, nas correias. Procura deixar o cofre do motor sempre limpo e livre desse pó amarronzado.

Por foto é muito complicado fazer um diagnóstico das suas velas, parece q tem ferrugem nelas, deixo pra alguem mais criterioso. O rotor do distribuidor ja ta pela hora da morte.

Eu usaria um flush corretivo nesse seu motor. Colocaria o produto, depois arriava o carter fora pra limpar nao só ele, como a trompa de aspiração também. Depois desse processo, oleo 20w50 anti borras na criança. Acredito eu que o cabeçote e a cabeça dos pistões ja devem ter muita carbonização tambem, e eu usaria tb pelo menos dois 'perfect clean' no tanque (faria o processo duas vezes, um descarbonizante pra cada tanque) junto com uma limpeza criteriosa do carburador.

Isso vai resultar em motor mais sereno (trabalhando com menor desgaste) + camara de combustão limpa, que somados com os ups que você já deu no sistema de ignição certamente fará com que o consumo melhore significamente :smt023
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
MLKDINO
Membro SR (Ní­vel 4)

Bom dia MATHEUS, tudo bem por aí?

Amigo, obrigado pelos coments e observações. Tenha certeza de que eles enriquecem o tópico e, melhor ainda, ajudam muito nas decisões sobre as etapas de manutenção no carango.

Então, ainda não sei para que serve, mas já descobri que o distribuidor tem uma peça que se chama rotor. Valeu pela dica e vou verificar mais a respeito. Você acha que posso manter o distribuidor original e trocar somente o rotor? É que não gostaria de mexer na peça inteira, pois é o original do carro, imagino... :smt010

Estão anotadas também essas dicas para descarbonização. O Vicentão tá com 152mkm e, pelo que percebo, parece um pouco cansado nas retomadas, sabe???? Me deixa feliz o fato de que o escape é bem sequinho, ou seja, parece não haver queima de óleo.... o que pode indicar folgas normais no interior da câmara de combustão, estou certo? :smt017

Agora, como o tem$$$po tá meio curto.....jejejejeeee, vou focar primeiro na suspensão e nos freios (já tenho todas as borrachas da frente, que comprei no último sábado) e também comprei os flexíveis dianteiros, mas ainda tenho que trocar os discos (já tem um pequeno calo na borda) e, embora ainda estejam quase novas, também vou trocar as pastilhas.... assim penso que o conjunto todo novo assenta melhor. Depois, preciso verificar o freio traseiro e também quero trocar os cabos de freio de estacionamento... etc etc etc... uuuufa, é coisa que não acaba mais....!!!!

Como agora velas e cabos são novos, vou acompanhar semanalmente o funcionamento e também verificar se há oxidação/zinabre, pois, se ele insistir em ocupar o polo do cabo de vela pode ser mesmo um mau sinal......hehehehehee, tomara que não, já tenho muito que melhorar!!! :smt021

Amigão, muito obrigado pelas dicas e tenha um excelente fim de semana aí nessa terra maravilhosa e de tantas belezas!!! :smt024

Lourenço.
Imagem

Responder