Fotos do meu ex-Vectra, discussões & preparações em geral

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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

Eduardo, vendo agora dentro do motor, parece que a cava na cabeça do pistão é maior que a daquela foto postada anteriormente. Deve ser impressão minha...

E pára de atiçar a minha curiosidade! Tá demorando muito para vc postar as fotos do processo e as suas impressões sobre o novo motor.
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500EF
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por 500EF »

A do 2.2 é bem maior e bem mais funda...

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Eduardo Rettore
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Diego Rodrigues
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

já montei meu motor, pessoal!!!!!!!!!! já notei melhora em consumo e retomadas.

eu tinha calculado a taxa anterior e estava com 10,1:1. agora está com 11:1.

após a montagem ainda quebrei a cabeça como nunca! o carro estava difícil de pegar. ou melhor, pegou bem umas 3 vezes. depois era preciso mais de 20 partidas pra pegar. a bomba funcionava, o motor girava e estava tudo ok. e nada de pegar. troquei sensor de rotação e nada. regulei válvulas de novo e naaaada. mandei medir a pressão da bomba e... bingo!

subia na partida e descia quando não pegava. tipo, o combustível era jogado com pouca força na flauta e ainda por cima voltava rápido ao tanque.

daí fui tirar a bomba de combustível, infelizmente após já ter comprado outra, e vi que a mangueira que conecta na bomba estava saindo!!! chegou a sair de vez durante a retirada da bomba. recoloquei a mangueira, coloquei abraçadeiras melhores que aquelas de pressão e dei partida. tudo ok de novo!!! :)

estou com o regulador de pressão original e vou colocar o outro agora que está tudo ok. após, fazer outro acerto em dinamômetro e sossegar por um bom tempo. kkkkkkkk!!!!!!!
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

Eduardo, me lembro dessa foto. Só que talvez devido a posição da câmera quando vc tirou a foto do motor, pareceu que as cavas eram maiores.

Diego, vc tem previsão de como vai ficar a pressão na linha depois dessa taxada? Será que não corre o risco da bomba trabalhar forçada?
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500EF
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por 500EF »

José Leal escreveu:Eduardo, me lembro dessa foto. Só que talvez devido a posição da câmera quando vc tirou a foto do motor, pareceu que as cavas eram maiores.
Entendi...

Apesar de bem menor e bem mais rasa que a do 2.2, o pistão do 2.0 16v ainda tem uma cava realmente. Se não fosse aquele erro no meu primeiro cálculo, eu teria usado um de monza à álcool + cavas para válvulas.

Mas, quando vi o erro, já tinha comprado as peças... Aí já era... hehehe

Fica para daqui a alguns anos, como "stage II"... :smt005
Diego, vc tem previsão de como vai ficar a pressão na linha depois dessa taxada? Será que não corre o risco da bomba trabalhar forçada?
A pressão da linha não muda por causa do aumento na taxa. No caso dele, pelo que entendi, ele está usando este artifício (regulador de pressão ajustável) para aumentar a vazão do combustível.

O ponto negativo de se fazer desta forma é a vazão varia com o quadrado da pressão (para 35% a mais de vazão, precisa de 80% a mais de pressão). E por isso, se for preciso subir muito a pressão da linha para acertar, bomba, fiação elétrica, mangueiras e conexões sofrem bastante...
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

é isso mesmo, Eduardo. a pressão não sofre com isso porque não é o caso de estar entrando mais ar pressurizado na câmara. a maior taxa só aparece na hora da explosão, quando os bicos já fizeram seu serviço. só que ainda não instalei de novo o regulador. vou instalar só com o medidor plugado na flauta pra acompanhar a regulagem. um recurso que estou usando pra lenta ficar melhor é isolar a tomada de vácuo do regulador de pressão. com o medidor ligado constatei que a pressão sobe de 2,5 pra 3bar na marcha lenta. pulveriza melhor o álcool.

a necessidade de maior vazão, se existir, será pouca. do jeito que estava deu pra fazer o acerto sem dar falta (quase no limite dos bicos, é verdade), mas agora, com mais taxa e com o aumento que pretendo fazer na pressão, dá pra fazer outro acerto com mais folga para os bicos.

eu ainda tô apanhando é pra sonda marcando mistura pobre mesmo eu achando que está tudo OK. quando pisa ela marca os valores corretos e volta a marcar valor baixo em marcha lenta. pelo que li num site, pode ser entrada falsa de ar na junta do coletor de escape com o tubo de escapamento, já que revisei as conexões do coletor de admissão e não vi nenhuma entrada falsa de ar. vou trocar a junta e ver no que dá. rsrs!!!

valeu!
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

500EF escreveu:Apesar de bem menor e bem mais rasa que a do 2.2, o pistão do 2.0 16v ainda tem uma cava realmente. Se não fosse aquele erro no meu primeiro cálculo, eu teria usado um de monza à álcool + cavas para válvulas.

Mas, quando vi o erro, já tinha comprado as peças... Aí já era... hehehe

Fica para daqui a alguns anos, como "stage II"... :smt005


Então vc recomenda colocar os pistões do Monza + cavas? Com os pistões do 2.0 16V não deu para andar na gasolina e não está aproveitando todo o potencial do álcool? Se for isso mesmo, já vou procurar os pistões do Monza álcool.
A pressão da linha não muda por causa do aumento na taxa. No caso dele, pelo que entendi, ele está usando este artifício (regulador de pressão ajustável) para aumentar a vazão do combustível.

O ponto negativo de se fazer desta forma é a vazão varia com o quadrado da pressão (para 35% a mais de vazão, precisa de 80% a mais de pressão). E por isso, se for preciso subir muito a pressão da linha para acertar, bomba, fiação elétrica, mangueiras e conexões sofrem bastante...
Eu me confundi na hora de escrever a mensagem... tava pensando em uma coisa e acabei escrevendo outra.
No caso, a minha dúvida é se esse aumento de pressão na linha de combustível não vai fazer a bomba trabalhar forçada. Mas vc já sanou a dúvida.

Diego, os bicos do Ômega podem ser trabalhados como os do Vectra. Vc disse que a vazão deles é igual aos do UnoT, mas não são os mesmos bicos, certo? A FIAT tem um problema nessa parte: os bicos não podem ser retrabalhados, pois são do tipo agulha.
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por 500EF »

José Leal escreveu: Então vc recomenda colocar os pistões do Monza + cavas? Com os pistões do 2.0 16V não deu para andar na gasolina e não está aproveitando todo o potencial do álcool? Se for isso mesmo, já vou procurar os pistões do Monza álcool.
Ainda não sei... :oops:

O carro ainda não ficou pronto... hehehe.

Depois da foto que postei, eles tiveram alguns problemas na oficina e não tiveram como mexer no meu carro...

Eu acredito que com 11,8:1 de taxa dê para andar com gasolina boa (e este é o perigo...) com esta taxa, contando com o sensor de detonação. E também que esta taxa aproveite bem o álcool (os antigos originais à álcool e os atuais flex têm cerca de 12:1 de taxa).

Mas se a idéia for andar 100% do tempo com álcool, sem dúvida o resultado vai ser melhor com mais taxa. Mas aí, esquece gasolina forever... hehehe
Eduardo Rettore
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