Fotos do meu ex-Vectra, discussões & preparações em geral
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Eduardo, vendo agora dentro do motor, parece que a cava na cabeça do pistão é maior que a daquela foto postada anteriormente. Deve ser impressão minha...
E pára de atiçar a minha curiosidade! Tá demorando muito para vc postar as fotos do processo e as suas impressões sobre o novo motor.
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Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
A do 2.2 é bem maior e bem mais funda...


Eduardo Rettore
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
já montei meu motor, pessoal!!!!!!!!!! já notei melhora em consumo e retomadas.
eu tinha calculado a taxa anterior e estava com 10,1:1. agora está com 11:1.
após a montagem ainda quebrei a cabeça como nunca! o carro estava difícil de pegar. ou melhor, pegou bem umas 3 vezes. depois era preciso mais de 20 partidas pra pegar. a bomba funcionava, o motor girava e estava tudo ok. e nada de pegar. troquei sensor de rotação e nada. regulei válvulas de novo e naaaada. mandei medir a pressão da bomba e... bingo!
subia na partida e descia quando não pegava. tipo, o combustível era jogado com pouca força na flauta e ainda por cima voltava rápido ao tanque.
daí fui tirar a bomba de combustível, infelizmente após já ter comprado outra, e vi que a mangueira que conecta na bomba estava saindo!!! chegou a sair de vez durante a retirada da bomba. recoloquei a mangueira, coloquei abraçadeiras melhores que aquelas de pressão e dei partida. tudo ok de novo!!!
estou com o regulador de pressão original e vou colocar o outro agora que está tudo ok. após, fazer outro acerto em dinamômetro e sossegar por um bom tempo. kkkkkkkk!!!!!!!
eu tinha calculado a taxa anterior e estava com 10,1:1. agora está com 11:1.
após a montagem ainda quebrei a cabeça como nunca! o carro estava difícil de pegar. ou melhor, pegou bem umas 3 vezes. depois era preciso mais de 20 partidas pra pegar. a bomba funcionava, o motor girava e estava tudo ok. e nada de pegar. troquei sensor de rotação e nada. regulei válvulas de novo e naaaada. mandei medir a pressão da bomba e... bingo!
subia na partida e descia quando não pegava. tipo, o combustível era jogado com pouca força na flauta e ainda por cima voltava rápido ao tanque.
daí fui tirar a bomba de combustível, infelizmente após já ter comprado outra, e vi que a mangueira que conecta na bomba estava saindo!!! chegou a sair de vez durante a retirada da bomba. recoloquei a mangueira, coloquei abraçadeiras melhores que aquelas de pressão e dei partida. tudo ok de novo!!!

estou com o regulador de pressão original e vou colocar o outro agora que está tudo ok. após, fazer outro acerto em dinamômetro e sossegar por um bom tempo. kkkkkkkk!!!!!!!
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Eduardo, me lembro dessa foto. Só que talvez devido a posição da câmera quando vc tirou a foto do motor, pareceu que as cavas eram maiores.
Diego, vc tem previsão de como vai ficar a pressão na linha depois dessa taxada? Será que não corre o risco da bomba trabalhar forçada?
Diego, vc tem previsão de como vai ficar a pressão na linha depois dessa taxada? Será que não corre o risco da bomba trabalhar forçada?
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Entendi...José Leal escreveu:Eduardo, me lembro dessa foto. Só que talvez devido a posição da câmera quando vc tirou a foto do motor, pareceu que as cavas eram maiores.
Apesar de bem menor e bem mais rasa que a do 2.2, o pistão do 2.0 16v ainda tem uma cava realmente. Se não fosse aquele erro no meu primeiro cálculo, eu teria usado um de monza à álcool + cavas para válvulas.
Mas, quando vi o erro, já tinha comprado as peças... Aí já era... hehehe
Fica para daqui a alguns anos, como "stage II"... :smt005
A pressão da linha não muda por causa do aumento na taxa. No caso dele, pelo que entendi, ele está usando este artifício (regulador de pressão ajustável) para aumentar a vazão do combustível.Diego, vc tem previsão de como vai ficar a pressão na linha depois dessa taxada? Será que não corre o risco da bomba trabalhar forçada?
O ponto negativo de se fazer desta forma é a vazão varia com o quadrado da pressão (para 35% a mais de vazão, precisa de 80% a mais de pressão). E por isso, se for preciso subir muito a pressão da linha para acertar, bomba, fiação elétrica, mangueiras e conexões sofrem bastante...
Eduardo Rettore
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
é isso mesmo, Eduardo. a pressão não sofre com isso porque não é o caso de estar entrando mais ar pressurizado na câmara. a maior taxa só aparece na hora da explosão, quando os bicos já fizeram seu serviço. só que ainda não instalei de novo o regulador. vou instalar só com o medidor plugado na flauta pra acompanhar a regulagem. um recurso que estou usando pra lenta ficar melhor é isolar a tomada de vácuo do regulador de pressão. com o medidor ligado constatei que a pressão sobe de 2,5 pra 3bar na marcha lenta. pulveriza melhor o álcool.
a necessidade de maior vazão, se existir, será pouca. do jeito que estava deu pra fazer o acerto sem dar falta (quase no limite dos bicos, é verdade), mas agora, com mais taxa e com o aumento que pretendo fazer na pressão, dá pra fazer outro acerto com mais folga para os bicos.
eu ainda tô apanhando é pra sonda marcando mistura pobre mesmo eu achando que está tudo OK. quando pisa ela marca os valores corretos e volta a marcar valor baixo em marcha lenta. pelo que li num site, pode ser entrada falsa de ar na junta do coletor de escape com o tubo de escapamento, já que revisei as conexões do coletor de admissão e não vi nenhuma entrada falsa de ar. vou trocar a junta e ver no que dá. rsrs!!!
valeu!
a necessidade de maior vazão, se existir, será pouca. do jeito que estava deu pra fazer o acerto sem dar falta (quase no limite dos bicos, é verdade), mas agora, com mais taxa e com o aumento que pretendo fazer na pressão, dá pra fazer outro acerto com mais folga para os bicos.
eu ainda tô apanhando é pra sonda marcando mistura pobre mesmo eu achando que está tudo OK. quando pisa ela marca os valores corretos e volta a marcar valor baixo em marcha lenta. pelo que li num site, pode ser entrada falsa de ar na junta do coletor de escape com o tubo de escapamento, já que revisei as conexões do coletor de admissão e não vi nenhuma entrada falsa de ar. vou trocar a junta e ver no que dá. rsrs!!!
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
500EF escreveu:Apesar de bem menor e bem mais rasa que a do 2.2, o pistão do 2.0 16v ainda tem uma cava realmente. Se não fosse aquele erro no meu primeiro cálculo, eu teria usado um de monza à álcool + cavas para válvulas.
Mas, quando vi o erro, já tinha comprado as peças... Aí já era... hehehe
Fica para daqui a alguns anos, como "stage II"... :smt005
Então vc recomenda colocar os pistões do Monza + cavas? Com os pistões do 2.0 16V não deu para andar na gasolina e não está aproveitando todo o potencial do álcool? Se for isso mesmo, já vou procurar os pistões do Monza álcool.
Eu me confundi na hora de escrever a mensagem... tava pensando em uma coisa e acabei escrevendo outra.A pressão da linha não muda por causa do aumento na taxa. No caso dele, pelo que entendi, ele está usando este artifício (regulador de pressão ajustável) para aumentar a vazão do combustível.
O ponto negativo de se fazer desta forma é a vazão varia com o quadrado da pressão (para 35% a mais de vazão, precisa de 80% a mais de pressão). E por isso, se for preciso subir muito a pressão da linha para acertar, bomba, fiação elétrica, mangueiras e conexões sofrem bastante...
No caso, a minha dúvida é se esse aumento de pressão na linha de combustível não vai fazer a bomba trabalhar forçada. Mas vc já sanou a dúvida.
Diego, os bicos do Ômega podem ser trabalhados como os do Vectra. Vc disse que a vazão deles é igual aos do UnoT, mas não são os mesmos bicos, certo? A FIAT tem um problema nessa parte: os bicos não podem ser retrabalhados, pois são do tipo agulha.
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Ainda não sei...José Leal escreveu: Então vc recomenda colocar os pistões do Monza + cavas? Com os pistões do 2.0 16V não deu para andar na gasolina e não está aproveitando todo o potencial do álcool? Se for isso mesmo, já vou procurar os pistões do Monza álcool.

O carro ainda não ficou pronto... hehehe.
Depois da foto que postei, eles tiveram alguns problemas na oficina e não tiveram como mexer no meu carro...
Eu acredito que com 11,8:1 de taxa dê para andar com gasolina boa (e este é o perigo...) com esta taxa, contando com o sensor de detonação. E também que esta taxa aproveite bem o álcool (os antigos originais à álcool e os atuais flex têm cerca de 12:1 de taxa).
Mas se a idéia for andar 100% do tempo com álcool, sem dúvida o resultado vai ser melhor com mais taxa. Mas aí, esquece gasolina forever... hehehe
Eduardo Rettore
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