Caramba ... vou resumir a minha manhã de Sábado todinha pra vocês:
O Vectra GSi doador da transmissão até que ajudou no trabalho todo. Primeiro, como eu já havia removido o cabeçote e toda a admissão do carro, o acesso aos parafusos do câmbio e motor de arranque estavam bem acessíveis. Deu mais trabalho tirar os pedais de freio e embreagem que pra remover todo o conjunto! .. Quanto ao câmbio, foi bem simples mesmo, só baixei o agregado completo com os amortecedores e barra de direção (ponteiras estavam mais presas nas pontas de eixo que namorada grudenta, kkkk), que o conjunto ficou moleza de remover.. a caixa saiu igual manteiga, parecia que estava doida pra se juntar ao cabeçote, aqui em casa, kkkk .. Única 'grande pequena' perda do dia, foram as duas semi árvores, que tive que cortar ao meio, já que não tive lá tanta paciência pra sacá-las da manga de eixo... estavam bem travadas também.
Pra facilitar a remoção do conjunto, eu removi a caixa do seletor de marchas, e aproveitei pra dar uma espiada nas engrenagens e afins.... fiquei surpreso, o câmbio aparenta estar bem novo! .. Daí agora mais no finzinho da tarde, montei novamente o seletor pra dar um banho no conjunto. Tirei a foto agora à noite, mas dá pra ver que já está bem mais apresentável:
Hoje, consegui então:
- Caixa F18
- Volante do motor de Calibra / GSi
> Este não me será útil. Será trocado por um volante de Vectra / Astra / Zafira 16v, que possuem o sistema compatível ao projeto da mistureba de C20XE com C20NE
- Kit de embreagem Luk, mas já bem surradinho..
> Será dado na base de troca por um kit da RS Embreagens aqui de Belo Horizonte. Sim, é remanufaturado, mas não me crucifiquem: A embreagem é só quebra ganho, já que ano que vem esse motor passará da pacata fase aspirada, pra sobrealimentada.. então um kit mais robusto vai ser necessário depois, mas não será nenhum kit de "cerâmica pra 3kilimei" .. o conjunto estará dentro do que um F18 comporta, com turbina de baixa pressão e algo em torno de 230cv, com embreagem leve e que não trepide nem nada. Mais sobre isso no ano que vem...
- Conjunto de pedais de Freio e Embreagem, com molas, travas, pinos.. etc
> Capas dos pedais serão substituídas por novas... claro!
- Cabo de embreagem, que será substituído por um 0km..
- Conjunto do trambulador, que será substituído por um 0km..
- Coifa do câmbio e manopla, que serão substituídos por itens 0km..
- Suporte traseiro do motor / câmbio, só por precaução .. creio que os meus do AT são iguais
- Suporte lateral do câmbio, só por precaução .. creio que os meus do AT são iguais
Planejado para amanhã:
Montar os pedais e abrir espaço onde for necessário pra passar o cabo da embreagem (Com certeza essa pequena tarefa irá me levar a manhã toda, kkk), e lavagem detalhada do câmbio e componentes do sistema seletor.. não quero carregar nada sujo no meu porta malas, rs
Planejado para Segunda Feira:
Correr atrás de todas as peças novas, fluídos, juntas do câmbio...
Planejado para Terça Feira:
Substituição das transmissões, e revisão básica do câmbio manual: Todas as juntas e todos os reparos do varão, limpeza interna da transmissão manual com enxágue e finalizando com adição de Miletec... e voltar pra casa curtindo meu VCD manual! (Ansioso nada né? rs)
E é isso.. próximos capítulos da novela em breve,
