Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.
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Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.
Martins bem provavel que seja a mesma alavanca do Monza, mas o console do vectra A era diferenciado né... já tinha espaço pra coifa... Mas no Monza não é de difícil solução não... Muito pelo contrário.. Com criatividade da pra fazer ficar bem bacana e original...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.
lembro que já teve gente que colocou essa capa e ficou legal mesmo
bem, no aguardo de novas atualizações :smt023

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Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.
Eu lembro do Júlio Cesar Ledo ter posto uma que ele encontrou na cidade dele... E eu vi pessoalmente no encontro e realmente fica show!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.
Ô Silva,
SErá que tem como tirar os moldes e se atentar aos pontos de fixação por elásticos em diagnoal nas pontas para um "cobertor" da parte frontal do capô dos tubarões?
Q q vc acha??? O capô de nossos Monzas é muito inclinado, talvez uma capa dessas em curvin + feltro ajuda na proteção delas!
Abraços!
Robson
SErá que tem como tirar os moldes e se atentar aos pontos de fixação por elásticos em diagnoal nas pontas para um "cobertor" da parte frontal do capô dos tubarões?
Q q vc acha??? O capô de nossos Monzas é muito inclinado, talvez uma capa dessas em curvin + feltro ajuda na proteção delas!
Abraços!
Robson
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Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.
O Marcelo fez isso para o Monza dele!Robson Lott escreveu:Ô Silva,
SErá que tem como tirar os moldes e se atentar aos pontos de fixação por elásticos em diagnoal nas pontas para um "cobertor" da parte frontal do capô dos tubarões?
Q q vc acha??? O capô de nossos Monzas é muito inclinado, talvez uma capa dessas em curvin + feltro ajuda na proteção delas!
Abraços!
Robson
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EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
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EX - Monza SL/E 2.0 1990
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Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.
Fala Galera.
Novidades do Bartok.
Sentem se que lá vem história, pega um lanche, um café, senta de boa na cadeira, e curta a história. Kkkkk!!!
Bom, sexta-feira fui à um cliente à uma visita técnica aqui em Sorocaba, passei o dia todo na empresa, no momento de ir embora, no estacionamento às 18 horas da tarde, fui dar a partida no Bartok, e ao virar a chave, nada aconteceu, nem luzes enfraqueceram, nem arranque girou, nem o bendix atracou. Tentei novamente algumas vezes até que partiu, e fui pra casa.
No sábado fui buscar um lanche pro almoço, e no estacionamento do restaurante no momento de ir embora, mesma coisa, nada acontecia, parecia bateria fraca porém não tinha o sintoma de tal. Pedi um socorro à uns garotos que empurraram o Bartok e fui pra casa.
No domingo a mesma coisa. Segunda feira mesma coisa, só na base do tranco.
Na terça-feira dia 27 fui na casa de meu pai para ele me ajudar na intervenção, mas pra variar tinha que pegar no tranco, sorte que minha vaga no condomínio é uma leve descida.
Cheguei na casa do meu pai às 7 da matina e logo fui tirando o arranque do carro, tarefa simples, pois já tenho prática por já ter feito intervenção nele em outubro do ano passado, logo após a mexer na junta do cabeçote.
Bem com motor de partida fora do carro, já logo testei o automático, ou relé auxiliar de partida, e este estava Ok.
Mas a pergunta me veio a cabeça, se o relé do bendix está ok, porque que quando giro a chave ele não funciona.
Na verdade eu já desconfiava do porque, mas o teste só me afirmou minha desconfiança.
A bobina do relé de partida, recebe 12V do sinal que vem do comutador da chave, a outra "ponta" dessa bobina deveria ser um "terra" ou seja, a própria carcaça do motor de partida. Por algum motivo que ainda não consegui imaginar não é assim.
O negativo da bobina do relé de partida é a própria alimentação do motor de partida, ou seja, aquela malha que quando o relé é acionado recebe 12V da bateria.
Bom com relé testado, então só faltava o "induzido" a ser testado, as escovas não eram, pois como já disse acima, eu já havia feito uma revisão nesse motor de partida em outubro de 2014, na ocasião eram as escovas o problema.
Peguei o motor de partida desmontado e fui num auto-elétrico indicado por um amigo do meu pai, chegamos lá e entramos sem nada na mão, e logo pedi o induzido do motor de partida Bosch do Monza.
O rapaz muito atencioso veio com uma caixinha na mão e tirou o dito dela, eu olhei e achei estranho pois não se parecia nem um pouco com o que eu tinha no meu. Falei pra ele novamente, amigo quero o do Monza.
Ai ele me retruca, olha! se o seu estiver original é este aqui, agora já pode ter sito mexido, as vezes por falta dos componentes do Monza colocam outros.
Nisso fui buscar o meu no carro de meu pai, aí ele olhou e falou que realmente, o meu motor de partida já tinha sido feito serviço em outro auto-elétrico e que colocaram componentes de outro modelo de motor de partida porém Bosch também.
O que está lá atualmente é um conjunto que segundo ele é usado nos Santanas 2.0, não me disse que ano, mas o motor de partida é todo original com peças bosch, mas a diferença é basicamente o tamanho, este que tenho atualmente é maior que o original do Monza. Não tenho fotos pra mostrar.
O rapaz então deu um trato no induzido novo pois tem uns macetes que só quem tem 24 anos de experiência na área sabe, e me entregou pronto para montagem.
Chegando em casa, foi só terminar de montar o motor de partida e instalar no carro, e fazer o motorzão OHC 2.0 roncar novamente como deve ser.
O que notei, esse motor de partida tem um giro bem maior que o original do Monza, não gira rápido como um motor de partida de vectra que possui redução, mas é muito melhor que o original do Monza, consumindo menos energia elétrica da bateria.
Agora o Bartok pega só no "toque" como falam...
Troquei também o meu atuador de marcha lenta, pois estava dando entrada falsa de ar o tempo todo, deixando o carro ruim pra abrir o giro nas rodovias, e ruim na fase de aquecimento, também deixava a primeira partida do dia ruim e instável. Agora ficou show pra andar.
Troquei também o pré-filtro de combustível que fica na ponta do pescador do tanque de combustível, o carro estava apresentando aquele sintoma de fazer curvas à direita e o carro falhar como quem está com falta de combustível, mesmo com nível de combustível acima de 1/4 ele estava falhando. Fui à um posto próximo de casa, claro que esperei o carro chegar na reserva e ainda rodei vários quilômetros pra "secar" bem o tanque, tinha apenas 3 litros de álcool no tanque, fiz a troca e completei.
Já rodei até a reserva e nada de falhas, e o filtro que estava lá, foi colocado à 3 anos atrás, não está com uma aparência ruim, mas troquei de toda forma e o sintoma até o momento foi se junto.
Bom é isso... não é um livro igual o Robson Lott escreve, mas está aí... Abraços!
Novidades do Bartok.
Sentem se que lá vem história, pega um lanche, um café, senta de boa na cadeira, e curta a história. Kkkkk!!!
Bom, sexta-feira fui à um cliente à uma visita técnica aqui em Sorocaba, passei o dia todo na empresa, no momento de ir embora, no estacionamento às 18 horas da tarde, fui dar a partida no Bartok, e ao virar a chave, nada aconteceu, nem luzes enfraqueceram, nem arranque girou, nem o bendix atracou. Tentei novamente algumas vezes até que partiu, e fui pra casa.
No sábado fui buscar um lanche pro almoço, e no estacionamento do restaurante no momento de ir embora, mesma coisa, nada acontecia, parecia bateria fraca porém não tinha o sintoma de tal. Pedi um socorro à uns garotos que empurraram o Bartok e fui pra casa.
No domingo a mesma coisa. Segunda feira mesma coisa, só na base do tranco.
Na terça-feira dia 27 fui na casa de meu pai para ele me ajudar na intervenção, mas pra variar tinha que pegar no tranco, sorte que minha vaga no condomínio é uma leve descida.
Cheguei na casa do meu pai às 7 da matina e logo fui tirando o arranque do carro, tarefa simples, pois já tenho prática por já ter feito intervenção nele em outubro do ano passado, logo após a mexer na junta do cabeçote.
Bem com motor de partida fora do carro, já logo testei o automático, ou relé auxiliar de partida, e este estava Ok.
Mas a pergunta me veio a cabeça, se o relé do bendix está ok, porque que quando giro a chave ele não funciona.
Na verdade eu já desconfiava do porque, mas o teste só me afirmou minha desconfiança.
A bobina do relé de partida, recebe 12V do sinal que vem do comutador da chave, a outra "ponta" dessa bobina deveria ser um "terra" ou seja, a própria carcaça do motor de partida. Por algum motivo que ainda não consegui imaginar não é assim.
O negativo da bobina do relé de partida é a própria alimentação do motor de partida, ou seja, aquela malha que quando o relé é acionado recebe 12V da bateria.
Bom com relé testado, então só faltava o "induzido" a ser testado, as escovas não eram, pois como já disse acima, eu já havia feito uma revisão nesse motor de partida em outubro de 2014, na ocasião eram as escovas o problema.
Peguei o motor de partida desmontado e fui num auto-elétrico indicado por um amigo do meu pai, chegamos lá e entramos sem nada na mão, e logo pedi o induzido do motor de partida Bosch do Monza.
O rapaz muito atencioso veio com uma caixinha na mão e tirou o dito dela, eu olhei e achei estranho pois não se parecia nem um pouco com o que eu tinha no meu. Falei pra ele novamente, amigo quero o do Monza.
Ai ele me retruca, olha! se o seu estiver original é este aqui, agora já pode ter sito mexido, as vezes por falta dos componentes do Monza colocam outros.
Nisso fui buscar o meu no carro de meu pai, aí ele olhou e falou que realmente, o meu motor de partida já tinha sido feito serviço em outro auto-elétrico e que colocaram componentes de outro modelo de motor de partida porém Bosch também.
O que está lá atualmente é um conjunto que segundo ele é usado nos Santanas 2.0, não me disse que ano, mas o motor de partida é todo original com peças bosch, mas a diferença é basicamente o tamanho, este que tenho atualmente é maior que o original do Monza. Não tenho fotos pra mostrar.
O rapaz então deu um trato no induzido novo pois tem uns macetes que só quem tem 24 anos de experiência na área sabe, e me entregou pronto para montagem.
Chegando em casa, foi só terminar de montar o motor de partida e instalar no carro, e fazer o motorzão OHC 2.0 roncar novamente como deve ser.
O que notei, esse motor de partida tem um giro bem maior que o original do Monza, não gira rápido como um motor de partida de vectra que possui redução, mas é muito melhor que o original do Monza, consumindo menos energia elétrica da bateria.
Agora o Bartok pega só no "toque" como falam...
Troquei também o meu atuador de marcha lenta, pois estava dando entrada falsa de ar o tempo todo, deixando o carro ruim pra abrir o giro nas rodovias, e ruim na fase de aquecimento, também deixava a primeira partida do dia ruim e instável. Agora ficou show pra andar.
Troquei também o pré-filtro de combustível que fica na ponta do pescador do tanque de combustível, o carro estava apresentando aquele sintoma de fazer curvas à direita e o carro falhar como quem está com falta de combustível, mesmo com nível de combustível acima de 1/4 ele estava falhando. Fui à um posto próximo de casa, claro que esperei o carro chegar na reserva e ainda rodei vários quilômetros pra "secar" bem o tanque, tinha apenas 3 litros de álcool no tanque, fiz a troca e completei.
Já rodei até a reserva e nada de falhas, e o filtro que estava lá, foi colocado à 3 anos atrás, não está com uma aparência ruim, mas troquei de toda forma e o sintoma até o momento foi se junto.
Bom é isso... não é um livro igual o Robson Lott escreve, mas está aí... Abraços!
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Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.
Top Silva! E, o meu arranque que dá aquilo lá do video? O que pode ser?! Visto que o meu é o "do vectra".
Atual: Astra G 2002 CD
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Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.
Leo certeza de ser escovas o seu, o meu estava assim antes de eu trocar as escovas... Ela aterra o suficiente pra acionar o relé do bendix, porém não gira o motor, e cada vez mais vai piorar isso, até queimar os contatos do coletor do induzido até não dar mais contato, isso prejudica não só o motor de partida como também a fiação e o comutador da chave.Leocastro escreveu:Top Silva! E, o meu arranque que dá aquilo lá do video? O que pode ser?! Visto que o meu é o "do vectra".
Léo e demais amigos do fórum segue uma boa literatura de possíveis causas dos defeitos mais comuns.
http://www.dicasmecanicas.com/2010/05/m ... -arranque/
A título de ilustração:
Induzido Monza:

Induzido muito parecido ou até igual ao que está no meu:
E induzido de vectra com redução:

As escovas que são de bronze ficam escoradas no coletor que é aquela parte seccionada de cobre, quando as escovas se desgastam, ela começa a puxar mais corrente para fazer o mesmo trabalho, em função da sujeira, ou falta de contato suficiente, com o tempo a escova fica tão pequena que começa a abrir arcos voltaicos e com isso vai pretejando o cobre do coletor e criando camas de isolamento, até a parada total do arranque.
Léo se tu não viu ainda, aconselho você a desmontar o seu e analisar como está o coletor, as vezes é tranquilo fazer uma limpeza com uma fita de lixa, e limpar o meio das seções do enrolamento, troca o porta escovas com as escovas obviamente (vem junto) e monta novamente.
Assista os vídeos do Tonella à respeito de motor de partida que ele ensina tudo à respeito, muito bom mesmo. :smt023
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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