Relê do limpador de para-brisa
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Re: Relê do limpador de para-brisa
Então, quando eu peguei carro eu precisei mandar enrolar o motor, pois não funcionava nenhum estagio, não vou conseguir responder essa pergunta, mas eu vou da uma procurada para ver se é rele ou modulo que meu carro usa. Daí eu posto aqui.
Obrigado
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Re: Relê do limpador de para-brisa
Gente me ajudem. O meu Monza é o 95/96 GLS. Ele funciona o limpador nas duas últimas velocidade sendo q as duas últimas estão na mesma velocidade e nas outras não funcionam o q pode ser?
- mspagiari
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Re: Relê do limpador de para-brisa
O meu as vezes não desligava... Agora uma vez acionado não desliga mais, só se eu desligar a ignição e esperar uns 30 segundos...
Bom, hj criei coragem e fui inspecionar... Retirei o relê temporizador com contorcionismo (o caixinha chata de tirar) não achei nada de errado, está acionando o relê normal, olhei a chave de limpador tb...
Estranho q com a chave na ignição e o motor desligado, td funciona normal, perfeito. Agora se eu ligar o motor PRONTO! O limpador fica maluco e não desliga, só se eu desligar o motor por 30s pelo menos...
Pesquisando aqui no fórum, creio ser algo no motor do limpador, achei isto sobre uma ranger em outro fórum... Será o mesmo esquema do Monza? Se for amanhã dou uma olhada...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/ ... -caso.html
Obrigado a todos.
Bom, hj criei coragem e fui inspecionar... Retirei o relê temporizador com contorcionismo (o caixinha chata de tirar) não achei nada de errado, está acionando o relê normal, olhei a chave de limpador tb...
Estranho q com a chave na ignição e o motor desligado, td funciona normal, perfeito. Agora se eu ligar o motor PRONTO! O limpador fica maluco e não desliga, só se eu desligar o motor por 30s pelo menos...
Pesquisando aqui no fórum, creio ser algo no motor do limpador, achei isto sobre uma ranger em outro fórum... Será o mesmo esquema do Monza? Se for amanhã dou uma olhada...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/ ... -caso.html
Obrigado a todos.
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ex-monza 1989 sle preto
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Re: Relê do limpador de para-brisa
mspagiariO meu as vezes não desligava... Agora uma vez acionado não desliga mais, só se eu desligar a ignição e esperar uns 30 segundos...
Bom, hj criei coragem e fui inspecionar... Retirei o relê temporizador com contorcionismo (o caixinha chata de tirar) não achei nada de errado, está acionando o relê normal, olhei a chave de limpador tb...
Estranho q com a chave na ignição e o motor desligado, td funciona normal, perfeito. Agora se eu ligar o motor PRONTO! O limpador fica maluco e não desliga, só se eu desligar o motor por 30s pelo menos...
Pesquisando aqui no fórum, creio ser algo no motor do limpador, achei isto sobre uma ranger em outro fórum... Será o mesmo esquema do Monza? Se for amanhã dou uma olhada...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/ ... -caso.html
Obrigado a todos.
Em todos os carros, para que as palhetas dos limpadores de para-brisa parem na posição de descanso, uma parte do motor do limpador fica energizada o tempo todo, desde que a chave de ignição esteja ligada.
Então, se você desligar a chave enquanto as palhetas estiverem no meio do vidro, na próxima vez que ligar a chave de ignição (não precisa acionar o motor do carro) o motor do limpador será energizado e funcionará até as palhetas atingirem a posição de descanso.
Quem desenergiza o motor quando se atinge a posição de descanso é um mecanismo dentro do próprio conjunto do limpador.
Se esse mecanismo estiver com problema (como ocorreu com a ranger que você citou), ao ligar a chave de ignição, mesmo sem acionar o limpador, ele vai funcionar direto, em velocidade mais baixa.
Mas esse problema no mecanismo não aciona o limpador só quando se liga o motor do carro. Aciona ao ligar a chave de ignição, mesmo sem acionar o motor.
No seu caso existe alguma coisa errada.
No Monza, ao acionar o lavador de para-brisa, o limpador é acionado algumas vezes, automaticamente (não sei se no seu carro também é assim). Pode ser defeito nesse circuito.
O ideal, para poupar trabalho, seria pegar um motor emprestado e substituir o seu. Se a pane sumir é problema no próprio motorzinho
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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- mspagiari
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Re: rele do limpador de parabrisa
Amigo Luiz, hj descobri o defeito é o bendito módulo temporizador mesmo.
É igual este:
As vezes funciona,as vezes não... Tirei fora, ressoldei (tinha um jumper de trilha já)...
Se eu tirar o tal módulo, o limpador funciona normal, só temporizador q não...
A quem tem o mesmo defeito, antes de verificar chave, motor do limpador, deveria tirar esse módulo e ver se funciona e pára... Se funcionar é ele o culpado.
Teria como substitui-lo por reles normais?
Amanhã vou ver o q faço. Obrigado.
É igual este:
As vezes funciona,as vezes não... Tirei fora, ressoldei (tinha um jumper de trilha já)...
Se eu tirar o tal módulo, o limpador funciona normal, só temporizador q não...
A quem tem o mesmo defeito, antes de verificar chave, motor do limpador, deveria tirar esse módulo e ver se funciona e pára... Se funcionar é ele o culpado.
Teria como substitui-lo por reles normais?
Amanhã vou ver o q faço. Obrigado.
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Re: Relê do limpador de para-brisa
Acabei de comprar um modulo no ML por 60 reais sim, usado...
Procurei em toda região aqui e nada, nem em FV...
Liguei para várias autopeças tb e nada...
Para quem reclama do módulo hei (o meu nunca queimou) e tem aqui na esquina... esta peça creio ser a pior em elétrica do Monza.
Não qto a durabilidade (ainda era original e tinham feito um jumper...) , mas sim qto a acha-la nova (não existe mais). A GM não deveria colocar setas, limpador de para-brisa e desembaçador neste módulo, deveria ser apenas o temporizador do desembaçador e limpador de para-brisas, o rele de seta foi erro colocar junto, agora to sem seta até a peça chegar, kkkkkkkkkkkkkkkk!
Estes módulos "exclusivos" acho um saco, já tá dificil de achar mesmo usado...
A unica peça NOVA do Monza (avisem os chinglings!!!!) q tive problema em encontrar até agora, pois fico cabreiro em comprar usada.
Daqui há pouco só vai ter peça de Gol, Palio, Mille e Corsa... Brasil o país adorador de populares a preço de Honda Civic nos EUA...
(IRONIA: seria por causa do preço da gasolina?)
Ontem vi um cara apelar pra vender um Megane 99 no ML por 3 contos baixando desde 5, pq deu este defeito (descobri ser comum nesses carros):
[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=sQOVVH1P1TU [/youtube]
Procurei em toda região aqui e nada, nem em FV...
Liguei para várias autopeças tb e nada...
Para quem reclama do módulo hei (o meu nunca queimou) e tem aqui na esquina... esta peça creio ser a pior em elétrica do Monza.
Não qto a durabilidade (ainda era original e tinham feito um jumper...) , mas sim qto a acha-la nova (não existe mais). A GM não deveria colocar setas, limpador de para-brisa e desembaçador neste módulo, deveria ser apenas o temporizador do desembaçador e limpador de para-brisas, o rele de seta foi erro colocar junto, agora to sem seta até a peça chegar, kkkkkkkkkkkkkkkk!
Estes módulos "exclusivos" acho um saco, já tá dificil de achar mesmo usado...
A unica peça NOVA do Monza (avisem os chinglings!!!!) q tive problema em encontrar até agora, pois fico cabreiro em comprar usada.
Daqui há pouco só vai ter peça de Gol, Palio, Mille e Corsa... Brasil o país adorador de populares a preço de Honda Civic nos EUA...
(IRONIA: seria por causa do preço da gasolina?)
Ontem vi um cara apelar pra vender um Megane 99 no ML por 3 contos baixando desde 5, pq deu este defeito (descobri ser comum nesses carros):
[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=sQOVVH1P1TU [/youtube]
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- Carlos A. Freire
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Re: Relê do limpador de para-brisa
A DNI faz esse módulo, como também faz o módulo de vidros dos modelos 95 e 96.
Não sei qual o código para o Monza Club, mas veja o do GLS:
https://www.dni.com.br/pt/produtos/dni- ... rnado.html
Código original: 93212233 - código DNI:DNI0405 – Relé de Pisca Alerta Alternado
Quando precisei do módulo de vidros original do meu Monza GLS 96, encontre fácil um da DNI, que era exatamente igual ao original, com exceção da cor da caixa. A placa era igual em tudo.
Abs,
Carlos Freire
Não sei qual o código para o Monza Club, mas veja o do GLS:
https://www.dni.com.br/pt/produtos/dni- ... rnado.html
Código original: 93212233 - código DNI:DNI0405 – Relé de Pisca Alerta Alternado
Quando precisei do módulo de vidros original do meu Monza GLS 96, encontre fácil um da DNI, que era exatamente igual ao original, com exceção da cor da caixa. A placa era igual em tudo.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Relê do limpador de para-brisa
mspagiari
Existem 4 números de peça diferentes para o módulo temporizador (ou módulo de conforto, como é também chamado).
O módulo cuja foto você postou (93220683) possui internamente 3 relés.
Os outros módulos, incluindo o 93212233 e o 93226964 (este último equipa meu Monza GLS 94) possuem 5 relés.
Esses módulos podem ser ou não ser intercambiáveis, então é preciso cuidado ao instalar um com número diferente do que está no seu carro. Pode haver diferença no chicote. Olhar os números dos pinos para ver se coincidem.
Existem esses módulos, pelo menos os de final 683 e 233, originais, em concessionárias.
Abs
Existem 4 números de peça diferentes para o módulo temporizador (ou módulo de conforto, como é também chamado).
O módulo cuja foto você postou (93220683) possui internamente 3 relés.
Os outros módulos, incluindo o 93212233 e o 93226964 (este último equipa meu Monza GLS 94) possuem 5 relés.
Esses módulos podem ser ou não ser intercambiáveis, então é preciso cuidado ao instalar um com número diferente do que está no seu carro. Pode haver diferença no chicote. Olhar os números dos pinos para ver se coincidem.
Existem esses módulos, pelo menos os de final 683 e 233, originais, em concessionárias.
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
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