Luz de marcha ascendente - ajuda.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.
Por isso que eu sempre digo para nos dizer se teve manutenção recente. Se algum sintoma ocorre após alguma manutenção recente, certamente essa manutenção gerou o problema.
Só para constar, um amigo com Monza Club 94, que instalou painel digital, depois de um tempo ao acelerar o carro mesmo parado o conta giros ficava maluco subindo bem mais do que o normal. Ao andar com o carro, a velocidade indicada era maior e muito do que o correto.
O defeito era do aterramento do sensor de velocidade, que vai na carcaça do alternador que quebrou o fio. Restabelecido a conexão o defeito no PD foi sanado.
Abs,
Carlos Freire
Só para constar, um amigo com Monza Club 94, que instalou painel digital, depois de um tempo ao acelerar o carro mesmo parado o conta giros ficava maluco subindo bem mais do que o normal. Ao andar com o carro, a velocidade indicada era maior e muito do que o correto.
O defeito era do aterramento do sensor de velocidade, que vai na carcaça do alternador que quebrou o fio. Restabelecido a conexão o defeito no PD foi sanado.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Modelo: - SELECIONE --------
Falando em painel digital, me deu vontade de procurar um e instalar por conta própria! Tem muito material para ajudar a instalar.
A propósito, o sensor de velocidade é o mesmo do analógico?
A propósito, o sensor de velocidade é o mesmo do analógico?
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
O sensor de velocidade não tem nada a ver com tipo de painel, IE, combustível ou cilindrada do motor. Tem a ver com câmbio. Então para todos os Monza com câmbio manual tem que ser de 8 pulsos e com câmbio automático deve ser de 13 pulsos.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
Na grande maioria das vezes é isso, mas infelizmente tem pane que escolhe hora pra se manifestar, só pra confundir a gente.Se algum sintoma ocorre após alguma manutenção recente, certamente essa manutenção gerou o problema.
Eu ia viajar, meu Monza tava com um pequeno vazamento de água, por uma também pequena fissura em uma das mangueiras (aquela que tem 3 pontas, e uma delas pega no coletor de admissão). Embora eu já estivesse rodando há alguns dias assim, achei melhor mandar trocar.
Eu não troquei eu mesmo porque não queria sujar as mãos.

Qdo terminaram o serviço, completaram a água e não tiraram o ar do sistema.
Resultado: logo ao ligar o motor o eletroventilador do radiador entrou e não saiu mais.
Avisei os caras, 'ensinei' como tirar o ar e tudo voltou ao normal.
No dia seguinte, na estrada, ou motor deu um pipoco e morreu. Não queria pegar mais. Pensei, claro, que os caras tivessem feito alguma cag@#a.
Pensei até em junta de cabeçote queimada.
Na verdade, como pude constatar dois meses depois, quando o Monza apresentou o mesmo sintoma, no mesmo lugar, em outra viagem, que o problema era o módulo HEI.
Qdo a coisa foge do 'normal' fica difícil.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza GL
- Ano: 1995
Ola.Luiz Carlos (Rio) escreveu:...depois, quando o Monza apresentou o mesmo sintoma, no mesmo lugar, em outra viagem, que o problema era o módulo "HEI".
Abs
Vc trocou o modulo simplesmente?
Olha...
Queimei 2 numa mesma viagem, o segundo mecânico que me socorreu, assim que comentei que já tinha trocado o módulo 60km atrás, ele falou, então teu REGULADOR DE VOLTAGEM está mau... (depois ele testando, picava nos 20vlts o meu) (modulo H.E.I. vai para o pau)
Mede isso bem com o motor na lenta e acelera, não pode subir quase nada dos 13.7 ou 13.8volts/dc que tiver na lenta.
Segundo eu soube, máximo 14,5 vts em "alto" giro...
("*" - Multimetro nos polos da bateria para medir)
Jocelei Gonçalves
Taquara-RS
[email protected]
Chevrolet Monza GL 95/95 2.0 E.F.I. 110CV Gasolina Bordô 4pt - Ar - Direção - Vidros, travas e mala elétricos - Volante regulável - Etc
Monza SL 88/88 1.8 Alcool 2pt Branco viewtopic.php?f=33&t=12141&start=175
Taquara-RS
[email protected]
Chevrolet Monza GL 95/95 2.0 E.F.I. 110CV Gasolina Bordô 4pt - Ar - Direção - Vidros, travas e mala elétricos - Volante regulável - Etc
-
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza GL
- Ano: 1995
Sensor de velocidade no alternador?Carlos A. Freire escreveu:Por isso que eu sempre digo para nos dizer se teve manutenção recente. Se algum sintoma ocorre após alguma manutenção recente, certamente essa manutenção gerou o problema.
Abs,
Carlos Freire
Tem certeza?
Eu acho que não é por ai... (aguardo citações dos colegas)
Jocelei Gonçalves
Taquara-RS
[email protected]
Taquara-RS
[email protected]
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Em todo Monza EFI o sensor de velocidade tem o fio do aterramento desse sensor na carcaça do alternador, como mencionado acima e em muitos outros tópicos aqui sobre esse tema.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SR (Nível 4)
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
Jocelei, pode acreditar no que o Carlos Freire falou. Realmente o aterramento do sensor de velocidade dos EFI é na carcaça do alternador, por ser o caminho mais curto. Nada impede que seja feita na carroceria do carro ou na carcaça do motor, mas o convencional é que seja na carcaça do alternador. Muitos eletricistas ao fazerem manutenção no alternador se esquecem de ligar este fio de aterramento do sensor de velocidade, daí as zebras que aparecem.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE