Marcador de combustivel oscilando,mal de monza?
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Marcador de combustivel oscilando,mal de monza?
Alguem sabe o modelo do capacitor ultilizado para correção deste problema?
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
André, como disse o Carlos Freire:casanova escreveu:Alguem sabe o modelo do capacitor ultilizado para correção deste problema?
Sendo que, a unidade do capacitor, é 3300uF (Micro Farad) e a tensão 25V.Carlos A. Freire escreveu:Cesinha,
disse que 90% de Monza tem problemas com a bóia de combustível.
Por conta da contrução do tanque do Monza, que é comprido e baixo, quando o nível do combustível está baixo ele fica se movimentando muito dentro do tanque, causando a instabilidade no marcador. Diferente do tanque do Chevette, que é alto e curto. Lembro que o fusca que não tem o marcador eletrônico, também há grande variação do ponteiro, quando está com nível baixo. Amigos meus que tiveram Fusca e costumavam andar na "help", sabiam que ainda tinha combustível por conta dessa variação. Nos anos 80 tive 4 Passat TS, onde 2 deles me deu problemas com a bóia, e olha que eram gasolina e relativamente novo para época. Um deles acabou combustível subindo a serra, na Imigrantes. Estava marcando 1/2 tanque. Tive 3 Fiat 147 que um deles também tive esse problema. Amigos meus que Tiveram Voyage também tiveram problemas. O Santana do meu tio foi outro caso. Nos 3 Monza que tive, apenas o 87 (álcool) me deu problema. O 91 e o 96 que está comigo a 11 anos e com 222.000km não passaram por problemas com marcador ou bóia, a não ser que estiver com 1/4 de combustível no tanque, que vai variar mesmo como já foi relatado.
Caso queira diminuir a variação desse marcador de combustível, pode adicionar um capacitor eletrolítico de 3300/25V junto ao marcador. Essa adoção do capacitor já foi mencionado neste fórum há muito tempo e com bons resutados de que aplicou.
Como não ando com menos de 1/4 de combustível no tanque, essa variação não me incomoda. Para mim 1/4 já considero como "help". Mas mesmo tendo a variação, com carro parado a marcação deve ser correta, caso contrário deve reparar o erro do marcador ou da bóia.
Abs,
Carlos Freire
Abraços!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
-
O problema realmente é este capacitor que falta no painel ou o problema é a boia hahaha fui falar com meu pai pra pegar R$ pra ir comprar o capacitor o véio falou jaja tu tais com o tanque do carro andando por ai tem que ver se realmente o problema é causado pela falta deste capacitor
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Casanova pelo que entendi a dica do Freire nao é a questao da falta e sim de um complemento... o uso dele retarda a oscilacao da voltagem que vai pro manometro. o capacitor absorve a oscilação e joga de forma mais "tranquila" tipo de um filtro de tensao. acho que é isso a funçao dele no sistema ali.casanova escreveu:O problema realmente é este capacitor que falta no painel ou o problema é a boia hahaha fui falar com meu pai pra pegar R$ pra ir comprar o capacitor o véio falou jaja tu tais com o tanque do carro andando por ai tem que ver se realmente o problema é causado pela falta deste capacitor
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
Rafaelo escreveu:Casanova pelo que entendi a dica do Freire nao é a questao da falta e sim de um complemento... o uso dele retarda a oscilacao da voltagem que vai pro manometro. o capacitor absorve a oscilação e joga de forma mais "tranquila" tipo de um filtro de tensao. acho que é isso a funçao dele no sistema ali.casanova escreveu:O problema realmente é este capacitor que falta no painel ou o problema é a boia hahaha fui falar com meu pai pra pegar R$ pra ir comprar o capacitor o véio falou jaja tu tais com o tanque do carro andando por ai tem que ver se realmente o problema é causado pela falta deste capacitor
Então nem mesmo assim significa que o ponteiro vai se aquietar ou vai ficar pulando ainda?
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
vai diminuir a sua oscilação na leitura vai ajudar sim. vamos imagirar que tu mexe a vara da boia sem o capacitor o valor lido pelo marcador será praticamente imediato. se tiver o capacitor apropiado tera um delay(atraso) desde a hora que tu mexeu na aste ate marca o valor no marcador.
vai continua funcionando normalmente marcando correto apenas de forma mais tranquila. é valido sim sua instalação
vai continua funcionando normalmente marcando correto apenas de forma mais tranquila. é valido sim sua instalação
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
É exatamente como o Rafaelo e o Leocastro disseram. O capacitor é um artifício para diminuir a oscilação do ponteiro de combustível, quando o veículo estiver em movimento. Ele não vai corrigir problemas com marcação incorreta da bóia ou do marcador do painel. Ele vai deixar o ponteiro agir de forma mais lenta. Esse capacitor não faz parte do circuito do painel do carro. Terá de ser adiconado. Mas é como eu disse... não ando com o carro com menos de 1/4 de combustível no tanque. Então, essa oscilação não me incomoda, por isso não fiz nada em meus Monza para minimizar esse sintoma. Todos os Monza que tive e o que tenho hoje, sempre marcaram corretamente, e a oscilação é com carro em movimento com pouco combustível.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
O capacitor, é um componente eletronico que tem a capacidade de armazenar tensão. ocorre o seguinte, quando a boia está na posição X, ela fornece um valor de tensão Y pra o marcador. Quando o valor X (Lido pela boia) é alterado rapidamente (o balanço do combustível no tanque), o valor Y consequentemente será alterado, só que, ocorre o seguinte, quando o valor for maior, primeiro, o capacitor irá carregar, não passando a tensão diretamente para o indicador, e, quando o valor diminuir, o capacitor irá descarregarr, porém, de forma lenta, assim, a tensão fornecida irá reduzindo gradativamente. Ele funciona como um "AMORTECEDOR" no sistema.
Na indústria, é utilizado capacitores de forma parecida, para compensar oscilações na rede elétrica, e reduzir o fator de potência http://blog.engeletrica.com.br/category ... capacitor/, são os chamados Banco de capacitores.
Na indústria, é utilizado capacitores de forma parecida, para compensar oscilações na rede elétrica, e reduzir o fator de potência http://blog.engeletrica.com.br/category ... capacitor/, são os chamados Banco de capacitores.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990