Quando trocar a correia dentada??

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Quando trocar a correia dentada??

Mensagem não lida por waldir »

Amigos,
Toda essa discussão é um aprendizado, é uma somatória de conhecimento e experiências, e que é a riqueza deste forum.

Fiquei encucado com o video do Diego onde mostra e correia flambando que "sugere" ao leigo como eu que
ela não está tensionada devidamente e que a medio prazo ocasionaria um desgaste prematuro.

Por outro lado, entendi (não sei se é o correto) que o esticador é dinâmico e corrige sozinho a tensão (?!)
diferindo do tensor do 95 que é estático (ou semi-estático com pequena variação).

Permaneço com a dúvida: a 'flambagem' da correia é normal?
Se movimentar a bomba, eliminará a flambagem?

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

waldir escreveu:Fiquei encucado com o video do Diego onde mostra e correia flambando que "sugere" ao leigo como eu que
ela não está tensionada devidamente e que a medio prazo ocasionaria um desgaste prematuro.
Waldir, tambem me chamou a tensao por estar folgada desse jeito, nao é normal. nao desse jeito um pouco é normal. a deflexao ali ta muito acentuada podendo ate pular dentes em determidada situação como ele mesmo disse que mexeu a engrenagem no virabrequim e esticou a correia nesse ponto. o meu antigo 1.6 que nem tensor tem a correia nesse ponto ficava reta na lenta e balança bem pouco em aceleração ou nao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Marcel Murai
MODERADOR
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Não sei mas esse negócio de "flambar" pode ser a correia. Eu experimentaria uma de outra marca antes de mais nada.
Nos AP o ponto de tensao certo voce torce a correia, se ela virar mais que a metade ta frouxa. hehe
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Ano: 1994

Mensagem não lida por dutra s a »

seguinte : meu mecanico e eu concordamos com prof carlos freire pela questao em que ele segue sobre as recomendaçoes de fabrica assim aqui ditas e tambem recomendadas,e tambem com o rafaelo sobre a questao de se ter varias formas de trocar a correia para uma finalidade e tambem pelo fato em que ele (rafaelo ) nao mexe na bomba.
pois bem.como carlos mencionou a do monza e filiados 96 em diante a bomba é fixa e o tensionador faz o resto e nos modelos ate 95 se deve tambem fazer o ajuste de tençao com a bomba ,más,meu mecanico e eu ja pegamos umas pinças (dor de cabeça ) de motores em que foi feito a regulagem com a bomba e lhes falo, nos nao aconselhamos fazer a regulagem pela bomba por razoes de vazamentos ,pois os tensionadores de qualidade ja fazem esse ajuste em diversas nessecidades de trabalho do motor.
no meu mesmo todas as trocas de correia e tensor nao houve nessecidade de mexer na bomba e ate hoje nao faz nehuma zueirina se quer e a correia sai quase em estado de nova,a flambagem como foi descrito neste forum é normal mas bem pequena ,no meu mesmo mal da pra perceber,quando faço a troca de correia e tensor ja verifico isso.
bom em relaçao as marcas ,ja usei correias originais gm ,gates e goodyear numca tive problemas os tensionadores nao me lembro agora as marcas mas sempre usei ou gm ou primeira linha ,e sempre se é aconselhado pelo fabricante de correia se trocar a correia e tensor ao chegar 50 a60mil km rodados,existem marcas que recomendam ate 250 mil km (na embalagem vem especificando)(eu ja troco com 40 a 45 mil,com isso nao se brinca :smt018 )agora da marca dayco numca usei mas meu mecanico ja teve muita dor de cabeça com elas na epoca de competiçoes em niveis gerais de categorias em interlagos como inspetor de provas e na oficina a gente avisa sobre dayco
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder