rafamts escreveu:Desculpem a pergunta que pode ser idiota, mas fiquei com uma dúvida. Dá para fazer a troca dos tuchos sem ter que retirar a correia dentada e mexer na polia?
Rafael, é possível sim.
1- Precisa-se tirar o protetor de polias ao lado do carona.
2- Virar a roda totalmente para a direita
3- Tirar as velas de ignição para aliviar a pressão
4- E movimentar com o esforço a partir da polia do virabrequim
Vide os passos 5, 6 abaixo
Penso que virar (o conjunto devido a correia posicionada) a partir do comando de válvula com a chave conforme o Michael explicou
é muito esforço no comando, ou seja, há a pressão das molas nos balancins e nos cames e ( + ) o giro do virabrequim, embora reduzido
com as velas retiradas. É mal negócio virar pelo CV.
Em duas pessoas, enquanto uma vai virando o virabrequim, a outra olha em cima se o came ficou de costas ao balancin/tucho a ser removido.
5- antes de iniciar o processo de trocas, coloque o motor em PMS checando com um chave de fenda comprida(um palmo) o primeiro pistão.
Com isso as polias estarão sincronizadas.
6 - Seria interessante tirar a capa do distribuidor e gravar na memória ou em foto, ou em desenho o posicionamento do cachimbo
7 - É nessa posição que deve ser finalizado para dar a partida: 1º e 4º pistões em PMS, cachimbo na posição inicial
A outra alternativa para ajudar na finalização, ou seja, verificar se a sincronização da polia do virabrequim e do Cõmando de válvula
estaria corretamente posicionado para a partida, teria que ser retirado no mínimo a capa plastica da Correia Dentada e para ela sair
há que se retirar o esticador da correia do alternador, a correia poli V. E checar se a marca da polia do CV está correspondendo ao vertice do V
na chapa protetora traseira da Correia dentada e o 1º pistão em PMS
Muita hora nessa calma e muita calma nessa hora e boas viradas no virabrequim e não esqueça de obstruir os furos para não engolir a escora.
Abs
waldir
Todas opiniões e dúvidas serão bem vindas para o aprendizado.