queima do modulo hei

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: queima do modulo hei

Mensagem não lida por waldir »

Rafaelo escreveu:ate os 80° é seguro Waldir, foi com dissipador ativo que conseguiram?
Isto mesmo Rafaelo, foi com dissipador ativo.

Com o passivo sob o capuz ele fica de 60 a 78ºC
Com ativo de 120mm dentro do capuz fica entre 58 e 68ºC

E com ativo na churrasqueira (de 70mm) fica em 30 a 35ºC. Não medi com o cooler desligado, mas estimo que não passe de 40ºC

Como eu disse antes, se a voltagem for abaixo de 14.5V + os 80ºC irradiado para o Hei não será problema. Está aí o meu Marelli de 4 anos, o GM do Carlos, os Delphi's e os MTE's e até Xing-lings de boa cepa que não me deixam mentir :D
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

ah sim, estando abaixo dos 80° nao vao ter problemas mesmo, e a tensao idem.

sim, ja tinha comentado isso, que o problema nao é a marca, e sim a codiçao de trabalho dessa peça... claro, ela sendo de marca a durabilidade é sempre maior pq tem mais tolerancia. agora em um ambiente ideal como voces tao querendo fazer ate mesmo um 2° linha vai sobreviver por muito mais tempo.

o HEI junto a bobina plastica multiplica muito a tensao de entrada, dae qualquer decimo a mais na tensao do alternador é um risco queimar o HEI em condiçoes nao apropriadas como é esse que vem de fabrica.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Ulisses Junior
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Ulisses Junior »

Amigos monzeiros, boa tarde a todos. Gostaria de saber se existe alguma dificuldade ou segredo para se fazer a troca do modulo HEI, pois já estou calejado com queimas do mesmo. Troquei o meu a pouco tempo, porem vou fazer uma viagem um pouco longa e gostaria de levar comigo uma peça de reserva para o caso de ocorrer um imprevisto. Não quero correr o risco de ficar na estrada por causa disso. Agradeço se puderem me auxiliar nessa duvida.

Abraços a todos

Att, Ulisses Junior
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bem simples... Solte a tampa do distribuidor e o módulo HEI já estará visível. É fixado ao corpo do distribuidor por 2 parafusos de cabeça sextavada (não me lembro a medida, mas deve ser algo como 1/4 ou 6mm). Nele vão dois conectores externo e 1 interno.
Recomenda passar pasta térmica. Também é recomendado usar uma peça de boa qualidade como por exemplo o original GM ou Delphi.

Se no seu caso está tendo problemas com esse componente, recomendo verificar a causa e fazer o reparo correto.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Ulisses Junior
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Obrigado pela resposta Carlos. Se possivel me tire outra duvida. Quando ocorre a queima do modulo HEI , ao dar a partida não chega faiscas nas velas, correto???
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

São vários os sintomas causados pelo HEI, até excesso de combustível no TBI, para você ter uma ideia.
O mais comum é não ter faísca nas velas. Mas tome cuidado, muitos dos defeitos com esse sintoma o causador é a bobina impulsora, que fica junto com módulo HEI e, essa bobina costuma causar defeitos de forma intermitente. Muitos reparadores culpam o HEI sendo o causador é a bobina impulsora. Por isso é importante verificar na falta de faísca nas velas, se tem ou não sinal de rotação do motor chegando no ECM.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Ulisses Junior
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Valeu pelas preciosas dicas Carlos. Fiz todos os reparos necessários quando o modulo HEI queimou. A causa era o regulador de voltagem. Já aproveitei e mandei trocar bobina impulsora, rotor, tampa do distribuidor, velas e cabos. Agora esta tudo redondinho. Mas como se diz, gato escaldado tem medo de água fria né? hehehe. Por isso vou comprar um modulo HEI pra deixar de reserva no caso de algum imprevisto.

Grande abraço parceiro.
Ulisses Junior
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Bom dia amigos monzeiros. Na semana passada troquei velas e cabos do meu possante. Coloquei ambos da marca bosch. Porem os cabos tem escapado das velas com facilidade. Alguém tem alguma ideia do que pode ser. Já retirei e encaixei todos novamente mas o problema continua. Sera que pode ser defeito nos cabos. Agradeço se os amigos puderem me auxiliar nessa duvida.
Responder