Monza Classic SE MPFI 1993

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Robson Lott
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Re: Monza Classic SE MPFI 1993

Mensagem não lida por Robson Lott »

Leocastro escreveu:Continua com poucas fotos!
kkkkkkk, façamos assim, eu instalo o Cruise Control pra vc, funcionando, tudo certinho, e, vc dá uma faxina dessa no meu Classic, que acha?!
Que maneeeeee poucas fotos, pow!!! hehehehehe!!! Eu n tava dedicado ao Monza, deve ter sido por isso!! kkkkkk!!!!

Opa! Acho que temos um trato, hein!??!?! Esse lance da faxina, só não tirei fotos, pois eu mesmo estava com a câmera enquanto a família tirava uma Siesta... :smt015

Mas foi legal... escorriiiiiiiiiiaaaaaaa suor enquanto eu usava uma vassoura de piaçava sob o calor natalino de 2014 em MG! heheheheh!!!

Abraços!!!!!
RBMartins escreveu:Robson, com relação as telas, veja este link, aqui tem umas sugestões de como vc pode fazer pra recupera-las: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 7&start=30

Com o número do motor, por causa desse problema que eles estão alegando, e já que o antigo dono diz que estava tudo certo, ao invés do decalque feito com lápis, tente levar um laudo tp o da Supervisão que lá eles tiram FOTO do número, aí não tem o que discutir estando tudo certo como o o ex dono dele te afirmou

Ah, e com relação ao consumo dele, a coisa mais elementar que esqueci de te falar ontem, veja o estado em que se encontra a tampa do tanque de combustível, as vezes a borracha dela está ressecada e com o calor a gasolina evapora toda do tanque, pois ela não consegue mais vedar a saida do vapor... pensa que não mais se ela estiver ruim qualquer carro começa a gastar como V8 desregulado por isso kkkk....

abraço !
Poxa, cara... obrigado pelas sugestões e pelo link do catálogo q vc encontrou! http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 20&t=32189 sobre o Espelho Fotocrômico que era um opcional! :smt020 Assim fico menos chateado!!!

Sobre o problema do motor, tenho novidades no Apêndice que tenho que redigir! Hahahahahah!!! :smt005 Mas adianto que não é nada demais, simplesmente em Belo Horizonte tivemos o mesmo problema e foi isso HOJE! :shock: Mas já contactei o ex-dono e ele ficou surpreso, porém não tá (ainda) caindo fora, né... espero que isso não seja uma dor de cabeça...

Tenho o laudo da vistoria do Detran digitalizada, talvez seja também uma prova da Polícia Civil de que o carro teve esse status hoje...

Ótimo sobre a tampa! Ela ainda é orginal e passível de estar ruim mesmo........ mas acho que tem mais algo ai sobre saporra de consumo, viu.......... como comentei, tem-se as falhas e tem-se o lance de eu achar ele meio "pesadão" pra segurar velocidades, sabe... não comentei no "livro" acima, mas achei isso dele meio pesado, como se tivesse realmente que se necessitar pisar mais pra segurar velocidade... pode até mesmo ser pastilhas/discos com atrito com o freio liberado, pq não!? Tava tão quente!!!!! heheheh!!

Abraços!!!!

Robson Lott
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Re: Monza Classic SE MPFI 1993

Mensagem não lida por RBMartins »

chateado por causa de um espelho ?????
cara vc é a prova viva da propaganda do Primeiro Classic que saiu que "Poucos tem o que muitos desejam", e outra, esse espelho véio ai procurando vc encontra num desmanche e põe nele depois sem complicações :D

voltando no consumo, vc já chegou a analisar a bomba de combustivel dele ? pressão errada na bomba tbm deixa o carro fraco, no primeiro Santana que eu tive, quando a bomba estava prestes a queimar o carro tbm começou a ficar amarrado pra andar e gastar mais, qdo foi trocada voltou ao normal....
e, cara outra coisa que pode deixar o carro amarrando pra andar é valvula presa mas daí é só abrindo o motor pra saber, veja tudo o que falei antes, além de checar todos os sensores da injeção, tomadas de vácuo (se tiverem, não manjo dessa LE-Jetronic), ponto, sincronismo, velas e cabos, distribuidor, bobina, etc...
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
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Robson Lott
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Re: Monza Classic SE MPFI 1993

Mensagem não lida por Robson Lott »

Olá Martins,

Imagina, cara! hahahaha!!! Não é bem assim, é um Monza 1993 com seus 21 pra 22 anos de uso "normal"... ou seja, algumas coisas preservadas, porém algumas não. E pra ajudar, umas dorezinhas de cabeça pra resolver... :(

Sobre o consumo, não foi monitorada a pressão/vazão/estanqueidade da bomba não... e ela é de 3 BAR, tem que estar dentro dos padrões mesmo!

Sobre o lance da válvula, se eu abrir a tampa do comando, tem como ver/saber ao girar com a mão a polia?

O teste dos sensores foi feito, menos o de temperatura. As tomadas de vácuo, eu mesmo olhei algumas e detectei uns vazamentos, mas ainda não fiz o teste com o motor ligado e "benzer" o motor com uma fumaça de incenso! kkkkkkkk!!! O ponto foi conferido, sincronismo idem. No livrinho acima eu citei sobre velas e cabos, distribuidor e sua tampa e o rotor - este que desconfio não estar trabalhando bem, já que apresenta uma fissura em sua "resina" de resistência.

No mais, agradeço bastante sua revisão nesses pontos. Vou anotá-los pra re-checar ao voltar pro Brasil!

Um abraço!!!

Robson Lott
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Re: Monza Classic SE MPFI 1993

Mensagem não lida por Robson Lott »

Apêndice! hehehehe!!!

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NÃO!!!!!! NÃO APENDICITE!!!!

hehehehe!!!

- Porém sem fotos... :(

Fui embora de Uberaba pra ir até São José do Rio Preto pra visitar mais parte da família. De lá pegamos um ônibus pra Guarulhos e de lá fomos de volta pro Ecuador, afinal o conto de fadas tinha-se terminado...

Agora é questão de voltar pra vida real, chegar à Quito, resgatar o Volks velho e ir pra Cuenca de volta.

Que diferença! Claro que deu saudades de todos e... DO MONZA! A questão de serem carros parecidos em dirigibilidade jamais tapou a característica elegante externa e interna do Monza, mesmo o Golf sendo um carro "moderninho" demais! hehehehee!!! A "unica" coisa boa do Golf era o som, que FUNCIONA! hehehehe!!

A viagem de Quito à Cuenca tem 450km sobre os Andes. Então, como havia uma carga de cansaço nas costas, fizemos em 2 partes, dormindo em um hotel na cidade de Riobamba. A "la avenida de los volcanes" ficou pra trás e nem sequer reparamos novamente nos lindos vulcões da rota. Mas chegamos a Cuenca com um gostinho de estar "em casa" novamente, por incrível que pareça. E um outro gostinho: de que em breve estaremos de volta a nossa terra querida onde estão nossos verdadeiros amigos, nossa família e O MONZA! hehehehehe!!!

Pois bem... limpando as lágrimas, deixo aqui postado que, enquanto estou aqui, meu pai ficou de tratar do Monza. Ele levou ao mecânico em Uberaba para ver qual seria o problema do amortecedor que estourei. E minha mãe aproveitou o "orçamento" pra me dar de presente de aniversãrio um kit de amortecedores Cofap novinhos + periféricos (coxim, rolamento, coifa, etc...)... tudo pra deixar pelo menos essa parte do Monza mais nova! :)

Assim que feito o serviço, no qual não pude saber ainda o que realmente foi trocado/feito (to aqui coçando! hehehehe), meu pai pegou o Monza e foi pra Belo Horizonte. Lá, de posse de uma procuração que fizemos, ele ia no dia seguinte fazer a vistoria pelo Detran de lá pra por no meu nome, porém endereço do meu pai em BH.

Só que (mais uma vez), como nem tudo são flores. Meu pai comentou que mesmo bastante quente o clima, ele percebeu o motor bastante quente e a ventoinha armando com muita frequência.

Chegando em Belo Horizonte, no dia seguinte, na 1a tentativa de tentar vistoriar/transferir o carro no Detran sem sucesso por conta do problema do extintor e do DPVAT/Licenciamento 2015 não terem sido pagos, ... tivemos um problema com um superaquecimento com o Monza. Faltando alguns quarteirões pra chegar em casa (coisa de 5 minutos), meu pai ligou o ar condicionado pelo calor. Em seguida, viu no painel que a temperatura tinha disparado ao vermelho, mas insistiu em chegar até em casa, devido ao risco de ficar na rua e ser mais complicado.

Ao chegar na garagem, desligou o ar condicionado e com o motor em marcha lenta, me disse que a ventoinha estava "ainda" na 1a. velocidade e resfriando vagarosamente o motor. Ao chegar em uma temperatura que fez a ventoinha desarmar, esperou mais um minuto e desligou o carro.

Depois de uma hora, ele resolveu ver o estado da merd@ acontecida... Abriu o reservatório de água/aditivo do arrefecimento e não viu nada... disse que tava dando até eco! Entraram nada mais que 9 garrafinhas de 500ml... :( Deu a partida e o carro funcionou perfeitamente. Inclusive com a ventoinha armando, PORÉM com um vazamento na parte de tras do motor, no qual meu pai não conseguiu ver a origem...

Ou seja, mais uma coisinha pra cuidar do carro...

Meu pai precisou se ausentar por 4 dias, e deixou o reservatório cheio novamente com a tampa entreaberta. Depois dos 4 dias, ao ver novamente como ele deixou: surpresa!!! A água tava lá exatamente no nível que ele deixou antes.

Então não cheguei a conclusão nenhuma! :lol! A água não pingou pq provavelmente o buraco se fechou com o resfriamento do motor durante os dias. Então é questão de ver realmente com um instrumento de medir/aplicar pressão no sistema aonde o vazamento está.

Na segunda tentativa de levar o carro no Detran (ontem), meu pai completou mais um pouco de água pra deixar bem cheio e foi fazer os procedimentos. - Sem sucesso novamente! Foi um farol de neblina que não acendeu, o extintor BC dentro da validade não é aceito em transferências/vistoria e uma chave de roda que DESAPARECEU! :(

Ah, e o mais importante: na hora de tirar o decalque o vistoriador ja viu q tinha coisa errada. O padrão nacional tem 2 letras e 7 digitos. No monza tem-se: DT3500RS - no decalque - não eh de fabrica (Motor original seria 20LE31001518)
Vi em sites que há as siglas DA, DJ e DF para as remarcações por algum motivo, e no final a sigla RS q é do estado. Mas DT não encontrei nada!!!
Deveria ter registrado no documento (CRLV) o processo de regularização do motor ou o próprio numero novo.

Então pra regularizar, o Detran precisa receber uma microfilmagem do processo de regularização do motor (chamado de DA - Decisão Administrativa) pra liberar a vistoria e colocar o novo numero no novo CRLV. Então como não apresenta e no compoutador não consta nada sobre esse numero novo, tem q trazer a microfilmagem do processo.

O lance tá pendente. O ex-dono ia conseguir o laudo de vistoria anterior (emitido em Maio-2014 quando o carro foi pro nome do pai pra ele) no Detran da cidade de jurisdição e lhe solicitei essa microfilmagem do processo. A conversa foi tranquila, apesar de ele não ter conseguido entender o porque (mto menos EU!) e que o carro nunca teve o motor trocado, etc.

O lance é que não quero ter o custo disso. O recibo tá vencendo (dia 18/01/15) e se ele - ex-dono - não conseguir essa microfilmagem, não quero pagar a multa do recibo vencido, tampouco um outro motor (usado/novo)...

vcs tem alguma sugestão de como continuar abordando essa questão com o antigo dono sem que ele fique ARISCO com esse assunto? Ele chegou a citar a devolução do carro e dinheiro de volta, mas todos nós sabemos que essa não seria a alternativa mais em conta e mais flexível. Talvez a ÚLTIMA, mas não a menos impactante... todos sabem dos porquês! hehehehe!!!
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Leocastro
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Re: Monza Classic SE MPFI 1993

Mensagem não lida por Leocastro »

Eu pediria ele uns 3000 pila e já ia de parcial ai! Animaria comprar o Flex e rodar no alcool?
Atual: Astra G 2002 CD
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Re: Monza Classic SE MPFI 1993

Mensagem não lida por José Leal »

Robson, primeiramente parabéns pelo carro. Realmente lindo.
Não sabia que o Monza Classic teve ABS. Achei que era somente o Hi-Tech.
Sobre o conector azul perto do MAF, parece ser original, pois o isolamento do chicote parece inteiro.
Sobre o número do motor e o posicionamento da resistência da ventoinha, será que não houve alguma batida séria nesse carro, a ponto de terem que trocar o motor? E ao remontar a ventoinha, colocaram o resistor no lugar errado? Quando fui transferir o Monza para meu nome, o número do motor tb tava errado. Mas, no caso, no bloco ainda mantinha o número "B20NZ...". Fui lá, comprei uma NF do bloco com esse número e legalizei o motor. Já sobre o consumo, de fato, com o acréscimo de álcool na mistura, piorou muito o consumo. O MID aqui, ficava em 0,5l/h, piscando 0,6l/h. Hj fica em 0,7l/h e muito raramente pisca 0,6l/h.
Já o vazamento de água, pode ser aquele cano plástico porcaria, que a GM insiste em usa-lo até hj em seus motores.

[EDIT]A idéia de um parcial, dada pelo Leocastro é uma boa. Mas eu sugiro um para rodar na gasolina mesmo. Se for para rodar no álcool, teria que encontrar bicos compatíveis com essa IE. Talvez os do Ômega álcool servem. Mas acha-los é que seria um parto. E retrabalhar os bicos originais não é uma boa...
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
RBMartins
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Re: Monza Classic SE MPFI 1993

Mensagem não lida por RBMartins »

Robson, eu esperaria o antigo dono te enviar a papelada da vistoria feita ano passado, mas ficaria no pé dele pra entregar-lhe isso pra ontem, pra não ter o problema com a multa de transferência... agora mesmo ele afirmando que o carro nunca ou teve o motor trocado, acho que ele pode afirmar por ele, mas e com relação a quem foi dono antes desse carro chegar na familia dele ?
para tirar essa duvida, certa vez o Shequoo falou em um tópico que vc consegue no detran puxar uma certidão que vai ter todo o histórico do carro, tente se informar melhor com ele sobre como obte-la para voce tirar essa dúvida (vou ver se consigo localizar esse tópico e te mando o link)

o vazamento por traz do motor tbm tive no meu GLS, e foi bem por causa do que o Zé falou, o cano que passa por traz rasgou e todo dia da-lhe 1 litro de água pra rodar com o carro...
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RBMartins
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Re: Monza Classic SE MPFI 1993

Mensagem não lida por RBMartins »

Achei:
S h E e Q u O escreveu: Você também pode obter junto ao Detran a chamada "Certidão de Histórico de Veículo", que deve custar cerca de R$30,00. Nesta certidão consta desde o primeiro proprietário e data da primeira venda até a situação do veículo nos dias de hoje (baixado, em circulação, financiado, arrendado, penhora, débitos, multas etc.). Mas lembre-se de que o Detran aqui no PR só funciona das 8h às 14h.
fonte: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=28653
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