Apêndice! hehehehe!!!
NÃO!!!!!! NÃO APENDICITE!!!!
hehehehe!!!
- Porém sem fotos...
Fui embora de Uberaba pra ir até São José do Rio Preto pra visitar mais parte da família. De lá pegamos um ônibus pra Guarulhos e de lá fomos de volta pro Ecuador, afinal o conto de fadas tinha-se terminado...
Agora é questão de voltar pra vida real, chegar à Quito, resgatar o Volks velho e ir pra Cuenca de volta.
Que diferença! Claro que deu saudades de todos e... DO MONZA! A questão de serem carros parecidos em dirigibilidade jamais tapou a característica elegante externa e interna do Monza, mesmo o Golf sendo um carro "moderninho" demais! hehehehee!!! A "unica" coisa boa do Golf era o som, que FUNCIONA! hehehehe!!
A viagem de Quito à Cuenca tem 450km sobre os Andes. Então, como havia uma carga de cansaço nas costas, fizemos em 2 partes, dormindo em um hotel na cidade de Riobamba. A "la avenida de los volcanes" ficou pra trás e nem sequer reparamos novamente nos lindos vulcões da rota. Mas chegamos a Cuenca com um gostinho de estar "em casa" novamente, por incrível que pareça. E um outro gostinho: de que em breve estaremos de volta a nossa terra querida onde estão nossos verdadeiros amigos, nossa família e O MONZA! hehehehehe!!!
Pois bem... limpando as lágrimas, deixo aqui postado que, enquanto estou aqui, meu pai ficou de tratar do Monza. Ele levou ao mecânico em Uberaba para ver qual seria o problema do amortecedor que estourei. E minha mãe aproveitou o "orçamento" pra me dar de presente de aniversãrio um kit de amortecedores Cofap novinhos + periféricos (coxim, rolamento, coifa, etc...)... tudo pra deixar pelo menos essa parte do Monza mais nova!
Assim que feito o serviço, no qual não pude saber ainda o que realmente foi trocado/feito (to aqui coçando! hehehehe), meu pai pegou o Monza e foi pra Belo Horizonte. Lá, de posse de uma procuração que fizemos, ele ia no dia seguinte fazer a vistoria pelo Detran de lá pra por no meu nome, porém endereço do meu pai em BH.
Só que (mais uma vez), como nem tudo são flores. Meu pai comentou que mesmo bastante quente o clima, ele percebeu o motor bastante quente e a ventoinha armando com muita frequência.
Chegando em Belo Horizonte, no dia seguinte, na 1a tentativa de tentar vistoriar/transferir o carro no Detran sem sucesso por conta do problema do extintor e do DPVAT/Licenciamento 2015 não terem sido pagos, ... tivemos um problema com um superaquecimento com o Monza. Faltando alguns quarteirões pra chegar em casa (coisa de 5 minutos), meu pai ligou o ar condicionado pelo calor. Em seguida, viu no painel que a temperatura tinha disparado ao vermelho, mas insistiu em chegar até em casa, devido ao risco de ficar na rua e ser mais complicado.
Ao chegar na garagem, desligou o ar condicionado e com o motor em marcha lenta, me disse que a ventoinha estava "ainda" na 1a. velocidade e resfriando vagarosamente o motor. Ao chegar em uma temperatura que fez a ventoinha desarmar, esperou mais um minuto e desligou o carro.
Depois de uma hora, ele resolveu ver o estado da merd@ acontecida... Abriu o reservatório de água/aditivo do arrefecimento e não viu nada... disse que tava dando até eco! Entraram nada mais que 9 garrafinhas de 500ml...

Deu a partida e o carro funcionou perfeitamente. Inclusive com a ventoinha armando, PORÉM com um vazamento na parte de tras do motor, no qual meu pai não conseguiu ver a origem...
Ou seja, mais uma coisinha pra cuidar do carro...
Meu pai precisou se ausentar por 4 dias, e deixou o reservatório cheio novamente com a tampa entreaberta. Depois dos 4 dias, ao ver novamente como ele deixou: surpresa!!! A água tava lá exatamente no nível que ele deixou antes.
Então não cheguei a conclusão nenhuma! :lol! A água não pingou pq provavelmente o buraco se fechou com o resfriamento do motor durante os dias. Então é questão de ver realmente com um instrumento de medir/aplicar pressão no sistema aonde o vazamento está.
Na segunda tentativa de levar o carro no Detran (ontem), meu pai completou mais um pouco de água pra deixar bem cheio e foi fazer os procedimentos. - Sem sucesso novamente! Foi um farol de neblina que não acendeu, o extintor BC dentro da validade não é aceito em transferências/vistoria e uma chave de roda que DESAPARECEU!
Ah, e o mais importante: na hora de tirar o decalque o vistoriador ja viu q tinha coisa errada. O padrão nacional tem 2 letras e 7 digitos. No monza tem-se: DT3500RS - no decalque - não eh de fabrica (Motor original seria 20LE31001518)
Vi em sites que há as siglas DA, DJ e DF para as remarcações por algum motivo, e no final a sigla RS q é do estado. Mas DT não encontrei nada!!!
Deveria ter registrado no documento (CRLV) o processo de regularização do motor ou o próprio numero novo.
Então pra regularizar, o Detran precisa receber uma microfilmagem do processo de regularização do motor (chamado de DA - Decisão Administrativa) pra liberar a vistoria e colocar o novo numero no novo CRLV. Então como não apresenta e no compoutador não consta nada sobre esse numero novo, tem q trazer a microfilmagem do processo.
O lance tá pendente. O ex-dono ia conseguir o laudo de vistoria anterior (emitido em Maio-2014 quando o carro foi pro nome do pai pra ele) no Detran da cidade de jurisdição e lhe solicitei essa microfilmagem do processo. A conversa foi tranquila, apesar de ele não ter conseguido entender o porque (mto menos EU!) e que o carro nunca teve o motor trocado, etc.
O lance é que não quero ter o custo disso. O recibo tá vencendo (dia 18/01/15) e se ele - ex-dono - não conseguir essa microfilmagem, não quero pagar a multa do recibo vencido, tampouco um outro motor (usado/novo)...
vcs tem alguma sugestão de como continuar abordando essa questão com o antigo dono sem que ele fique ARISCO com esse assunto? Ele chegou a citar a devolução do carro e dinheiro de volta, mas todos nós sabemos que essa não seria a alternativa mais em conta e mais flexível. Talvez a ÚLTIMA, mas não a menos impactante... todos sabem dos porquês! hehehehe!!!