José Geraldo Nunes escreveu:Wagner,
Após a troca da bobina impulsora do distribuidor, o consumo de combustível melhorou?
Aproveito a oportunidade para perguntar a quem puder responder, se defeito na válvula EGR pode influenciar para que apareça o codigo 42 (problema no circuito EST ou derivação) quando é feito a leitura através de scaner quando a luz de injeção fica ligada informando alguma avaria no sistema.
Olá José!
Positivo, visivelmente, pois o que acontecia. Com o mau funcionamento da bobina impulsora que manda tensão para o Hei e este envia um controle para a bobina gerando os pulsos elétricos para o distribuidor e dai para as velas para que haja a queima do combustível na hora exata. A bobina impulsora estando ruim não alimentava o Hei com a informação necessária para que este controlasse inclusive o consumo que aumentou muito, pois o carro ficou fraco e com isso normalmente se pisa mais no acelerador e consequentemente injeta-se mais combustível na hora errada da detonação, fazendo com que o carro engasgue adoidado! Após a susbstituição o sistema voltou a operar normalmente, inclusive diminuido o consumo.
Agora sei que o erro 42, que em outra(s) ocasião(ões), pode vir a informar um erro como se o HEI estivesse ruim, mas no meu caso foi a tensão errada gerada na bobina que fez com que o HEI falhasse, erro 42! Tanto assim que não troquei o HEI até agora, e tudo voltou ao normal. O Carlos Freire já havia me dito isto, que era uma informação imprecisa do sistema. Os sensores devem ser verificados um por um, embora no meu caso a bobina não seja um sensor, mas produziu erro.
Eu ainda não sei que válvula é esta, a EGR, se vc tiver uma foto agradeço.
Abs. a todos e um feliz ano novo! :smt020 :smt023