Página 8 de 9

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Enviado: 02 Ago 2009, 19:18
por José Leal
Marcell 500 EF escreveu:Mas josé, o Mille tem Computador de Bordo? Até aonde eu sei, não tem nada disto. O econômetro não mostra consumo instantâneo de combustível. Ainda assim, não tem nenhum mostrador numérico.
Realmente a minha frase ficou esquisita. Estava comparando a indicação do ponteiro, com a indicação de consumo instantâneo dos nossos CB.
Se eu bem entendi, tu quer dizer que o tempo do incremento da injeção não é instantâneo, ou seja, o carro demora a responder é isto? Pisa fundo que o carro responde na hora, bem antes do ponteiro começar a subir.
Eu lí acho que foi por aqui mesmo, que o ponteiro é "ligado junto aos bicos injetores". Então, acreditava que o funcionamento seria uma expressão real do tempo de injeção e obviamente mostrando o consumo instantaneo.

Então, no caso, o tal econômetro dos Uno, comparando com nossos CB, seria um mostrador de consumo médio? É isso mesmo?

Valeu por tirar minhas dúvidas :oops:

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Enviado: 02 Ago 2009, 19:52
por Marcell 500 EF
José Leal escreveu: Então, no caso, o tal econômetro dos Uno, comparando com nossos CB, seria um mostrador de consumo médio? É isso mesmo?

Valeu por tirar minhas dúvidas :oops:
Acho que é uma mescla de consumo médio e instatâneo. Mas mais para consumo médio.

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Enviado: 03 Ago 2009, 08:47
por rogertecmec
Bom, galera domingo liguei pro meu tio que mora no RS e perguntei pra ele sobre o ponteirinho do econometro, se ele notava se o ponteiro se movimentava muito conforme ele dirigia e ele respondeu que muito pouco. Inclusive ele já dirigiu monza e comentou comigo que lembrava do ponteiro do monza que ficava subindo e descendo. Ele me disse que quando levar o Palio pra fazer a primeira revisão ele vai perguntar como funciona o tal econômetro.

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Enviado: 18 Ago 2009, 20:31
por takeshita
a logica é: acelerar mais gasta mais. acelerar menos, gasta menos.

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Enviado: 18 Ago 2009, 22:12
por Marcell 500 EF
takeshita escreveu:a logica é: acelerar mais gasta mais. acelerar menos, gasta menos.
Não é somente isto.

Uma direção linear é a forma mais econômica.

Manter velocidade constante é a melhor resposta. Por exemplo, aquela acelerada na arrancada, que o giro sobre a 2.000rpm, é só disperdício. Pisar fundo vai puxar mais ar para ter mais força, então se for gentil e acelerar progressivamente vai se ter uma melhor economia.

No carro da empresa, a média que ele fazia era 9,2km/l, uma Dubló 1.3 Fire 16V com carga de 300 a 500kg, e andei 1 tanque exato me controlando para fazer desta forma linear e progressivamente, e a resposta:um consumo de 10,45km/l na cidade. Mesmo carro, mesma carga, mesmas condições. Acho que o ganho foi bem significativo. Depois voltei a andar sem me preocupar e voltou pra média normal, 9,3~9,5km/l.

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Enviado: 26 Ago 2009, 03:55
por alberto.rosa
Pessoal uma ajuda por favor para eu que sou leigo tentar entender como posso fazer para andar gastando menos. :idea:

Eu sempre anda tentando deixar o ponteiro de "econometro" nem sabia que esse nome existia...
embaixo, o maximo no azul, achei que teoricamente fazendo assim eu estaria gastando menos.
Se possivel, como ando so na cidade, de 2 ou 3 em subidas e devagar.

O que voces todos estao dizendo é que esse tempo todo eu andei gastando mais porque fui enganado pelo ponteiro? :shock:

Algumas vezes eu achei que tinha gastado menos andando de maneira diferente mas achei que era impressao minha. Notei tambem que se eu colocar o carro na banguela o ponteiro sobe um pouco e se em uma descida eu colocar uma 4ª por exemplo ele fica todo embaixo.
logicamente pense ique eu gastaria menos andando com ele engrenado do que desengrenado.

Me ajudem aí a entender tudo isso, meu Monza faz 6km/l nessa maneira que eu ando e eu achei que isso seria o normal dele mesmo.
Desde novembro de 2006 eu sempre andei assim :oops:

Me expliquem de forma fácil de entender qual seria a forma mais economica de eu poder andar.

Meu Monza-móvel é ano 86 a álcool e carburado (eu acho que deve ser por causa do ano).

Help... estou gastando muito a toa esse tempo todo. :smt010

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Enviado: 26 Ago 2009, 03:58
por alberto.rosa
Esqueci de dizer mais uma coisa: Quando estou dirigindo eu me guio nao é nem pelo velocimetro para saber em que velocidade estou se estou rápido, muito devagar...
O único ponteiro que eu olho no painel é o do "econometro".
Achei que se andar correndo mais posso até ter algum embalo para subir alguma ladeira (aqui em Minas e em especial na minha cidade tem muitas) eu gastaria mais do que se no meio do embalo deixasse de acelerar tanto e colocasse uma 2ª.

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Enviado: 27 Ago 2009, 14:43
por José Leal
Alberto, acredito que o consumo do seu carro está bom, pois como vc mesmo disse, sua cidade tem muitas ladeiras. Então, obviamente, vc vai exigir mais do carro, fazendo ele gastar mais.

Para maior economia, vc pode manter o giro baixo (até 2000) e só encostar o pé no acelerador, exatamente como o Marcell disse. Estou fazendo isso, e conseguindo médias interessantes no meu carro.