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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Enviado: 07 Jan 2014, 09:43
por Carlos A. Freire
A chapa de proteção traseira da correia dentada dos Monza e Kadett 96 é diferente dos modelos entre 89/95. Se são intercambiáveis, não tenho essa informação. É possível, mas tem que confirmar se onde fica o tensionador dos modelos 89/95 tem o local na capa.
A cobertura externa, nos modelos 96 não tem o local para a porca de 10mm que a fixa no tensionador.
Como correias e polias são diferentes, inclusive no tamanho da correia, não tenho informações se a troca de tensionadores daria curso para perfeito ajuste com correias diferentes.
Em manutenção na bomba d'água por exemplo, nos modelos 96 não é preciso soltar a polia dentada do virabrequim, pois a chapa tem abertura que passa pela polia.
No Monza 96 o tensionador fica na bomba de óleo e, na minha opinião é melhor, mais fácil de trabalhar e menos problemático que o tensionador dos modelos até 95, que apesar de "automático", tem que fazer o ajuste pela bomba d'água. Nos modelos tubarão com DH tem que soltar o suporte do alternador/DH para acesso da chave na bomba d'água, o que dificulta e leva mais tempo para manutenção.
Com relação ao bloco, creio não ter problemas. Como disse, no Monza 96 o tensionador é fixado na bomba de óleo. Já nos modelos entre 89/95 no bloco.
Abs,
Carlos Freire
Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Enviado: 07 Jan 2014, 12:52
por frfavoreto
Descobri que tem que trocar a capa traseira da correia dentada, talvez a dianteira também.
A correia que está no meu Kadett é de 146 dentes, código da polia do comando 90.411.765. A correia estava muito frouxa e percebi um pequeno "deslize" dos dentes da correia nos dentes da polia, será que essa correia de 146 dentes é a correta para esta polia? Alguém pode me ajudar nesta informação? Estou sem o Chepchev aqui para consultar, estou mexendo no carro neste momento.
Agradeço toda ajuda!
Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Enviado: 07 Jan 2014, 13:16
por Carlos A. Freire
Em teoria o que pode colocar errado é a bomba d'água, usando com quantidade e tipo de dentes diferente, usando dos modelos até 95. Neste caso, estragaria a correia, podendo desgastar ou quebrar.
Não me lembro quantos dentes tem cada correia, mas a correia do 96 é igual ao Vectra, Astra, Zafira...
Lembro que a forma dos dentes, quantidade e tamanho da correia entre 88/95 e 96 são diferentes.
96 tem dentes quadrados e 95 tem dentes arredondados.
Abs,
Carlos Freire
Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Enviado: 07 Jan 2014, 13:32
por frfavoreto
125 dentes - 1191 mm COMPRIMENTO - 20 mm LARGURA
146 dentes - 1168 mm COMPRIMENTO - 20 mm LARGURA
Se a correia do monza 96 é a mesma do Vectra, Astra, Zafira então ela é de 146 dentes, portanto menor. Isso faz sentido uma vez que os modelos que usam tensionador automático a correia dá uma volta maior em torno dele, sendo a de 125 dentes. :smt023
Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Enviado: 07 Jan 2014, 16:21
por Luiz Carlos (Rio)
Montadora : GM
Modelo : MONZA (TODOS)
Ano : 89/95
Aplicação : CVA
Ref. Gates : 30985 x 20
Nº Montadora : 52289664
Nome : Sincronizadoras
Dimensão : 125d/20 x 1191
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Montadora : GM
Modelo : MONZA (TODOS)
Ano : 82/88
Aplicação : CVA
Ref. Gates : 40305 x 20
Nº Montadora : 94635615/ 90
Nome : Sincronizadoras
Dimensão : 111d/20 x 1057
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Montadora : GM
Modelo : MONZA 1.8/ 2.0 L
Ano : 96/98
Aplicação : CVA
Ref. Gates : 40802 x 20 HNBR
Nº Montadora : 90530371
Nome : Sincronizadoras
Dimensão : 146d/20 x 1168
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Abs
Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Enviado: 07 Jan 2014, 19:57
por frfavoreto
Depois de muito esforço consegui colocar o motor no ponto, estava uns 2 dentes fora. Agora o carro está muito mais esperto.
Eu só apanhei feio na hora de recolocar o esticador na posição correta, depois de muito quebrar a cabeça um vídeo que me ajudou bastante a colocá-lo na posição (ponta do esticador num "afundamento" que tem na bomba de óleo + posição do apertador do esticador em 7 horas). Fiz este esquema abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=zvpI90j5wUM
E uma última dúvida que sanei é que os motores 2.0 F2 Gasolina Kadett/Monza não atropelam válvulas. Com o comando fixo no ponto girei tranquilamente o virabrequim, nada de choque com válvulas. :smt023
Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Enviado: 07 Jan 2014, 21:28
por coy
A cabeça do pistao a gasolina tem uma "ovulaçao" para dentro e isso impossibilita que atropele as valvulas.
Veja o que aconteceu com migo:
A porca esmagou no canto do pistao (como esta ovulaçao e apenas no centro do pistao pegou no cabeçote)
Eu ja tive um problema de pular dentes da CD e nao pegou no pistao, mexanicos na epoca condenaram o motor dizendo que tinha atropelado as valvulas, nao acreditei troquei apenas a correia e pronto
Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Enviado: 08 Jan 2014, 11:26
por frfavoreto
Já repararam que existem tipos diferentes de bomba de óleo para Monza F2? Essas duas bombas Shadek dizem no catálogo que tem aplicação em todos os Monzas 87/96 mas reparem que uma tem local de instalação do tensionador pequeno do monza 96 e a outra não. Quem for trocar bomba de óleo tem que prestar atenção nisso aí.
http://www.elletrocat.com.br/Schadek/index.php
Shadek cód 10.149
Shadek cód 10.131
