Olá pessoal. Passei um tempo longe porque tive que parar o meu Monza para diversos reparos.
O motor teve que ser retificado pois uma biela estava batendo. Aí foi trocado tudo que tem direito, tudo novo, 4 pistões zeros, bielas, tuchos, comando de válvulas, bomba d'água e todo o resto que quem já passou por isso sabe. Precisei fazer o reparo complero da caixa de direção (inclusive troca das mangueiras) pois estava vazando óleo por tudo que era lado, depois de tudo pronto o compressor do ar travou e também tive que comprar outro novinho. Enfim, gastei uma baita nota neste carro do ano passado pra cá.
E agora voltei à saga do
ar condicionado.
Antes de desmontar tudo lá na frente (motor) ele apresentava alguns defeitos de queima do fusível do compressor de 30A que era sintoma de algum curto circuito e a ventoinha ficava ligada direto, mesmo com o ar condicionado desligado. Depois de algumas dicas aqui recebidas, demontei a chave do comando do ar no painel e com a ajuda do tópico daqui do fórum e restaurei a mesma, fiz todos os testes e ficou perfeita.
Agora depois que montei o motor levei em uma oficina de ar condicionado e fiz diversos procedimentos para religá-lo. Troquei o filtro acumulador, troquei a válvula caneta de expansão, rerirei o evaporador (núcleo) do painel para limpeza, passei o gas de limpeza por todo o sistema, troquei os orings, fiz o vácuo e coloquei o gás ( quando o comprei, esse carro já rodava com o gás R134a, apesar do sitema ser R12, mas mesmo assim fiz a limpeza pois ele não gelava bem).
Logo que comecei a rodar o compressor original travou

. Os mecânicos da minha cidade dizem que não fica bom fazendo a retífica, daí comprei um compressor novo.
Depois de pensar que tinha feito tudo pra ficar bom, percebi que os relés do lado esquerdo da caixa de fusiveis estão estalando rapidamente ( como se estivessem vibrando) fazem um barulho difícil de descrever aqui, mas é tipo um trii trii trrii, e esquentam bastante quando ligo o ar condicionado. O curioso ê que todos do lado esquerdo esquentam ( A, B, C e D de cima pra baixo repectivamente). Já troquei o do ventilador interno o B, pois equentou tanto que quebrou. E testei os outros trocando por novos e continua a mesma coisa.
O fusível não queima mais. Mas os relés esquentam tanto que não consigo sequer tocar de tão quente que ficam. Tô evitando ligar o ar por conta disso. O defeito permanece quando ligo só o ventilador também, sem o frio do compressor.
Não sei mais o que fazer. Peço ajuda a vocês, pois não acho alguém que saiba consertar. E aqui onde moro o calor é insuportável.