FAROL COM PROJETOR PARA O MONZA
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 188
- Registrado em: 26 Dez 2008, 20:18
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: FAROL COM PROJETOR PARA O MONZA
Amigos monzeiros, desculpem a demora quanto a noticias do andamento desse projeto, é que essa ''f.d.p.'' dessa lente me deu muito trabalho, e enquanto não conseguia resolve-la, não fazia sentido postar novidades aqui.
Mas antes devo responder aos amigos ricardo ds e cleber, que tentavam ajudar em meu projeto:
Ricardo, o material que vc sugeriu é excelente para o projeto. Como a empresa fornecedora é daqui de sampa, liguei e conversei com o pessoal de projetos de lá.
Existem dois problemas para esse produto. o 1º é que os caras da empresa é que querem fazer a produção, trabalham em um sistema de parceria, seria como se terceirizasse a produção do material (lentes nesse caso) e me fornecessem elas manufaturadas, o que é inviavel pra mim, pois precisava de apenas 1 ou 2 pares de lentes. Mesmo assim, procurei outro fornecedor dessa matéria prima, no caso foi a DAY BRASIL, que vc passou o link. Lá os caras vendem as laminas desse produto, mas ai encontrei um novo problema, a peça maleavel mencionada é muito fina, seria um pouco mais espessa que o plastico pet da garrafa de 2 litros,
já acima dessa espessura, seria necessário uma prensa de vácuo para dar forma aos produtos. E ainda tem o 2º problema: o preço é salgado, a placa sai por $550,00 reais, isso iria encarecer demais o projeto.
É que estipulei um teto de gasto para esse projeto, não pode sair muito caro, pois não valeria a pena o risco, afinal, e se não ficar bom? não teria serventia alguma o farol depois, pois não teria coragem de pôr ele no monza e ia ficar encostado em algum armario aqui em casa . De qualquer forma agradeço sua ajuda, pois havia pesquisado vários materiais antes e não havia visto este que vc achou, valeu!!!!
Cleber, valeu as fotos do farol, mas pelo que acompanhei da reforma de seu carro, acho que ele merece algo do mesmo padrão que vc deu ao seu monza, até achei interessante a idéia do cara que fez, inclusive a carcaça desse farol vai me ajudar a elaborar a minha, mas....
O problema é que esse farol, não vai ter foco, digo isso porque o ''projetor'' usado é totalmente liso, e por ser de tamanho pequeno, irá utilizar poucas estrias da lente original, vou tentar explicar melhor: a lente do monza, foi projetada com a quantidade e tamanho das estrias levando-se em conta o tamanho do globo óptico do monza, uma vez que vc diminui o tamanho do globo, seria como se as estrias aumentassem, ou seja, vou dar um exemplo esporadico, teriamos 50 estrias por cm² , do jeito que o cara fez , este nº cai para 10 estrias por cm². Talvez ele conseguisse resolver este problema usando um ''projetor'' facetado, teria que testar pra saber o resultado.
É logico que vc teria iluminação boa, principalmente se usar xenon, mas saberia que foi um projeto que precisava de mais atenção, e tambem tem o fato do acabamento. Seu carro, pelo que vejo nas fotos, está impecavel, parece até zero, já os farois destoariam do conjunto. Teriam de ser feitos no mesmo nivel de acabamento de seu carro. Desculpe se fui ofensivo em minha opinião, esse projeto tem seus méritos tambem, afinal não posso criticar um cara que busca uma soluçao legal pro seu carro e tem uma mente criativa dessas.
E ao amigo cesar reis, a finalização ainda deve demorar um pouco, mas já evolui bastante da ultima etapa, vou editar algumas fotos que tirei e amanhã, como é feriado pra mim, vou postar como está o projeto até o momento.
Abraço a todos :smt023
Mas antes devo responder aos amigos ricardo ds e cleber, que tentavam ajudar em meu projeto:
Ricardo, o material que vc sugeriu é excelente para o projeto. Como a empresa fornecedora é daqui de sampa, liguei e conversei com o pessoal de projetos de lá.
Existem dois problemas para esse produto. o 1º é que os caras da empresa é que querem fazer a produção, trabalham em um sistema de parceria, seria como se terceirizasse a produção do material (lentes nesse caso) e me fornecessem elas manufaturadas, o que é inviavel pra mim, pois precisava de apenas 1 ou 2 pares de lentes. Mesmo assim, procurei outro fornecedor dessa matéria prima, no caso foi a DAY BRASIL, que vc passou o link. Lá os caras vendem as laminas desse produto, mas ai encontrei um novo problema, a peça maleavel mencionada é muito fina, seria um pouco mais espessa que o plastico pet da garrafa de 2 litros,
já acima dessa espessura, seria necessário uma prensa de vácuo para dar forma aos produtos. E ainda tem o 2º problema: o preço é salgado, a placa sai por $550,00 reais, isso iria encarecer demais o projeto.
É que estipulei um teto de gasto para esse projeto, não pode sair muito caro, pois não valeria a pena o risco, afinal, e se não ficar bom? não teria serventia alguma o farol depois, pois não teria coragem de pôr ele no monza e ia ficar encostado em algum armario aqui em casa . De qualquer forma agradeço sua ajuda, pois havia pesquisado vários materiais antes e não havia visto este que vc achou, valeu!!!!
Cleber, valeu as fotos do farol, mas pelo que acompanhei da reforma de seu carro, acho que ele merece algo do mesmo padrão que vc deu ao seu monza, até achei interessante a idéia do cara que fez, inclusive a carcaça desse farol vai me ajudar a elaborar a minha, mas....
O problema é que esse farol, não vai ter foco, digo isso porque o ''projetor'' usado é totalmente liso, e por ser de tamanho pequeno, irá utilizar poucas estrias da lente original, vou tentar explicar melhor: a lente do monza, foi projetada com a quantidade e tamanho das estrias levando-se em conta o tamanho do globo óptico do monza, uma vez que vc diminui o tamanho do globo, seria como se as estrias aumentassem, ou seja, vou dar um exemplo esporadico, teriamos 50 estrias por cm² , do jeito que o cara fez , este nº cai para 10 estrias por cm². Talvez ele conseguisse resolver este problema usando um ''projetor'' facetado, teria que testar pra saber o resultado.
É logico que vc teria iluminação boa, principalmente se usar xenon, mas saberia que foi um projeto que precisava de mais atenção, e tambem tem o fato do acabamento. Seu carro, pelo que vejo nas fotos, está impecavel, parece até zero, já os farois destoariam do conjunto. Teriam de ser feitos no mesmo nivel de acabamento de seu carro. Desculpe se fui ofensivo em minha opinião, esse projeto tem seus méritos tambem, afinal não posso criticar um cara que busca uma soluçao legal pro seu carro e tem uma mente criativa dessas.
E ao amigo cesar reis, a finalização ainda deve demorar um pouco, mas já evolui bastante da ultima etapa, vou editar algumas fotos que tirei e amanhã, como é feriado pra mim, vou postar como está o projeto até o momento.
Abraço a todos :smt023






-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 188
- Registrado em: 26 Dez 2008, 20:18
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: FAROL COM PROJETOR PARA O MONZA
Amigos monzeiros, conforme prometido, segue o andamento do projeto:
Como já havia dito antes, tive problemas com a lente que estava fazendo, ela ficou muito plana, é que aonde se dá a junção da seta com a lente há uma curvatura considerável, e o acrilico nessa area ficou muito plano, dava até para usar, mas não posso deixar me levar pela pressa, tenho que tentar fazer as peças o mais proximo possivel do original.
Decidi então comprar um par de setas novos e fazer um híbrido de 3 partes para confeccionar a lente, ou seja: usarei a placa de acrilico, a seta original e o prfv , fundindo estes 3 para formar a lente.

É preciso desmontar a lente da seta da carcaça, pois só a lente vai pra forma, e ela tem que ser bem alisada, para ficar igual a lente de acrilico, pois se ficar diferente, dará pra notar que não são uma peça unica.

Neste ponto a lente já está quase pronta, falta só a seladora e o verniz para dar a transparência correta da lente, mas para isso usarei o compressor, e como terei mais algumas peças para pintar no decorrer do processo vou deixar para fazer tudo de uma unica vez, a proposito, vou usar verniz PU pra dar a resistência e o brilho desejado a lente e dpois que vi o monza do fabão na galeria de fotos , fiquei pensando em fazer algo igual a ele, ou seja, escurecer as bordas da lente e aplicar um fumê bem de leve na lente, achei o dele legal, mas isso vai ficar pra depois, ainda tenho muito o que fazer até chegar a essa etapa.
Agora passarei aos globos ópticos, existe um problema de profundidade desses globos para adaptá-los á carcaça do monza, o globo maior fica muito atras do menor e terei que aproximar os dois para se adequarem a este projeto, e tambem eliminar as partes dessa peça que não serão necessárias.

Como usarei os reguladores originais do farol, não vou precisar destas abas de fixação. Então para ficar um serviço mais limpo vou cortar fora tudo o que não vou usar.

Nessa etapa, estou separando os globos, para subir um pouco mais o maior, é preciso tomar muito cuidado nessa fase, pois os projetores estão equalizados para ter uma distância exata dos focos alto e baixo, e se na hora de fundi-los novamente vc deixar um pouco torto, terá problemas depois, pois uma diferença de 1 cm. no farol vai virar alguns metros mais adiante e é possivel que vc tenha o baixo bem regulado e o alto na ''cara'' dos outros, pois qdo vc faz a regulagem todo o sistema é movido, ou seja, se levantar o foco do baixo, estará levantando tbm o foco do alto.

Aqui eles estão da forma original, vejam a distância da profundidade entre eles.

Aqui já estão fundidos na altura ideal para o projeto.
Vou passar agora para a carcaça do farol que terá que ser modificada tbm, na parte do lado da grade vai permanecer igual, mas do lado que vai a seta vai ter que ser totalmente reconstruida, pois não haverá mais a seta separada e a lente segue ate o final do conjunto, não encaixando mais no sulco final.
Então é preciso cortar todas as partes desnecessárias desse lado da carcaça.

Com uma ajudazinha do ferro de solda, pois não dá pra fazer cortes retos sob pena de perder a resistência do conjunto.

Bom a principio ficou assim, vão ser várias pequenas modificações na carcaça, pois vou ter que ir medindo o novo conjunto de globos e adaptando a carcaça para acomodar os novos componentes.
Então como a curiosidade era grande, fiz uma pequena montagem do farol, coloquei os globos dentro da carcaça e a lente no local dela , só pra ter uma idéia de como estava ficando, é claro que ainda tenho que fazer a moldura que cobrirá o fundo da carcaça e deixará apenas os globos á mostra, não prendi nada, apenas acomodei os componentes.

Bom, como já havia dito, a lente ainda está esbranquiçada, pois não finalizei ainda, mas dá pra ter uma idéia de como ficaria. E pra ser sincero....
Não estou gostando do resultado, não sei como ficaria no carro, mas estou achando que vai ficar com uma aparência de (desculpem o trocadilho) ''vesgo''.
Em meu projeto, faria as setas na extremidade e seriam baseadas na do corsa antigo, estreitas e em pé ao lado do projetor maior, mas depois de ver esta montagem, acho que vou ter que modificar a configuração do layout do farol, o bom é que não perco nada do que foi feito, a lente encaixou perfeita nos sulcos da carcaça, e quando der o acabamento, não será possivel ver emenda alguma nela. Realmente virou uma peça única. O chato é que cada vez que isso acontece(não gostar de alguma etapa) parece que travo, e as coisas não andam.
Mas tive uma idéia e vou tentar uma modificação fora do projeto original, se der certo conto depois.
Esta é a atual fase desse projeto, esta andando, mais pra um volkswagem que pra um monza, mas uma hora acabo.
Abçs :smt023
Como já havia dito antes, tive problemas com a lente que estava fazendo, ela ficou muito plana, é que aonde se dá a junção da seta com a lente há uma curvatura considerável, e o acrilico nessa area ficou muito plano, dava até para usar, mas não posso deixar me levar pela pressa, tenho que tentar fazer as peças o mais proximo possivel do original.
Decidi então comprar um par de setas novos e fazer um híbrido de 3 partes para confeccionar a lente, ou seja: usarei a placa de acrilico, a seta original e o prfv , fundindo estes 3 para formar a lente.

É preciso desmontar a lente da seta da carcaça, pois só a lente vai pra forma, e ela tem que ser bem alisada, para ficar igual a lente de acrilico, pois se ficar diferente, dará pra notar que não são uma peça unica.

Neste ponto a lente já está quase pronta, falta só a seladora e o verniz para dar a transparência correta da lente, mas para isso usarei o compressor, e como terei mais algumas peças para pintar no decorrer do processo vou deixar para fazer tudo de uma unica vez, a proposito, vou usar verniz PU pra dar a resistência e o brilho desejado a lente e dpois que vi o monza do fabão na galeria de fotos , fiquei pensando em fazer algo igual a ele, ou seja, escurecer as bordas da lente e aplicar um fumê bem de leve na lente, achei o dele legal, mas isso vai ficar pra depois, ainda tenho muito o que fazer até chegar a essa etapa.
Agora passarei aos globos ópticos, existe um problema de profundidade desses globos para adaptá-los á carcaça do monza, o globo maior fica muito atras do menor e terei que aproximar os dois para se adequarem a este projeto, e tambem eliminar as partes dessa peça que não serão necessárias.

Como usarei os reguladores originais do farol, não vou precisar destas abas de fixação. Então para ficar um serviço mais limpo vou cortar fora tudo o que não vou usar.

Nessa etapa, estou separando os globos, para subir um pouco mais o maior, é preciso tomar muito cuidado nessa fase, pois os projetores estão equalizados para ter uma distância exata dos focos alto e baixo, e se na hora de fundi-los novamente vc deixar um pouco torto, terá problemas depois, pois uma diferença de 1 cm. no farol vai virar alguns metros mais adiante e é possivel que vc tenha o baixo bem regulado e o alto na ''cara'' dos outros, pois qdo vc faz a regulagem todo o sistema é movido, ou seja, se levantar o foco do baixo, estará levantando tbm o foco do alto.

Aqui eles estão da forma original, vejam a distância da profundidade entre eles.

Aqui já estão fundidos na altura ideal para o projeto.
Vou passar agora para a carcaça do farol que terá que ser modificada tbm, na parte do lado da grade vai permanecer igual, mas do lado que vai a seta vai ter que ser totalmente reconstruida, pois não haverá mais a seta separada e a lente segue ate o final do conjunto, não encaixando mais no sulco final.
Então é preciso cortar todas as partes desnecessárias desse lado da carcaça.

Com uma ajudazinha do ferro de solda, pois não dá pra fazer cortes retos sob pena de perder a resistência do conjunto.

Bom a principio ficou assim, vão ser várias pequenas modificações na carcaça, pois vou ter que ir medindo o novo conjunto de globos e adaptando a carcaça para acomodar os novos componentes.
Então como a curiosidade era grande, fiz uma pequena montagem do farol, coloquei os globos dentro da carcaça e a lente no local dela , só pra ter uma idéia de como estava ficando, é claro que ainda tenho que fazer a moldura que cobrirá o fundo da carcaça e deixará apenas os globos á mostra, não prendi nada, apenas acomodei os componentes.

Bom, como já havia dito, a lente ainda está esbranquiçada, pois não finalizei ainda, mas dá pra ter uma idéia de como ficaria. E pra ser sincero....
Não estou gostando do resultado, não sei como ficaria no carro, mas estou achando que vai ficar com uma aparência de (desculpem o trocadilho) ''vesgo''.
Em meu projeto, faria as setas na extremidade e seriam baseadas na do corsa antigo, estreitas e em pé ao lado do projetor maior, mas depois de ver esta montagem, acho que vou ter que modificar a configuração do layout do farol, o bom é que não perco nada do que foi feito, a lente encaixou perfeita nos sulcos da carcaça, e quando der o acabamento, não será possivel ver emenda alguma nela. Realmente virou uma peça única. O chato é que cada vez que isso acontece(não gostar de alguma etapa) parece que travo, e as coisas não andam.
Mas tive uma idéia e vou tentar uma modificação fora do projeto original, se der certo conto depois.
Esta é a atual fase desse projeto, esta andando, mais pra um volkswagem que pra um monza, mas uma hora acabo.
Abçs :smt023






-
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 322
- Registrado em: 28 Dez 2007, 09:17
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: FAROL COM PROJETOR PARA O MONZA
Eu desisto Senhor!!donnas escreveu:Pô gabriel, se fosse vc. desistia dessa idéia, no ultimo encontro de monzas aqui de sampa, tinha um monza modificado com os farois do astra/08, e não ficou muito legal, ficou parecendo um carrão americano daqueles antigos, mesmo assim fui trocar ideia com o dono, pois já pensava em modificar os meus e queria saber que trabalho tinha dado pro dono a adaptação.gabrielbacelar escreveu:po tem como por os farois do vectra nao? eu já a um tempo tenho vontade de fazer algo parecido, mas com o farol do vectra.
parecido com esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-novo-_JM. mas nao sei como, nem se seria possivel. mas gostei da sua ideia tbm. vo esperar pra ver como fica o trabalho final. e se possivel farei no meu tbm. mas será q isso sai mutio caro?
Segundo ele, teve que cortar os paralamas (inadmissivel) pra fazer o desenho das setas, teve que alongar o capô, pois o farol era mais estreito, isso só pro farol encaixar legal, sem vãos,
já pensou o trampo de funilaria e pintura pra adaptar algo que vai mudar as caracteristicas do carro? E olha que o farol do vectra ainda é mais longo que o do astra, é muito trampo e muita grana, só nos fárois o cara tinha pago no desmanche $480,00.
Quanto ao farol que vc falou acima, é o mesmo que o jose leal mostrou como exemplo, acho ele o modelo que cairia melhor no monza, e é por isso que tô querendo fundir a seta com a lente, porque depois de pronto, vão ficar bem parecidos. O unico problema desse farol do vectra como da maioria dos farois modernos é que, se por uma infelicidade vc der uma batidinha de frente e quebrar a lente, tem que comprar outro, por isso estou tentando fazer o sistema de lente antigo, ai se vc der o azar de quebrar uma é só trocar a lente. Já pensou vc dá o azar de um ''barbeiro'' dar ré e quebrar uma lente do seu carro.
Quanto ao custo, ainda não sei, mas estou fazendo pra ficar o mais barato possivel, pois os preços de farois são um absurdo.
Abçs. :smt023
se tiver que cortar a lata eu to fora... hehe... já chorei muito vendo o monza sendo furado pra por o gas. nao quero passar por isso novamente. só adaptações no proprio farol e que possa ser desfeito facilmente.

e esse lance da lente que vc citou é uma boa observação. ainda nao tinha pensado nesse risco. (me deu até vontade de por um quebra mato agora, só pra proteger, mas ia ficar muito feio. hehe)
vlw
abs
..::Projeto Manuais para todos::..
Monza Classic SE 2.0 Gasolina/GNV 88/89
Caixote
Trio Eletrico, AC, 4P, Completao
só nao tem CB
Verde Metálico
Projeto Futuro: Water4Gas
Projeto Mais Pra Frente: Monza Elétrico muito caro
199.000 Motor Zerinho.
Precisando de um alternador Bosh 90A pra monza 88 Novo. Quem souber onde acho, me avise please! pm-me!!!
Monza Classic SE 2.0 Gasolina/GNV 88/89
Caixote
Trio Eletrico, AC, 4P, Completao
só nao tem CB
Verde Metálico
Projeto Futuro: Water4Gas
Projeto Mais Pra Frente: Monza Elétrico muito caro

199.000 Motor Zerinho.

Precisando de um alternador Bosh 90A pra monza 88 Novo. Quem souber onde acho, me avise please! pm-me!!!
-
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 322
- Registrado em: 28 Dez 2007, 09:17
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: FAROL COM PROJETOR PARA O MONZA
uma coisa que eu tava pensando. o que será q o detran vai falar desses mods no farol do monza quando for pra vistoria? será que passa sem molhar a mao do fiscal? hehe
..::Projeto Manuais para todos::..
Monza Classic SE 2.0 Gasolina/GNV 88/89
Caixote
Trio Eletrico, AC, 4P, Completao
só nao tem CB
Verde Metálico
Projeto Futuro: Water4Gas
Projeto Mais Pra Frente: Monza Elétrico muito caro
199.000 Motor Zerinho.
Precisando de um alternador Bosh 90A pra monza 88 Novo. Quem souber onde acho, me avise please! pm-me!!!
Monza Classic SE 2.0 Gasolina/GNV 88/89
Caixote
Trio Eletrico, AC, 4P, Completao
só nao tem CB
Verde Metálico
Projeto Futuro: Water4Gas
Projeto Mais Pra Frente: Monza Elétrico muito caro

199.000 Motor Zerinho.

Precisando de um alternador Bosh 90A pra monza 88 Novo. Quem souber onde acho, me avise please! pm-me!!!
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 188
- Registrado em: 26 Dez 2008, 20:18
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: FAROL COM PROJETOR PARA O MONZA
Pô gabriel, sabe que ainda não tinha pensado nisso. Acho que o problema pode ser com o xenon que tava pensando em pôr nos milhas do farol, quanto ao foco duplo, acho que não deve dar problemas, pois existem uma infinidade de carros utilizando esse sistema como alternativo hoje em dia, veja os gol bola, audi a3, e até mesmo o vectra, afinal o farol que vc mencionou acima para vectra, tambem não é original, se os caras forem pegar no pé, muita gente vai dançar.gabrielbacelar escreveu:uma coisa que eu tava pensando. o que será q o detran vai falar desses mods no farol do monza quando for pra vistoria? será que passa sem molhar a mao do fiscal? hehe
Mas por precaução, é bom guardar o farol original, nunca se sabe né!!!!!
abçs :smt023






-
- Membro GLS (Nível 6)
- Mensagens: 571
- Registrado em: 20 Dez 2006, 19:19
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: FAROL COM PROJETOR PARA O MONZA
Cara parece que o negócio está evoluido muito bem, estou adorando o andamento do projeto !!
Boa sorte !!
Boa sorte !!



- GM Monza Sl/E 2.0 87/8
- GM Caravan SL/E 2.5 91/1
- GM Blazer DLX 4.3 V6 98/8
Ajude o mozeiros.com seu voto aqui MONZEIROS !!
Abraços,
Ulisses VIcente!!
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 188
- Registrado em: 26 Dez 2008, 20:18
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: FAROL COM PROJETOR PARA O MONZA
Valeu ulisses, bom que está gostando, mas como disse antes, não estava muito feliz com o resultado que o projeto estava tomando e decidi fazer mudanças na configuração do farol.
Decidi seguir o modelo parecido com o do farol do golf, que tem entre os dois globos o milha e o pisca, ambos redondos tambem, mas com tamanhos menores,
cerca de 6cm de diâmetro cada um.
Para isso, vou ter cortar novamente o globo original e aumentar em cerca de 4,5cm a distância entre eles para assim acomodar os dois pequenos globos, um acima (o milha) e o outro logo abaixo (a seta).
Bom os milhas eu já tinha comprado, ficou a questão da seta, que teria de ser de tamanho proximo ao milha, como não encontrei uma peça adequada e nas medidas que precisava, e para não encarecer o projeto mais ainda, decidi eu mesmo fazer estas setas da forma mais barata possivel, abaixo dou uma pequena mostra de como fiz:

Acima o que usei, a carcaça da seta que eu já tinha usado para tirar a lente, uma garrafa de agua mineral de 500ml, a outra peça redonda que está na foto é a parte da carcaça aonde vai a rosca pra lampada da seta, cortei ela e colei com a parte de cima da garrafa, que tem as dimensões proximas da seta que seria a ideal pro projeto, dessa forma posso usar as mesmas lampadas de seta e a mesma fiação que já existem hoje pra ligar o novo conjunto de setas.

Bom, uma tinta preta pra igualar um pouco, espero que tenham entendido o que fiz, usei a abóbada da garrafa pet, que é mais resistente e aonde fica a rosca da tampa, cortei e colei a parte que vai o soquete da lampada da seta, quando digo colei, quero dizer que resinei, pois todo o serviço deve ficar bem rigido e resistente, o que não aconteceria se fosse cola, por isso sempre menciono a palavra ''fundir'', pois é exatamente o que acontece quando se usa resina.

Como precisava de uma lente para essa seta, usei o fundo dessa embalagem de requeijão, poderia ser de outro produto, mas tem que ter a dimensão exata da ''boca'' da seta e não pode ser totalmente transparente, pois a claridade da lampada tem que ''espalhar'' sobre essa pequena lente, afinal, a seta servira para indicar a direção e não iluminar a frente.

Aqui já quase pronto, uma fita cromada nas abas da seta e uma tinta verniz vitral ao redor da seta pra acender bem laranja quando estiver ligado.

Aqui está o conjunto, trata-se de uma peça praticamente toda fixa, isso quer dizer que quando for feita a regulagem de foco, todo esse sistema irá se mover junto, isso não causará problemas porque são regulagens milimétricas que visam deixar os focos ( alto, baixo,milhas) bem regulados e é praticamente imperceptivel a alteração no conjunto, notem como a distância entre os dois globos aumentou.

Neste angulo, é possivel ver que usei uma altura diferente para a seta e o milha, tendo desta forma 3 niveis de altura, uma para o globo maior, outra para o menor e a ultima para os milhas e seta, isso será fundamental para dar uma estética melhor quando fizer a mascara que cobrirá o fundo da carcaça, mais adiante no andamento do projeto, explicarei isso melhor.

Para otimizar o trabalho, sempre que uma etapa dá certo, antes de partir para outra, repito o processo, afinal são dois conjuntos e só faço o segundo quando a primeira parte deu certo.
E como não podia deixar de ser, fiz novamente uma montagem grotesca do conjunto dentro da carcaça e com a lente por cima, digo grotesca porque está tudo solto ainda, e a lente está só calçada nos sulcos da carcaça, mas é bom pra se ter uma idéia de como pode ficar, aliás , desta vez usei um fundo vermelho pra visualizar melhor o conjunto

Confesso que preferi essa configuração do que a outra que estava fazendo, até reconheço um pouco do exagero, afinal , queria algo um ''pouco'' discreto, não muito tuning, mas acho que quando tiver feito a mascara e terminado a montagem vai ficar bem legal, sei lá, como estou muito envolvido nesse projeto, posso estar viajando um pouco em minhas idéias.
Ai é que entra a participação dos monzeiros, tenho notado que talvez não haja tanto interesse na minha idéia, pois tirando alguns companheiros que opinam sobre o andamento, não tenho tido manifestações nem a favor, nem contra o que tenho feito.
Gostaria que entendessem que as vezes é fatigante ter que fotografar, editar, publicar e digitar o andamento desse projeto. Quando recebo alguma dica ou sugestão fica mais facil redirecionar o projeto e imaginar novas soluções para os problemas não previstos que costumam aparecer em qualquer projeto.
Quando não recebo manifestações, acredito que talvez esteja no caminho correto e acabo por decidir pela forma que achar melhor.
Meu próximo desafio agora será prender este conjunto á carcaça, usando os reguladores originais e finalizar a nova carcaça, que pelo visto, ficará mais curta que a original, afinal não será necessária uma carcaça tão funda quanto a original.
Bom pessoal, é isso por enquanto, e como já havia dito, se opinarem, ajudariam muito.
Abçs :smt023
Decidi seguir o modelo parecido com o do farol do golf, que tem entre os dois globos o milha e o pisca, ambos redondos tambem, mas com tamanhos menores,
cerca de 6cm de diâmetro cada um.
Para isso, vou ter cortar novamente o globo original e aumentar em cerca de 4,5cm a distância entre eles para assim acomodar os dois pequenos globos, um acima (o milha) e o outro logo abaixo (a seta).
Bom os milhas eu já tinha comprado, ficou a questão da seta, que teria de ser de tamanho proximo ao milha, como não encontrei uma peça adequada e nas medidas que precisava, e para não encarecer o projeto mais ainda, decidi eu mesmo fazer estas setas da forma mais barata possivel, abaixo dou uma pequena mostra de como fiz:

Acima o que usei, a carcaça da seta que eu já tinha usado para tirar a lente, uma garrafa de agua mineral de 500ml, a outra peça redonda que está na foto é a parte da carcaça aonde vai a rosca pra lampada da seta, cortei ela e colei com a parte de cima da garrafa, que tem as dimensões proximas da seta que seria a ideal pro projeto, dessa forma posso usar as mesmas lampadas de seta e a mesma fiação que já existem hoje pra ligar o novo conjunto de setas.

Bom, uma tinta preta pra igualar um pouco, espero que tenham entendido o que fiz, usei a abóbada da garrafa pet, que é mais resistente e aonde fica a rosca da tampa, cortei e colei a parte que vai o soquete da lampada da seta, quando digo colei, quero dizer que resinei, pois todo o serviço deve ficar bem rigido e resistente, o que não aconteceria se fosse cola, por isso sempre menciono a palavra ''fundir'', pois é exatamente o que acontece quando se usa resina.

Como precisava de uma lente para essa seta, usei o fundo dessa embalagem de requeijão, poderia ser de outro produto, mas tem que ter a dimensão exata da ''boca'' da seta e não pode ser totalmente transparente, pois a claridade da lampada tem que ''espalhar'' sobre essa pequena lente, afinal, a seta servira para indicar a direção e não iluminar a frente.

Aqui já quase pronto, uma fita cromada nas abas da seta e uma tinta verniz vitral ao redor da seta pra acender bem laranja quando estiver ligado.

Aqui está o conjunto, trata-se de uma peça praticamente toda fixa, isso quer dizer que quando for feita a regulagem de foco, todo esse sistema irá se mover junto, isso não causará problemas porque são regulagens milimétricas que visam deixar os focos ( alto, baixo,milhas) bem regulados e é praticamente imperceptivel a alteração no conjunto, notem como a distância entre os dois globos aumentou.

Neste angulo, é possivel ver que usei uma altura diferente para a seta e o milha, tendo desta forma 3 niveis de altura, uma para o globo maior, outra para o menor e a ultima para os milhas e seta, isso será fundamental para dar uma estética melhor quando fizer a mascara que cobrirá o fundo da carcaça, mais adiante no andamento do projeto, explicarei isso melhor.

Para otimizar o trabalho, sempre que uma etapa dá certo, antes de partir para outra, repito o processo, afinal são dois conjuntos e só faço o segundo quando a primeira parte deu certo.
E como não podia deixar de ser, fiz novamente uma montagem grotesca do conjunto dentro da carcaça e com a lente por cima, digo grotesca porque está tudo solto ainda, e a lente está só calçada nos sulcos da carcaça, mas é bom pra se ter uma idéia de como pode ficar, aliás , desta vez usei um fundo vermelho pra visualizar melhor o conjunto

Confesso que preferi essa configuração do que a outra que estava fazendo, até reconheço um pouco do exagero, afinal , queria algo um ''pouco'' discreto, não muito tuning, mas acho que quando tiver feito a mascara e terminado a montagem vai ficar bem legal, sei lá, como estou muito envolvido nesse projeto, posso estar viajando um pouco em minhas idéias.
Ai é que entra a participação dos monzeiros, tenho notado que talvez não haja tanto interesse na minha idéia, pois tirando alguns companheiros que opinam sobre o andamento, não tenho tido manifestações nem a favor, nem contra o que tenho feito.
Gostaria que entendessem que as vezes é fatigante ter que fotografar, editar, publicar e digitar o andamento desse projeto. Quando recebo alguma dica ou sugestão fica mais facil redirecionar o projeto e imaginar novas soluções para os problemas não previstos que costumam aparecer em qualquer projeto.
Quando não recebo manifestações, acredito que talvez esteja no caminho correto e acabo por decidir pela forma que achar melhor.
Meu próximo desafio agora será prender este conjunto á carcaça, usando os reguladores originais e finalizar a nova carcaça, que pelo visto, ficará mais curta que a original, afinal não será necessária uma carcaça tão funda quanto a original.
Bom pessoal, é isso por enquanto, e como já havia dito, se opinarem, ajudariam muito.
Abçs :smt023






-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: FAROL COM PROJETOR PARA O MONZA
Donnas, eu sempre acompanho esse tópico. Nesse esquema que vc fez, realmente ficou muito parecido com o esquema do Golf. Mas surgiu uma dúvida: por acaso, ao separar os globos óticos, vc não perdeu a equalização da altura entre os fachos alto e baixo? Pois acredito eu que, quando o foco do farol baixo está exatamente na horizontal, o foco do farol alto está levemente inclinado para cima.
Outra coisa, nessa configuração que vc fez, como ficou parecido com o esquema do Golf, na minha opinião, perdeu um pouco da exclusividade, mas entendo que houveram problemas para encaixar os conjuntos.
Mais uma vez, parabéns pelo empenho, e tomara que vc consiga chegar a um ótimo resultado.
Até mais.
Outra coisa, nessa configuração que vc fez, como ficou parecido com o esquema do Golf, na minha opinião, perdeu um pouco da exclusividade, mas entendo que houveram problemas para encaixar os conjuntos.
Mais uma vez, parabéns pelo empenho, e tomara que vc consiga chegar a um ótimo resultado.
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!