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Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA
Enviado: 02 Set 2009, 01:08
por -Wilton-
José Leal escreveu:Alpha, não concordo com esse esquema do BCWS de modo nenhum...
No Vectra, no CB, tem o consumo instantâneo, que foi falado aqui. O modo mais econômico de dirigir é com o pé levinho e baixa rotação (entre 1300 e 1700 RPM). Assim, o consumo instantâneo fica entre 10 e 13 Km/l.
Pegando o bonde andando vou dar minha opnião sobre o que o José falou
Eu discordo.
Varia de carro pra carro. No caso dos Vectra por exemplo, se for um 16v em uma rodovia o mais economico eh voce andar a 120-130km;hr( o que daria +/- umas 3000rpm em 5ª marcha que é onde começa a subir o torque dele(o ideal de torque eh em 4000 pra cima). Logo, com mais torque, mais facil fica ele se deslocar, logo menos esforço vai fazer, loooogo menos combustivel vai precisar usar.
É simples, basta comparar os consumos dos 8v e 16v. Na cidade o 8v eh MUITO mais economico que os 16v pois possuem torque maior em baixas rotações que ajudam o carro a se deslocar nao necessitando pisar fundo. Porem, na estrada e o contrario, como se trabalha em "altas" rotações, os 16v saem melhor pois e onde se tem mais torque.
obs.: no forum do Vectra Clube um usuario que tinha um VCD(16v)uma vez postou foto que ele tirou do CB ao fim de uma viagem de 300km. Fez a incrivel media de 15,3km/l senao me engano, segundo ele andando nessa media de 120-130km/hr, enquanto um 8v chuto eu conforme medias que ja fiz com o do meu velho uns 12km/l.
Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA
Enviado: 02 Set 2009, 02:19
por José Leal
Wilton, mas acontece que nos nossos Vectra 16V, 90% do torque aparece já em 2000 RPM.
Concordo que com o carro andando na faixa de torque máximo, o consumo é menor, mas convenhamos: andar a 4000 RPM vai exigir que se pise mais no acelerador. Aí a economia já era...
Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA
Enviado: 02 Set 2009, 02:38
por -Wilton-
José Leal escreveu:Wilton, mas acontece que nos nossos Vectra 16V, 90% do torque aparece já em 2000 RPM.
Concordo que com o carro andando na faixa de torque máximo, o consumo é menor, mas convenhamos: andar a 4000 RPM vai exigir que se pise mais no acelerador. Aí a economia já era...
Na realidade os 16v começam a ter torque acima dos 3000...
claro que a 4000 rpm vai exigir mais.... mas a 3000rpm eh uma rotação normal, de cruzeiro... e nos 16v(isso pra Vectra que tem cambio loooooooooooooongo) esses 300 rpm sao a 130...
pow..fazer uma media de consumo otima om media de velocidade a 130 km/hr com o conforto q o vectra tem..nao eh pra qualuqr um..EHEH
Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA
Enviado: 02 Set 2009, 05:07
por alberto.rosa
Achei interessante o exemplo em relação ao Vectra mas no meu caso, ando quase que 99,9% do tempo na cidade e enfim... qual seria a melhor maneira para andar com ele e economizar mais ou gastar menos.
Por exemplo: imagine que estou em uma subida leve mas longa e no início dela tem um quebra mola e por isso nao posso vir embalado, é melhor embalar o carro para colocar terceira e aumentar a velocidade ou subir bem devagar de segunda?
Eu tenho duvidas assim e nao entendo nada sobre torque, potencia, etc.
Sei que agora vou tentar andar com menos de 20000 de rotacao mas para isso precisaria embalar e colocar a terceira, de segunda iria para 30000, pedindo marcha ou entao diminuir bastante e subir bem devagar de segunda mesmo ai ficaria em 23,24 mil rotacoes.
Me ajudem a entender sobre tudo isso, sou leigo no assunto.
Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA
Enviado: 25 Set 2009, 08:33
por sdpmg
CLEVER SOFTWARE escreveu:O Método Carga que é o que eles aconselham e testaram, que eu li também muito sobre este artigo, e que eu uso, consequentemente dá certo pois tenho Comp. de Bordo também; é que você deve sempre manter a marcha mais alta na hora de dirigir, acelera até poder passar a marcha mas sem abrir totalmente o acelerador, mas também não deixando o carro a ponto de está morrendo pedindo marcha baixa (Obs.: Raramente encosto o acelerador até o fim quando dirijo), ao contrário, o Método de Rotação que é sempre passar marcha com giros mais altos e sempre permanecer com marcha mais baixa e bem desenvolvida.
Um exemplo: em retas de limite de velocidade de 60KM/h consigo manter esta velocidade com a 5º marcha engatada, o carro fica mais silencioso com o giro mais baixo, diferente de uma 4º ou 3º marcha com esta velocidade, e consome menos por causa deste rotação mais baixa entende! Este é o método Carga que eles aconselham e eles fizeram teste se eu não me engano com um Astra, Polo e Stilo todos munidos de Comp. de Bordo em trechos iguais e trânsitos com percursos mistos de tráfego parecidos.
Consigo quando uso com bastante atenção este método com meu Monza 2.0 Gasolina, a média de 9,3Km/L dentro de BH que tem muitas subidas e descidas.
Vlw...
Bom, cada um faz o que quer com o proprio carro,,, li certa vez, faz tempo, que o uso da marcha esta relacionada com a rotação do motor, essa por sua vez quando em desacordo com a rotação do motor, pode ocasionar danos no mesmo devido a alta carga e a impossibilidade de conseguir empurrar o carro com eficiência. Essa sobre carga ao motor ocasiona problemas com todo o sistema que vai do pistão e toda a engrenagem relacionada com o recebimento da força gerada pela combustão do combustivel, se não me engano, empeno de biela, é simples de ver-mos isso, vamos lá,,, com a detonação da massa ar combustivel dentro da camara o pistão é socado para baixo gerando assim o movimento, e se o mesmo estiver ''travado'' por conta de uma marcha mais alta não indicada pra velocidade em questão, este sofrerá um impacto muito maior do que deveria, ocasionando dano no mesmo.
OBS: Com os carros que ja tive, seja carburado seja injetado, a unica forma em que consegui economia X bom rendimento X manutenção do motor foi tirando o bé e mantendo a rotação em baixa. Se existe outra é mera especulação. :smt023
Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA
Enviado: 01 Jan 2010, 11:23
por weuller
Já percebi também que no Monza, quando se acelera gradativamente, "sem socar o pé no acelerador de uma vez e brutamente", a economia é muito notada! Fora o conforto nas arrancadas que ficam suaves e muito gostoso de guiar dessa forma! Dá pra curtir mais o carro fica muito bom de guiar dessa forma! :P
Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA
Enviado: 07 Mar 2010, 09:56
por José Leal
RESGATANDO O TÓPICO (e continuando a meter o pau no método carga do BCWS

).
Quem assistiu o Auto Esporte de hoje, viu os malefícios de se pular marchas. De acordo com o pessoal do BCWS, o carro deveria ter somente a 1ª, 3ª e 5ª marchas.
Acontece que pulando as marchas, sobrecarrega o sistema de embreagem e o câmbio. Até o consumo médio fica pior quando se pula marchas (o que vai totalmente contra o que os "técnicos" do BCWS pregam).
Resumindo: De acordo com os técnicos sérios, vc terá muito mais prejuízo se seguir o método carga do BCWS. O melhor mesmo é usar todas as marchas, num giro razoável e só encostando o pé no acelerador.