Substituicao bobina impulsora Monza EFI.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Substituicao bobina impulsora Monza EFI.
Tem coisa errada com sincronismo do motor. Algo que está deixando passar.
Meça a compressão dos cilindros que deve ajudar nessa avaliação.
Pegue um distribuidor original de algum amigo com Monza ou Kadett que está funcionando e continue a avaliação. Desta forma fica definitivamente descartado problemas no distribuidor.
Verifique se não há algum dispositivo anti furto não original contribuindo para o defeito. Tenha certeza de que a bobina de ignição esteja recebendo pelo menos 12v e que esteja boa, bem como cabos de velas.
Com relação ao distribuidor velho, verifique a faísca que entra e a que sai, pois se entrar forte sair muito fraca indica um defeito na tampa do distribuidor ou no rotor. É muito comum o rotor do Monza EFI furar e drenar a alta tensão para o eixo.
Abs,
Carlos Freire
Meça a compressão dos cilindros que deve ajudar nessa avaliação.
Pegue um distribuidor original de algum amigo com Monza ou Kadett que está funcionando e continue a avaliação. Desta forma fica definitivamente descartado problemas no distribuidor.
Verifique se não há algum dispositivo anti furto não original contribuindo para o defeito. Tenha certeza de que a bobina de ignição esteja recebendo pelo menos 12v e que esteja boa, bem como cabos de velas.
Com relação ao distribuidor velho, verifique a faísca que entra e a que sai, pois se entrar forte sair muito fraca indica um defeito na tampa do distribuidor ou no rotor. É muito comum o rotor do Monza EFI furar e drenar a alta tensão para o eixo.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Class (Nível 5)
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
Do sistema de iginição a unica coisa que ainda não foi mexido foi a bobina de ignição,quanto ao resto foi trocado quase tudo a menos de 2 meses. Foi trocado velas,cabos tampa e rotor delphi e a bobina impulsora também delphi, o sincronismo eu verifiquei e está certinho,quanto a compreenção como eu meço ela,e quanto tem que dar pra saber se esta certa? precisa de algum equipamento? Tenho um amigo que tem um kadett gsi,mas o dele é mpfi... Abraços
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Ano: 1986
- Injeção: Carburador
vai precisar de uma ferramenta desta amigo.quanto a compressão como eu meço ela,e quanto tem que dar pra saber se esta certa? precisa de algum equipamento

fonte:http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... 16-valvula
quanto a compressao tem umas informaçoes aqui amigo.
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... =3&t=22676
um abraço e boa sorte com o monzao :smt023
-
- Membro Class (Nível 5)
Obrigado jesuino,vou pedir para o mecanico medir.
Tem outra coisa que esqueci de dizer! Quando ligo o carro e ele esta falhando,o conta giros fica maluco!subindo e descendo sozinho...As vezes dando partida no motor o conta giros já esta lá pros 5000 rpm.Sera que isso tem a ver com a bobina de ignição?
Abraços!
Tem outra coisa que esqueci de dizer! Quando ligo o carro e ele esta falhando,o conta giros fica maluco!subindo e descendo sozinho...As vezes dando partida no motor o conta giros já esta lá pros 5000 rpm.Sera que isso tem a ver com a bobina de ignição?
Abraços!
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
Saul
A indicação de RPM tem tudo a ver com a bobina, pois é baseado na ciclagem da bobina que o intrumento calcula a rotação.
Não tem nenhum plugue ou fio invertido na parte de ignição?
Se não tem nenhum plugue ou fio invertido, eu desconfiaria da bobina. Ela pode estar com algum curto interno ou mesmo um mau contato interno.
Eu compraria logo uma bobina nova. Não custa caro. E se não for ela, fica de reserva.
Abs
A indicação de RPM tem tudo a ver com a bobina, pois é baseado na ciclagem da bobina que o intrumento calcula a rotação.
Não tem nenhum plugue ou fio invertido na parte de ignição?
Se não tem nenhum plugue ou fio invertido, eu desconfiaria da bobina. Ela pode estar com algum curto interno ou mesmo um mau contato interno.
Eu compraria logo uma bobina nova. Não custa caro. E se não for ela, fica de reserva.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro Class (Nível 5)
Luiz,os fios da bobina de igniçao estaõ no lugar correto. Com a igniçaõ do carro ligada eu fui mexer nos fios da bobina inpulsora e deu uns estalos (tectectec) na bobina de igniçaõ . Basicamente é isso, se deixar o conector (polos) da bobina impulsora na posiçaô original o carro fica com faisca fraca. dando trancos e nao segura marcha lenta, se inverter o conector da bobina inpulsora tem que atrasar todo o distribuidor e o motor fica forte e esperto porém com o ponto muito adiantado mesmo com o distribuidor todo atrasado.
-
- Membro Class (Nível 5)
Amigos,ainda não consegui resolver o problema no carro! Já verifiquei o sincronismo,tensão que chega na bobina de ignição,tampa,rotor e modulo novo e original,também verifiquei se não tinha nada de errado com o conector da bobina impulsora,um amigo mediu a compressão dos cilindros,e esta aparentemente tudo ok.Mas o carro continua ruim...fios da bobina impulsora na posição correta ( fio verde em cima e branco em baixo) o carro fica um merd@,parece que o motor vai rachar no meio de tanto tranco que da e se colocar a mão no distribuidor da pra sentir e até ouvir uns ´´pulsos´´ quando em funcionamento. E se deixar as posição dos fios da bobina invertidos (fio branco pra cima e verde pra baixo ) o motor funciona bem redondo,o distribuidor fica lisinho ,não se houve nada,só que com partida pesada e ponto adiantado e na pistola de ponto deu 15 graus, mesmo com o distribuidor todo atrasado.Eu já desmontei e remontei tudo para ver se não havia esquecido de algo,mas não consigo sanar este problema.Não consegui fazer os testes com peças de outros carros ,pois não conheço ninguém que tenha carro com I.E igual a minha. Abraços
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
Saul,E se deixar as posição dos fios da bobina invertidos (fio branco pra cima e verde pra baixo ) o motor funciona bem redondo,o distribuidor fica lisinho ,não se houve nada,.
Na minha opinião vc deve deixar com essa inversão para que o motor vire liso.
O defeito deve estar em outro lugar
Partida pesada é motor fora de ponto ou do sincronismo (C. dentada) e avanço do distribuidor.só que com partida pesada e ponto adiantado e na pistola de ponto deu 15 graus, mesmo com o distribuidor todo atrasado.Eu já desmontei e remontei tudo para ver se não havia esquecido de algo,mas não consigo sanar este problema
Para medir o avanço e regulá-lo corretamente tem que aquecer o motor até a 2ª vez de acionamento da ventoinha. Fazer o jump no AeB do conector ALDL e medir com a pistola estroboscópica (de preferência com avanço na pistola) e colocar o motor em 7º APMS.
Editado para 7ºAPMS (falha minha)
Editado pela última vez por waldir em 21 Nov 2013, 20:04, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya