Malagoli escreveu: ↑16 Set 2017, 19:54
Também venho planejando coisas legais de mais pros carros GM que usavam "costura laser" nos forros, como Vectra A, Omega e Kadett ... mas no caso destes o buraco é mais em baixo, bem mais em baixo, pois antes eu tenho que conseguir o jogo de forros de cada modelo em perfeito estado de conservação pra "molde frio", ou seja, coisa quase impossível de achar e que demanda muito garimpo, paciência e sorte. Mas tudo no seu tempo...
Oxe... quase um ano que postei essa mensagem algumas páginas atrás, e ainda não havia mostrado resultado! kkk
Eu desenvolvi alguns moldes pra linha dos Vectra A em cima dessa ideia que tive, e os primeiros "frutos" do projeto saíram agora no começo do ano, ainda antes do Carnaval. Faltam ainda alguns ajustes principalmente de pigmentação, e ver se consigo abaixar o custo por peça, pois no momento anda um pouco proibitivo ao público geral.. Fiz mais visando restaurar o meu próprio carro, pra depois pensar em comércio na verdade, mas sei que existe o potencial e a procura, e por isso vale a pena repensar algumas etapas.
Só pra exemplo a grosso modo, do que é possível recuperar:
Claro que isso não era forro do meu carro, mas dá pra ter uma noção da abrangência do trabalho. Forração com estrutura praticamente condenada, mas reparem que a parte do veludo, embora bastante suja, ainda daria pra reaproveitar. A mesma coisa com as molduras que estavam neste forro (Puxador, Aplique de madeira, capa da maçaneta e porta objetos), estavam em estado qual seria possível reutilizar..
E aqui o resultado "parcial" (O tecido só foi lavado e ainda estava solto, faltando colar à estrutura.. teste só de montagem mesmo):
Resumindo o processo, a capa do forro (Que seria a parte do "vinil" original), eu consigo produzir inteiramente do zero. Então não importa o estado estrutural e do vinil da peça, pois eu irei substituí-los independente do estado, seja somente um descolado, ou seja uma peça realmente quebrada. A diferença é que pra uma peça que tem a estrutura em perfeitas condições, eu faço a "capa" na espessura do vinil original (em torno de 0,8 a 1mm de espessura), mas em forros qual a estrutura esteja comprometida, eu posso fazer a capa na espessura final de peça (Aprox. 3mm), e dispensar completamente a estrutura antiga.
Neste por exemplo, eu mostro como fica o forro de porta sem a chapa com o tecido no centro. Reparem que a parte onde era o "vinil" da peça original, agora é uma estrutura inteira e independente de todo resto, preservando os detalhes originais de vinco e texturas:
O mais legal de fazer o forro desta forma, é que ele pode ser completamente personalizado, mas sem tirar as características básicas da peça original. O tecido pode ser trocado à gosto do cliente, seja por outro tipo de veludo e até mesmo couro... suponha que o cara queira colocar interior "Recaro" ou couro no carro, daí pode fazer as portas no mesmo padrão, sem perder os vincos e detalhes do forro de porta original.
Este modelo aí eu coloquei tecido de Vectra 97 no centro, só pra ilustrar... e o acabamento fica perfeito como se aquilo poderia ter saído original de fábrica:
As possibilidades são infinitas..
Em fim, é um trabalho gigantescooooo e que me tomou meses de desenvolvimento, sendo que no momento ainda falta criar as ferramentas para produzir os forros traseiros.. mas que vai ser de grande utilidade um dia, sem sombra de dúvidas.
Malagoli Parts ainda vai dominar o mundo, kkkkk
