Fotos do meu ex-Vectra, discussões & preparações em geral
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Eduardo, MP para vc!
:smt023
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Pessoal, abri o motor do meu carro. O cabeçote, que eu achei que estivesse detonado, até que está em ordem. Trocarei somente as guias e retentores de válvulas além, claro, da limpeza química.
Mas o bloco... que tristeza!
As camisas estavam bem desgastadas, com um calombo bem considerável na parte superior do cilindro. Será feita a retífica 0,50 e ainda vai ficar uma pequena mancha do calombo, mas nada que comprometa a segurança e a confiabilidade do conjunto. Na verdade, o meu motor fumava pq os anéis se encontraram.
O virabrequim será retificado 0,25 e feito um enchimento na lateral próxima a embreagem, devido a algumas ranhuras do câmbio mecânico (o trabalho da embreagem cria uma pequena folga horizontal no eixo).
Serão colocados os pistões do Monza álcool MetalLeve com as cavas, retentores Sabó e sonda lâmbda Bosch. As outras peças tb serão de marcas conhecidas (não me lembro a marca).
Outras coisinhas, como bomba de óleo, bomba d'água, selos e tubos d'água... tudo será trocado.
O valor da manutenção ficará no máximo R$4500,00. R$3900,00 de retífica/peças/MO e os R$600,00 restantes para eventuais surpresas.
Agora meu carro vai ficar canhão!
Mas o bloco... que tristeza!
As camisas estavam bem desgastadas, com um calombo bem considerável na parte superior do cilindro. Será feita a retífica 0,50 e ainda vai ficar uma pequena mancha do calombo, mas nada que comprometa a segurança e a confiabilidade do conjunto. Na verdade, o meu motor fumava pq os anéis se encontraram.
O virabrequim será retificado 0,25 e feito um enchimento na lateral próxima a embreagem, devido a algumas ranhuras do câmbio mecânico (o trabalho da embreagem cria uma pequena folga horizontal no eixo).
Serão colocados os pistões do Monza álcool MetalLeve com as cavas, retentores Sabó e sonda lâmbda Bosch. As outras peças tb serão de marcas conhecidas (não me lembro a marca).
Outras coisinhas, como bomba de óleo, bomba d'água, selos e tubos d'água... tudo será trocado.
O valor da manutenção ficará no máximo R$4500,00. R$3900,00 de retífica/peças/MO e os R$600,00 restantes para eventuais surpresas.
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Putz... Lembra que eu te avisei por MP que quando abri o meu, que estava com 96.000 km rodados, ja havia sinais de desgaste nas paredes do cilindro? So que no meu caso, a folga dos aneis ainda ficou dentro do toleravel e deve dar para aguentar mais um bom tempo...
Por um lado, eh uma pena que voce tenha que desembolsar esta grana agora. Por outro, alem de 0 km, seu motor agora vai ficar taxadao... hehehe.
Vai ter outro carro quando tirar da oficina... :smt023
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Eduardo Rettore
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Pois é, Eduardo, agora é casamento com o carro.
Queria fazer aquele tutorial da troca dos cabos do alternador e ainda montar as mangueiras do ar quente. Tenho que ver se encontro as peças. Talvez tenha que voltar o escape original, pois a sonda está com uma leitura esquisita, oscilando entre 650mV e -20mV. Não sei se é devido a ela estar danificada ou se é o fluxo de gases que está muito rápido. Lembrando que está aberto depois de onde seria o catalisador até o final. Vc poderia me esclarecer isso?
Meu motor tem pouco mais de 107000km. Tb achei precoce esse desgaste tão grande das camisas.
Estou muito ancioso em andar no meu carro com taxa boa para álcool. Vai ser bem divertido.
Queria fazer aquele tutorial da troca dos cabos do alternador e ainda montar as mangueiras do ar quente. Tenho que ver se encontro as peças. Talvez tenha que voltar o escape original, pois a sonda está com uma leitura esquisita, oscilando entre 650mV e -20mV. Não sei se é devido a ela estar danificada ou se é o fluxo de gases que está muito rápido. Lembrando que está aberto depois de onde seria o catalisador até o final. Vc poderia me esclarecer isso?
Meu motor tem pouco mais de 107000km. Tb achei precoce esse desgaste tão grande das camisas.
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Meu monza eh turbo e tem descarga de 3" direta ate o final... A sonda fica na reta da parede corta fogo e le normalmente.José Leal escreveu:Pois é, Eduardo, agora é casamento com o carro.
Queria fazer aquele tutorial da troca dos cabos do alternador e ainda montar as mangueiras do ar quente. Tenho que ver se encontro as peças. Talvez tenha que voltar o escape original, pois a sonda está com uma leitura esquisita, oscilando entre 650mV e -20mV. Não sei se é devido a ela estar danificada ou se é o fluxo de gases que está muito rápido. Lembrando que está aberto depois de onde seria o catalisador até o final. Vc poderia me esclarecer isso?
No ultimo encontro do pessoal da CMRacing que participei, em Dez do ano passado, ajudei a acertar um palio 1.8R turbo, usando uma sonda com chicote para ligar no isqueiro, que fica presa com uma abraçadeira no final da descarga... Isso mesmo, pendurada externamente... E dava leitura normalmente...
Assim, sem ver, se tivesse que apostar minhas fichinhas, diria que sua sonda esta ferrada.
Quer um teste simples?
Com ela na mao, ligue os 12v e multimetro nela. Depois, com um isqueiro (ou fogao, ou qualquer coisa que queime), coloque sua ponta dentro da chama e veja se esta lendo 850 860 mv.
E o desgaste no meu estava concentrado na parte do bloco proxima ao para-choque. Parece que o motor eh inclinado e o conjunto pistoes/bielas deve ser mais pesado que os dos monza, alem do curso ser maior tambem... Sei la... So sei que meu monza veio, com seus 200.000 km na epoca que turbinei, estava com os cilindros muuuuuuuuuuuuito melhores que os do vectra.Meu motor tem pouco mais de 107000km. Tb achei precoce esse desgaste tão grande das camisas.
Pode apostar que vai... hehehe :evil:Estou muito ancioso em andar no meu carro com taxa boa para álcool. Vai ser bem divertido.
Edit:
Aqui uma foto que mostra como estavam os cilindros do meu vectra:

Se fosse querer ser chato, o certo seria retificar para primeira medida. Ma$ alem de ficar apertado $$$, a folga ainda estava aceitável então so bruniram manualmente e fecharam assim mesmo.
Eduardo Rettore
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Realmente ela tá meio feiosa. Os pistões estavam bem carbonizados, assim como a válvula EGR (já tinha isolado antes). Mas o engraçado é que ela começou a apresentar leitura ruim a pouco tempo. Lembra-se dos testes quando converti meu carro para álcool?500EF escreveu:[(...)Meu monza eh turbo e tem descarga de 3" direta ate o final... A sonda fica na reta da parede corta fogo e le normalmente.
No ultimo encontro do pessoal da CMRacing que participei, em Dez do ano passado, ajudei a acertar um palio 1.8R turbo, usando uma sonda com chicote para ligar no isqueiro, que fica presa com uma abraçadeira no final da descarga... Isso mesmo, pendurada externamente... E dava leitura normalmente...
Assim, sem ver, se tivesse que apostar minhas fichinhas, diria que sua sonda esta ferrada.
Era por ali mesmo que estava concentrado o desgaste. Daí poderia entender que o cilindro estava ovalizado. Entrando no mundo da física, talvez seja que no ciclo de compressão, a força resultante exercida pela biela no pistão esteja em diagonal para cima, em direção à direita, olhando o motor pelo lado das correias.E o desgaste no meu estava concentrado na parte do bloco proxima ao para-choque. Parece que o motor eh inclinado e o conjunto pistoes/bielas deve ser mais pesado que os dos monza, alem do curso ser maior tambem... Sei la... So sei que meu monza veio, com seus 200.000 km na epoca que turbinei, estava com os cilindros muuuuuuuuuuuuito melhores que os do vectra.
O meu motor tava com o desgaste maior um pouco, comparado com o seu. Mas o engraçado é que não rajava nada. Como disse, só fumava devido ao encontro dos anéis.Edit:
Aqui uma foto que mostra como estavam os cilindros do meu vectra(...)
Tava vendo aqui, e esqueci de relacionar a tampa de válvulas nova e as mangueiras do sistema de ar quente. A tampa nova custa R$380,00 na concessionária e as mangueiras, uns R$350,00. Apesar de dizerem que no Brasil não precisa de ar quente nos carros, gostaria muito de arrumar o sistema, já que o AC digital faz uso dele para manter a temperatura interna correta.
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Agora vai ficar interessante
Só é uma pena que o preço do álcool não vem colaborando.
Achei estranho esse desgaste. Conheço Vectra 2.2 16v que já passou dos 200mil km e a parte de baixo do motor ainda está toda std. :smt017


Achei estranho esse desgaste. Conheço Vectra 2.2 16v que já passou dos 200mil km e a parte de baixo do motor ainda está toda std. :smt017
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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Ricardo, aqui, o álcool está em R$2,39 enquanto a gasolina está em R$3,19. Creio que conseguirei a mesma média da gasolina, rodando no álcool (em torno de 7,5 km/l). Só por isso, já é vantajoso.
Sobre o desgaste, sinceramente não sei o que aconteceu para ter ocorrido o problema.
É relativamente comum quebrar a borracha de um suporte que fica na lateral do motor, entre as correias. Não sei se tem alguma relação...
Como sou o 7º dono dele, e com as gambiarras feitas, é de se suspeitar o que fizeram neste carro.
Sobre o desgaste, sinceramente não sei o que aconteceu para ter ocorrido o problema.
É relativamente comum quebrar a borracha de um suporte que fica na lateral do motor, entre as correias. Não sei se tem alguma relação...
Como sou o 7º dono dele, e com as gambiarras feitas, é de se suspeitar o que fizeram neste carro.
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