Ventoinha auxiliar para o condensador.

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ventoinha auxiliar para o condensador.

Mensagem não lida por frfavoreto »

Leocastro escreveu:
frfavoreto escreveu:Não encontrei nenhuma ventoinha Royce para comprar. Gostaria de saber as medidas dela para comprar pela internet, já que por aqui na minha regiião não se encontra nada que preste nas lojas.
Cara, compre a de 9" da Royce que é certeza que funciona!
Cara, 9" é a medida radial da ventoinha, a questão ali é a espessura dela por isso que não é qualquer ventoinha que entra ali porque o condensador é espremido contra o para-choques, entende? Por isso que gostaria de saber justamente qual a espessura dessa ventoinha que você usou.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Bom, comprei a ventoinha original do Corsa por R$100,00 num ferro-velho. Porém na hora de instalar percebi que precisarei retirar o radiador para conseguir instalar a ventoinha na frente do condensador e isso me faria ter que trocar o líquido de arrefecimento. Como gastei um bom $$ com aditivo do radiador a 1 mês atrás, resolvi instalar essa ventoinha só quando eu fizer a próxima limpeza do sistema de arrefecimento daqui pelo menos uns 6 meses.

Resumindo, não é nada fácil instalar uma ventoinha nesse local, essa do Corsa é tão fina quanto outras universais que se encontra à venda facilmente e só olhando o espaço a gente pensa que dá pra instalar tranquilo mas não é bem assim, tem que desmontar o radiador do carro e retirar a grade frontal para conseguir fazer um serviço bem feito. Isso demanda tempo, paciência e dinheiro.

Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

frfavoreto escreveu:Bom, comprei a ventoinha original do Corsa por R$100,00 num ferro-velho. Porém na hora de instalar percebi que precisarei retirar o radiador para conseguir instalar a ventoinha na frente do condensador e isso me faria ter que trocar o líquido de arrefecimento. Como gastei um bom $$ com aditivo do radiador a 1 mês atrás, resolvi instalar essa ventoinha só quando eu fizer a próxima limpeza do sistema de arrefecimento daqui pelo menos uns 6 meses.

Resumindo, não é nada fácil instalar uma ventoinha nesse local, essa do Corsa é tão fina quanto outras universais que se encontra à venda facilmente e só olhando o espaço a gente pensa que dá pra instalar tranquilo mas não é bem assim, tem que desmontar o radiador do carro e retirar a grade frontal para conseguir fazer um serviço bem feito. Isso demanda tempo, paciência e dinheiro.
Cara, no meu Monza, eu instalei por baixo!
Desparafusei o condensador do Ar Condicionado (radiador), ai, tu consegue acesso fácil pela parte de baixo, sem ter que mexer no radiador do carro!
ele é encaixado na parte de baixo do painel frontal, e, desparafusando os parafusos de cima do condensador, ele fica solto! chegue ele pra tras, coloque a ventoinha lá, e depois monte!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Leo, só se a lataria frontal do Monza for muito diferente do Kadett porque aqui eu tentei de tudo e não dá nem pra entrar metade da ventoinha, nem por cima nem por baixo do carro. Desparafusei o radiador, empurrei ele o máximo para trás, depois desparafusei o condensador, empurrei até encostar no radiador e não tem jeito, não entra. Percebi que se eu retirar a ventoinha do radiador daria para empurrá-lo bem mais para trás, o problema é que um dos parafusos que segura a ventoinha foi colocado torto e não dá pra retirá-lo.

Inclusive eu gostaria de saber como retirar a ventoinha do radiador, quantos parafusos tem e aonde ficam, além dos 2 que ficam na parte superior? Fiquei com medo de quebrar alguma coisa e deixei quieto. Se não for muito complicado retirar essa ventoinha do radiador eu vou tentar novamente.

Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para remover a ventoinha nos modelos com A/C, são os dois parafusos superiores e o conector. A parte inferior do defletor ( carenagem) é apenas encaixada. Cuidado para não perder as borrachas onde vai o encaixe. Solta o defletor é só puxar para cima.

Não me lembro do espaço na frente do Kadett, mas me parece ser mais apertado do que o Monza mesmo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

frfavoreto escreveu:Leo, só se a lataria frontal do Monza for muito diferente do Kadett porque aqui eu tentei de tudo e não dá nem pra entrar metade da ventoinha, nem por cima nem por baixo do carro. Desparafusei o radiador, empurrei ele o máximo para trás, depois desparafusei o condensador, empurrei até encostar no radiador e não tem jeito, não entra. Percebi que se eu retirar a ventoinha do radiador daria para empurrá-lo bem mais para trás, o problema é que um dos parafusos que segura a ventoinha foi colocado torto e não dá pra retirá-lo.

Inclusive eu gostaria de saber como retirar a ventoinha do radiador, quantos parafusos tem e aonde ficam, além dos 2 que ficam na parte superior? Fiquei com medo de quebrar alguma coisa e deixei quieto. Se não for muito complicado retirar essa ventoinha do radiador eu vou tentar novamente.
Entendi cara, é que o kadett que eu tive, não tinha AC, e, não me atentei a este detalhe!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Segui as dicas do Carlos Freire, consegui remover a ventoinha do radiador e deu para colocar a ventoinha auxiliar na frente do condensador mas infelizmente não tem espaço suficiente para ela ficar ali, não dá para parafusar o radiador e condensador de volta de tão apertado que fica.

Enfim, a única solução que vejo agora é encontrar ventoinhas bem menores, de 12cm (4,2") e colocar umas 3 ou 4 delas lado a lado na frente do condensador. Se eu encontrar dessas para comprar nem precisarei desparafusar nada além da grade frontal.

vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Voce pode tentar com ventoinhas de 12cm usadas em computadores, tem um modelo da marca Evercool que tem o corpo em aluminio, alimentadas com 12v, não vejo problemas em usar delas para este propósito.
Claro que não tem a potencia nem o deslocamento de ar de uma própria pra isso, mas já é alguma coisa...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder