Manutenção na chave seletora do ar condiconado
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado
Olá Freire,
Pois é quanto às funções descritas no manual eu tomei conhecimento, mas o que não consegui entender é a diferença elétrica entre as situações que citei...por exemplo:
Frio Máximo - Compressor ligado e entrada externa fechada
Frio Normal - Compressor ligado e entrada externa aberta
Mas a chave seletora nos dois casos acima está exatamente no mesmo estado: 3 contatos em curto (e ainda nos dois casos a posição da alavanca de temperatura está no "frio"). Como é possível então essa diferença de funções? Foi isso que eu não entendi =S
Grande abraço!
(Edit: Por falar em manual de reparações, pesquisei no Google e no fórum e só achei links quebrados, será que alguém teria para me enviar?)
Pois é quanto às funções descritas no manual eu tomei conhecimento, mas o que não consegui entender é a diferença elétrica entre as situações que citei...por exemplo:
Mas a chave seletora nos dois casos acima está exatamente no mesmo estado: 3 contatos em curto (e ainda nos dois casos a posição da alavanca de temperatura está no "frio"). Como é possível então essa diferença de funções? Foi isso que eu não entendi =S
Grande abraço!
(Edit: Por falar em manual de reparações, pesquisei no Google e no fórum e só achei links quebrados, será que alguém teria para me enviar?)
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Descupe Carlos, em responder antes!Sidney Chila escreveu:Olá Freire,
Grande abraço!
Bem, acontece isso porque, o sistema abre a portinhola de recirculação do Ar Condicionado, e, este sistema é controlado por vácuo, e não eletricamente!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Entendi Léo,
E esse comando à vácuo é conectado ao comando do AC por onde? Teria a ver com aqueles 5 "pinos" da carcaça metálica do comutador? Tem como testar essa parte do AC ou só durante o funcionamento mesmo?
Grande abraço!
E esse comando à vácuo é conectado ao comando do AC por onde? Teria a ver com aqueles 5 "pinos" da carcaça metálica do comutador? Tem como testar essa parte do AC ou só durante o funcionamento mesmo?
Grande abraço!
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Isso mesmo, ali conecta uma pecinha de borracha de onde sai as mangueiras de vácuo.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
No Monza com A/C, o movimento das portas da caixa de ventilação e da porta de entrada externa de ar são comandados através de válvulas acionadas por vácuo do motor.Sidney Chila escreveu:Entendi Léo,
Grande abraço!
Junto à chave de acionamento do compressor e ventoinha, vai o comando de vácuo onde deve estar várias mangueiras coloridas, uma para cada função da caixa de ventilação.
Então, ao movimentar a alavanca de acionamento do painel, vai movimentar a chave e o comando das mangueiras, abrindo ou fechado cada mangueira, abrindo ou fechado as portas da caixa de ventilação, conforme posição que deixar a alavanca.
Como o Leandro respondeu, a diferença entre frio máximo e frio normal é a entrada de ar externo fechada na posição frio máximo, recirculando o ar interno deixando o habitáculo mais gelado nessa condição.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Muito obrigado pelas explicações amigos, agora entendi melhor.
Tem algum lugar que explique o que faz o fechamento de cada uma das mangueiras?
Abraços.
Abraços.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
No manual de reparações do Monza 90 tem a imagem com as cores, para não errar e abrir ou fechar porta errada.Sidney Chila escreveu:Muito obrigado pelas explicações amigos, agora entendi melhor.
Abraços.
Se olhar por baixo do painel, vai ver as válvulas e seus acionamentos, o que seria as portas.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- LRODRIGUES
- Membro SL (Nível 1)
Tive que desmontar o meu pois a ventilação ficou direta.
Depois de ver esse post, vou aproveitar e fazer essa limpeza.
Excelente post esse...
Tudo muito bem explicado, cada detalhe...
Só estou com um problema na engrenagem, pois a mesma esta trepando e acaba pulando a posição que vc quer deixar.
:smt025
Depois de ver esse post, vou aproveitar e fazer essa limpeza.
Excelente post esse...
Tudo muito bem explicado, cada detalhe...
Só estou com um problema na engrenagem, pois a mesma esta trepando e acaba pulando a posição que vc quer deixar.
:smt025
"Sou um Agente de Defesa Civil, é melhor resgatar inteiro do que em pedaços..."