Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Sidney Chila
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 13 Ago 2011, 20:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por Sidney Chila »

Olá Freire,

Pois é quanto às funções descritas no manual eu tomei conhecimento, mas o que não consegui entender é a diferença elétrica entre as situações que citei...por exemplo:

Frio Máximo - Compressor ligado e entrada externa fechada
Frio Normal - Compressor ligado e entrada externa aberta

Mas a chave seletora nos dois casos acima está exatamente no mesmo estado: 3 contatos em curto (e ainda nos dois casos a posição da alavanca de temperatura está no "frio"). Como é possível então essa diferença de funções? Foi isso que eu não entendi =S

Grande abraço!

(Edit: Por falar em manual de reparações, pesquisei no Google e no fórum e só achei links quebrados, será que alguém teria para me enviar?)
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por Leocastro »

Sidney Chila escreveu:Olá Freire,

Pois é quanto às funções descritas no manual eu tomei conhecimento, mas o que não consegui entender é a diferença elétrica entre as situações que citei...por exemplo:

Frio Máximo - Compressor ligado e entrada externa fechada
Frio Normal - Compressor ligado e entrada externa aberta

Mas a chave seletora nos dois casos acima está exatamente no mesmo estado: 3 contatos em curto (e ainda nos dois casos a posição da alavanca de temperatura está no "frio"). Como é possível então essa diferença de funções? Foi isso que eu não entendi =S

Grande abraço!

(Edit: Por falar em manual de reparações, pesquisei no Google e no fórum e só achei links quebrados, será que alguém teria para me enviar?)
Descupe Carlos, em responder antes!
Bem, acontece isso porque, o sistema abre a portinhola de recirculação do Ar Condicionado, e, este sistema é controlado por vácuo, e não eletricamente!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Sidney Chila
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 13 Ago 2011, 20:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por Sidney Chila »

Entendi Léo,

E esse comando à vácuo é conectado ao comando do AC por onde? Teria a ver com aqueles 5 "pinos" da carcaça metálica do comutador? Tem como testar essa parte do AC ou só durante o funcionamento mesmo?

Grande abraço!
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por Leocastro »

Isso mesmo, ali conecta uma pecinha de borracha de onde sai as mangueiras de vácuo.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17873
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sidney Chila escreveu:Entendi Léo,

E esse comando à vácuo é conectado ao comando do AC por onde? Teria a ver com aqueles 5 "pinos" da carcaça metálica do comutador? Tem como testar essa parte do AC ou só durante o funcionamento mesmo?

Grande abraço!
No Monza com A/C, o movimento das portas da caixa de ventilação e da porta de entrada externa de ar são comandados através de válvulas acionadas por vácuo do motor.
Junto à chave de acionamento do compressor e ventoinha, vai o comando de vácuo onde deve estar várias mangueiras coloridas, uma para cada função da caixa de ventilação.
Então, ao movimentar a alavanca de acionamento do painel, vai movimentar a chave e o comando das mangueiras, abrindo ou fechado cada mangueira, abrindo ou fechado as portas da caixa de ventilação, conforme posição que deixar a alavanca.

Como o Leandro respondeu, a diferença entre frio máximo e frio normal é a entrada de ar externo fechada na posição frio máximo, recirculando o ar interno deixando o habitáculo mais gelado nessa condição.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Sidney Chila
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 13 Ago 2011, 20:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por Sidney Chila »

Muito obrigado pelas explicações amigos, agora entendi melhor.
Tem algum lugar que explique o que faz o fechamento de cada uma das mangueiras?

Abraços.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17873
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sidney Chila escreveu:Muito obrigado pelas explicações amigos, agora entendi melhor.
Tem algum lugar que explique o que faz o fechamento de cada uma das mangueiras?

Abraços.
No manual de reparações do Monza 90 tem a imagem com as cores, para não errar e abrir ou fechar porta errada.
Se olhar por baixo do painel, vai ver as válvulas e seus acionamentos, o que seria as portas.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
LRODRIGUES
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 28
Registrado em: 25 Jul 2014, 21:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por LRODRIGUES »

Tive que desmontar o meu pois a ventilação ficou direta.

Depois de ver esse post, vou aproveitar e fazer essa limpeza.

Excelente post esse...

Tudo muito bem explicado, cada detalhe...

Só estou com um problema na engrenagem, pois a mesma esta trepando e acaba pulando a posição que vc quer deixar.


:smt025
"Sou um Agente de Defesa Civil, é melhor resgatar inteiro do que em pedaços..."

Imagem
Responder