Preparação básica no cabeçote.

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Preparação básica no cabeçote.

Mensagem não lida por Rafaelo »

Diego Paiva escreveu:Rafaelo, é o seguinte: eu não quero montar e pouco tempo depois ter que desmontar. Ou ainda, montar, o carro funcionar aparentemente normal.... mas alguma peça de baixo estar com algum desgaste, e, acabar danificando outra peça vital para o funcionamento do motor e de preço elevado...
Nesse caso seria uma questão de segurança e economia. Isso no meu ponto de vista.
Por isso estou querendo revisar a parte de baixo, pra evitar surpresas e gastos excessivos! Melhor gastar um pouco agora e não "rios" depois.
é pelo visto ta decidido uaahuaha ate intendo a precupação. mas nao esqueça de compra mais 2 cavaletes,torquimetro bom,correias,corrente. dae fica mais seguro sao itens obrigatorio
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Rafaelo e Diego,

estava pesquisando uns catálogos e encontrei o que segue:

http://www.pferd.com.br/catalogos/CAT_204.pdf

Deve ter outras marcas: Norton, Alcar, ....

Pergunto: Para fazer o polimento grosso um disco lamelar grana tal montado numa haste e na ponta duma furadeira
não economizaria o sacrifício de 'judiar' dos dedos ? Há também pontas montadas com feltro para polimento. Penso que o custo não é alto
e o custo x benefício (dos dedos) compensa.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

david crozeta escreveu:to acompanhando a saga.... :smt023

boa sorte
2
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Rafaelo
MODERADOR

waldir escreveu:Rafaelo e Diego,

estava pesquisando uns catálogos e encontrei o que segue:

http://www.pferd.com.br/catalogos/CAT_204.pdf

Deve ter outras marcas: Norton, Alcar, ....

Pergunto: Para fazer o polimento grosso um disco lamelar grana tal montado numa haste e na ponta duma furadeira
não economizaria o sacrifício de 'judiar' dos dedos ? Há também pontas montadas com feltro para polimento. Penso que o custo não é alto
e o custo x benefício (dos dedos) compensa.

Abs

waldir
Waldir da sim é ajuda é muito, mas tem que ter a parte manual tb é indispensavel pra retoques. uma dica pra quem quer fazer isso da pra usar a furadeira, apenas que a rotação é baixa e nao aproveita toda a lixa, é pegar um cilindro do diametro de uma broca 6 fazer um corte reto na ponta do tamanho da tira de lixa pra encaixar. assim é so encaixar fitas de lixa e ta pronto é um otimo lixador. se tiver uma retifica eletrica variavel ou pneumatica faz rapidinho esse serviço. pra ter uma ideia eu alizei o meu coletor mpfi de ponta a ponta faz qualquer coisa desde que tenha a aste flexivel. mas pra cabeçote tem que ser com a haste fixa.

abaixo no meu coletor mpfi fiz na retifica com essa haste rigida e tb com haste flexivel pra entrar nas curvas, poderia polir mais mas assim ja ta bom. outra hora posto o material pra copiarem a ideia
na entrada usei a haste fixa, detalhe as fitas de lixa estao atras do coletor. fazer as fita é barbada é compra a folha lixa ferro e corta ela do tamanho certo pra entrar na ponta da haste.
Imagem

do começo ao fim
Imagem

um dos dutos curvados
Imagem

Diego faz um experiencia use de cobaia esse teu coletor estragado. é so acha um cilindro desse diametro fazer um corte no meio pra encaixar a lixa e manda ver.
Fhabyo Dias Neves
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Fhabyo Dias Neves »

Ficou xique em Rafaelo!!! Me lembra bem o meu coletor!!!... TOP né!!
Rafaelo a dica de vc deu para o Diego eu também concordo com os equipamentos certos para tirar o motor. Quando a gente tem costume, eu já tirei vários motores: caminhões, caminhonetes, tratores, moto e até o motor do meu antigo hatch e o tubarão, com experiencia fica bem mais facil, eu alertei o Diego que é possivel tirar o motor sem o cabeçote pois fica bem mais leve, com duas pessoas como já fiz várias vezes, falei para ele procurar alguem com experiencia para ajudar, eu acho que tirar é fácil mas colocar é o bicho ainda mais na hora de alinhar a fresa do disco de embreagem com a fresa do eixo piloto... Mas quem tem corajem de meter a cara aprende fazendo..
Painel Digital, freio a disco na quatro, MPFI VectraA com Pandoo...
Suspensão regularizada.
Um sonho sobre Rodas......

Imagem
Rafaelo
MODERADOR

vlw Fhabyo pra ter uma ideia de que da pra fazer ate em curva o lixamento interno. é verdade se quer aprender tem que meter a mao senao fica apredendo só teorias. o pior de colocar tb é alinhar os parafuso dos calços e isso ja precisa de um 3º pra ajudar a centralizar e encostar o parafusos. tirar o bloco das guia da caixa é outra encrenca rsrsrs apesar que tem um ponto na caixa(orelha de abano) onde da pra bater pra descolar a caixa do bloco pe de cabra pequeno ajuda a afastar. essas dicas vai servir na hora de fazer a parada.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Bem, tirei o bloco no braço mesmo. Hoje como tive pouco trabalho, removi o bloco e levei à retífica para passar o relógio comparador nos cilindros. Passado o relógio, foi constatado que os 4 cilindros tem o mesmo desgaste, que é de 4 centésimos. Segundo o dono da retífica, de fábrica o cilindro vem com uma "folga" de 3 centésimos...Pelo que ele falou, meu carro já tá com um desgaste até razoável. Segundo ele, daria pra rodar assim, mas como o cabeçote precisa ser trocado, retificado (no caso de por um usado)... talvez a parte de baixo não aguente muito tempo devido a nova compressão, acentuando ainda mais o desgaste já existente. Agora estou perdido e não sei o que fazer. Essa retífia é uma das maiores e melhores aqui, falei com o dono que me pareceu ser um cara super correto.. não aparentou estar empurrando serviço.
Agora não sei o que fazer, kkkkk. Perdido.

Fotos:
Imagem
Imagem
Imagem

A frente ficou da altura original:
Imagem
kkkk

Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por TheRipper »

Troque as bronzinas, verifique se há desgaste no virabrequim e pronto. Essa é a parte que pode dar problemas.
Folga de cilindros é algo longe de ser crítico, eu não mexeria nisso.
Responder