AFERIÇÃO DE FALHA DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA
VERSÃO SEM AR CONDICIONADO
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR: AUSÊNCIA DE VELOCIDADE 1
Boa noite Galera, tudo bem?
Vou falar de longe, porque estou com uma gripe danada rsrsrs...........
De antemão, esclareço-lhes que as minhas fotografias, geralmente, são tiradas com o celular e no período noturno. Por conta disso, algumas saíram embaçadas ou distorcidas. Prometo melhorar na próxima!
Ontem eu consegui sacar o motor do sistema de ventilação forçada do Monza, para limpeza e aferição da falha da velocidade 1, lembrando que o meu carro não tem ar condicionado.
Externamente, tudo parecia estar sob controle.
A capa de proteção superior do motor do ventilador e o encaixe lateral foram encontrados intactos.
Encontrei o motor bem empoeirado, com a caixa muito suja também. Lá no painel, conforme demonstrarei em breve, com as próximas fotografias, encontrei muitas folhas, fuligem e sujeira na parte superior interna.
Aparentemente, o sistema nunca havia sido desmontado e nem apresentava infiltrações.
Nesta foto, a prova da falha do sistema: Um dos fios foi encontrado com a solda solta.
A etiqueta do fabricante ainda intacta e bem conservada.
Mesmo empoeirado, o sistema funcionava bem, apesar da falha da velocidade 1. Outro sintoma que estava muito evidente era o forte cheiro de fuligem, de folha seca, mas, com a limpeza do sistema, pretendo eliminar mais este problema.
Após desmontar as proteções com muito cuidado, passei a fazer a limpeza do motor e hélice.
Com aquela escovinha de dente de sempre, consegui remover toda aquela sujeirada da capa do motor.
Esta é a parte de cima da capa do motor. A escovinha deu um bom trato nela também.
Consegui deixar a hélice bem limpinha, mesmo com ela no lugar. Deu bastante trabalho, porque a escovinha de dente não cabe nos vãos da peça. Lavar a seco com cotonete seria humanamente impossível. E o motor jamais poderia ser molhado. Sendo assim, resolvi proceder da seguinte forma:
1. abri uma torneira apenas com um fiozinho de água.
2. com o motor sempre para cima (foto 7), molhei a hélice com o fiozinho de água, para umedecer a poeira.
3. com um cotonete com água e detergente neutro, limpei poucos espaços de cada vez, com enxague imediato.
4. girei a hélice várias vezes debaixo do fio de água, para enxague total.
5. repeti o procedimento mais umas 3 vezes, sempre cuidando para o fio de água não molhar o motor.
6. para a parte de fora da hélice, inclinei a peça 45 graus, mantendo o motor sempre para cima.
7. com a inclinação da peça, pude ter espaço para trabalhar sem molhar o motor.
8. com o fio de água e com o cotonete, repeti o procedimento.
Ficou muito bom, mas ainda preciso fazer mais alguns retoques, porque tem alguns cantinhos ainda empoeirados. A finalidade desta minuciosa e delicada limpeza, além de preservar e fazer a manutenção do sistema, é, principalmente, eliminar toda possibilidade de odor, afinal, se eu não limpar bem a hélice, o carro vai ficar ou com cheiro de sujeira com sabão ou com cheiro de cachorro molhado rsrsrs.... :smt005
Por fim, a borracha que veda a conexão do motor da ventilação forçada com a entrada de ar para dentro do carro. Felizmente, a peça está intacta, sem rachaduras, sem ressecamento e sem estar melada. Está perfeita!
Devo, agora, levar o motor numa casa especializada, para fazer uma revisão dos mecanismos do sistema, dos rolamentos do motor, para refazer a solda etc. Depois de pronto, relatarei a todos o resultado da manutenção.
Abraço