2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Martins, não vejo problema. Não é tão complicado encontrar um CD Chevrolet. É só ter um pouco de paciência para você encontrar alguns modelos e escolher o melhor deles. Informe-se, antes, sobre os diversos tipos de aparelho e veja com qual você se identifica mais (iluminação verde, vermelha, alaranjada).

Você pode optar, também, por aparelhos de CD do Omega ou Vectra 96/99 por exemplo e até pelos mais novos que vieram nos Astra, Zafira, que tocam até MP3. Geralmente são muito parecidos e o que é mais importante: tem a tarja Chevrolet com a gravatinha vermelha rsrsrsrs.............

Nos Monza Tuba, na minha opinião, por serem bem mais modernos dos que os Caixote, estes aparelhos mais recentes originais GM também é uma boa pedida! Você teria um aparelho muito bom, original, atualizado e compatível com a tecnologia de época do carrão. Seu carro é muito novo e conservado e aceitaria, numa boa, todas estas opções.

Caso eu encontre algum modelo similar a esse que você pretende procurar, eu aviso você, para você dar uma estudada ;)

Abraço
RBMartins
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por RBMartins »

nossa cara como subiu de preço os falantes da Selenium !
em 2010 encontrava o par deles por R$ 50,00, dobrou de preço !
agora com relação aos rários da GM, estes últimos que a GM lançou no Astra, Zafira, Agile e compania eu gosto dele, já é um rádio com todos os recursos e com um visual retrô que fica perfeito no painel do Monza. Já o rádio do Vectra 96/99 não dá pra usar pq o visor dele é separado do rádio (é no visor TID ou MID dele). Da linha GM de 2000 a 2009 o que daria pra usar é o original da S10 que ainda tem o visor no próprio rádio.
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
pablopttm
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por pablopttm »

vai ficar otimo o som do carro.Tudo no capricho. Eu segui a dica do David Crozeta e adquiri esse alto falante aqui : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -o-par-_JM e instalei um capacitor para funcionar como estéreo mesmo. Esse do link tem as mesmas medidas do original. e sobre o tecido preto, pede pra sua mulher uma meia calça preta e coloca aqui que fica igual ao tecido original praticamente, abraço
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
S h E e Q u O

RBMartins escreveu:nossa cara como subiu de preço os falantes da Selenium !
em 2010 encontrava o par deles por R$ 50,00, dobrou de preço !
agora com relação aos rários da GM, estes últimos que a GM lançou no Astra, Zafira, Agile e compania eu gosto dele, já é um rádio com todos os recursos e com um visual retrô que fica perfeito no painel do Monza. Já o rádio do Vectra 96/99 não dá pra usar pq o visor dele é separado do rádio (é no visor TID ou MID dele). Da linha GM de 2000 a 2009 o que daria pra usar é o original da S10 que ainda tem o visor no próprio rádio.

Na verdade, o par de alto falante de R$100,00 é da JBL Selenium. Os meus Bravox eu paguei R$49,80 o par. É bem esse preço mesmo que você encontrou, Martins!! ;)

Vendo você falar sobre os rádios mais novos, originais, me lembrei de ter visto, recentemente, na concessionária GM daqui da minha cidade, dois modelos interessantes. Ambos tem a gravatinha da GM.

Por serem novos, com as atuais tendências, a gravatinha da GM vem na cor dourada, mas sem o escrito "Chevrolet". Um deles tem AM/FM e toca CD, MP3 e Pendrive. O outro, com a mesma frente, também tem AM/FM, mas só toca o Pendrive. Este segundo modelo, como não tem mecanismo para tocar CD e MP3, é mais leve e tem o corpo mais curto. É até engraçado de ver. Tem quase a metade da profundidade de um CD Player comum.

Quando conheci estes modelos, há cerca de 02 meses, estavam com os seguintes preços (frentes idênticas):

- O aparelho que toca CD, MP3, Pendrive, AM/FM: R$220,00.
- O aparelho que toca só Pendrive, com AM/FM: R$190,00.
- O aparelho que toca só Pendrive, com AM/FM, sem a gravatinha da GM: R$180,00.

Estes preços são de aparelhos novos, na caixa. Todos da mesma marca, só não me lembro se são Alpine ou Kenwood!!

Você poderia escolher com iluminação verde ou alaranjada com estes preços. Com a iluminação Blue ice, semelhante à iluminação do painel do Ágile, também tinha, mas creio que o valor seria um pouquinho maior.

Ao invés destas opções, tem amigos Monzeiros que preferem colocar um toca-fitas original, com adaptação de uma entrada USB para permitir o uso de som digital, o que é uma boa ideia também. Neste caso, os dois principais modelos seriam este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... visado-_JM ou este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... m-code-_JM. O primeiro veio depois, era mais moderno. Os preços variam, muito deles você encontra por preço bem mais em conta do que estes do anúncio.

São tantas opções que a gente até se perde, né rsrsrsrs................. :mrgreen:

Abraço
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 11 Set 2013, 11:09, em um total de 3 vezes.
S h E e Q u O

pablopttm escreveu:vai ficar otimo o som do carro.Tudo no capricho. Eu segui a dica do David Crozeta e adquiri esse alto falante aqui : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -o-par-_JM e instalei um capacitor para funcionar como estéreo mesmo. Esse do link tem as mesmas medidas do original. e sobre o tecido preto, pede pra sua mulher uma meia calça preta e coloca aqui que fica igual ao tecido original praticamente, abraço

Grande Pablo, tudo bem?

Rapaz, excelentes as suas ideias e recomendações. Eu até procurei este alto falante que você sugeriu, contendo só o tweeter de médio, mas foi uma pena eu só tê-lo visto agora, senão teria comprado exatamente deste modelo. Era bem esse mesmo que eu queria, porque, como você mesmo disse, é o mais próximo possível do original. Eu diria, até, que seria, praticamente, idêntico.

Sobre a meia calça, nós tivemos a mesma ideia, pois, assim que comprei o alto falante, eu já estava encabeçando com a minha esposa a compra de uma meia calça fumê para fazer a proteção superior da peça.

As suas dicas serão muito interessantes para os Monzeiros que pretendem restaurar os Monza no padrão original, incluindo o som! :smt023

Abraço
S h E e Q u O

AFERIÇÃO DE FALHA DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA

VERSÃO SEM AR CONDICIONADO

DIAGNÓSTICO PRELIMINAR: AUSÊNCIA DE VELOCIDADE 1

Boa noite Galera, tudo bem?

Vou falar de longe, porque estou com uma gripe danada rsrsrs........... :mrgreen:

De antemão, esclareço-lhes que as minhas fotografias, geralmente, são tiradas com o celular e no período noturno. Por conta disso, algumas saíram embaçadas ou distorcidas. Prometo melhorar na próxima! :wink:

Ontem eu consegui sacar o motor do sistema de ventilação forçada do Monza, para limpeza e aferição da falha da velocidade 1, lembrando que o meu carro não tem ar condicionado.

Imagem

Externamente, tudo parecia estar sob controle.

Imagem

A capa de proteção superior do motor do ventilador e o encaixe lateral foram encontrados intactos.

Imagem

Encontrei o motor bem empoeirado, com a caixa muito suja também. Lá no painel, conforme demonstrarei em breve, com as próximas fotografias, encontrei muitas folhas, fuligem e sujeira na parte superior interna.

Imagem

Aparentemente, o sistema nunca havia sido desmontado e nem apresentava infiltrações.

Imagem

Nesta foto, a prova da falha do sistema: Um dos fios foi encontrado com a solda solta.

Imagem

A etiqueta do fabricante ainda intacta e bem conservada.

Imagem

Mesmo empoeirado, o sistema funcionava bem, apesar da falha da velocidade 1. Outro sintoma que estava muito evidente era o forte cheiro de fuligem, de folha seca, mas, com a limpeza do sistema, pretendo eliminar mais este problema.

Imagem

Após desmontar as proteções com muito cuidado, passei a fazer a limpeza do motor e hélice.

Imagem

Com aquela escovinha de dente de sempre, consegui remover toda aquela sujeirada da capa do motor.

Imagem

Esta é a parte de cima da capa do motor. A escovinha deu um bom trato nela também.

Imagem

Consegui deixar a hélice bem limpinha, mesmo com ela no lugar. Deu bastante trabalho, porque a escovinha de dente não cabe nos vãos da peça. Lavar a seco com cotonete seria humanamente impossível. E o motor jamais poderia ser molhado. Sendo assim, resolvi proceder da seguinte forma:

1. abri uma torneira apenas com um fiozinho de água.
2. com o motor sempre para cima (foto 7), molhei a hélice com o fiozinho de água, para umedecer a poeira.
3. com um cotonete com água e detergente neutro, limpei poucos espaços de cada vez, com enxague imediato.
4. girei a hélice várias vezes debaixo do fio de água, para enxague total.
5. repeti o procedimento mais umas 3 vezes, sempre cuidando para o fio de água não molhar o motor.
6. para a parte de fora da hélice, inclinei a peça 45 graus, mantendo o motor sempre para cima.
7. com a inclinação da peça, pude ter espaço para trabalhar sem molhar o motor.
8. com o fio de água e com o cotonete, repeti o procedimento.

Ficou muito bom, mas ainda preciso fazer mais alguns retoques, porque tem alguns cantinhos ainda empoeirados. A finalidade desta minuciosa e delicada limpeza, além de preservar e fazer a manutenção do sistema, é, principalmente, eliminar toda possibilidade de odor, afinal, se eu não limpar bem a hélice, o carro vai ficar ou com cheiro de sujeira com sabão ou com cheiro de cachorro molhado rsrsrs.... :smt005

Imagem

Por fim, a borracha que veda a conexão do motor da ventilação forçada com a entrada de ar para dentro do carro. Felizmente, a peça está intacta, sem rachaduras, sem ressecamento e sem estar melada. Está perfeita!

Devo, agora, levar o motor numa casa especializada, para fazer uma revisão dos mecanismos do sistema, dos rolamentos do motor, para refazer a solda etc. Depois de pronto, relatarei a todos o resultado da manutenção.

Abraço
S h E e Q u O

MANUTENÇÃO DO MECANISMO DO LIMPADOR DO PARABRISA

Pessoal, boa noite, tudo bem?

Hoje levei o motor de ventilação forçada na oficina especializada, para soldar aquele fio que estava solto e para fazer uma revisão geral. Aproveitei, também, para levar o motor do limpador do parabrisa, o qual, embora esteja funcionando, está fazendo muito barulho e trabalhando muito devagar. Deve estar com algum problema também.

O vão de entrada de ar onde ficam os dois motores eu devo lavar neste final de semana. Por enquanto, está deste jeito:

Imagem

Embora sujo, nenhum ponto de corrosão foi encontrado.

Imagem

Este foi o estado que eu encontrei o mecanismo do limpador do parabrisa: detonado por produtos de limpeza inadequados.

Imagem

Mais de perto, dá para ver o quanto a peça foi avariada e exposta à corrosão.

Imagem

Esta é a parte de trás da peça, detonada também.

Imagem

Resolvi, então, dar um banho de querosene na peça. Em seguida, corri uma lixinha com detergente, lavei e enxaguei bem com uma esponjinha e deixei no sol. Depois de seco, passei duas demãos de verniz para reconstituir a camada de proteção da peça contra corrosão. Amanhã, com o verniz bem seco, devo reconstituir a lubrificação. Chegando o motor, vou testar e ver como ficou o funcionamento. Este procedimento todo foi muito simples e levou cerca de 1 hora.

Imagem

Felizmente, a peça está a salvo da corrosão.

Imagem

Vendo pessoalmente, a peça parece estar ainda mais bonita!

As demais peças de encaixe eu já lavei. Depois, devo tratá-las com algum produto para revitalizar o visual. Mostro para vocês assim que estiverem prontas.

Abraço a todos!!!
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Esses são os detalhes que fazem a diferença!!! Poucas pessoas fazem isso...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Responder