SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Fastback
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Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Mensagem não lida por Fastback »

José Leal escreveu:Sobre o local da luz de marcha ascendente, o ideograma fica na extrema esquerda do conjunto esquerdo das lâmpadas espias.
Até mais.

Zé, fica à esquerda mesmo ou à direita como no painel analógico?
Porque, no analógico, à esquerda fica à luz da injeção e, sinceramente, a da marcha ascendente é bem mais "visível" porque está mais no campo de visão que a de injeção. Claro, ambas chamam bem a atenção, mesmo porque todas aquelas espias são importantes mas, dentre as duas, a da direita é sempre "mais visível". :wink:
Se bem que... Agora você é chique, anda de Monza-Evolution! heuaheuaheuaheua :) Pena que não saiu painel digital pra Vectra, né Zé?
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Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Mensagem não lida por José Leal »

Fast, como o painel analógico que tinha no meu carro não era original dele, não posso confirmar essa informação. Mas no PD, é certeza que era como relatei alí em cima. Ainda no PD, ao lado dela era a luz da IE.

Até mais.
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leeloy
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Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Mensagem não lida por leeloy »

Fala galera.

Para tirar a minha dúvida de uma vez por todas decidi desmontar o painel digital e o ideograma do shift light realmente estava lá :mrgreen: , não só eles como outros (mais abaixo digo quais), e não dá para ver a “olho nu” há a necessidade de uma iluminação atrás deles, de dentro para fora, e como eles estavam (estão) desativado eu não conseguia ver.

Veja abaixo, ele desmontado (parcial) com a parte traseira á vista e onde está marcado são as “fitas” com os ideogramas.

Imagem

Abaixo as duas “fitas” com os seus respectivos ideogramas.

Imagem

Imagem

Após confirmar a presença do ideograma do Shift Light acompanhei a trilha do circuito e vi que para ligá-lo eu deveria ligar um dos fios do shift light (Positivo) no fio 10 da tomada X9.

Imagem

Assim o fiz, esta funcionando :smt023 .

Tentei desenhar os ideogramas que vi nas “fitas”, sou um péssimo desenhista, portanto usem a imaginação rsrsrs.

Imagem

Onde esta com um X em cima do ideograma é que no meu painel digital não possui o soquete com a lâmpada e o C/S significa “Cinto de Segurança” que é o aviso de Cinto de Segurança, não faço a menor idéia como desenhar este bonequinho rsrsr, para ativá-la basta seguir este tutorial viewtopic.php?f=14&t=6135 e onde esta a interrogação (?) não faço idéia para que serve estes ideogramas, se alguém puder me ajudar neste mistério...

Apesar de saber como funciona este shift light (Luz de marcha ascendente), que há 2 modos o econômico e o esportivo, há quem defenda que exista mais modos, ele só esta acedendo, a meu ver, em rotação alta (próximo á 3000 RPM) e eu passo a macha, até então, um pouco mais de 2000 RPM, esse é o modo esportivo ou econômico? Se for o esportivo (que é o que eu acho) como faço para ativar o modo econômico? Já tentei pisar no acelerador o mais suave possível, mas não mudou nada.
Para não bagunçar o tópico, criei outro sobre outra duvida sobre o Painel digital, quem puder ajudar lá agradeço:
viewtopic.php?f=6&t=6673

Abrçs.
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Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Mensagem não lida por José Leal »

leeloy, o problema de não poder usar as trilhas do PD para ligar a luz de marcha ascendente, é que o negativo é compartilhado por todas as lâmpadas, e o fio amarelo (que vem da central de IE) é tb negativo. Então vc vai ter que colocar um soquete igual ao da iluminação do console central no local do ideograma da marcha ascendente, e em um terminal conectar o fio amarelo, e no outro, conectar um fio positivo (pode ser o positivo pós chave que liga o painel).

Sobre a interrogação do lado esquerdo, eu tb não sei. A do lado direito é a indicação do afogador acionado.

Até mais.
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Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Mensagem não lida por Fastback »

leeloy escreveu:Onde esta com um X em cima do ideograma é que no meu painel digital não possui o soquete com a lâmpada e o C/S significa “Cinto de Segurança” que é o aviso de Cinto de Segurança, não faço a menor idéia como desenhar este bonequinho rsrsr, para ativá-la basta seguir este tutorial viewtopic.php?f=14&t=6135 e onde esta a interrogação (?) não faço idéia para que serve estes ideogramas, se alguém puder me ajudar neste mistério...

Apesar de saber como funciona este shift light (Luz de marcha ascendente), que há 2 modos o econômico e o esportivo, há quem defenda que exista mais modos, ele só esta acedendo, a meu ver, em rotação alta (próximo á 3000 RPM) e eu passo a macha, até então, um pouco mais de 2000 RPM, esse é o modo esportivo ou econômico? Se for o esportivo (que é o que eu acho) como faço para ativar o modo econômico? Já tentei pisar no acelerador o mais suave possível, mas não mudou nada.
Para não bagunçar o tópico, criei outro sobre outra duvida sobre o Painel digital, quem puder ajudar lá agradeço:
viewtopic.php?f=6&t=6673

Abrçs.
Leeloy, eu também fiquei curioso quanto a esse simbolo estranho que parece um amortecedor com uma bola na ponta... Já o outro, como o Zé mesmo disse, é a luz do afogador, que acredito, estar ali só por estar porque não me recordo de Monza com injeção ter saído com afogador. hehe
Quanto ao "shift" light realmente funciona de duas maneiras, a primeira, como voce mesmo diesse "economica" costuma acender logo nas rotações mais baixas que supostamente você poderia trocar a marcha... No meu acende lá pelos 2.500, 3.000 rpms. Já o segundo modo, o "esportivo" funciona como "complemento" à forma econômica. Ou seja, ele só vai funcionar a partir do momento em que o modo economico for desativado quando você afundar o pé no acelerador. Se você ir até o máximo do acelerador, essa luz permanecerá apagada até que você dê uma aliviada. Caso contrário, se você só afundou o pé a ponto de apagar a luz no modo econômico, ela se acenderá novamente quando a rotação estiver "boa" para você ainda fazer uma condução "econômica" de acordo com a situação de giro mais elevado. Bom, é mais ou menos isso! :roll:

Só fiquei na dúvida quanto à explicação do Zé sobre a luz da marcha ascendente... Zé, será mesmo que o pessoal ia cometer essa "gafe" de passar um negativo alí sendo que o sinal proveniente da central também é negativo??? Talvez a trilha que passe alí seja positiva pra ser complementada pela trilha vinda do chicote (fio amarelo). Você já chegou a desmontar o seu quando ainda tinha o tubarão do asfalto?

Abraços!
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Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Mensagem não lida por José Leal »

Fastback escreveu:Só fiquei na dúvida quanto à explicação do Zé sobre a luz da marcha ascendente... Zé, será mesmo que o pessoal ia cometer essa "gafe" de passar um negativo alí sendo que o sinal proveniente da central também é negativo??? Talvez a trilha que passe alí seja positiva pra ser complementada pela trilha vinda do chicote (fio amarelo). Você já chegou a desmontar o seu quando ainda tinha o tubarão do asfalto?

Abraços!
Fast, me lembro desse detalhe sim, o negativo é compartilhado com todas as luzes espias, tanto no analógico, como no digital. Tanto é que temos soquetes separados para luz de freio de mão, luz da IE e luz da marcha ascendente

Olha só o trajeto do negativo (desconsidere minha falta de coordenação motora fina) :smt005 :smt005 :
Imagem

O que pode ser feito (e ficaria legal), é instalar mini-relés para que quando acionarmos o freio de mão, ou acendesse as luzes de IE e/ou de marcha-ascendente, eles invertessem a polaridade e jogassem positivo para os respectivos contatos no conector X9.

Até mais.
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Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

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José Leal escreveu:leeloy, o problema de não poder usar as trilhas do PD para ligar a luz de marcha ascendente, é que o negativo é compartilhado por todas as lâmpadas, e o fio amarelo (que vem da central de IE) é tb negativo. Então vc vai ter que colocar um soquete igual ao da iluminação do console central no local do ideograma da marcha ascendente, e em um terminal conectar o fio amarelo, e no outro, conectar um fio positivo (pode ser o positivo pós chave que liga o painel).

Sobre a interrogação do lado esquerdo, eu tb não sei. A do lado direito é a indicação do afogador acionado.

Até mais.
Valeu pela explicação José Leal, vou te contar o que aconteceu, antes de conhecer este forum eu já desmontava o Painel Digital, pois ele tinha o problema de marcar acima da velocidade normal (já resolvido graças a vcs :smt023), e tinha um soquete com lâmpada atrás do painel digital, tudo pronto, eu não fazia idéia o que era aquilo, eu pensava que era alguma iluminação anterior largada pelo dono anterior que instalou o Painel Digital, até quando eu achei este forum :smt041, e pensei "po**a, será que aquela lâmpada é o tal do Shift Light?", bem... Retirei o Painel e puxei o soquete com a lâmpada para fora até que ficasse a vista e andei com o carro e... putz ela acendeu :smt041. Como já relatado aqui desmontei o Painel Digital e reparei a trilha que iluminava o ideograma e reparei como dito por vc que o negativo é comum em todas as lâmpadas dos ideogramas, então no soquete isolei o negativo (se não me engano era preto), eu confirmei que era o negativo com um multimetro, e peguei o positivo (não me lembro da cor dele, só me recordo que são duas cores) e liguei na Tomada X9 no fio 10, essa foi a única dificuldade que tive, pois na tomada não possuía esse fio então pedi para meu pai (que possui muito mais experiência que eu em eletrônica, eu apenas "brinco" :mrgreen: ) soldar um fio ali e foi o que ele fez, com o Painel Digital quase no local emendei esse fio "novo" da tomada X9 com o positivo do soquete e funcionou e esta funcionando normalmente :smt020 .
Fastback escreveu: Leeloy, eu também fiquei curioso quanto a esse simbolo estranho que parece um amortecedor com uma bola na ponta... Já o outro, como o Zé mesmo disse, é a luz do afogador, que acredito, estar ali só por estar porque não me recordo de Monza com injeção ter saído com afogador. hehe
Quanto ao "shift" light realmente funciona de duas maneiras, a primeira, como voce mesmo diesse "economica" costuma acender logo nas rotações mais baixas que supostamente você poderia trocar a marcha... No meu acende lá pelos 2.500, 3.000 rpms. Já o segundo modo, o "esportivo" funciona como "complemento" à forma econômica. Ou seja, ele só vai funcionar a partir do momento em que o modo economico for desativado quando você afundar o pé no acelerador. Se você ir até o máximo do acelerador, essa luz permanecerá apagada até que você dê uma aliviada. Caso contrário, se você só afundou o pé a ponto de apagar a luz no modo econômico, ela se acenderá novamente quando a rotação estiver "boa" para você ainda fazer uma condução "econômica" de acordo com a situação de giro mais elevado. Bom, é mais ou menos isso! :roll:

Só fiquei na dúvida quanto à explicação do Zé sobre a luz da marcha ascendente... Zé, será mesmo que o pessoal ia cometer essa "gafe" de passar um negativo alí sendo que o sinal proveniente da central também é negativo??? Talvez a trilha que passe alí seja positiva pra ser complementada pela trilha vinda do chicote (fio amarelo). Você já chegou a desmontar o seu quando ainda tinha o tubarão do asfalto?

Abraços!
Caraca, para mim parece um cigarro soltando fumaça :smt033 ahahahaha,

É nessa condição mesmo que a Shift Light acende (aprox. 2800RPM), minha nossa eu dirijo mal então rsrsrs, eu mudo de marcha no máx 2500 RPM, pois é quando eu "sinto" que o carro esta pedindo a mudança, pois acima disso parece que ele esta sofrendo "Vrum vrum vrum" rsrsrsrs, portanto quando ele começava a "sofrer" eu passava a marcha com pena :smt005 .
Valeu mesmo Fastback, a sua explicação comprova que a indicação do Shift Light está funcionando corretamente (modo econômico) e que sou maior "pé de chumbo" rsrsrsrs.

Sobre a dúvida com o Zé eu expliquei o que fiz acima e deu certo :smt023 .

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Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

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Vejam a foto do fio amarelo conectado a Tomada X9:

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