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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Enviado: 17 Mai 2011, 18:17
por José Leal
Tá chegando a hora! Meu mecânico conseguiu trocar o caninho sem sacar o motor. Ele afastou o câmbio para a lateral até abrir o espaço para fazer a substituição.
Estava vazando dentro da caixa seca. Então, mesmo com a mangueira presa, a embreagem "sumia do nada".

Amanhã eu pego o carro. Depois é só andar para soltar o motor e "acelerar com os dois pés no pedal da direita".

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Enviado: 18 Mai 2011, 02:42
por Rafaelo
dae Ze, nao sabia que tinha feito o motor, dei uma passada por aqui e li seus posts, o motor ficou show motor novinho é sempre bom agora tem motor pra anos a fio. finalmente o alcool ganhou uma taxa ideal teu motor deve esta bem torcudo, so ta faltando o trabalhar o avanço dae sim ele vai fica fortao. quando tiver a opturnidade novamente pra medir no dino novamente vai ser legal. mediu a taxa fisicamente?

obs: o mecanico se empolgo e logo meteu giro hehehe, bateu sequinho os tucho no fundo. nao se deve fazer isso ainda mais segurar giro como ele fez.

obs: parece estranho mas motor com 100,000km pode como nao pode ja esta gasto. desmontei meu 1.6 e guardei ele, e medi todas as peças principalmente os aneis e constatei oque ja previa. o 4º tava queimando oleo e vinha da parte de baixo. medi todo os 16 aneis e o resultado foi terrivel. anel de compressao do cilindro 1-2-3 tiveram +- 1.05mm(0.25mm acima do limite) e o problema 4- 1.55mm(0.75mm acima do limite) ridiculo. as camisas todas gasta com degrau entre bloco e camisas. motor sempre foi bem cuidado nunca levou pau e olha só... queimava pouco oleo so quando acelerava forte, mas agora aposentei ele hehehe.

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Enviado: 18 Mai 2011, 09:11
por José Leal
Pois é, Rafaelo, o meu motor começou a engasgar em qqer acelerada mais forte, coisa acima de 2500RPM. Achei que eram os cabos de vela que já estavam bem gastos e não resolveu. Achei que era o regulador de pressão furado e nada.
Como meu motor já fumava um pouco, levei para o mecânico para trocar os retentores de válvulas. A hora que ele sacou o cabeçote é que veio a tragédia. Daí já aproveitei e fiz o que tinha que ser feito,
Não medi ainda a taxa de compressão, mas deve ter ficado algo em torno de 13,0:1.
Você acha que ainda preciso mexer no ponto de ignição? Mesmo com a taxa de compressão alta?
Assim que o motor estiver mais solto, passo no dinamômetro. Estou esperando algo próximo de 160CV.
Sobre os tuchos, depois da "empolgação", desligamos o motor e já na 2ª partida os tuchos mal bateram. Agora tá tudo normal. Estou usando o óleo ACDelco 20W50 nos primeiros 1000KM. Depois vou voltar para o Shell Helix 15W50. Dependendo, como o motor está bem justo, posso colocar o 10W40. Qual a sua sugestão?

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Enviado: 18 Mai 2011, 09:14
por 500EF
A menos que esteja atrasando em alta, o que eu acho que nao deve acontecer, eu nao mexeria no ponto... :wink:

(Se na oficina tiver, um scanner e um notebook "nas coxas" mostram o que esta acontecendo em tempo real).

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Enviado: 18 Mai 2011, 09:20
por José Leal
Não tem... o pior é que eu estou com uma interface aqui, mas ela não comunica com a central de IE. Até consegui que ela comunicasse com a central, mas não há resposta.

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Enviado: 18 Mai 2011, 09:21
por RicardoDS
Eu utilizaria o mesmo que uso no meu VHC, Selenia 15w40.
Giro alto todo dia com esse carrinho, nunca descarregou tucho e nem faz o "famoso" tec tec tec que foi bem comum aparecer nos primeiros VHC.

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Enviado: 18 Mai 2011, 11:47
por Rafaelo
ja deve ta bom assim, o principal ja fez que foi o aumento da taxa e so nisso ja fica exelente. mas nao deve fazer nada ate os +-5000km quando o motor perde a fricção das peças justas ae ele fica mais solto, so ae testar ele no dino pra ver qual foi a real disso tudo. sempre da pra melhorar, a resposta dele vai ser melhor em aceleração rapida la da lenta,motor frio, e principalmente torque em baixa mas como tu precisa-se disso ne hehehe, mas uma coisa é certa quanto maior a cilindrada menos avanço precisa, entao nesse caso em especial pouco mudaria aumentar o avanço na pratica em uso normal dele. o ruim disso que nao se pode regular com um simples toque no mouse entao invialibiza ficar mexendo nisso. com o micro ligado a ECU seria bem interessante ver o comportamento dele e ver os dados obtidos. tem que ir analizando o comportamento em diversas ocasioes, carga,frio,alta,etc. obs em alta nao muda nada na pratica o avanço da gasolina X alcool, entao se vai notar em em baixa e principalmente motor frio.

10 40 é sintetico? sim otimo colocar ele principalmente em motor justo, eu vo por no meu helix sintetico caro pra ckt. oleo é algo muito importante se tratando de motor novo.

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Enviado: 18 Mai 2011, 13:18
por José Leal
Rafaelo, vc falando sobre funcionamento a frio, o que eu pude notar é que além de pegar bem, sem ratear nem nada, é que se eu sair imediatamente após dar a partida, o motor não embola igual quando estava destaxado e álcool.
Hj dei uma acelerada mais brusca e senti que o torque está muito interessante. A frente parecia levantar igual aos Santana :lol: .
Sobre o óleo, o Shell Helix 10W40 é semi sintético. Como a GM recomenda óleo mineral, nem sei se coloco. Talvez ponha o 15W40 ou 15W50 mineral mesmo.

Mudando um pouco de assunto, mas mantendo na mesma, eu fico ... com umas coisinhas que acontecem numa manutenção dessas. Foi o tal caninho dentro da cx seca do câmbio que apitou. OK, trocado e funcionando 100%. O mecânico trouxe o carro e fui leva-lo de volta na oficina. Passo no posto para completar o nível de óleo do câmbio e quando o frentista foi completando, começou a vazar óleo por baixo. Foi o retentor do eixo que vai ligado do câmbio para as rodas que estourou. Tinha trocado o do lado direito e agora foi o do lado esquerdo. Quando levantei o carro para verificar o local do vazamento, por trás da roda tava uma meleira de graxa. A coifa rasgou e com o giro da roda voou toda a graxa.
Aconteceu a mesma coisa no Monza.... agora tá lá na oficina denovo para trocar. Mas essa foi por conta do mecânico. Já vou aproveitar e trocar todo o óleo da cx. Vou reabastecer mesmo com o Isafluido556.