Ferrugem insistente

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ferrugem insistente

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Meu Chevette tinha um buraco no paralamas.
Removi um pouco da ferrugem em volta do buraco e passei sobre a ferrugem um produto chamado 'passivador', que é um composto à base de zinco. (tem vários produtos assim, de nome Fosfobril e outros nomes parecidos).
Depois pintei o local tratado com tinta spray.
Fiz isso para experiência, não coloquei massa, fibra, nada ali.
Uns 10 anos depois o buraco continuava igual, sem ferrugem.
A tal ferrugem é insistente mesmo, se o metal não for tratado, apassivado, pintado, ela volta.
Sobre fazer remendos, se for feito um remendo usando solda comum a ferrugem inicia já no momento da solda, o ideal é utilizar outro tipo de solda. No meu tempo era solda de argônio. O argônio é um gás inerte que era soprado sobre o local da solda durante o serviço (acho que era isso, faz tanto tempo), não permitindo que a chapa enferrujasse.
Eu sou adepto de remendos com fibra de vidro, desde que a ferrugem seja bem tratada antes, pois senão ela volta e a fibra descola toda.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
RPC
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por RPC »

J. Faria escreveu:Ola RPC;
O buraco da antena é no paralama, este buraco deve ser de corrosão mesmo. Um paliativo que vc pode fazer é arrancar toda aquela massa plástica ali de cima, limpar bem com uma escova de aço dseixando só na chapa, passar um produto convertedor de ferrugem como TF7, PCF (http://www.tf7.com.br/funciona1.html http://www.quimatic.com.br/produto/pcf/) ou qualquer outro similar de qualidade Inclusive pulverizando bastante no interior da coluna, ja que tem um furo, fechar o buraco com fibra e aplicar a massa plástica.
Cara, gostei de PCF:
Pára a ferrugem na hora. Aplicado como tinta diretamente sobre a ferrugem.
Converte a ferrugem num fundo protetor e duro pronto para receber tinta de acabamento.
Bom, pelo jeito o negocio é:
1- Remover a massa
2- Escovar com a escova de aço
3- Aplicar o produto (PCF ou similar)
4- Aplicar a massa de novo (lixar etc,..)
5- Pintar

Certo ?
Monza Hatch 83 -1.6 Alcool.
Meu Zumbi
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Marcelo_Classic
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por Marcelo_Classic »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Meu Chevette tinha um buraco no paralamas.
Removi um pouco da ferrugem em volta do buraco e passei sobre a ferrugem um produto chamado 'passivador', que é um composto à base de zinco. (tem vários produtos assim, de nome Fosfobril e outros nomes parecidos).
Depois pintei o local tratado com tinta spray.
Fiz isso para experiência, não coloquei massa, fibra, nada ali.
Uns 10 anos depois o buraco continuava igual, sem ferrugem.
A tal ferrugem é insistente mesmo, se o metal não for tratado, apassivado, pintado, ela volta.
Sobre fazer remendos, se for feito um remendo usando solda comum a ferrugem inicia já no momento da solda, o ideal é utilizar outro tipo de solda. No meu tempo era solda de argônio. O argônio é um gás inerte que era soprado sobre o local da solda durante o serviço (acho que era isso, faz tanto tempo), não permitindo que a chapa enferrujasse.
Eu sou adepto de remendos com fibra de vidro, desde que a ferrugem seja bem tratada antes, pois senão ela volta e a fibra descola toda.

Abraços
MIG e TIG utilizam gases inertes como o argônio que vc citou para evitar a oxidação imediata da chapa, devido à alta temperatura. A função deles é eliminar o ar (e o oxigênio) durante a soldagem. O processo é igual.
Monza Classic SE 1993, desde 2001
ygor
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Injeção: Outra

Mensagem não lida por ygor »

ola amigo este ferrugem ta de dentro pra fora retire o para brisa pq esta entrando aqua em agum ponto da coluna esta lata da coluna e drupla.este ferrugem tem que ser todo removido da parte de dentro da coluna e so abrindo ela que vc vai cosequir isto aconselho vc compra outra coluna pq se tiver muito podre ñ compessa remendar e troque a boracha do vidro.
RPC
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por RPC »

ygor escreveu:ola amigo este ferrugem ta de dentro pra fora retire o para brisa pq esta entrando aqua em agum ponto da coluna esta lata da coluna e drupla.este ferrugem tem que ser todo removido da parte de dentro da coluna e so abrindo ela que vc vai cosequir isto aconselho vc compra outra coluna pq se tiver muito podre ñ compessa remendar e troque a boracha do vidro.
Eu to esperando receber pra poder comprar todas as coisas pra fazer o esquema, mas a coluna não está ruim. A ferrugem está aparecendo onde eu lixei pra dar o acabamento da massa. Outra coisa, eu preciso "colar" a parte de cima da borracha, pois ela esta levantada.
Monza Hatch 83 -1.6 Alcool.
Meu Zumbi
ygor
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Injeção: Outra

Mensagem não lida por ygor »

ola pela foto e interna basta vc lixar com uma lixadeira para ver os furinhos que ta brotando a ferrugem e esta parte da coluna tem duas camadas de lata e se tiver entrando umidade entre elas a aqua para ali pq ñ tem como sair e apodrese falo isto pq cortei um monza para retirar o frentao e tava comesando a enferrujar.
J. Faria
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por J. Faria »

RPC escreveu:
ygor escreveu:ola amigo este ferrugem ta de dentro pra fora retire o para brisa pq esta entrando aqua em agum ponto da coluna esta lata da coluna e drupla.este ferrugem tem que ser todo removido da parte de dentro da coluna e so abrindo ela que vc vai cosequir isto aconselho vc compra outra coluna pq se tiver muito podre ñ compessa remendar e troque a boracha do vidro.
Eu to esperando receber pra poder comprar todas as coisas pra fazer o esquema, mas a coluna não está ruim. A ferrugem está aparecendo onde eu lixei pra dar o acabamento da massa. Outra coisa, eu preciso "colar" a parte de cima da borracha, pois ela esta levantada.
A borracha levantada pode ser um sinal de que tem ferrugem embaixo, é interessante retirar essa borracha e verificar.
Correndo atrás do sonho, realizando o projeto!!!
Responder