O atuador de marcha lenta não gera código de erro, e portanto não acende a luz, se quiser pode até desconectá-lo e fazer o teste! A lâmpada não acende, sei disso porque fiz uns testes com ele desconectado e nada acende!
Problemas com atuardor de marcha lenta pode gerar código de falhas. Não sei o que ocorreu com Monza do MonzaClub20EFICHZ.
Veja que na tabela o erro será o 35.
Sem sinal do distribuidor - 12
Circuito do sensor de temperatura da água - 14 ou15
Potenciometro da borboleta - 21 ou 22
Sensor de velocidade - 24
Sensor de pressão absoluta - 33 ou 34
Controle da marcha lenta - 35
Circuito eletrônico de avanço - 42
Falha do ECM - 51 ou 55
Potenciômetro de ajuste de CO - 54
Como funciona:
A centralina controla a marcha lenta através do desvio de ar controlado pelo motor de passo, que também colabora com redução de gases poluentes, ampliando a entrada de ar durante o fechamento repentino da borboleta numa redução de aceleração.
Se a marcha lenta estiver irregular o defeito está no motor de passo também deverão ser examinados o filtro do ar ou entrada falsa de ar.
A agulha da marcha lenta é comandada por um motor de passo que recebe pulsos da centralina através dos pinos C5, C6, C4, C3.
Como testar:
1- Com a ignição ligada e o motor parado conecte a PONTA DE PROVA em cada uma das fases fios (azul claro/branco) (azul claro/preto) ,(branco/amarelo),(branco/preto). > Os leds deverão piscar alternadamente quando for dada a partida. Logo que o motor pegar
2- Com a ignição ligada e o motor parado desconecte os terminais A B C D do motor. Com o MULTITESTE DIGITAL na posição ohmimetro meça as resistências dos enrolamentos > Deve estar de acordo com os dados abaixo
AVISO: Procure também possíveis defeitos mecânicos na agulha ou canal de desvio entupido. Quando a voltagem for menor que 9 volts a Centralina desliga o motor de passo para não perder a referencia.
Medição entre os terminais
Valor medido:
A e B - 40 a 80 W
C e D - 40 a 80 W
B e C - EEE isolado
A e D - EEE isolado
Qualquer terminal e a carcaça - EEE isolado
Quem não gera código de falhas é a válvula injetora (bico) e a bomba de combustível.
Abs,
Carlos Freire