Página 2 de 2

Re: luz injeção

Enviado: 24 Mai 2010, 18:57
por ecorrea
Nazuel, o meu estava com o mesmo poblema e eu fiz o teste trocando o atuador de macha lenta pois o meu pai tambem tem um monza, rodei um mes viajei e a luz não acendeu ai troquei denovo e ele voltou a acender, então por dedução acho que é o atuador de macha lenta como disse o carlos.
Obs: quando tirei o atuador verifiquei que ele tinha soltado uma coisas entre a mola e o pino o limpei e acontesse com menas frequencia, mais tenho que trocar.

Re: luz injeção

Enviado: 24 Mai 2010, 20:00
por MonzaClub20EFICHZ
ecorrea escreveu:Nazuel, o meu estava com o mesmo poblema e eu fiz o teste trocando o atuador de macha lenta pois o meu pai tambem tem um monza, rodei um mes viajei e a luz não acendeu ai troquei denovo e ele voltou a acender, então por dedução acho que é o atuador de macha lenta como disse o carlos.
Obs: quando tirei o atuador verifiquei que ele tinha soltado uma coisas entre a mola e o pino o limpei e acontesse com menas frequencia, mais tenho que trocar.
O atuador de marcha lenta não gera código de erro, e portanto não acende a luz, se quiser pode até desconectá-lo e fazer o teste! A lâmpada não acende, sei disso porque fiz uns testes com ele desconectado e nada acende!

Re: luz injeção

Enviado: 25 Mai 2010, 10:08
por Carlos A. Freire
O atuador de marcha lenta não gera código de erro, e portanto não acende a luz, se quiser pode até desconectá-lo e fazer o teste! A lâmpada não acende, sei disso porque fiz uns testes com ele desconectado e nada acende!
Problemas com atuardor de marcha lenta pode gerar código de falhas. Não sei o que ocorreu com Monza do MonzaClub20EFICHZ.

Veja que na tabela o erro será o 35.

Sem sinal do distribuidor - 12
Circuito do sensor de temperatura da água - 14 ou15
Potenciometro da borboleta - 21 ou 22
Sensor de velocidade - 24
Sensor de pressão absoluta - 33 ou 34
Controle da marcha lenta - 35
Circuito eletrônico de avanço - 42
Falha do ECM - 51 ou 55
Potenciômetro de ajuste de CO - 54


Como funciona:

A centralina controla a marcha lenta através do desvio de ar controlado pelo motor de passo, que também colabora com redução de gases poluentes, ampliando a entrada de ar durante o fechamento repentino da borboleta numa redução de aceleração.

Se a marcha lenta estiver irregular o defeito está no motor de passo também deverão ser examinados o filtro do ar ou entrada falsa de ar.

A agulha da marcha lenta é comandada por um motor de passo que recebe pulsos da centralina através dos pinos C5, C6, C4, C3.

Como testar:

1- Com a ignição ligada e o motor parado conecte a PONTA DE PROVA em cada uma das fases fios (azul claro/branco) (azul claro/preto) ,(branco/amarelo),(branco/preto). > Os leds deverão piscar alternadamente quando for dada a partida. Logo que o motor pegar
2- Com a ignição ligada e o motor parado desconecte os terminais A B C D do motor. Com o MULTITESTE DIGITAL na posição ohmimetro meça as resistências dos enrolamentos > Deve estar de acordo com os dados abaixo

AVISO: Procure também possíveis defeitos mecânicos na agulha ou canal de desvio entupido. Quando a voltagem for menor que 9 volts a Centralina desliga o motor de passo para não perder a referencia.

Medição entre os terminais


Valor medido:

A e B - 40 a 80 W

C e D - 40 a 80 W

B e C - EEE isolado

A e D - EEE isolado

Qualquer terminal e a carcaça - EEE isolado

Quem não gera código de falhas é a válvula injetora (bico) e a bomba de combustível.

Abs,

Carlos Freire

Re: luz injeção

Enviado: 25 Mai 2010, 22:04
por MonzaClub20EFICHZ
Carlos A. Freire escreveu:
O atuador de marcha lenta não gera código de erro, e portanto não acende a luz, se quiser pode até desconectá-lo e fazer o teste! A lâmpada não acende, sei disso porque fiz uns testes com ele desconectado e nada acende!
Problemas com atuardor de marcha lenta pode gerar código de falhas. Não sei o que ocorreu com Monza do MonzaClub20EFICHZ.
Carlos Freire
Carlos, faça o teste, desconecte e teste se a lâmpada acende, cheguei a andar 2 meses com ele desconectado e a lâmpada NUNCA acendeu (na época se conectasse a rotação ficava variando loucamente entre 500 e 3000 rpm, logo quando comprei em 1999, depois simplesmente corrigiu sozinho).

Carlos Zucco

Re: luz injeção

Enviado: 27 Mai 2010, 10:00
por erick figueiredo
Bom amigo de uma verificada na válvula de controle do cânister que pode está com algum tipo de anomalia ...

Re: luz injeção

Enviado: 21 Jun 2013, 09:18
por rafamts
No meu carro, quando desconecto o atuador de marcha lenta também não acende luz de injeção. Já testei o atuador e está tudo ok quanto ao funcionamento.