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Re: Temperatura baixa na escala

Enviado: 07 Jun 2010, 19:54
por John Cleiton
Po to andando sem valvula termostatica galera..o bichinho naum se bate nenhum pokinho pra funcionar...inda mais aki em SC q deu uma esfriada...mas fico meio com receio pois sei que nao e o certo...

Re: Temperatura baixa na escala

Enviado: 07 Jun 2010, 20:10
por Luiz Carlos (Rio)
1- Eu uso nos meus carros o aditivo Paraflu concentrado (misturado com água da torneira), sem problemas;
2- Não troco todo ano o líquido de arrefecimento, só troco qdo vejo que não está mais com aquele verdinho límpido;
3- Já substituí várias vezes o termostato dos meus carros, já usei da Waller e da MTE, sem problemas;
4- Moro na cidade do Rio de Janeiro, onde o clima está mais para quente (acima de 40 graus no verão, além de congestionamentos da pior espécie).
5- A temperatura do meu Monza oscila entre 1/4 e metade da escala. Em situações extremas (antes do eletroventilador atuar) pode passar um tico da metade.

Abraços

Re: Temperatura baixa na escala

Enviado: 07 Jun 2010, 20:36
por MonzaClub20EFICHZ
Desculpem os paulista e cariocas, mas aqui no Sul, que faz frio de verdade, o ponteiro ficar na escala azul mesmo na estrada, não é normal, em situações de temperatura ambiente abaixo de 10ºC, o ponteiro fica pelo menos o equivalente de mais uma faixa azul somada a já existente. Eu revisaria a válvula termostática.

Re: Temperatura baixa na escala

Enviado: 08 Jun 2010, 08:37
por Carlos A. Freire
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Desculpem os paulista e cariocas, mas aqui no Sul, que faz frio de verdade, o ponteiro ficar na escala azul mesmo na estrada, não é normal, em situações de temperatura ambiente abaixo de 10ºC, o ponteiro fica pelo menos o equivalente de mais uma faixa azul somada a já existente. Eu revisaria a válvula termostática.
Foi o que eu disse... o ponteiro deve estar sempre acima da faixa azul do marcador.

No inverno paulista e na rodovia na madrugada se faz muito frio mesmo. E o ponteiro de temperatura do meu Monza está sempre acima da faixa azul a 1/4 de escala. Essa condição também ocorre no verão que aqui no estado de São Paulo também é muito quente.
Já fui várias vezes ao Rio de Janeiro em eventos do Monza Clube e para Cuiabá, onde mora meu primo. O marcador de temperatura do meu Monza na rodovia não muda de condição.

Abs,

Carlos Freire

Re: Temperatura baixa na escala

Enviado: 08 Jun 2010, 08:39
por Carlos A. Freire
Andresc escreveu:Carlos, qual seria a temperatura ideal para o funcionamento do motor, é quando o ponteiro chega no meio da escala?
A temperatura normal de uso deve ficar entre 1/4, ou seja e 1/2 de escala do marcador. Ou seja, acima da marcação azul.

Abs,

Carlos Freire

Re: Temperatura baixa na escala

Enviado: 08 Jun 2010, 10:18
por eduardomonza1996
uma pergunta meio ...:
aonde deve ta o ponteiro , para o eletroventilador acionar o 1° estágio?
pq eu troquei o vt e quando ta no 1/4 , o eletroventilador ja ta ligado, mesmo se eu tiver na estrada.

Re: Temperatura baixa na escala

Enviado: 08 Jun 2010, 14:18
por Carlos A. Freire
eduardomonza1996 escreveu:uma pergunta meio ...:
aonde deve ta o ponteiro , para o eletroventilador acionar o 1° estágio?
pq eu troquei o vt e quando ta no 1/4 , o eletroventilador ja ta ligado, mesmo se eu tiver na estrada.
No meu Monza GLS 96 2.0 EFI gasolina, com A/C desligado, sempre liga a ventoinha do radiador na 1ª velocidade com ponteiro em 1/2 de escala do marcador. Com motor funcionando ele não entra a 2ª velocidade, a não ser que eu desligar o motor com marcador em 1/2 de escala entre 5 a 10min e depois ligar o motor novamente. Nessa condição o ponteiro passa do 1/2 e a ventoinha entra na 2ª velocidade e, quando o ponteiro passa pelo 1/2 entra a 1ª velocidade ficando assim até 1/4 de escala, onde ela desliga.

Com A/C ligado, entra primeiro a 1ª velocidade da ventoinha, depois entra a 2ª velocidade e fica alternado entre 1ª e 2ª velocidades conforme necessidade de resfriamento do motor ou por pressão interna do A/C.

Abs,

Carlos Freire

Re: Temperatura baixa na escala

Enviado: 14 Jun 2010, 13:02
por Éder Vian
Boa tarde galéra!
Neste fim de semana subistitui a VT do tubarão. A qual ñ estava fechando por completo c/ o motor friu, ( constatei na desmontagem). Deixando a o liquido do sistema de arrefecimento circular pelo radidor antes de atingir a temperatura correta.
Aki em Guarulhos, eu ñ encontrei a Whaler, só MTE e Valclei.
Acabei colocando uma VT Valclei, R$ 48,00 (01 ano de garantia) + 01 L de Aditivo concentrado R$ 13,00, só p/ completar, pois ja tinha ditivo novo no sistema.(sistema limpo)
Dei uma volta no Domingo. O motor atingiu a temperatura 1/4 da escala, s/ demora.
E epermaneceu acima de 1/4 mesmo na narodovia.
Reparei q a ventuinha ligou um pouquinho acima da metade da escala.
Será q é tem algum problema? :?:
Ah! tirei o ar do sistema, soltando o sensor de temperatura acima da VT.
Abraço a todos!