Página 2 de 3

Re: traçao dianteira

Enviado: 12 Jun 2010, 16:21
por Rafaelo
Flavio-Aurelio escreveu:Brothers, se nao me engano ja ouvi dizer que tem como travar alguna coisa no diferencial para que as rodas girem de formas iguais, naum sei se isso e veridico mas ja ouvi dizer isso; caso seja verdade isso melhoraria o desempenho do carro ou a dirigibilidade?
Abraço a tds..
tem sim diferencial eles travam ela pra girar junto todas iquais, so que isso pra carro de passeio nao e muito seguro nao. é mais pra carro de competição onde se precisa tração total e nao parcial(original).

a dirigibilidade é afetada, numa curva molhada depedendo da situação pode sair de frente. ou mesmo uma reduzida brusca em curva. em reta nao vejo problema. o pessoal usa bastante pra "Km de arrancada" onde so tem reta hehe

Re: traçao dianteira

Enviado: 12 Jun 2010, 18:01
por ronaldo theodoro
Carlos A. Freire escreveu:Quando se levanta uma roda a outra fica sem tração mesmo. Isso ocorre por conta do diferencial.
Ao entrar em uma curva, uma roda deve virar mais do que a outra para fazer a circunferência dessa curva e o carro ter mais estabilidade e menor consumo de pneus. Infelizmente, essa função e característica do diferencial atrapalha quando o veículo trafega em terrenos com lama e buracos. Quando uma roda cai na lama, a outra que está fora perde a tração. Alguns veículos tem bloqueio de diferencial como o Palio Adventure Loker, que ao apertar um botão bloqueia o diferencial, várias caminhonetes com tração positiva que em velocidade baixa bloqueia o diferencial automatícamente e, outras deve acionar esse bloqueio através de botão ou alavanca. Com as duas rodas no mesmo nível, tem a mesma tração, a medida que vai levantando um lado o outro vai perdendo. Repare que se arrancar forte a ponto de cantar pneu, com volante esterçado, só uma roda vai patinar.

Abs,

Carlos Freire
Aproveitando para sanar uma dúvida: Esse sistema é o mesmo q o vectra cd e omega cd têm?

Re: traçao dianteira

Enviado: 13 Jun 2010, 14:20
por Thiago2.0
Ola ronaldo!!!

decha eu te pergunta amigo... nao tem aver com o asunto de vcs mas... onde vc compro essas rodas do seu monza?
caiu como uma luva... fico boa msm to interessado em coloca no meu,
abraços!! :D

Re: traçao dianteira

Enviado: 13 Jun 2010, 20:07
por Carlos A. Freire
Aproveitando para sanar uma dúvida: Esse sistema é o mesmo q o vectra cd e omega cd têm?
Ronaldo,

todos os carros de passeio, comercial leve, comercial pesado, ônibus... tem diferencial. Os veículos que tem tração traseira e motor dianteiro, o diferencial fica no centro do eixo traseiro e um eixo cardam faz o acoplamento com câmbio (Opala, Omega, Chevette...). No veículos com tração dianteira e motor dianteiro o diferencial fica dentro do câmbio (Monza, Vectra, Astra, Gol, Santana, Tempra, Marea...). Nos veículos com motor traseiro e tração traseira, o diferencial também fica no câmbio (Fusca, Brasilia, Kombi...)

Abs,

Carlos Freire

Re: traçao dianteira

Enviado: 13 Jun 2010, 20:11
por Luiz Carlos (Rio)
No caso dos trens, algum arrasto é inevitável, mas é evitado com as seguintes providências:

As rodas são cônicas, o que faz com que nas curvas elas se desloquem lateralmente sobre os trilhos e diminuam o arrasto, pois as rodas internas ficam 'menores' nas curvas.
Por outro lado, trens não fazem curvas fechadas.
As bitolas mais estreitas permitem curvas mais acentuadas;

Além do desgaste das rodas e trilhos, o arrasto rouba potência das locomotivas. Quem se interessar pode ler mais alguma coisa em:
http://ferrimodel.tripod.com/bitolas.htm

Abraços

Re: traçao dianteira

Enviado: 13 Jun 2010, 21:48
por ronaldo theodoro
Carlos A. Freire escreveu:
Aproveitando para sanar uma dúvida: Esse sistema é o mesmo q o vectra cd e omega cd têm?
Ronaldo,

todos os carros de passeio, comercial leve, comercial pesado, ônibus... tem diferencial. Os veículos que tem tração traseira e motor dianteiro, o diferencial fica no centro do eixo traseiro e um eixo cardam faz o acoplamento com câmbio (Opala, Omega, Chevette...). No veículos com tração dianteira e motor dianteiro o diferencial fica dentro do câmbio (Monza, Vectra, Astra, Gol, Santana, Tempra, Marea...). Nos veículos com motor traseiro e tração traseira, o diferencial também fica no câmbio (Fusca, Brasilia, Kombi...)

Abs,

Carlos Freire
Me expressei mal. O sistema q me referi no caso do vectra e omega cd é aquele botão no painel q ao ser ligado modifica alguma coisa no sistema de tração, e o q é q modifica?

Re: traçao dianteira

Enviado: 13 Jun 2010, 21:51
por ronaldo theodoro
Thiago2.0 escreveu:Ola ronaldo!!!

decha eu te pergunta amigo... nao tem aver com o asunto de vcs mas... onde vc compro essas rodas do seu monza?
caiu como uma luva... fico boa msm to interessado em coloca no meu,
abraços!! :D
Comprei numa borracharia na cidade vizinha. Foi um namoro de alguns meses. É usada e foi reformada. Comecei o namoro antes da reforma e apos ficou ainda melhor.
Abs

Re: traçao dianteira

Enviado: 14 Jun 2010, 07:37
por Carlos A. Freire
Me expressei mal. O sistema q me referi no caso do vectra e omega cd é aquele botão no painel q ao ser ligado modifica alguma coisa no sistema de tração, e o q é q modifica?
No Omega e no Vectra automático, tem um botão "S" para fazer a troca de marchas em rotação alta e um outro botão para controle de tração. Esse controle é usado em terrenos escorregadios (lama, neve...). Imagino que seja um tipo de bloqueio do diferencial. Esses carros usando câmbio manual, não sei se tem esse botão.

Abs,

Carlos Freire