Página 2 de 3
Re: traçao dianteira
Enviado: 12 Jun 2010, 16:21
por Rafaelo
Flavio-Aurelio escreveu:Brothers, se nao me engano ja ouvi dizer que tem como travar alguna coisa no diferencial para que as rodas girem de formas iguais, naum sei se isso e veridico mas ja ouvi dizer isso; caso seja verdade isso melhoraria o desempenho do carro ou a dirigibilidade?
Abraço a tds..
tem sim diferencial eles travam ela pra girar junto todas iquais, so que isso pra carro de passeio nao e muito seguro nao. é mais pra carro de competição onde se precisa tração total e nao parcial(original).
a dirigibilidade é afetada, numa curva molhada depedendo da situação pode sair de frente. ou mesmo uma reduzida brusca em curva. em reta nao vejo problema. o pessoal usa bastante pra "Km de arrancada" onde so tem reta hehe
Re: traçao dianteira
Enviado: 12 Jun 2010, 18:01
por ronaldo theodoro
Carlos A. Freire escreveu:Quando se levanta uma roda a outra fica sem tração mesmo. Isso ocorre por conta do diferencial.
Ao entrar em uma curva, uma roda deve virar mais do que a outra para fazer a circunferência dessa curva e o carro ter mais estabilidade e menor consumo de pneus. Infelizmente, essa função e característica do diferencial atrapalha quando o veículo trafega em terrenos com lama e buracos. Quando uma roda cai na lama, a outra que está fora perde a tração. Alguns veículos tem bloqueio de diferencial como o Palio Adventure Loker, que ao apertar um botão bloqueia o diferencial, várias caminhonetes com tração positiva que em velocidade baixa bloqueia o diferencial automatícamente e, outras deve acionar esse bloqueio através de botão ou alavanca. Com as duas rodas no mesmo nível, tem a mesma tração, a medida que vai levantando um lado o outro vai perdendo. Repare que se arrancar forte a ponto de cantar pneu, com volante esterçado, só uma roda vai patinar.
Abs,
Carlos Freire
Aproveitando para sanar uma dúvida: Esse sistema é o mesmo q o vectra cd e omega cd têm?
Re: traçao dianteira
Enviado: 13 Jun 2010, 14:20
por Thiago2.0
Ola ronaldo!!!
decha eu te pergunta amigo... nao tem aver com o asunto de vcs mas... onde vc compro essas rodas do seu monza?
caiu como uma luva... fico boa msm to interessado em coloca no meu,
abraços!!

Re: traçao dianteira
Enviado: 13 Jun 2010, 20:07
por Carlos A. Freire
Aproveitando para sanar uma dúvida: Esse sistema é o mesmo q o vectra cd e omega cd têm?
Ronaldo,
todos os carros de passeio, comercial leve, comercial pesado, ônibus... tem diferencial. Os veículos que tem tração traseira e motor dianteiro, o diferencial fica no centro do eixo traseiro e um eixo cardam faz o acoplamento com câmbio (Opala, Omega, Chevette...). No veículos com tração dianteira e motor dianteiro o diferencial fica dentro do câmbio (Monza, Vectra, Astra, Gol, Santana, Tempra, Marea...). Nos veículos com motor traseiro e tração traseira, o diferencial também fica no câmbio (Fusca, Brasilia, Kombi...)
Abs,
Carlos Freire
Re: traçao dianteira
Enviado: 13 Jun 2010, 20:11
por Luiz Carlos (Rio)
No caso dos trens, algum arrasto é inevitável, mas é evitado com as seguintes providências:
As rodas são cônicas, o que faz com que nas curvas elas se desloquem lateralmente sobre os trilhos e diminuam o arrasto, pois as rodas internas ficam 'menores' nas curvas.
Por outro lado, trens não fazem curvas fechadas.
As bitolas mais estreitas permitem curvas mais acentuadas;
Além do desgaste das rodas e trilhos, o arrasto rouba potência das locomotivas. Quem se interessar pode ler mais alguma coisa em:
http://ferrimodel.tripod.com/bitolas.htm
Abraços
Re: traçao dianteira
Enviado: 13 Jun 2010, 21:48
por ronaldo theodoro
Carlos A. Freire escreveu:Aproveitando para sanar uma dúvida: Esse sistema é o mesmo q o vectra cd e omega cd têm?
Ronaldo,
todos os carros de passeio, comercial leve, comercial pesado, ônibus... tem diferencial. Os veículos que tem tração traseira e motor dianteiro, o diferencial fica no centro do eixo traseiro e um eixo cardam faz o acoplamento com câmbio (Opala, Omega, Chevette...). No veículos com tração dianteira e motor dianteiro o diferencial fica dentro do câmbio (Monza, Vectra, Astra, Gol, Santana, Tempra, Marea...). Nos veículos com motor traseiro e tração traseira, o diferencial também fica no câmbio (Fusca, Brasilia, Kombi...)
Abs,
Carlos Freire
Me expressei mal. O sistema q me referi no caso do vectra e omega cd é aquele botão no painel q ao ser ligado modifica alguma coisa no sistema de tração, e o q é q modifica?
Re: traçao dianteira
Enviado: 13 Jun 2010, 21:51
por ronaldo theodoro
Thiago2.0 escreveu:Ola ronaldo!!!
decha eu te pergunta amigo... nao tem aver com o asunto de vcs mas... onde vc compro essas rodas do seu monza?
caiu como uma luva... fico boa msm to interessado em coloca no meu,
abraços!!

Comprei numa borracharia na cidade vizinha. Foi um namoro de alguns meses. É usada e foi reformada. Comecei o namoro antes da reforma e apos ficou ainda melhor.
Abs
Re: traçao dianteira
Enviado: 14 Jun 2010, 07:37
por Carlos A. Freire
Me expressei mal. O sistema q me referi no caso do vectra e omega cd é aquele botão no painel q ao ser ligado modifica alguma coisa no sistema de tração, e o q é q modifica?
No Omega e no Vectra automático, tem um botão "S" para fazer a troca de marchas em rotação alta e um outro botão para controle de tração. Esse controle é usado em terrenos escorregadios (lama, neve...). Imagino que seja um tipo de bloqueio do diferencial. Esses carros usando câmbio manual, não sei se tem esse botão.
Abs,
Carlos Freire