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Re: monza alcool sair friu tem como?
Enviado: 11 Jul 2010, 15:26
por Glauco HADES
eu deixo o carro esquentar sim!!!!!!!!!!!!!
Vc sabe quanto tempo demora para o oleo chegar ate o cabeçote??? Bom. mas vai de dono pra dono........ cada um CUIDA da sua maquina do jeito que quiser!!!
Abraço monzeiros..
Re: monza alcool sair friu tem como?
Enviado: 14 Jul 2010, 07:49
por Adriano Pereira
TENHO ESTE MESMO PROBLEMA,MAS INFELIZMENTE JA ME ACOSTUMEI COM ISSO.LIGO O CARRO PELA MANHA,NA PARTIDA AFRIO E DEPOIS DE UNS MINUTINHOS VOLTO O AFOGADOR PRO LUGAR E SAIU COM ELE,MAS DEVAGAR PRA ESQUENTAR UM POUCO.O RUIN É NO CASO DE UMA EMERGENCIA,VC PRECISAR DO CARRO RAPIDO.AI JA VIU NÉ :smt010 :smt010
FAZE OQ NE MONZEIROS :smt011 .ABRAÇOS A TODOS........... :smt023
Re: monza alcool sair friu tem como?
Enviado: 18 Jul 2010, 13:47
por g dourado
caros amigos monzeiros...eu sou mecanico eletricista com 14 anos de experiencia na area e tenho um monza 86 2.0 a alcool como ja disse antes não tem q esperar o carro esquentar p andar não...o alcool é um combustivel mais denso(numa linguagem vulgar mais grosso) do q a gasolina então na fase fria ele leva um tempo maior para queimar por isso as falhas na fase fria..e por isso existe o afogador...não sei se vcs sabem, mas o combustivel não entra na forma liquida dentro do motor para queimar...ele evapora ja no coletor de admissão e entra na forma gasosa para receber a compressão do pistão junto com a faisca da vela quando acontece a explosão e as falhas existem pelo fato de o motor frio não queimar o combustivel da mesma forma q queima quando quente a camara onde se situa o pistão não esta aquecida o suficente para uma queima ideal...por esse motivo as velas de carros a alcool tem uma temperatura maior de trabalho do q as velas a gasolina e a valvula termostatica é de extrema importância...na fase fria ao se puxar o afogador ele diminui a razão ar combustivel,(aumentando o fluxo de combustivel e diminuindo o de ar)ao mesmo tempo q acelera um pouco o motor e isso diminui as falhas(em um carro bem regulado é quase inexistente)sendo assim vc pode andar com o seu carro...
a valvula termostatica consiste em manter a agua do motor separada do radiador impedindo assim sua circulação, pois na verdade a agua não esta la para resfirar o motor como muitos pensam...é o motor q perde temperatura p a agua. quando a agua esta aquecida à temperatura de 82/87 graus(depende da marca de valvula termostatica usada)a valvula abre liberando a agua para o radiador e no radiador a ventoinha assiona em 90 graus e abaixa a temperatura para apenas 85 graus quando ela retorna para o motor para ser mantida a temperatura normal de trabalho do motor q é 90 graus...em um motor sem valvula o motor perde temperatura para a agua q esta em circulação tanto no motor quanto no radiador assim o motor leva um tempo maior para esqunetar falhando por mais tempo e consumindo mais combustivel...
Re: monza alcool sair friu tem como?
Enviado: 18 Jul 2010, 14:05
por g dourado
caro amigo vc deve verificar as suas velas se estão corretas para o motor
velas BOSCH : WR7DC ou WR6DC(esta ultima é melhor porque é mais quente)
velas NGK: BPR6 ou BPR6EY e BPR7 ou BPR7EY(a ultima é melhor porque é resistiva e mais quente)
deve conferir o rotor do distribuidor ver se não esta rachado e se a resistencia esta entre 4000 e 5000 ohms(resistencia ohmica q é medida atraves de um ohmimetro/multimetro) e o ideal é colocar um rotor BOSCH R5.
confira tambem a tampa do distribuidor ,veja se os eletrodos estão com desgaste(se estiver troque) e se o carvão central esta desgastado ou quebrado...
confira se seu motor tem a valvula termostatica e se esta funcionando corretamente,e seria bom vc colocar um aditivo na agua q ajuda a esquentar o motor tambem coloque um RADIEX azul ou um AC DELCO(não coloque outro tipo de aditivo porque eles corroem o cabeçote e estragam as mangueiras)esses aditivos saem na faixa de R$ 15,00..
o aditivo e a agua do motor devem ser trocados uma vez por ano...todos esses itens(desgastados ou a aflta deles) fazem o motor falhar na fase fria e andar normalmente quando quente e não esqueça de mandar regular o sistema de afogador, pois ao se puxar o afogador a borboleta superior se fecha totalmente mas ao se funcionar o motor ela deve se abrir por um sistema a vacuo permitindo uma pequena passagem de ar se não estiver funcionado corretamente o carro falha...
Re: monza alcool sair friu tem como?
Enviado: 18 Jul 2010, 15:03
por g dourado
respondendo a pergunta do nosso caro amigo glauco HADES eu sei sim o tempo q o oleo leva para chegar ate o cabeçote...
como eu ja disse antes eu sou mecanico eletricista com 14 anos de experiencia na area e retifico em media 4 motores de carros diferentes por mes...então eu tenho um pouco de conhecimento sobre motores...bom, para responder sua pergunta mais claramente suponhamos q um motor acabou de ser montado novo na fabrica, ou retificado em uma oficina..ao se dar a partida no motor a bomba de oleo vai sugar o oleo do carter enchendo assim o filtro de oleo e mandando a pressão de oleo primeiro para o virabrequim lubrificando as bielas e os mancais nesta ordem: mancal 1 ,biela 1,mancal 2, biela 2, mancal 3, biela 3,mancal 4, biela 4, e mancal 5;depois q o oleo encher a galeria do virabrequim ele subira ate o cabeçote com pressão pelo meio do cabeçote lubrificando primeiro os tuchos hidraulicos e depois o comando de valvulas,pastilhas e balançeiros nesta ordem: tuchos das valvulas de admissão do cilindro 2 e escape cilindro 3(ao mesmo tempo), adimissão cilindro 3 escape cilindro 2, adimissão cilindro 1 escape cilindro 4, adimissão cilindro 4 escape cilindro 1,depois o oleo vai com pressão para o comando de valvulas por dentro de uma canaleta no comando do meio para as pontas (cilindros 2e3,depois 1e4)e só então o oleo é jogado em cima das pastilhas e balançeiros (na mesma ordem) voltando assim ao carter...e isso leva 40 segundos...MAS!!!!não é assim q funciona ...
na montagem de um motor o virabrequim,mancais, bielas,comando de valvulas,tuchos,pastilhas e balançeiros são lubrificados com oleo...ate a montagem dos aneis nos pistões no momento de serem colocados nas camisas é com oleo, e o filtro de oleo é montado cheio e alem disso com o motor no lugar e colocado oleo na bomba de oleo no sentido contrario para não existir a permanencia de ar nem fallta de oleo em lugar algum...depois do funcionamento do motor mais precisamente no momento em q o motor é desligado,existe uma valvula BY-PASS no cabeçote q impede o retorno de oleo para a bomba e mantem a pressão de oleo no comando e nos tuchos e tambem ha uma valvula dessas na bomba de oleo q impede o retorno do oleo para o carter e mantem a pressão de oleo no virabrequim eliminando assim a possibilidade de entrada de ar.
então a cada partida com o motor frio ou quente ou com o carro desligado por uma semana inteira o oleo ja esta la pronto para lubrificar as partes moveis...não tem essa de q o oleo demora p subir para o cabeçote ISSO É MITO!!!; porque ele ja esta la sob pressão pela valvula e no momento da nova partida ele ja começa a lubrificar...
agora vc sabe qual a funcionalidade do oleo???lubrificar certo???vc sabe o q quer dizer lubrificar...vem da palavra lubrico q quer dizer escorregar,deslizar mas não é esse o trabalho do oleo...o oleo serve para minimizar ao maximo o contato(atrito)entre as partes moveis,por isso o oleo deve ser trocado em um tempo determinado porque ele perde sua resistencia fica fino e não faz mais o seu trabalho de camada(pelicula) protetora...se o oleo demorasse para chegar ao cabeçote (da forma q vc imagina )vamos dizer q por apenas 1 segundo...vc sabe quantas vezes o comando de valvulas gira por segundo??? 21,6666667 vezes,considerando a primeira partida com o motor frio e rotação de 1300RPM...agora imagina o comando girando 21 vezes em um segundo sem oleo diretamente em cima dos balançeiros...todo mes vc ia trocar o kit de comando de valvulas...haja paciencia...mas se vc espera o motor esquentar um pouco pelo motivo de a luz de oleo ficar acesa no painel é porque seu motor tem problema de bomba de oleo ou pescador da bomba entupido...espero q tenha tirado suas duvidas...abraço..
Re: monza alcool sair friu tem como?
Enviado: 19 Jul 2010, 15:04
por sdpmg
Muito esclarecedor ''g dourado'' eu também não espero motor esquentar pra sair, somente aguardo uns 2 a 3 segundos pra lâmpada do óleo apagar e saiu. Sempre imaginei o que vc explicou, sempre pensei, o óleo deve circular de forma quase instantanea, porque realmente não tem lógica ele demorar a chegar no cabeçote,,, Muito boa sua explicação, se ja não me preocupava antes o que dirá agora, só não deixo de ficar atento na luz do óleo.