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Enviado: 02 Out 2007, 10:56
por 500EF
Quanto mais aberto o GAP das velas, melhor é a queima e mais rápida é a frente de chama. E isso se traduz em mais economia e mais torque em todas as faixas.

Só que tem um grande detalhe. Quanto mais você abrir o gap, maior será a dificuldade para o sistema de ignição original do carro conseguir fazer a centelha acontecer dentro do cilindro, onde a mistura está muito comprimida e aí o motor começa a falhar, você terá dificuldade para fazê-lo pegar pela manhã, etc..

Com o sistema original, o ideal é usar a abertura recomendada no manual, e manter velas, cabos e bobina bons.

A menos que você tenha um módulo externo para amplificar as centelhas (MSD, CMRacing, TechRacing, etc.). Aí sim você pode abusar do gap, desde que melhore o isolamento dos cabos e das velas, para a centelha não resolver "pular" em outro lugar mais fácil que dentro do cilindro, o que também acarreta em falha.

Pessoalmente, prefiro as velas NGK (BPR5ES para monza injetado à gasolina ou BP5ES para os carburados à gasolina) que as BOSCH.

Enviado: 02 Out 2007, 11:09
por Beto
Diego Paiva escreveu:
rgalvaolott escreveu:(...) ando sozinho ou com minha namorada que por sinal é magra e gostosinha! (...)
:lol: :lol: :lol: :lol:

6.1 no alcool é uma excelente média na cidade!
A valvula termostática faz diferença mesmo... troquei a minha e deu pra sentir o carro um POUCO mais economico.
o meu carro não está fazendo nem 5 km/1 na cidade, na pista ele tem feito em média 8 km/1...
tem algo a ver com a má regulagem do carburador? já que ele está soltando cromos internos, preciso substituí-lo, só que agora não há a mínima possibilidade... :(

abs!

Enviado: 02 Out 2007, 11:17
por Diego Paiva
500EF escreveu:Quanto mais aberto o GAP das velas, melhor é a queima e mais rápida é a frente de chama. E isso se traduz em mais economia e mais torque em todas as faixas.

Só que tem um grande detalhe. Quanto mais você abrir o gap, maior será a dificuldade para o sistema de ignição original do carro conseguir fazer a centelha acontecer dentro do cilindro, onde a mistura está muito comprimida e aí o motor começa a falhar, você terá dificuldade para fazê-lo pegar pela manhã, etc..

Com o sistema original, o ideal é usar a abertura recomendada no manual, e manter velas, cabos e bobina bons.

A menos que você tenha um módulo externo para amplificar as centelhas (MSD, CMRacing, TechRacing, etc.). Aí sim você pode abusar do gap, desde que melhore o isolamento dos cabos e das velas, para a centelha não resolver "pular" em outro lugar mais fácil que dentro do cilindro, o que também acarreta em falha.

Pessoalmente, prefiro as velas NGK (BPR5ES para monza injetado à gasolina ou BP5ES para os carburados à gasolina) que as BOSCH.
Tbm so uso NGK :wink:

Enviado: 02 Out 2007, 11:44
por Robson Lott
500EF escreveu:Quanto mais aberto o GAP das velas, melhor é a queima e mais rápida é a frente de chama. E isso se traduz em mais economia e mais torque em todas as faixas.

Só que tem um grande detalhe. Quanto mais você abrir o gap, maior será a dificuldade para o sistema de ignição original do carro conseguir fazer a centelha acontecer dentro do cilindro, onde a mistura está muito comprimida e aí o motor começa a falhar, você terá dificuldade para fazê-lo pegar pela manhã, etc..

Com o sistema original, o ideal é usar a abertura recomendada no manual, e manter velas, cabos e bobina bons.

A menos que você tenha um módulo externo para amplificar as centelhas (MSD, CMRacing, TechRacing, etc.). Aí sim você pode abusar do gap, desde que melhore o isolamento dos cabos e das velas, para a centelha não resolver "pular" em outro lugar mais fácil que dentro do cilindro, o que também acarreta em falha.

Pessoalmente, prefiro as velas NGK (BPR5ES para monza injetado à gasolina ou BP5ES para os carburados à gasolina) que as BOSCH.
Mas e se a bobina tiver com o comportamento como a minha? (esquentar de vez em quando...) isso acarreta em alguma perda de rendimento ou bebedeira??? E se eu colocar uma bobina com especificação de "alguma coisa" mais forte que a original??? A bobina nova em relação à velha mesmo que mantenha então a especificação original, trará algo de diferente??? Isso acarreta em que?
Beto escreveu:
Diego Paiva escreveu:
rgalvaolott escreveu:(...) ando sozinho ou com minha namorada que por sinal é magra e gostosinha! (...)
:lol: :lol: :lol: :lol:

6.1 no alcool é uma excelente média na cidade!
A valvula termostática faz diferença mesmo... troquei a minha e deu pra sentir o carro um POUCO mais economico.
o meu carro não está fazendo nem 5 km/1 na cidade, na pista ele tem feito em média 8 km/1...
tem algo a ver com a má regulagem do carburador? já que ele está soltando cromos internos, preciso substituí-lo, só que agora não há a mínima possibilidade... :(

abs!
Vc verificou aqueles detalhes que eu citei anteriormente??? TODOS eles mais alguns que eu to descobrindo podem influenciar no consumo do seu Pinguço...

às vezes, se vc verificar numa oficina especializada em carburadores, eles podem refazer o seu... O meu eu paguei 280 pra:
-banho quimico
-niquelagem
-troca de juntas, agulhas, diafragmas e válvulas
-embuchamento dos 2 eixos
e gostei muito! até hj, fiz 2 regulagens da mistura só mesmo por implicância, mas ele responde "na hora" quando se pisa no acelerador e a marcha lenta, todo mundo elogia q ela tá lisinha e mantendo 900rpm
Diego Paiva escreveu:
500EF escreveu:Quanto mais aberto o GAP das velas, melhor é a queima e mais rápida é a frente de chama. E isso se traduz em mais economia e mais torque em todas as faixas.

Só que tem um grande detalhe. Quanto mais você abrir o gap, maior será a dificuldade para o sistema de ignição original do carro conseguir fazer a centelha acontecer dentro do cilindro, onde a mistura está muito comprimida e aí o motor começa a falhar, você terá dificuldade para fazê-lo pegar pela manhã, etc..

Com o sistema original, o ideal é usar a abertura recomendada no manual, e manter velas, cabos e bobina bons.

A menos que você tenha um módulo externo para amplificar as centelhas (MSD, CMRacing, TechRacing, etc.). Aí sim você pode abusar do gap, desde que melhore o isolamento dos cabos e das velas, para a centelha não resolver "pular" em outro lugar mais fácil que dentro do cilindro, o que também acarreta em falha.

Pessoalmente, prefiro as velas NGK (BPR5ES para monza injetado à gasolina ou BP5ES para os carburados à gasolina) que as BOSCH.
Tbm so uso NGK :wink:
Eu usaria qqr que seje Bosch, NGK ou ACDelco, mas o vendedor da auto-peças que tem originais GM aki em BH me fez por 30 conto a ACDelco, aí "eu gostchei!!!"

Enviado: 02 Out 2007, 23:45
por Robson Lott
rgalvaolott escreveu:
500EF escreveu:Quanto mais aberto o GAP das velas, melhor é a queima e mais rápida é a frente de chama. E isso se traduz em mais economia e mais torque em todas as faixas.

Só que tem um grande detalhe. Quanto mais você abrir o gap, maior será a dificuldade para o sistema de ignição original do carro conseguir fazer a centelha acontecer dentro do cilindro, onde a mistura está muito comprimida e aí o motor começa a falhar, você terá dificuldade para fazê-lo pegar pela manhã, etc..

Com o sistema original, o ideal é usar a abertura recomendada no manual, e manter velas, cabos e bobina bons.

A menos que você tenha um módulo externo para amplificar as centelhas (MSD, CMRacing, TechRacing, etc.). Aí sim você pode abusar do gap, desde que melhore o isolamento dos cabos e das velas, para a centelha não resolver "pular" em outro lugar mais fácil que dentro do cilindro, o que também acarreta em falha.

Pessoalmente, prefiro as velas NGK (BPR5ES para monza injetado à gasolina ou BP5ES para os carburados à gasolina) que as BOSCH.
Mas e se a bobina tiver com o comportamento como a minha? (esquentar de vez em quando...) isso acarreta em alguma perda de rendimento ou bebedeira??? E se eu colocar uma bobina com especificação de "alguma coisa" mais forte que a original??? A bobina nova em relação à velha mesmo que mantenha então a especificação original, trará algo de diferente??? Isso acarreta em que?

Enviado: 03 Out 2007, 01:39
por victoRocha
Beto escreveu:
Diego Paiva escreveu:
rgalvaolott escreveu:(...) ando sozinho ou com minha namorada que por sinal é magra e gostosinha! (...)
:lol: :lol: :lol: :lol:

6.1 no alcool é uma excelente média na cidade!
A valvula termostática faz diferença mesmo... troquei a minha e deu pra sentir o carro um POUCO mais economico.
o meu carro não está fazendo nem 5 km/1 na cidade, na pista ele tem feito em média 8 km/1...
tem algo a ver com a má regulagem do carburador? já que ele está soltando cromos internos, preciso substituí-lo, só que agora não há a mínima possibilidade... :(

abs!

E o meu que na ultima medição deu exatos 3.8km/l :evil:
o meu carbura tbm ta condenado. ta soltando umas fiapinhas tbm.
galvao vc pagou 280 reais. mas acho que com essa grana dava pra pegar um em bom estado numa sucata. será que nao eh mais negocio?

essa semana eu vou trocar o filtro e dar uma limpeza no carburador pra ve oq acontece..

Enviado: 03 Out 2007, 07:30
por Marcel Murai
Putz, vcs não usaram ainda o NGK Green BPR5EY ?? Essa vela é o bicho.
meu carro só fazia 5~6 na cidade a gasosa. com essa vela pulou pra 7.5~8.
Olha que nem tinha regulado o Gap. comprei e pus lá. E se tivesse calibrado?

Enviado: 03 Out 2007, 07:55
por Carlos A. Freire
Marcel Murai escreveu:Putz, vcs não usaram ainda o NGK Green BPR5EY ?? Essa vela é o bicho.
meu carro só fazia 5~6 na cidade a gasosa. com essa vela pulou pra 7.5~8.
Olha que nem tinha regulado o Gap. comprei e pus lá. E se tivesse calibrado?
Eu também utilizo a vela NGK GREEN PLUG BPR5EY (gasolina) há muito tempo no meu Monza. Devo lembrar que a abertura dos eletrôdos dessa vela para o Monza é recomendado 0,8mm não 1,1mm como a BPR5ES-11.
Para as velas Bosch é recomendado 0,8mm de abertura para Monza, mas prefiro sempre NGK.
A vela NGK green plug é a fornecedora da AC Delco (vela original GM)

Abs,

Carlos Freire