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Re: MONZA 89 CARBURADOR NÃO PEGA MAIS. POR ONDE COMEÇAR?
Enviado: 02 Nov 2010, 10:18
por denis.roraima
Carlos A. Freire escreveu:Retire um cabo da vela, coloque uma chave de fenda dentro do conector do cabo e aproxime 1cm do motor. Peça para alguém dar a partida. Deve pular uma faísca forte entre a chave e o motor. Segure a chave pelo cabo isolado.
Se não tiver faísca, faça o mesmo procedimento no cabo de alta tensão da bobina. Se tiver faísca o defeito está no rotor ou tampa do distribuidor. Se não tiver, meça a tensão no borne positivo da bobina.
Abs,
Carlos Freire
Carlos, pesquisando na NET sobre o módulo, descobri que o pino 3 dele e referente ao conta-giros. O meu Monza tem conta-giros no painel, porém sem funcionar.
Verificado agora no meu Monza, percebi que não há fio saindo do pino 3 do módulo, portanto pode ser a causa do meu conta-giros está desativado.
Você pode me dizer qual o fio do conta giros e como localiza-lo no motor ou na caixa de fusíveis? gostaria de testar para saber se é isso.
veja a foto do esquema conseguido no clube Opala.com.

Re: MONZA 89 CARBURADOR NÃO PEGA MAIS. POR ONDE COMEÇAR?
Enviado: 02 Nov 2010, 10:25
por Carlos A. Freire
No Monza, o conta giros é conectado no negativo da bobina. Como é fio de sinal, não vai a caixa de fusíveis.
Abs,
Carlos Freire
Re: MONZA 89 CARBURADOR NÃO PEGA MAIS. POR ONDE COMEÇAR?
Enviado: 02 Nov 2010, 10:37
por Carlos A. Freire
Use o esquema elétrico do manual de reparações do Monza 90, disponibilizado aqui neste fórum na seção de manuais ou o esquema refeito por um integrante deste fórum, que poderá auxiliar na manutenção para fazer o conta giros (tacômetro) funcionar.
Vai ver que o I1 é o módulo de ignição e não tem nada conectado ao pino 3; que o L1 é a bobina de ignição e o conta giros R2 está conectado ao seu pino 1 com fio verde onde é o negativo da bobina e ao pino 6 do módulo de ignição.
Abs,
Carlos Freire
Re: MONZA 89 CARBURADOR NÃO PEGA MAIS. POR ONDE COMEÇAR?
Enviado: 04 Nov 2010, 08:29
por denis.roraima
Carlos A. Freire escreveu:Use o esquema elétrico do manual de reparações do Monza 90, disponibilizado aqui neste fórum na seção de manuais ou o esquema refeito por um integrante deste fórum, que poderá auxiliar na manutenção para fazer o conta giros (tacômetro) funcionar.
Vai ver que o I1 é o módulo de ignição e não tem nada conectado ao pino 3; que o L1 é a bobina de ignição e o conta giros R2 está conectado ao seu pino 1 com fio verde onde é o negativo da bobina e ao pino 6 do módulo de ignição.
Abs,
Carlos Freire
Obrigado Carlos, estou com a manuel de reparações e vou tentar localizá-lo. Proximo a bobina e solto ele não está

.
Re: MONZA 89 CARBURADOR NÃO PEGA MAIS. POR ONDE COMEÇAR?
Enviado: 29 Jul 2013, 19:22
por marquinhos90
Carlos uma pergunta a bobina tem vida util ou depende da sorte /uso???
Re: MONZA 89 CARBURADOR NÃO PEGA MAIS. POR ONDE COMEÇAR?
Enviado: 29 Jul 2013, 19:40
por Carlos A. Freire
marquinhos90 escreveu:Carlos uma pergunta a bobina tem vida util ou depende da sorte /uso???
Não tenho uma informação ou matéria, didática sobre esse tema.
Eu diria que tem vários fatores que podem contribuir para que a vida útil da bobina de ignição seja abreviada. Entre manuseio, instalação elétrica um pouco de sorte pode sim ajudar.
Abs,
Carlos Freire
Re: MONZA 89 CARBURADOR NÃO PEGA MAIS. POR ONDE COMEÇAR?
Enviado: 07 Dez 2013, 21:05
por bartkoguerra
muito importante estas informacões sera muito util para min
Re: MONZA 89 CARBURADOR NÃO PEGA MAIS. POR ONDE COMEÇAR?
Enviado: 10 Jun 2014, 20:31
por Jardiel Junio
Boa noite SR Carlos Freire, vc disse q não tem bobina impulsora em Monza carburado, claro que tem, ele vai dentro do distribuidor, e inclusive tive problema com a mesma. Se ela der problema, não chega faísca nas velas, dando a impressão que é rotor. Olha o a descrição e código da peça. Bobina impulsora distr. Monza/ kadett c/ carburador código DSC 2152 e código original 1.234.211.019. Tá no manual de reparações do Monza 90, na minha opinião o melhor ano dos monzas.