Retardo do avanço à vácuo
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Retardo do avanço à vácuo
isso mesmo, essa valvula tem a mesma função(instalação tambem) do hidrovacuo do freio. quando entra o vacuo, puxa o sistema e trava ele. nao deixando o vacuo escapar. é facil de instala isso :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Humm... Entendi... :smt023Carlos A. Freire escreveu:Opa foi mal... não sei o que aconteceu... mas basta procurar usando a ferramenta de pesquisa.
Agora um dos links:
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... or#p180757
Uma das respostas:
A válvula que vai na mangueira de avanço do distribuidor do Monza carburado 90 e 91, tem o objetivo de retardar o retorno do avanço, depois que ele foi acionado, para ajudar a queimar melhor o combustível quando se solta o acelerador. Esse sistema também faz parte das normas de controle de poluentes, bem como o canister, catalisador (Monza não usa), cut off, dech point (não me lembro como se escreve) entre outros.
Abs,
Carlos Freire
E não sabia dessa...
Nos injetados não faz muito sentido ter esta válvula (exceto nos turbo-adaptados, como no meu carro), já que quando você tira o pé ela entra em cut-off...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
- avvsilva
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Olá pessoal, 500EF, Rafaelo, Carlos Freire e demais...
Muito Obrigado pelos esclarecimentos. Vou estar averiguando se no meu carro está correto. Agora mais uma dúvida, como o Carlos Freire nos disse, a válvula que vai na mangueira de avanço do distribuidor apareceu nos Monza a partir de 90 certo? Quer dizer então que originalmente meu SL/E 89 (1.8 à gasolina) não tem essa válvula? :smt017
Peço desculpas aos moderadores por ter iniciado um novo tópico, é que acontece o seguinte: Quando nós postamos uma mensagem em um tópico já existente, ela não aparece na página inicial, no quadro "ÚLTIMOS TÓPICOS NOS FÓRUNS - PARTICIPE!". Então, quando se trata de um tópico altamente específico, como é o caso da válvula de retardo do avanço à vácuo, é pouco provável que alguém veja caso o link não esteja naquele quadro, teria de ser através da busca ou navegando pelo fórum... Como webdesigner, aproveito então para fazer uma sugestão ao responsável pela manutenção do site: seria mais interessante que o quadro "ÚLTIMOS TÓPICOS NOS FÓRUNS - PARTICIPE!" fosse alterado para "ÚLTIMOS MENSAGENS NOS FÓRUNS", de forma que a cada nova mensagem e não cada novo tópico um link novo aparecesse lá. :smt023
Muito Obrigado pelos esclarecimentos. Vou estar averiguando se no meu carro está correto. Agora mais uma dúvida, como o Carlos Freire nos disse, a válvula que vai na mangueira de avanço do distribuidor apareceu nos Monza a partir de 90 certo? Quer dizer então que originalmente meu SL/E 89 (1.8 à gasolina) não tem essa válvula? :smt017
Peço desculpas aos moderadores por ter iniciado um novo tópico, é que acontece o seguinte: Quando nós postamos uma mensagem em um tópico já existente, ela não aparece na página inicial, no quadro "ÚLTIMOS TÓPICOS NOS FÓRUNS - PARTICIPE!". Então, quando se trata de um tópico altamente específico, como é o caso da válvula de retardo do avanço à vácuo, é pouco provável que alguém veja caso o link não esteja naquele quadro, teria de ser através da busca ou navegando pelo fórum... Como webdesigner, aproveito então para fazer uma sugestão ao responsável pela manutenção do site: seria mais interessante que o quadro "ÚLTIMOS TÓPICOS NOS FÓRUNS - PARTICIPE!" fosse alterado para "ÚLTIMOS MENSAGENS NOS FÓRUNS", de forma que a cada nova mensagem e não cada novo tópico um link novo aparecesse lá. :smt023
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Não tenho Monza :(
Respondendo eu mesmo a minha primeira pergunta:Bem, pesquisei, encontrei muitos tópicos, mas nenhum explica diretamente pra que serve.
Qual a finalidade do motor, ter na sua amissão de dar, o retorno do vapor de óleo? Qual vantagem nisto?
Explicação do sistema:
Sistema de ventilação positiva do Carter ( respiro)
Durante o ciclo de potência da combustão,certa quantidade de combustível não queimado,gases altamente corrosivos e vapores de água passam para o Carter através dos anéis dos êmbolos (pistões).
Para evitar que esses produtos deteriorem o oleo lubrificante do motor, o que causaria sérios danos ao mesmo,eles são removidos do cárter através da circulação de ar fresco proveniente do filtro do Ar.
Após sua mistura com o ar,vão para o filtro do ar e coletor de admissão e dae para os cilindros para serem queimados ,já que sendo altamente poluentes, eles não podem ser liberados na atmosfera.
Quanto a segunda! Valeu pessoal! Esclareci minha dúvida!
Bem, o meu está sem esta válvula, porém, tenho uma que era do cambio automático, vou colocar ela no distribuidor!
Abraços!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
-
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1989
- Combustível:: GNV
- Injeção: Carburador
Pessoal!
Quando o Monzão entrou para a família à 08 anos, na ocasião dando uma geral no motor encontrei caído uma certa peça, e neste final de semana dando uma organizada na minha caixa de ferramentas a encontrei novamente, aí bateu a curiosidade em saber do que se trata a tal peça, pois bem, depois de muita pesquisa (fórum+cep chev) localizei a bendita peça como sendo a Válvula de Retardo do Avanço, fiz uns testes com ela puxando e assoprando o ar e aparentemente ela está funcionando, ou seja, passando o ar em um sentido e no outro não.
A pergunta é, que para mim não ficou claro, pois, como disse acima, estou com o monza a 08 anos sem essa peça, se eu colocá-la agora terei algum problema em questões de lenta, ponto e etc. O ganho dela no carro é somente em segurar o retorno do avanço, segurando este retorno tenho algum ganho?
Pelo cepchev ela seria colocada na entrada da mangueira no carburador, o sentido dela seria o lado que passa o ar ao ser sugado ligado no carburador?
Desculpem tantas perguntas, mas tenho receio de colocá-la e algo ser alterado no comportamento do carro, pois hoje ele está redondinho, funcionamento perfeito..
Quando o Monzão entrou para a família à 08 anos, na ocasião dando uma geral no motor encontrei caído uma certa peça, e neste final de semana dando uma organizada na minha caixa de ferramentas a encontrei novamente, aí bateu a curiosidade em saber do que se trata a tal peça, pois bem, depois de muita pesquisa (fórum+cep chev) localizei a bendita peça como sendo a Válvula de Retardo do Avanço, fiz uns testes com ela puxando e assoprando o ar e aparentemente ela está funcionando, ou seja, passando o ar em um sentido e no outro não.
A pergunta é, que para mim não ficou claro, pois, como disse acima, estou com o monza a 08 anos sem essa peça, se eu colocá-la agora terei algum problema em questões de lenta, ponto e etc. O ganho dela no carro é somente em segurar o retorno do avanço, segurando este retorno tenho algum ganho?
Pelo cepchev ela seria colocada na entrada da mangueira no carburador, o sentido dela seria o lado que passa o ar ao ser sugado ligado no carburador?
Desculpem tantas perguntas, mas tenho receio de colocá-la e algo ser alterado no comportamento do carro, pois hoje ele está redondinho, funcionamento perfeito..
Valeu!!
Paulo Rogério
Paulo Rogério
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
cara olho aqui e não consigo achar nada tem 3 topicos iguais e ninguem posta uma coisa definitiva custa postar uma foto com a posição correta? conhecimento compartilhado e o que faz um mundo melhor!
-
- Membro SL (Nível 1)
consegui descobri parte laranja e no distribuidor e parte branca vai para o carburador vlw ai galera!
-
- Membro SL (Nível 1)
cara e parte laranja para o distribuidor e parte branca para carburador foi o que consegui descobri vendo varios motores de monza e vem escrito nela tambem na original e claroRafaelo escreveu:verifica se nao tem um seta de indicação no corpo da peça, essa valvula. via de regra aonde tu consegue sugar o ar com a boca é onde tem que ligar no vacuo do motor.