Confirmo o que o pessoal falou... com a chave desligada NÃO funciona...
Mas acho isso correto... se o motor não está mais rodando, não tem utilidade resfria-lo.
Mesmo depois de uma viagem, quando você chega na garagem e desliga o motor, ele não tem como aquecer mais, pois só aquece com a explosão de gasolina ou atrito entre peças... a temperatura que ele fica é igual à que esteve durante o todo o percurso.
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza!
Alex escreveu:Confirmo o que o pessoal falou... com a chave desligada NÃO funciona...
Mas acho isso correto... se o motor não está mais rodando, não tem utilidade resfria-lo.
Mesmo depois de uma viagem, quando você chega na garagem e desliga o motor, ele não tem como aquecer mais, pois só aquece com a explosão de gasolina ou atrito entre peças... a temperatura que ele fica é igual à que esteve durante o todo o percurso.
Ah, precisa ligar ventoinha sim...pelo menos 1 min depois de desligar o motor.
Rapza.....
Eh o seguinte....sei que nos Monzas com I.E ela não funciona direto pois tem o controle da central com temperatura da agua, e tals....
Mas nos carburados...eh o seguinte...tem o termostato de temperatura da agua tambem e depois que desliga o motor ... ele continua mandando sinal p o ventilador...entao se o termostato diz que a temperatura da agua esta alta....ele com certeza vai resfriar sim com o motor parado...mas somente enquanto refrigera a agua que esta no radiador.....
Vocês estão se esquecendo de um pequeno grande detalhe... hehehe
Nossos carros têm válvula termostática.
Vamos imaginar que você veio na rodovia para e desliga o carro, como disse o Marcel.
A água no motor estará em algo próximo a 90 graus. Aí, num sistema onde a ventoinha continuasse ligada depois de desligar o motor, a água que está no radiador vai sendo resfriada por ela e sendo misturada com a que está no motor até que chegue a algo próximo a 85 graus (não me lembro ao certo em quantos graus ela fecha, mas deve ser perto disso), aí a termostática fecha e você vai continuar resfriando só a água que está no radiador.
500EF escreveu:Vocês estão se esquecendo de um pequeno grande detalhe... hehehe
Nossos carros têm válvula termostática.
Vamos imaginar que você veio na rodovia para e desliga o carro, como disse o Marcel.
A água no motor estará em algo próximo a 90 graus. Aí, num sistema onde a ventoinha continuasse ligada depois de desligar o motor, a água que está no radiador vai sendo resfriada por ela e sendo misturada com a que está no motor até que chegue a algo próximo a 85 graus (não me lembro ao certo em quantos graus ela fecha, mas deve ser perto disso), aí a termostática fecha e você vai continuar resfriando só a água que está no radiador.
E de que adiantaria isso?
É verdade!!! é isso que acontece e é isso que faz sentido mesmo.... e como o Alex falow tbm, não adianta ficar a ventoinha ligada gastando bateria pra resfiar o motor que já está sem funcionamento.
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km