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Ventoinha

Enviado: 21 Nov 2007, 18:07
por Wagner
Saudações!

Vlw, mesmo, obrigado a todos mais uma vez. Ainda não consegui o manual do proprietário. :cry: :cry: :cry:

Enviado: 21 Nov 2007, 19:31
por Alex
Confirmo o que o pessoal falou... com a chave desligada NÃO funciona...

Mas acho isso correto... se o motor não está mais rodando, não tem utilidade resfria-lo.

Mesmo depois de uma viagem, quando você chega na garagem e desliga o motor, ele não tem como aquecer mais, pois só aquece com a explosão de gasolina ou atrito entre peças... a temperatura que ele fica é igual à que esteve durante o todo o percurso.

Enviado: 21 Nov 2007, 22:04
por Marcel Murai
Alex escreveu:Confirmo o que o pessoal falou... com a chave desligada NÃO funciona...

Mas acho isso correto... se o motor não está mais rodando, não tem utilidade resfria-lo.

Mesmo depois de uma viagem, quando você chega na garagem e desliga o motor, ele não tem como aquecer mais, pois só aquece com a explosão de gasolina ou atrito entre peças... a temperatura que ele fica é igual à que esteve durante o todo o percurso.
Ah, precisa ligar ventoinha sim...pelo menos 1 min depois de desligar o motor.

Enviado: 21 Nov 2007, 22:15
por Felippe Delgado
Rapza.....
Eh o seguinte....sei que nos Monzas com I.E ela não funciona direto pois tem o controle da central com temperatura da agua, e tals....

Mas nos carburados...eh o seguinte...tem o termostato de temperatura da agua tambem e depois que desliga o motor ... ele continua mandando sinal p o ventilador...entao se o termostato diz que a temperatura da agua esta alta....ele com certeza vai resfriar sim com o motor parado...mas somente enquanto refrigera a agua que esta no radiador.....

Enviado: 22 Nov 2007, 09:54
por 500EF
Vocês estão se esquecendo de um pequeno grande detalhe... hehehe

Nossos carros têm válvula termostática.

Vamos imaginar que você veio na rodovia para e desliga o carro, como disse o Marcel.

A água no motor estará em algo próximo a 90 graus. Aí, num sistema onde a ventoinha continuasse ligada depois de desligar o motor, a água que está no radiador vai sendo resfriada por ela e sendo misturada com a que está no motor até que chegue a algo próximo a 85 graus (não me lembro ao certo em quantos graus ela fecha, mas deve ser perto disso), aí a termostática fecha e você vai continuar resfriando só a água que está no radiador.

E de que adiantaria isso?

Enviado: 22 Nov 2007, 09:59
por RicardoDS
500EF escreveu: E de que adiantaria isso?
Acaba com a bateria :lol:

Enviado: 22 Nov 2007, 10:01
por Robson Lott
500EF escreveu:Vocês estão se esquecendo de um pequeno grande detalhe... hehehe

Nossos carros têm válvula termostática.

Vamos imaginar que você veio na rodovia para e desliga o carro, como disse o Marcel.

A água no motor estará em algo próximo a 90 graus. Aí, num sistema onde a ventoinha continuasse ligada depois de desligar o motor, a água que está no radiador vai sendo resfriada por ela e sendo misturada com a que está no motor até que chegue a algo próximo a 85 graus (não me lembro ao certo em quantos graus ela fecha, mas deve ser perto disso), aí a termostática fecha e você vai continuar resfriando só a água que está no radiador.

E de que adiantaria isso?
É verdade!!! é isso que acontece e é isso que faz sentido mesmo.... e como o Alex falow tbm, não adianta ficar a ventoinha ligada gastando bateria pra resfiar o motor que já está sem funcionamento.

Enviado: 22 Nov 2007, 15:53
por Beto
A ventoinha do meu 86/87 (carburado) também só funciona com a chave ligada. Creio este seja o funcionamento normal.

abs,