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Re: vazando oleo na junta de cabeçote?

Enviado: 07 Jun 2011, 12:02
por waldir
Mimoso escreveu:Pessoal, eu tava procurando um tópico aí pra tirar uma dúvida simples.

Tive trocando o óleo do Monza a três semnanas e vi logo depois vi que o nível dele está acima daquela marquinha onde tem min / / máx. óleo está marcando a vareta acima do /max. A forma como eu meço acho que tá correta, pois com o motor frio retiro a vareta, limpo, e depois ponho denovo, aí retiro novamente e aí vejo o nível. Acho que óleo demais e não sei exatamente o que pode causar ao motor. Vocês sabem o que pode ocorrer :?: :smt017
Mimoso,

No manual especifica 3,75 litros + 0,50 l do filtro + 4,25 litros

Há anos que eu coloco apenas 4,0 litros e o nivel na vareta chega ao máximo.

Muito óleo PODE (não quer dizer que vai) subir pelo tubo de encaixe da vareta... pode aumentar a pressão na tampa de válvula... pode vazar pelo blow-by ganhando a mangueira
de recirculação e sujar o suporte do filtro de ar e ser sugado pelo coletor de admissão, quando não entupir a mangueirinha.

Para tirar o excesso sem mexer no bujão do carter, é arrumar uma mangueirinha (tipo para arejador de aquario 5 ou 6 mm de diametro externo e +/- 3 m interno) e uma seringa
media/grande para sugar um copo de óleo. Introduza-a pelo tubo da vareta.

Faça com o motor frio para não derreter a mangueirinha.

Poderia tirar o conteúdo do filtro de óleo, mas, a melequeira é maior. Como também afrouxar o bujão do carter e colher o óleo que vai pingando no fundo de uma garrafa Pet e reapertar o bujão; Ou soltar o bujão de vez recolhendo num recipiente limpo (tirar 250 ml) e recolocar novamente pela tampa de válvula.

Abs
waldir

Re: vazando oleo na junta de cabeçote?

Enviado: 07 Jun 2011, 15:00
por Mimoso
Pois é! Até agora não aconteceu isso que vc folou, mas como também pode acontecer, vou logo previnir e retirar a sobra.
Fora isso acho que não danifica o motor certo? Fiquei pensando que poderia prejudicar a rotação do motor ou coisa mais grave.

Valeu Waldir. :smt023