Gustavo, o que vc pretende? Quer transformar seu carro em flexpower? Se sim, é mandatório usar os pistões dos motores flex. Se for só para atualizar o sistema de IE, deixa os pistões originais álcool, e curta a maior potência que esse motor vai te oferecer.
Rafaelo, até onde sei, não existe sensor no tanque, para determinar a concentração de álcool. Grosseiramente falando, o sistema de IE usa a leitura da sonda para determinar o tempo de injeção e o sensor de detonação, para regular o ponto de ignição. Andando no álcool, obviamente a IE passa a injetar mais e adianta o ponto de ignição para que a frente da chama pegue certinho quando o pistão começar a descer. Como vc bem sabe, a queima do álcool é mais lenta que a da gasolina, por isso o ponto de ignição fica adiantado.
Se vc andar no álcool até quase acabar o tanque e encher com gasolina, ao dar a partida vc ouvirá as batidas de pino, sentirá cheiro forte de gasolina e provavelmente a luz da IE vai acender. Depois de alguns segundos, a IE corrige tudo.
Pistoes Flexpower
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Pistoes Flexpower
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Pistoes Flexpower
eu tb tenho duvidas desse sensor no caso do vectra acho eu que nao tem. no catalogo nao diz pq so vai ate 06, eu me basei pelo relato de um membro no vectraclube que diz que tem tal sensor no tanque. eu sei que existe o sensor que identifica isso mas é fora do sistema bosch, é diga de passagem é muito caro.José Leal escreveu:Rafaelo, até onde sei, não existe sensor no tanque, para determinar a concentração de álcool. Grosseiramente falando, o sistema de IE usa a leitura da sonda para determinar o tempo de injeção e o sensor de detonação, para regular o ponto de ignição. Andando no álcool, obviamente a IE passa a injetar mais e adianta o ponto de ignição para que a frente da chama pegue certinho quando o pistão começar a descer. Como vc bem sabe, a queima do álcool é mais lenta que a da gasolina, por isso o ponto de ignição fica adiantado.
Se vc andar no álcool até quase acabar o tanque e encher com gasolina, ao dar a partida vc ouvirá as batidas de pino, sentirá cheiro forte de gasolina e provavelmente a luz da IE vai acender. Depois de alguns segundos, a IE corrige tudo.
uma news: hj no jornal local declarou o RS como o alcool mais caro no país 2.60 ta praticamente pau a pau, anda alcool aqui so em caso isolados dia dia nao tem vez gasta-se muito mais.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Pistoes Flexpower
Deveria ter, mas não tem sensor no tanque (nos flex dos EUA tem).
O sensor é caro e dizem que usam porque não resistiria ao nosso álcool hidratato (eu acho que é conversa fiada).
O funcionamento dos nossos flex-fools (fool de bobo mesmo), é como o José descreveu. A injeção só sabe o que está queimando depois de já ter queimado, baseado 100% nas informações da sonda.
Aí, com base no tempo de pulso x leitura da sonda, ela tenta definir qual a proporção de mistura de gasolina e álcool você está usando e escolhe os mapas de injeção e ponto adequados.
O sensor é caro e dizem que usam porque não resistiria ao nosso álcool hidratato (eu acho que é conversa fiada).
O funcionamento dos nossos flex-fools (fool de bobo mesmo), é como o José descreveu. A injeção só sabe o que está queimando depois de já ter queimado, baseado 100% nas informações da sonda.
Aí, com base no tempo de pulso x leitura da sonda, ela tenta definir qual a proporção de mistura de gasolina e álcool você está usando e escolhe os mapas de injeção e ponto adequados.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Pistoes Flexpower
concordo é conversa isso... é pelo custo esse sensor é algo de 500 dolar imagina isso no carro brasileiro ja choram pra uma lampada de re a mais500EF escreveu:Deveria ter, mas não tem sensor no tanque (nos flex dos EUA tem).
O sensor é caro e dizem que usam porque não resistiria ao nosso álcool hidratato (eu acho que é conversa fiada).

existe 2 tipo de sistema flex. com ou sem sensor Flexible ou melhor malha aberta e fechada, o ideal sempre foi e sempre sera com sensor pq é mais preciso,rapido e exato. a correção e feita "antes de dar a partida", no nosso caso aqui é por aproximação de resultados de outros sensores oque nao é nada ideal pq uma variação qualquer ja da falsa interpretaçao por exemplo combustivel adulterado, um tucho com problema essas coisa. nao é o correto mas funciona na pratica... sim esse termo ta bem coerente, a mudança acontece depois do 4º tempo no caso do sensor ja é la no começo oque torma muito mais eficiente e seguro.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Pistoes Flexpower
Sim, com o sensor no tanque, a IE já adapta os parâmetros antes do motor funcionar. Depois, só monitora se houve mudança na concentração de algum combustível.
Mas nossos carros não possuem tal sensor. A correção para o combustível só é feita depois dele queimado. Por isso eu falei da batida de pino e luz da IE acesa.
Mas nossos carros não possuem tal sensor. A correção para o combustível só é feita depois dele queimado. Por isso eu falei da batida de pino e luz da IE acesa.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Pistoes Flexpower
Sem falar que mesmo a sonda sendo aquecida por resistencia eletrica, na fase fria, ate ela comecar a dar leitura (leva uns bons segundos), a injecao trabalha com o ultimo mapa que tinha na memoria e seja o que Deus quiser...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.