Pistoes Flexpower

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Pistoes Flexpower

Mensagem não lida por José Leal »

Gustavo, o que vc pretende? Quer transformar seu carro em flexpower? Se sim, é mandatório usar os pistões dos motores flex. Se for só para atualizar o sistema de IE, deixa os pistões originais álcool, e curta a maior potência que esse motor vai te oferecer.

Rafaelo, até onde sei, não existe sensor no tanque, para determinar a concentração de álcool. Grosseiramente falando, o sistema de IE usa a leitura da sonda para determinar o tempo de injeção e o sensor de detonação, para regular o ponto de ignição. Andando no álcool, obviamente a IE passa a injetar mais e adianta o ponto de ignição para que a frente da chama pegue certinho quando o pistão começar a descer. Como vc bem sabe, a queima do álcool é mais lenta que a da gasolina, por isso o ponto de ignição fica adiantado.
Se vc andar no álcool até quase acabar o tanque e encher com gasolina, ao dar a partida vc ouvirá as batidas de pino, sentirá cheiro forte de gasolina e provavelmente a luz da IE vai acender. Depois de alguns segundos, a IE corrige tudo.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Pistoes Flexpower

Mensagem não lida por Rafaelo »

José Leal escreveu:Rafaelo, até onde sei, não existe sensor no tanque, para determinar a concentração de álcool. Grosseiramente falando, o sistema de IE usa a leitura da sonda para determinar o tempo de injeção e o sensor de detonação, para regular o ponto de ignição. Andando no álcool, obviamente a IE passa a injetar mais e adianta o ponto de ignição para que a frente da chama pegue certinho quando o pistão começar a descer. Como vc bem sabe, a queima do álcool é mais lenta que a da gasolina, por isso o ponto de ignição fica adiantado.
Se vc andar no álcool até quase acabar o tanque e encher com gasolina, ao dar a partida vc ouvirá as batidas de pino, sentirá cheiro forte de gasolina e provavelmente a luz da IE vai acender. Depois de alguns segundos, a IE corrige tudo.
eu tb tenho duvidas desse sensor no caso do vectra acho eu que nao tem. no catalogo nao diz pq so vai ate 06, eu me basei pelo relato de um membro no vectraclube que diz que tem tal sensor no tanque. eu sei que existe o sensor que identifica isso mas é fora do sistema bosch, é diga de passagem é muito caro.

uma news: hj no jornal local declarou o RS como o alcool mais caro no país 2.60 ta praticamente pau a pau, anda alcool aqui so em caso isolados dia dia nao tem vez gasta-se muito mais.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Pistoes Flexpower

Mensagem não lida por 500EF »

Deveria ter, mas não tem sensor no tanque (nos flex dos EUA tem).

O sensor é caro e dizem que usam porque não resistiria ao nosso álcool hidratato (eu acho que é conversa fiada).

O funcionamento dos nossos flex-fools (fool de bobo mesmo), é como o José descreveu. A injeção só sabe o que está queimando depois de já ter queimado, baseado 100% nas informações da sonda.

Aí, com base no tempo de pulso x leitura da sonda, ela tenta definir qual a proporção de mistura de gasolina e álcool você está usando e escolhe os mapas de injeção e ponto adequados.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Pistoes Flexpower

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Deveria ter, mas não tem sensor no tanque (nos flex dos EUA tem).
O sensor é caro e dizem que usam porque não resistiria ao nosso álcool hidratato (eu acho que é conversa fiada).
concordo é conversa isso... é pelo custo esse sensor é algo de 500 dolar imagina isso no carro brasileiro ja choram pra uma lampada de re a mais :D

existe 2 tipo de sistema flex. com ou sem sensor Flexible ou melhor malha aberta e fechada, o ideal sempre foi e sempre sera com sensor pq é mais preciso,rapido e exato. a correção e feita "antes de dar a partida", no nosso caso aqui é por aproximação de resultados de outros sensores oque nao é nada ideal pq uma variação qualquer ja da falsa interpretaçao por exemplo combustivel adulterado, um tucho com problema essas coisa. nao é o correto mas funciona na pratica... sim esse termo ta bem coerente, a mudança acontece depois do 4º tempo no caso do sensor ja é la no começo oque torma muito mais eficiente e seguro.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Pistoes Flexpower

Mensagem não lida por José Leal »

Sim, com o sensor no tanque, a IE já adapta os parâmetros antes do motor funcionar. Depois, só monitora se houve mudança na concentração de algum combustível.

Mas nossos carros não possuem tal sensor. A correção para o combustível só é feita depois dele queimado. Por isso eu falei da batida de pino e luz da IE acesa.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Pistoes Flexpower

Mensagem não lida por 500EF »

Sem falar que mesmo a sonda sendo aquecida por resistencia eletrica, na fase fria, ate ela comecar a dar leitura (leva uns bons segundos), a injecao trabalha com o ultimo mapa que tinha na memoria e seja o que Deus quiser...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder