TESTE NO SENSOR M A P

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TESTE NO SENSOR M A P

Mensagem não lida por waldir »

saul jorge escreveu:Amigos,o conector do map do meu monza estava com mal contato e todo zuado,então eu comprei um chicote novo da tc chicotes, que vem o conector junto a uns 15 cm de fio para emendar nos fios do map, o conector é idêntico ao do monza,só a cor dos fios que eram diferentes sendo vermelho,azul e marrom. coloquei no meu carro e quando dei partida a luz da i.e acendeu.Estava dando o erro 34 que é tensão baixa no map,verifiquei todas conexões e mangueiras e esta tudo em ordem... o que sera que pode ser? sera que este conector com fios de cores diferentes que comprei não é aplicável ao monza? Abraços
Saul,

1-veja se vc soldou os fios corretamente. Olhando o diagrama da mensagem inicial tem-se os encaixes de posição A, B e C

O fio A do chicote da UCE é de cor preta e amarelo; o B é o verde e o C é o cinza.

2- estando corretas as ligações nas novas cores, verifique se a mangueira não está entupida ou rachada e se está plugada corretamente no TBI

3- tire o MAP e bata-o na palma da mão e verifique se não está com água ou combustível dentro

4- recoloque no lugar e dê a partida e veja se acende novamente a luz de anomalia
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1993

Mensagem não lida por saul jorge »

Refiz todo o serviço,em vez de assoprar eu suguei a mangueirinha do map,e veio um gosto ruim de gasolina rsrs,descasquei um pouco mais dos fios isolei bem isolado e dei partida. O carro parou de falhar e ficou bom,só o consumo que já fiz de TUDO e não consigo passar dos 4km/l :smt011 e o co está em 1,49 :smt011 :smt01, obrigado Waldir . Abraços
ffenando
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por ffenando »

saul jorge escreveu:Refiz todo o serviço,em vez de assoprar eu suguei a mangueirinha do map,e veio um gosto ruim de gasolina rsrs,descasquei um pouco mais dos fios isolei bem isolado e dei partida. O carro parou de falhar e ficou bom,só o consumo que já fiz de TUDO e não consigo passar dos 4km/l :smt011 e o co está em 1,49 :smt011 :smt01, obrigado Waldir . Abraços
Boa tarde !!! Estou com o mesmo problema no meu carro, já fiz tudo, abertura de vela, cabos, regulei a pressão do combustível para 2.0 bar.. já coloquei combustível em outro posto, fiz limpeza de bico. e o consumo varia de 2,7 a 3,7 km/Litro por etanol.
Vou levar em outro mecânico, e pedir socorro a ele.. kkkk ... Estou pensando em mandar trocar o sensor map e o bico da injeção, pois só falta isso... ha..... testamos tb a taxa de compressão do motor, e esta normal. Não sei oque fazer....

Abraços.
Fernando.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Boa tarde !!! Estou com o mesmo problema no meu carro, já fiz tudo, abertura de vela, cabos, regulei a pressão do combustível para 2.0 bar.. já coloquei combustível em outro posto, fiz limpeza de bico. e o consumo varia de 2,7 a 3,7 km/Litro por etanol.
Vou levar em outro mecânico, e pedir socorro a ele.. kkkk ... Estou pensando em mandar trocar o sensor map e o bico da injeção, pois só falta isso... ha..... testamos tb a taxa de compressão do motor, e esta normal. Não sei oque fazer....

Abraços.
Fernando.
Mas não nos falou como foi os testes realizados com scanner e veículo em movimento, não nos falou como está a relação A/F dessa injeção de combustível e como está os valores do CO, com analisador de gases acoplado ao escapamento.

Imagine se alteraram a programação da UCE...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
wellingtonrj
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por wellingtonrj »

fiz o teste medindo a voltagem para o sensor MAP
No teste medindo o fio verde no meio do conector, com o carro frio ja mostrava 9v, bem acima do normal que deveria ser 2v no maximo, e a voltagem foi subindo ate os 12v, quando acionou a ventoinha e a luz de injeção acendeu.
Depois fui fazer o teste com o fio cinza, no conector C e deveria dar por volta de 5v, mas estava marcando 7,20v, tudo indicava problema no sensor map, mas eu tirei o conector e medi a voltagem sem o map, e mesmo assim continuava marcando os 7,20v, sera que o problema é no chicote ou é só no sensor map mesmo?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Wellingtonrj, acredito que tenha errado os procedimentos de testes desse sensor ou seu aparelho está com defeito.

A tensão de trabalho (entrada) é de 5v.

Fio preto/amarelo GND/terra
Fio cinza 5v
Fio verde com variação entre 1,2 e 4,9v, conforme depressão indicada na tabela da Multec 700. Para verificar essa variação é preciso ter a bomba de vácuo.
No carro fica complicado fazer essa avaliação, pois há variações conforme pressão atmosférica e depressão do coletor de admissão. A não ser que esteja comparando com outro Monza nas mesmas condições, no mesmo local, mas ainda assim, pode haver diferenças de desgastes internos entre esses dois Monza. Com a ferramenta correta, aplicando vácuo nos valores corretos se avalia o MAP.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

wellingtonrj escreveu:fiz o teste medindo a voltagem para o sensor MAP
No teste medindo o fio verde no meio do conector, com o carro frio ja mostrava 9v, bem acima do normal que deveria ser 2v no maximo, e a voltagem foi subindo ate os 12v, quando acionou a ventoinha e a luz de injeção acendeu.
Depois fui fazer o teste com o fio cinza, no conector C e deveria dar por volta de 5v, mas estava marcando 7,20v, tudo indicava problema no sensor map, mas eu tirei o conector e medi a voltagem sem o map, e mesmo assim continuava marcando os 7,20v, sera que o problema é no chicote ou é só no sensor map mesmo?
Antes de tudo ter a certeza que o multímetro/voltímetro está aferido

Primeiro checar a voltagem da bateria que deve ter 12,3 à 12,6V

Segundo: medir novamente o terminal C com a chave ligada = 4,6 à 5,2 máximo

Se estiver acusando mais que 5,2V medir no conector da UCE (conector de 32 vias o terminal 14 que é o antepenúltimo da direita)

Se o terminal C14 estiver com mais de 5,2V está havendo problema na UCE
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
wellingtonrj
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por wellingtonrj »

Erro meu pessoal, realmente medi errado o conector C eu medi colocando a outra ponta do multimetro no positivo da bateria, depois que percebi o erro coloquei no negativo e deu a voltagem correta, 5v (não conheço muito de eletrica, nao sabia que um fio poderia dar leitura diferente medindo pelo negativo ou positivo da bateria)

Mas enfim, feito novamente os testes, agora prestando atenção nas polaridades cheguei na conclusão que o sensor que estava no carro realmente estava ruim (sensor paralelo) troquei hoje por um VDO e deu abaixo de 2v na leitura, mas o carro ainda estava falhando muito enquanto frio, soh melhorava com ele quente.
Fui dar uma olhada no escapamento e ele estava podre, igual um chocalho por dentro e na junção da marmita com o cano que vem do abafador intermediario estava com marca de fuligem escapando pra tras, como se ele estivesse limitando muito a saida de gases e saindo por ali.
Retirei ele fora e estou esperando o carro esfriar pra ver como ficou.
Responder